Jump to content


Photo

Dúvida Sobre Tipos De Profissional De Web


  • Faça o login para participar
4 replies to this topic

#1 janick

janick

    12 Horas

  • Usuários
  • 194 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 24/11/2009, 11:16

Olá. Tentei pesquisar no Google, mas não consigo encontrar em um mesmo local, de maneira esclarecedora, as diferenças entre os diversos tipos de profissionais web. Minha dúvida é: Quais são as principais diferenças, e qual o papel de cada um dos seguintes profissionais abaixo, dentro de um projeto web (seja campanha ou site)? Arquiteto de Informação, Designer de Interface, Designer de Interação (Interaction Designer) e User Experience Designer. É isso, se alguém puder me esclarecer, valeu, obrigado!

#2 brunoXP

brunoXP

    EFEI EÔ

  • Conselheiros
  • 2226 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas/Itajubá

Posted 24/11/2009, 12:17

Algumas definições pra você. :)

A Arquitetura de Informação consiste no design de ambientes informacionais compartilhados e resistentes à entropia, que vem a ser o estado de desordem natural de qualquer sistema, na ausência de uma força organizadora.
Wikipedia



Design de interação
é uma área do design especializada no projeto de artefatos interativos, como websites, PDAs, jogos eletrônicos e softwares. O foco do Design de Interação são as relações humanas tecidas através dos artefatos interativos, que funcionam também como meios de comunicação interpessoal.
Wikipedia

Design de Interação é a maneira como um produto proporciona ações em conjunto entre pessoas e sistemas.
Usabilidoido



Os designers [de interfaces] e desenvolvedores de produtos interativos devem tomar a iniciativa de compreender a sua comunidade específica de usuários e agregar esse conhecimento, visando a obter os melhores resultados para os seus projetos de interfaces.
Webinsider



User experience design is a subset of the field of experience design that pertains to the creation of the architecture and interaction models that impact a user's perception of a device or system. The scope of the field is directed at affecting "all aspects of the user’s interaction with the product: how it is perceived, learned, and used."
Wikipedia

(Ou seja, um User Experience Designer desenvolve modelos de design e arquitetura de informação que possibilitem impactar a forma de um usuario perceber um certo sistema ou aparelho, atacando todos os aspectos da interação do cliente com o produto: como ele o percebe, o aprende e o utiliza.)




Espero ter sido útil.

Abraços. :)
Bruno Toffolo
· Conselho / WebFórum

#3 helioth

helioth

    Projeção A

  • Usuários
  • 683 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Mauá city - ABC - SP

Posted 26/11/2009, 11:27

Grande Brunão.... (y)

É realmente sempre cofunde esses termos, mas se prestar atenção no próprio nome tem boas descrições que dá para poder imaginar o que é,...
O que ocorre nesta area é que não existe um profissional que faça de tudo, então em projetos ou empresas grandes cada um faz uma certa parte, ai foram surgindo, cada vez mais, termos/rotulos para um determinado serviço que o profissional faz. E tende a surgir ainda mais.... :P
Fórum WMO - Equipe de Design - Monitor
Macho que é macho não chupa mel, masca abelha.
Posted Image

#4 Brassa

Brassa

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Curitiba

Posted 25/03/2010, 17:06

outras definições...


Arquitetura da Informação: Organizar/estruturar/hierarquizar todo sistema ou projeto para acesso e navegação do usuário.

Design de Interação: Implementação de meios interativos com o usuario, exemplos: dispositivos móveis, games, TV Digital e outros.

Designers de Interfaces: São os programadores visuais, tem como função desenvolver a identificação visual do projeto.

User Experience Design: Tem como função, proporcionar o fácil uso e acesso do sistema ou projeto, a partir de teste experimentais com o usuário. tem como foco a usabilidade e acessibilidade do sistema.



sem mais para o momento...
Maicon Brassanini
Web Designer
41 9127-7096
www.brassadesign.com.br

#5 janick

janick

    12 Horas

  • Usuários
  • 194 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 20/11/2010, 18:09

Penso em fazer uma pós-graduação em algum curso que envolva Criação/Design.

Estou querendo focar o conhecimento nessas áreas.

Alguém já fez ou teria alguma opinião sobre a Pós em Ergodesign de Interfaces da PUC-Rio - http://www.cce.puc-r...pergodesign.htm - ou a Design Digital da ESPM - http://www.espm.br/C...ignDigital.aspx

Até hoje não sei onde me encaixo nesta lista de profissões, acabo dizendo que sou Publicitário (minha formação) =)

Hoje pesquisei sobre UX Designers, e acabei descobrindo (pelo visto) que também podemos chama-los de Interaction Designers

Acho que é isso!




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq