Jump to content


Photo

Cliente Mysql Interagindo Com Delphi


  • Faça o login para participar
3 replies to this topic

#1 =TNT=

=TNT=

    Turista

  • Usuários
  • 56 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 17/11/2009, 18:22

Olá a todos.

Seguinte: tenho experiência com MySql e php, sempre trabalhei com as duas linguagens e tudo mais. Porém, agora me surgiu a necessidade de trabalhar com Delphi/MySql e estou com uma dúvida.

Quem conhece php, deve saber que para usar o MySql deve-se instalar o banco no servidor e a partir disso trabalhar sobre ele. Sempre utilizei phpmyadmin para facilitar, inclusive. Gostaria de saber como isso funciona no Delphi. Preciso integrar o programa com o banco de dados, entretanto, não quero que o usuário precise instalar nada relacionado ao mysql. Ou seja, o usuário instala o programa e todos os arquivos necessários para que o banco de dados funcione são instalados no mesmo instante.

Analisei uma aplicação que utiliza banco de dados, no caso o Firebird, e vi que é possível fazê-lo funcionar exatamente como eu quero, com os arquivos integrados à minha aplicação. Porém, como tenho familiaridade com o MySql, gostaria de saber se é possível que se trabalhe da mesma forma com ele.

Alguém poderia me explicar basicamente, ou ao menos fornecer um link sobre como fazer esta integração? Pesquisei mas realmente não consegui sanar esta minha dúvida.

Desde já agradeço pela atenção. Até mais.

Edição feita por: =TNT=, 17/11/2009, 18:22.


#2 Humberto - S.O.S.

Humberto - S.O.S.

    ...

  • Banidos
  • PipPipPipPipPip
  • 463 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Bernardo do Campo - SP

Posted 18/11/2009, 10:41

Ola,
Então eu utilizo muito delphi com bd mysql e antes tive o mesmo problema, o que ocorre é que existe componentes que ja criam essa conexão automatica entre eles, só que sofri muito com isso pois uma determinada época instalei um componente que achei na net e toda vez que eu compilava o programa ele gerava um trojan inves do programa.
Mas o que eu utilizo até hoje para a conexão entre eles é alguns softwares...

1º MySQL ODBC
http://dev.mysql.com...r/odbc/5.1.html
Com ele consigo fazer uma conexão ADO no delphi

2º MySQL noinstall
http://dev.mysql.com...2.zip/from/pick

Após isso eu instalo tudo no cliente e faço a festa...

Para ter um ambiente relacional igual o phpmyadmin eu uso o programa MySQL FRONT
http://superdownload...00/mysql-front/

Ai voce pode perguntar, mas vou ter que instalar tudo no pc do camarada?
Não!. o que voce pode fazer é usar o InstallShield Express que vem no CD do delphi7 e determinar que ele faça a instalação de todos esses complementos automaticamente.


Não sei se fui claro, mas só sei que gastei quase 10 minutos respondendo. rsrs

Edição feita por: Humberto - S.O.S., 18/11/2009, 10:43.

...

#3 =TNT=

=TNT=

    Turista

  • Usuários
  • 56 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 18/11/2009, 13:18

Opa, no momento ainda não consegui testar os programas, mas entrei para agradecer a atenção hehehe.

Só mais uma dúvida: esse link do MySql tem 43 mb. É o único jeito de fazer a instalação? Não existe nenhuma maneira de instalar algo menor? Pois pelo pude ver no programa que analisei, foram instalados apenas alguns arquivos do Firebird, totalizando cerca de 20 MB com tudo incluído na pasta do próprio programa. É para isso que serve o InstallShield Express a que você se referiu, no caso?

É que realmente estou estranhando o tamanho do MySql.. Se cada programa que utiliza BD, por menor que seja, precisasse de uma instalação de 43 MB a tira colo, seria um caos, não? No meu caso, por exemplo, criei um aplicativo que tem cerca de 1 ou 2 MB, mas que por precisar ter acesso ao MySql ficará com quase 50 MB. Não existe nada mais prático?

Também não sei se me fiz claro, mas tentei ehehehe.
Mais uma vez, muito obrigado pela atenção.
Até mais.

Edição feita por: =TNT=, 18/11/2009, 13:24.


#4 Humberto - S.O.S.

Humberto - S.O.S.

    ...

  • Banidos
  • PipPipPipPipPip
  • 463 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Bernardo do Campo - SP

Posted 19/11/2009, 14:15

Eu desconheço Mysql mais leve...
O firebird existe compilações deles que são mais leves e por isso a diferença de tamanho.
Mas na minha opnião o que você tem que ver é o nivel de acesso ao banco que o programa vai ter, pois se o programa for ter informações simples e algumas consultas etc, eu recomendo o ACCESS mesmo pois é mais facil de manusear sem contar que ele é bom até 2gb de espaço após isso as consultas pode ficar demoradas nele. O firebird é muito bom tb a limitação dele é que é em formato de arquivo igual o access mas as consultas deles são muito mais rapidas. A grande vantagem do MySQL é o porte que seu banco vai ter, pois o mysql aceita com muito mais facilidade consultas, inserções, etc... sem contar que ele não é um banco de dados fisico e sim lógico, ou seja, para o usuario ter acesso a ele tera mais dificuldades.
...




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq