![Photo](http://www.gravatar.com/avatar/854d17ac1c62b0f9c849e8210d8e306a?s=100&d=http%3A%2F%2Fforum.wmonline.com.br%2Fpublic%2Fstyle_images%2Fmaster%2Fprofile%2Fdefault_large.png)
Como Fazer Um Cotejo
#1
Posted 27/08/2009, 09:36
Fico no aguardo, obrigado!
#2
Posted 31/08/2009, 22:17
"comparação entre uma coisa e outra"
Se for acho que eu chamo de prova ou referência, sei lá.
Se for, lá na agência a gente envia pra gráfica uma referência de cores, cortes, tamanhos e afins junto com o pdf fechado pra impressão.
Era isso?
______________________________________________________________
Blog Desejado - Você não vai se arrepender
Meu portifólio: http://www.freela.co...po.php?id=11616
#3
Posted 14/09/2009, 09:13
Esse termo era usado há muito to tempo atrás, (antes da popularização do computador) qdo se montava uma peça publicitária, ou publicação impressa sem os recursos de hoje, ou seja, manualmente na prancheta.
Hoje o termo usado no mercado gráfico é bater emendas (geralmente de um texto), revisar, conferir.
Trabalho em uma editora onde o cotejo é feito com uma print do material, gostaria da experiência de outras pessoas p saber como é feito o Cotejo onde trabalham, se é feito usando computador, usam qual software?
Esse trabalho é puramente humano, com leitura e releitura de revisores competentes, geralmente feitos por jornalistas formados e/ou formados em letras.
Confiar a revisão por meio de softwares é arriscado, haja visto que a análise do texto feitos por revisores é mais completo e a probabilidade de erros ortográficos e a idéia do texto são bem menores.
Blz?
#4
Posted 14/09/2009, 20:27
![:ponder:](http://forum.wmonline.com.br/public/style_emoticons/default/ponder.gif)
Neste caso o cotejo é feito manualmente mesmo. Depois de impresso a prova ela é lida e reelida por toda a equipe, depois envia pro cliente ler e reler e quando volta a gente lê o que cliente alterou pra ter certeza, se tiver certo roda tudo, se não volta de novo pro cliente. =D
______________________________________________________________
Blog Desejado - Você não vai se arrepender
Meu portifólio: http://www.freela.co...po.php?id=11616
#5
Posted 14/09/2009, 21:30
Volta pro cliente autorizar a impressão, geralmente usa-se um carimbo no verso, escrito "Autorizo a impressão" pra ele assinar (com data) e um espaço quadrado pra ele marcar com um "x" "com alterações" e outro "sem alterações".
#6
Posted 15/09/2009, 10:32
1 user(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)