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Crie Um Livro De Visitas


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#1 Fernando C

Fernando C

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Posted 24/03/2009, 10:11

Falem mal, mas falem do meu site

Monte um livro de visitas e veja o que os internautas pensam de seu site

POR ANDRÉ CARDOZO

O livro de visitas é um dos recursos mais usados para saber a quantas anda a popularidade de um projeto. Ele permite que internautas registrem sua opinião numa área pública de um site. Neste tutorial, mostraremos como criar um livro de visitas usando o Dreamweaver MX 2004. Para testar a página, é necessário que ela esteja em um servidor com PHP e MySQL instalados. No nosso caso, foi usado o servidor web IIS 5.1 com PHP 4.3 e MySQL 4.1, que devem estar instalados e configurados corretamente em seu computador.

1. O 1º passo é criar um banco de dados no MySQL. Isso pode ser feito por meio de comandos ou de interfaces gráficas. Neste passo-a-passo, usamos a interface gráfica SQLyog (www.info.abril.com.br/download/3232.shtml) para essa tarefa. Criamos um banco de dados de nome “visita”.

2. Dentro do banco de dados, montamos uma tabela com cinco campos: “id”, “nome”, “email”, “comentario” e “data”. O primeiro serve como chave primária do banco. Ele recebe números inteiros e aumenta seu valor a cada novo comentário inserido no livro de visitas. Os campos “nome”, “email” e “comentario” são do tipo varchar e recebem os dados digitados pelo internauta. Limitamos o número de caracteres desses campos a 50, 30 e 500, respectivamente. O campo “data” inclui o dia do comentário.

3. Com o banco de dados montado, inicie o Dreamweaver. Antes de elaborar a página do livro, precisamos criar um site para ela. Para isso, acione o gerenciador, por meio do menu Site/Manage Sites, e clique no botão New.

4. Surge uma janela de configuração. Escolha a categoria Local Info e insira o nome do site, seu diretório local e sua pasta de imagens. Na categoria Remote Info, defina o diretório remoto e o tipo de acesso ao servidor. Neste tutorial, o acesso é local. Se o seu servidor for remoto, será necessário informar os dados para a configuração da conexão por meio do protocolo FTP.

5. Para terminar a configuração do site, acesse a categoria Testing Server. Nela, defina o modelo de servidor (no nosso caso, PHP MySQL). Novamente informe o tipo de acesso e o diretório remoto. Clique em OK para encerrar a configuração.

6. Agora que temos o site configurado, vamos passar para a elaboração do livro de visitas. Clique em File/New e, na tela de criação do arquivo, escolha a categoria Dynamic e marque a caixa da opção PHP.

7. Estamos a esta altura com um documento em branco vinculado ao site montado no passo 5. Aqui você pode usar as ferramentas do Dreamweaver para elaborar o layout desejado. No nosso caso, criamos uma tabela de uma linha, sete colunas e 700 pixels de largura. Na primeira coluna, incluímos um logotipo. Nas outras seis, digitamos o nome das seções do website.

8. Logo abaixo da tabela anterior, criamos outra tabela, essa com uma linha, uma coluna e 700 pixels de largura. É nela que vamos inserir o formulário do livro.

9. Com o layout montado, passamos para a criação do formulário. Ative a barra de componentes de formulário, clicando sobre a categoria Common e escolhendo a opção Forms. Depois, clique no botão de inserção de formulário, o primeiro ao lado da palavra Forms. Surge um retângulo com bordas pontilhadas. É dentro dele que serão incluídos os componentes do formulário.

10. Clique dentro do retângulo vermelho e digite a palavra “Nome”. Ao lado dela, insira uma caixa de texto, clicando no botão Text Field da barra de componentes de formulário.

11. Selecione a caixa de texto e, no painel de propriedades, mude sua identificação para “nome” no campo Text Field da janela de propriedades. Depois, limite o valor de caracteres a 50.

12. Ainda dentro da área de formulário, pule uma linha e digite a palavra “E-mail”. Ao lado dela, acrescente uma caixa de texto, clicando no botão Text Field. Dê o nome de identificação “email” à caixa e limite o número de caracteres a 30.

13. A criação do campo de comentários é fácil. Digite a palavra “Comentários” e clique no botão Textarea da barra de ferramentas do Dreamweaver para incluir a área de texto. Na janela de propriedades, mude a identificação da caixa de texto para “comentário”.

14. Para completar o formulário, só falta o botão que envia os dados. Clique no ícone Button da barra de ferramentas e mude o texto do botão para “Enviar”.

15. O formulário está pronto. Logo abaixo dele fica a área em que as respostas aparecerão, uma embaixo da outra. Para montá-la, digite as palavras “Data”, “Nome”, “E-mail” e “Comentários”, uma em cada linha. Isso completa a parte visual de nosso formulário. A partir de agora vamos trabalhar a parte de programação que envolve a conexão com o banco de dados.

16. Chegou a hora de inserir a programação do formulário. Abra o painel Databases e, nele, clique no sinal de mais e escolha a opção MySQL Connection.

17. Surge a tela de configuração da conexão. No primeiro campo, dê um nome a ela. No segundo, inclua o endereço do servidor (neste tutorial, localhost). Digite o nome de usuário “anonymous” no terceiro campo e deixe a senha em branco, já que o formulário será público. No campo Databases, clique no botão Choose. O Dreamweaver exibe todos os bancos de dados do sistema. Escolha o banco de nome “visita”, criado no passo 1, e clique em OK. A conexão é exibida no painel Databases do Dreamweaver.

18. A primeira ação do formulário é acrescentar dados no banco quando o internauta clica no botão Enviar. Para programar essa tarefa, abra o painel Server Behaviors, clique no sinal de mais da janela e escolha a opção Insert Record.

19. Surge a tela de inserção de registro. No campo Connection, selecione a conexão criada no passo 17. No último campo da janela, devemos indicar para qual página o internauta será enviado após clicar no botão. Como as respostas serão colocadas na própria página do formulário, basta digitar o nome do arquivo em que se está trabalhando. Clique em OK para encerrar a configuração.

20. Além de inserir os dados no banco, nosso livro de visitas exibe todas as mensagens enviadas anteriormente. Para programar essa ação, abra o painel Server Behaviors, clique no sinal de mais e escolha a opção Recordset.

21. Na tela de configuração, dê um nome ao Recordset. No campo Connection, escolha a conexão criada no passo 17. Na opção Sort, escolha a combinação “id” e “Descending”. Isso significa que o recado mais recente do livro (ou seja, com maior “id”) aparecerá sempre acima do anterior. Clique no botão OK.

22. Com as ações prontas, falta definir onde aparecerão as mensagens. No nosso caso, elas serão exibidas logo abaixo do formulário, na área criada no passo 15. Vamos agora substituir as palavras digitadas naquele passo por variáveis. No documento, selecione a palavra “Data”. Abra o painel Bindings e navegue pela árvore Recordset até chegar ao campo “data”, criado no passo 2. Marque o campo e clique no botão Insert. Pronto, a palavra “Data” foi substituída por uma variável que incluirá a data em que o comentário for enviado. Isso será repetido para as outras palavras do formulário.

23. O próximo passo é acrescentar a variável referente ao campo “nome”. Selecione a palavra “Nome” e, no painel Bindings, navegue pela árvore Recordset até chegar ao campo “nome”. Marque o campo e clique no botão Insert. Outro campo substituído.

24. O próximo campo a ser trocado é o de e-mail. Selecione a palavra “E-mail” e, novamente no painel Bindings, navegue até o campo “email”. Marque o campo e clique no botão Insert. A variável referente a e-mail será incluída.

25. O último campo a ser substituído é o de comentário. Selecione a palavra “Comentário” e, no painel Bindings, navegue até o campo “comentario”. Marque o campo e clique no botão Insert. Agora todas as variáveis estão no formulário do livro de visitas.

26. Para terminar o formulário, precisamos fazer com que a região que exibe os comentários se repita a cada novo registro. Assim, os comentários serão acumulados na página do livro de visitas. Para executar essa tarefa, selecione toda a área criada no passo 15 e configurada nos quatro passos anteriores. Depois, abra o painel Server Behaviors, clique no sinal de mais e marque a opção Repeat Region

27. Na janela seguinte, marque a opção All Records para que todos os registros sejam exibidos na mesma página e clique em OK. Para testar o formulário, envie a página para um servidor.

FONTE: http://info.abril.co...ivos/4839_1.shl




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