Jump to content


Projeto Gráfico De Um Livro


  • Faça o login para participar
27 replies to this topic

#1 malu

malu
  • Visitantes

Posted 15/06/2003, 11:49

Vou ter que realizar pela primeira vez o projeto gráfico de um livro e gostaria saber de quem já tem experiência nesse assunto as dicas do que fazer e o que não fazer. Por exemplo, o melhor layout de página, tamanho e fonte mais agradável, se o Page Maker é o programa mais adequado... Enfim quem tiver alguma dica , ou qualquer experiência pertinente, por favor é só postar ...

Agradeço pela ajuda,
Luiza

#2 alx

alx
  • Visitantes

Posted 15/06/2003, 20:25

Vou ter que realizar pela primeira vez o projeto gráfico de um livro e gostaria saber de quem já tem experiência nesse assunto as dicas do que fazer e o que não fazer.

Procure não fazer nada sozinha. Converse com o seu cliente sobre o que ele quer, estilos, tipos, tamanhos e tudo mais o q puder deixar que ele escolha.

Por exemplo, o melhor layout de página, tamanho e fonte mais agradável...

o lay-out vai depender muito do q teu cliente vai pedir.. ele pode pedir uma montagem mais moderna, e isso vai definir as fontes. pode pedir uma montagem mais conservadora, e isso muda completamente teu projeto. o tamanho vc deve definir junto com a gráfica, para ter melhor aproveitamento do papel e ter um orçamento mais baixo. procure sempre fazer testes de fontes, tirando uma parte do texto na impressora pra ver se a leitura é agradável, se não cansa e procure opiniões diversas... homens, mulheres, jovens, adultos, idosos... pra ver se agrada uma maioria. de qq forma procure usar fontes type 1 elas são mais confiáves e o pessoal do fotolito agradece, certo vich?

o Page Maker é o programa mais adequado

no final, vc vai acabar usando mais q isso... vai usar PS pras imagens, vai usar corel/illustrator/freehand pros desenhos... mas pra paginar o livro o Page é uma boa opção... tem dicionário em português... coisa q o QuarkXpress não tem... mas as boas opções seriam: QuarkXpress, PageMaker e InDesign, eu optaria pelo InDesign pela facilidade pra mandar o material pro bureau depois.

espero ter ajudado.

#3 malu

malu
  • Visitantes

Posted 15/06/2003, 20:50

Valeu mesmo pela ajuda... Meu maior problema é que estagio no Instituto de Economia da UFRJ e sou responsável por toda a criação por não ter nenhum outro profissional de Design. E o meu chefe não tem a mínima noção da complexidade desse tipo de trabalho, principalmente os problemas que a gente enfrenta quando mandamos o trabalho para gráfica. Por isso assusta um pouco no início , mas tenho certeza de que vou conseguir... Mais uma vez agradeço pelas dicas.


Só uma coisa esqueci de perguntar, qual é a resolução mais adequada para as imagens?

Abs,
Luiza

#4 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 16/06/2003, 08:40

Valeu mesmo pela ajuda... Meu maior problema é que estagio no Instituto de Economia da UFRJ e sou responsável por toda a criação por não ter nenhum outro profissional de Design. E o meu chefe não tem a mínima noção da complexidade desse tipo de trabalho, principalmente os problemas que a gente enfrenta quando mandamos o trabalho para gráfica. Por isso assusta um pouco no início , mas tenho certeza de que vou conseguir... Mais uma vez agradeço pelas dicas.


Só uma coisa esqueci de perguntar, qual é a resolução mais adequada para as imagens?

Abs,
Luiza

A melhor resolução para imagens que serão mandadas para gráfica é de 300dpi.
Lembre-se de escanear as imagens já no tamanho que ela será impresa.

Se vc quiser (e se não for um material confidencial) ao término do trabalho vc pode postar aqui o arquivo para a gente dá uma verificada para vc.

De resto acho que o Alx já falou tudo.
  • LarPhozyHah likes this
=======
VICHENCO
=======

#5 malu

malu
  • Visitantes

Posted 16/06/2003, 20:14

valeu vichenco ... Assim que tiver fechado o layout com a diagramação, mando para vc em pvt para sua avaliação...

Bjs,
Luiza

#6 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 16/06/2003, 21:30

disponha. Espero vc postar para verificarmos todos os ítens.

bjs
=======
VICHENCO
=======

#7 Spider

Spider

    ...

  • Usuários
  • 156 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Campinas
  • Interesses:desinteressado

Posted 16/06/2003, 22:57

Como leitor acho q fontes do tipo Time New Roman 12 ou Arial 14 ejoam e são uam chatisse........... tipo, tente usar uma fonte um pouco difernete, se o livro for gótico, use uma fonte para cada capítulo só q gótico e nos textos tbm mas q bnão fique muito ilegível e tbm colcoque bordas como partição para cada arquivo.....

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Conhecimentos:
ּּMacromedia MX 2004, Photoshop,
▀ ּּImage Ready, HTML & CSS
Links:
ּּhttp://www.lokbr.uni.cc/
▀ּּּּּּDark Chroniclesּּּּּּ

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

#8 alx

alx
  • Visitantes

Posted 17/06/2003, 00:00

eu gosto de fontes mais simples, helvetica 55, franklin gothic, verdana, trebuchet, itc officina... essas!

#9 malu

malu
  • Visitantes

Posted 30/07/2003, 10:41

Comecei a receber o material para fazer o livro , mas dúvida básica, o melhor tamanho de papel é o A4? Se for esse , trabalho com a folha na posição paisagem e trabalho com duas colunas ( duas páginas)?

#10 alx

alx
  • Visitantes

Posted 30/07/2003, 23:07

não.. acho q um livro com páginas do tamanho A4 fica muito grande e desconfortável... acho q se as páginas ficarem com 210x150mm (formato 1/2 ofício), além de ficar um formato mais agradável de ler, fica mais barato pra rodar, já q este formato pode ser impresso de várias formas e em várias máquinas diferentes.

#11 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 31/07/2003, 06:45

bom, não tem mais nada pra eu falar hehehe.(o povu já disse tudo aqui). Apenas alguns cuidados para não ter problemas no pagemaker.

Muito cuidado ao usar a opção de "bold" e "italic" no pagemaker. Certifique-se de que existe a fonte em bold e italic instalado no seu computador. Este erro no "pagemaker" de liberar bold e italic para qualquer fonte dá um trabalho para gráfica/fotolito. Podem mudar sua fonte o que poderia ocasionar um erro maior,'onde o texto poderia correr e acabar com o livro. ex: se for usar arial veja se exite arial bold no seu compudator, assim vc não terá problemas.
Dica: Antes de fazer um livro/revista eu vou no corel draw, faço um esboço de 1 página do livro, tipo de letra para texto, título, numeração, etc.. vejo a forma de diagramação e mando imprimir. Corrijo o que não gostei. Uma vez definido faço isso no pagemaker e mando ver. O corel visualiza as fontes melhor que o pagemaker e no próprio corel, eu já vejo se a fonte pode ser bold e italica. Pq nele fica ou não habilitado esta opção.
2º - livros na maioria, para aproveitar o maximo de papel se usa no formato (15x21 em pé) margens de dentro(10mm livros finos 20 a 30 paginas 15mm livros mais grossos 200páginas pra mais) margens de fora(10mm a 15mm) topo (10mm) e pé (10 a 15mm depende de onde irá ficar a numeração)
3º - Procure sempre usar letras simples, e finas para dar uma leitura agradável.
4º - já falei demais heheh ná hora de fazer a capa, cuidado com a lombada do livro, peça a gráfica para fazer um boneco do livro com o número de páginas que vc pretende usar. Assim vc mede a lombada certo.
5º - imagens color devem ser enviadas em cores CMYK(225dpis) e p&b em grayscale(225dpis) isso se o papel for AP(papel sem cobertura simples) se for colchê(com cobertura brilhante) 300dpis mesmo.
6º -o pior erro.. os links.. nunca use control+C e control+V (copiar e paste) exe: copiar do corel para pagemaker(desenhos ou imagens) ou gráficos do word/excel. isso dá maior problema. imagens devem usar extenção .tif (.jpg dá alteração de cores) (vetorial em .eps) sempre exporte de um programa e importe no pagemaker. Outras dicas de como exportar e importar o pessoal dá ai.. se não vão me matar pq esquevi um livro aqui hehehe... abraços... fui :ok:
7º - sempre mande uma boneca(amostra do livro montado) montada para gráfica, numerada e na sequencia certa. Assim se der algum problema eles vão tentar arrumar ou lhe avisar.
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#12 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 31/07/2003, 12:48

:light: Kreativ,

o livro que vc escreveu acima está sem as margens de segurança. hehehe

Malu,

As explicações do alx e do kreativ já são um bom ponta-pé inicial. A medida que forem surgindo dificudades poste aqui que teremos maior prazer em ajudar.
=======
VICHENCO
=======

#13 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 31/07/2003, 23:08

poisé, dá pra fazer um livro de como se fazer um livro no pagemaker.

deu pra ententer :blink: ?

sds, :)
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#14 malu

malu
  • Visitantes

Posted 01/08/2003, 09:47

Muito obrigada pelas dicas...

#15 alx no trampo

alx no trampo
  • Visitantes

Posted 01/08/2003, 11:55

hehehehe livro do livro de como fazer livro.

as margens de segurança acho q o kreativ descreveu como margens do pagemaker.. mas vc pode deixar de 15 a 20mm pra parte interna do corte... ou seja, nunca deixe objeto algum perto do corte.. fora, é claro, o material q vá ser sangrado!




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq