Jump to content

Photo

Rewrite Url Funcional...

• Faça o login para participar
4 replies to this topic

#1 Crab

Crab

Da paz, mas preparado para Guerra

• Ex-Admins
  • 2521 posts
  • Localidade:Florianópolis - SC
  • Interesses:Desenvolvimento Gráfico e Web.

Posted 01/02/2009, 17:22

Sou novato total nesse lance de rewrite url... comecei a dois dias... :assobio:
Queria saber de quem já conhece se esta forma que fiz é eficiente e segura...

Tentei e consegui de várias maneiras postadas na internet, entendi como funciona... mas gostei muito dessa forma que descreverei, porque posso definir em um último parâmetro, por exemplo, o que eu quiser...

Tipo:

.html, .crab, .qualquer-coisa ou até mesmo "." nenhum e qualquer coisa...
"Esconde" a tecnologia para os menos avisados e seu maior benefício mesmo já sabemos que refere-se à otimização para motores de busca.

Esse abaixo é muito simples... mas tão simples que da medo de ser falho hehehehe

Fiz assim no .htacces
RewriteEngine On
RewriteRule !\.(jpg|jpeg|gif|css|swf|txt|js|png)$ index.php

No conf do Apache defini AllowOverride como all

Bom até agora tudo normal... e meio que padrão na utilização do mod_rewrite

No .htaccess eu estou definindo que todo o tráfego passa pelo arquivo index.php menos arquivos que estão dentro do conjunto.

Na index.php é feito os processos necessários, manipulação dos parâmetros etc...

Utilizo o explode() para separar os parâmetros, mas já li em alguns lugares que explode() não é legal para isso e tem forma melhor... :ponder: porém todos os exemplos que se asemelham à este utiliza explode()

Enfim...

ainda utilizando do explode() :D faço assim em um exemplo de URL como o abaixo

o que seria:
www.target.com.br/?cat=php&tuto=cadastro

passo a utilizar assim:
www.target.com.br/php/cadastro/tutorial-cadastro-login.crab

$gets = explode("/", $_SERVER['REQUEST_URI']);
$gets = array_shift($gets);

$secao = (isset($get[0])) ? $get[0] : NULL;
$subsecao = (isset($get[1])) ? $get[1] : NULL;