Fórum WMO: Cromias Para Silk Screen - Fórum WMO

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Cromias Para Silk Screen

#1 Membro offline   Vivi_Moda 

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Postou 29/01/2009, 00:34

Boa noite caros amigos, acabo de me inscrever no Fórum e através de algumas discussões anteriores quase esclareci totalmente as minhas dúvidas sobre Silk Screen. Só sei lidar com os programas da Corel (minha versão é a 12ª) e nunca nem olhei para o Photoshop, o que me traz alguns transtornos mas não tenho tempo para aprender PS agora, portanto peço a compreensão e paciência dos defensores do citado software.
Minhas persistentes dúvidas são sempre relativas à preparação do arquivo para levar para gráfica gerar os fotolitos:
1) Me confirmem se aprendi certo: Quando se quer um silk de cores chapadas pode-se fazer um desenho de vetor no CorelDraw, e para fazer a SEPARAÇÃO DE CORES, copiar e colar esse desenho em várias páginas (para que fique sempre na mesma posição relativa na página), sendo que cada página será referente a uma cor do desenho, e cada pág dessas vai gerar um fotolito separado para revelar telas separadas, uma para cada cor de tinta, que por sua vez devem se encaixar perfeitamente, resultando no desenho completo. Para que esse encaixe saia perfeito é preciso fazer marcações (como cruzetas, por exemplo) repetidas em todas as páginas, que são as chamadas marcas do Registro. Feito isso devo gravar em um CD, DVD ou PenDrive para levar para gráfica gerar os fotolitos, um arquivo em CDR (CorelDraw) sendo a primeira página com o desenho colorido, e as págs seguintes com as partes separadas do desenho por cor mas preenchidas de preto. A MINHA DÚVIDA É: tenho que salvar em mais algum formato, TIFF, BMP ou coisa parecida? Ou está pronto, é só isso mesmo?
2) Quando quero "silkar" uma imagem que é uma foto, com milhares de cores e cheia de degradês, qual método que uso, Quadricromia, Transfer, ou o que? Li em uma das discussões daqui a seguinte dúvida:
"Sem querer abusar da boa vontade de ninguem vou expor minha duvida e descrever o que eu fiz. Bem, preciso revelar 4 telas para entregar um trabalho em policromia, até hoje só trabalhei com coisas chapadas em camisas, só que preciso compor uma imagem com muitas cores então optei por esse processo e não sei como fazer a o tratamento da imagem para impressão. O que eu fiz por intuição peguei a figura bmp no Corel Photopaint dividi os canais em CMYK, e agora como faço para transformar em reticula e imprimir. Pode deixar que eu não vou perguntar como se revela a tela, meu problema ta só na impressão." Fabiano Monte 22/06/2004
NOVAMENTE eu não estou interessada em imprimir, só quero saber como faço a preparação do arquivo para levar para gráfica gerar os fotolitos, portanto preciso saber se é só fazer esse processo no CorelPhoto descrito pelo Fabiano, gravar os arquivos CPT e mandar para gráfica, ou tem que saber transformar em retícula, quantos pontos por polegada, ângulo das 4 cores... Eu já passei muitas e muitas horas tentando descobrir isso, quando que por milagre achei esse fórum, por isso peço ajuda, MUITA ajuda nessa hora!!!
Obrigada desde já por qualquer resposta.
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#2 Membro offline   PenDragon 

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Postou 29/01/2009, 08:25

Bem vinda ao fórum Vivi!

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Quando se quer um silk de cores chapadas pode-se fazer um desenho de vetor no CorelDraw, e para fazer a SEPARAÇÃO DE CORES, copiar e colar esse desenho em várias páginas (para que fique sempre na mesma posição relativa na página), sendo que cada página será referente a uma cor do desenho, e cada pág dessas vai gerar um fotolito separado para revelar telas separadas, uma para cada cor de tinta, que por sua vez devem se encaixar perfeitamente, resultando no desenho completo. Para que esse encaixe saia perfeito é preciso fazer marcações (como cruzetas, por exemplo) repetidas em todas as páginas, que são as chamadas marcas do Registro. Feito isso devo gravar em um CD, DVD ou PenDrive para levar para gráfica gerar os fotolitos, um arquivo em CDR (CorelDraw) sendo a primeira página com o desenho colorido, e as págs seguintes com as partes separadas do desenho por cor mas preenchidas de preto. A MINHA DÚVIDA É: tenho que salvar em mais algum formato, TIFF, BMP ou coisa parecida? Ou está pronto, é só isso mesmo?


É isso mesmo.
Mas vai depender da gráfica que tirar o fotolito, algumas aceitam sem problemas o arquivo em Corel mesmo (Geralmente o Corel já vem setado para impressão (300 dpi) pontos por polegada).
Outras extensões também são aceitas como .JPG (mais comum e mais leve, cada arquivo uma cor), TIFF (arquivo mais pesado, porém mais nítido), PDF (arquivo leve e mantém a qualidade).

Vivi, é muito importante o contato com a gráfica que vai tirar o fotolito, pois elas variam de uma pra outra, como equipamento, pessoal treinado, tipos de trabalho, softwares que usam... e por aí vai.

Sucesso aí!
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#3 Membro offline   Vivi_Moda 

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Postou 29/01/2009, 12:26

Muito obrigada PenDragon.
Fico aguardando agora alguém me esclarecer as dúvidas sobre quadricromia.
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#4 Membro offline   seuboi 

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Postou 29/01/2009, 13:21

Em relação a sua duvida quanto a cromia, o como fazer é muito relativo em relação a arte que voce quer silkar, a quadricromia em si não costumo usar no silk em tecido perde-se muito da definição e a mistura das cores não fica 100%, oque eu poderia lhe sugerir é criar uma separação em canais do photoshop, acrescentando um canal para oque muitos chama de "branco brilho", que vai reforçar a "luz" na arte, uma de "cinza neutro" (que vem a ser um clear 25 a 35% preto), que vai reforçar e espalhar melhor as sombras, estas sendo estampadas por ultimo (ciano, magenta, amarelo, preto, "cinza neutro" e "branco brilho"), ainda temos o seguinte, a variação da angulação dos pontos do negativo de cada cor em
relação a a arte, que normalmente funciona assim:

Motivos muito escuros - Amarelo: 0º Magenta: 15º Cyan: 75º Preto: 45º

Motivos com amarelo e magenta dominantes - Amarelo: 0º Magenta: 45º : Cyan: 75º Preto: 15º

Motivos com amarelo e cyan dominantes - Amarelo: 0º Magenta: 15º Cyan: 45º Preto: 75º

Via de regra uso o branco brliho e o cinza neutro com angulção de 20º

O grande lance disso tudo é dividir a arte em canais, quem sabe você poderias pedir ajuda a alguem que entenda de
photoshop e que possa lhe ensinar no futuro.

Abraço e boa sorte
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#5 Membro offline   Vivi_Moda 

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Postou 02/02/2009, 20:57

Olá seuboi, tudo bem?
Eu agradeço seu esforço mas não entendi muito bem. Já ando pesquisando a um tempão na internet dados sobre isso mas é tanta informação que já estou perdida...rsrsrs
Bem, as conclusões que cheguei foram: quando se quer uma estampa de cores chapadas usa-se silk screen e o que é preciso para preparar o arquivo para que a gráfica gere os fotolitos para abrir as telas é o processo que descrevi na minha questão nº.1.
Minha dúvida agora é quanto a estampas com degradês ou fotografias complexas. Qual técnica seria alternativa para o transfer?? Na minha pesquisa algumas pessoas falaram que era Quadricromia, por isso na questão nº.2 perguntei qual o processo para preparar o arquivo para a gráfica.
Peguei na internet dois exemplos de camisetas estampadas e gostaria de saber se vc saberia como fazer.Arquivo anexado  Como_fazer_02.jpg (213.5K)
Número de downloads: 31Arquivo anexado  Como_fazer_03.jpg (183.81K)
Número de downloads: 37
Como fazer a separação de cores nesses degradês? É através de retícula? E como se faz essa retícula? E lembre que tenho que usar o CorelPHOTO que tem umas ferramentas parecidas com as do PhotoShop.
Agradeço desde já a ajuda.
Vivi
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#6 Membro offline   seuboi 

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Postou 03/02/2009, 06:25

Ola Vivi, pois então, o esquema dos desnehos chapados é esse mesmo, e a preparação para a grafica tbm, quanto aos com degrade, o esquema é de reticula, mas esse é um lance &%$# pra explicar assim, via net, ainda mais que você trabalha com o photopaint, que a ultima vez que usei foi a uns 7 ou 8 anos atraz, hehehehehe
Como disse, se o lance for fazer uma policromia, o ideal é que vc peça para que alguem faça para ti via photoshop, e que no futuro possam lhe ensinar, ou então caso não haja disponibilidade de ninguem então mande fazer transfer.

Espero ter ajudado
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#7 Membro offline   Vivi_Moda 

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Postou 12/02/2009, 21:24

Oi pessoal, voltei...
Agora já li muito mais, pesquisei mais ainda e instalei o Photoshop no computador para poder seguir os procedimentos de arte-final para silk screen quando se quer estampar uma foto colorida.
Aprendi - inclusive com vocês aqui do WMO - a fazer a separação de canais CMYK etc.
Mas aí, para variar, surgiram novíssimas dúvidas, alimentadas ainda por cima, por um amigo que trabalha na área. Diz ele que essa separação que fazemos não é confiável pois a imagem pode não ficar nítida e, dependendo da tinta, pode entupir a tela.
Um outro amigo me disse que o mais seguro para evitar entupimentos é escolher para tela um tecido técnico (poliéster) de monofilamento, com diâmetro intermediário de fios, e 77fios por centímetro. Eu entendi superficialmente tudo isso que ele me falou, porque ele não soube me dizer nada em relação ao tamanho ideal dos pontos de retícula para imagem ficar legal e não entupir nada. A maioria dos lugares diz que a freqüência de 35 linhas por polegada é uma medida razoável que se adapta à maioria das imagens. Mas eu preciso ter certeza.
E tem mais (minha cabeça é um poço sem fundo para perguntas...), quando se quer silkar camisetas de cores escuras não se pode usar a quadricromia porque as tintas são transparentes. E como se faz então??

Portanto, se ainda restar um pouquinho de paciência em vocês, poderiam me esclarecer essas dúvidas?!

Seuboi, você poderia me explicar como se acrescenta canais no Photoshop para eu fazer isso que vc me ensinou: "criar uma separação em canais do photoshop, acrescentando um canal para oque muitos chamam de "branco brilho", que vai reforçar a "luz" na arte, uma de "cinza neutro" (que vem a ser um clear 25 a 35% preto), que vai reforçar e espalhar melhor as sombras, estas sendo estampadas por ultimo (ciano, magenta, amarelo, preto, "cinza neutro" e "branco brilho")".
Outra coisa, você respondeu a outra pessoa em relação à retícula o seguinte: "Mas quanto ao uso da reticula é meio relativo, se tu vai estampar um chapado com tinta plastisol é legar usar uma tela 77 com reticula a 08 ou 85%, assim você tem uma estampa menos "dura" e ainda rola uma economia de tinta na ordem de 30%, mas se tu vais estampar com tinta base d´agua, faz um chapado em tela 55 e seja feliz." O que vc quer dizer com 08 ou 85%, é o tamanho da retícula???

Obrigada a todos.
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#8 Membro offline   seuboi 

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Postou 13/02/2009, 13:20

Boa tarde Vivi, well, como diria Jack "o estripador", vamos por partes, hehehehehe
A quadri cromia, não é 100% confiavel para tecido, pois ao contario do seu uso com papel e afins, aqui estampamos com telas de tecido mais "aberto" por isso teremos reticulas maiores, então apenas quatro cores são insuficientes para um resultado realmente bom.
Assim entramos na questão da tinta e do tecido, para cromias (quadri ou poli) em tecidos claros sempre uso tintas (pasta) do tipo clear a base d´agua e estampo com tela de 90 fios, quando rolar de fazer o mesmo processo em fundos escuros eu uso tintas plastisol (a base de polimeros)
clear ou mix, dependendo a situção e faço antes uma base com fudno branco, funciona mais ou menos com quando vc pinta uma parede, alias repinta, o pintor normalmente da um "fundo" branco para que a cor q sera aplicada em cima fique mais "viva".
Mas eu garanto, tela 90 fios e tintas do tipo plastisol é o melhor que ha nesse caso, quanto a algulção da reticula é meio relativo pois você deve determinar essa angulação com um negativo reticulado qualquer e um conta fios, assim você determina o angulo da sua tela e pode determinar o angulo exato das suas reticula para não haver moire.

Agora falando do photoshop, quando você esta visualizando a janela channel (canais) no canto superior direto dela temos um triangulo invertido com tres "fios" ao lado, vc clicando ali aprece um menu drop down, nesse menu tem uma opção chamada "new spot channel", com essa opção vc adiciona um canal, dai pra frente é só ir selecionando aresas e "pintando" no canal novo, então a partir disso vc pode criar "branco base", "branco brilho", "cinza neutro" e uma outra serie de cores de "reforço".
Ja no caso que falei do chapado em tela 77, obrigado por chamar minha atenção para tal, quis dizer 80% a 85%, cagada de digitação, hehehehehe
mais então essa porcentagem ai é a "opaciedade" de cada cor, normalmente quando se faz um chapado ele é impresso, filmado ou afins, com preto 100%, eu aprendi que se tem uma rasoavel economia fazendo esse tipo de chapado assim, em uma tela reticulada e a com com essa porcentagem de "opaciedade".

Ufa, espero ter respondido tudo, qualquer coisa é só dar um grito.

té mais
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