Jump to content


Photo

Processamento De Formulário Usando Querystring


  • Faça o login para participar
1 reply to this topic

#1 rodrigoymy

rodrigoymy

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 17/01/2009, 09:59

Opa! Sou novo aqui no fórum e esse é meu primeiro tópico, então resolvi aqui fazer uma pergunta e trocar conhecimento aí com vcs.

Eu costumo utilizar o formato "querystring" pra fazer as seções do meu site, assim fazendo com que ele seja atualizado facilmente.
Porém sempre tive uma dúvida sobre qual seria a melhor maneira de processar formulários usando querystring, já que eu tenho o costume de enviar o formulário pra mesma página processar, caso ele encontrasse erros ele já exibia o formulário pronto pra pessoa corrigir, e caso estivesse tudo ok eu só dava um header() mandando pra página dizendo que o "formulário foi processado corretamente".

O problema é que o header já não funcionaria, já que o código de verificação em php está dentro do include, assim sendo executado depois que o arquivo "modelo" já tiver sendo exibido e mandado a tag <html> pro navegador. A solução rápida seria dar um echo "<script>window.location="pagina"</script>" mas acho isso porco demais hehe, dá pra ver a página carregando e sumindo, além de consumir banda.

A solução foi, se o include se chama "cadastro" eu fiz um arquivo chamado "cadastro_processa" que é onde vai o form, ele é acionado na forma de um include normal (www.site.com?ver=cadastro_processa), ele recebe e processa, se estiver tudo ok, ele dá mais um include, só que num arquivo com a mensagem que está tudo ok, se houver algum problema ele dá o include no arquivo do formulário novamente (cadastro) e exibe o formulário apontando os erros pro usuário consertar.

Desculpa aí pelo post longo haha, mas isso me fez fritar a cabeça esses dias, então queria saber como vocês costumam fazer isso.

#2 Daniel

Daniel

    Normal

  • Usuários
  • 63 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 17/01/2009, 12:41

Nao ha necessidade alguma de 2 paginas, basta vc imprimir o que for necessario condicionalmente, com o uso de templates isto fica ainda mais facil, estude sobre o smarty, sua vida mudara.




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq