Jump to content


Photo

Velocidade De Redes Wireless


  • Faça o login para participar
22 replies to this topic

#1 SoftTest

SoftTest

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 11 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 14/01/2009, 15:19

Boa Tarde pessoal.

Queria a ajuda de vcs. Eu imagino que seja uma dúvida boba, mas eu não encontrei muitas informações sobre isso na net. Talvez eu tenha usado os termos errados, mas vamos lá.

Eu queria saber o seguinte:
tenho uma rede sem fio como bridge e a uma distância inferior a 1000m (+/-900m), vamos considerar 1KM. Tenho duas antenas zirok de 60cm com ganho de 27dbi, e um wla-5000ap ovislink nas pontas usando o padrão Super A sem turbo.
Teoricamente, ele alcança 108Mbtis ou 13,5MBYTES, mas eu sei que uma taxa dessas não é real.

Só que, com apenas 1KM de distância e uma BOA VISADA, dá pra ver a antena na outra ponta fácil, só estamos conseguindo no máximo 3MB/s (megabytes mesmo, real). A minha dúvida é está normal. Se, mesmo usando uma antena tão boa, digo, com um ganho de 27dbi a uma distância tão curta e com visada, quase uma planície, o máximo que podemos extrair dessa conexão são só 3MB?

Valeu.

Edição feita por: SoftTest, 14/01/2009, 15:20.


#2 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 14/01/2009, 15:51

Quem instalou as antenas? Sua região é afetada por ventos constantes? Suas antenas podem não estar perfeitamente alinhadas.
------
Mero mortal!

#3 SoftTest

SoftTest

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 11 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 14/01/2009, 16:39

Quem instalou as antenas? Sua região é afetada por ventos constantes? Suas antenas podem não estar perfeitamente alinhadas.


Serviço terceirizado. O tráfego é esse mesmo? O clima aqui é um tanto variante, mas vento contante não. Eu sei que chuva atrapalha, mas o tempo está bom.

#4 Allex Severino

Allex Severino

    Será?!?!?!

  • Usuários
  • 793 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Luís de Montes Belos - GO

Posted 14/01/2009, 21:30

Bem, muita coisa interfere na conexão. Rede elétrica, arvore. A qualidade do router ou access point que está enviando o sinal e o que está recebendo. Qual é a aparelhagem que está usando ai?
Meu post lhe ajudou? Clicar no Posted Image é uma das formas de agradecer.

#5 SoftTest

SoftTest

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 11 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 15/01/2009, 07:57

Essa aqui.


tenho uma rede sem fio como bridge e a uma distância inferior a 1000m (+/-900m), vamos considerar 1KM. Tenho duas antenas zirok de 60cm com ganho de 27dbi, e um wla-5000ap ovislink nas pontas usando o padrão Super A sem turbo.

#6 Allex Severino

Allex Severino

    Será?!?!?!

  • Usuários
  • 793 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Luís de Montes Belos - GO

Posted 15/01/2009, 08:38

Essa aqui.


tenho uma rede sem fio como bridge e a uma distância inferior a 1000m (+/-900m), vamos considerar 1KM. Tenho duas antenas zirok de 60cm com ganho de 27dbi, e um wla-5000ap ovislink nas pontas usando o padrão Super A sem turbo.


Bem, não conheço o equipamento, em uma rápida pesquisa vi boas referencias dele. Então vamos lá.

O cabo que liga o AP na antena tem quantos metros? Os dois.
Meu post lhe ajudou? Clicar no Posted Image é uma das formas de agradecer.

#7 SoftTest

SoftTest

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 11 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 15/01/2009, 09:41

Bem, não conheço o equipamento, em uma rápida pesquisa vi boas referencias dele. Então vamos lá.

O cabo que liga o AP na antena tem quantos metros? Os dois.


Em ambos os casos a caixa com o AP fica ao lado da antena, creio que 1m cada um.

Edição feita por: SoftTest, 15/01/2009, 09:42.


#8 Allex Severino

Allex Severino

    Será?!?!?!

  • Usuários
  • 793 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Luís de Montes Belos - GO

Posted 15/01/2009, 10:27

Bem, isto é o ideal.
A visibilidade é boa, conferiu se elas estão posicionadas rumo a rumo e mesmo assim está com problemas.


Verifique os cabos, leve os cabos em uma assistencia e peça para que eles verifiquem com um multimetro se os cabos estão ok, tipo, se uma malha estiver encostando no pino que conecta na antena ou no AP ele navega só que lento, podendo até cair a conexão. E testar também o cabo de rede deles.
(y)
Meu post lhe ajudou? Clicar no Posted Image é uma das formas de agradecer.

#9 SoftTest

SoftTest

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 11 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 15/01/2009, 11:21

Bem, isto é o ideal.
A visibilidade é boa, conferiu se elas estão posicionadas rumo a rumo e mesmo assim está com problemas.


Verifique os cabos, leve os cabos em uma assistencia e peça para que eles verifiquem com um multimetro se os cabos estão ok, tipo, se uma malha estiver encostando no pino que conecta na antena ou no AP ele navega só que lento, podendo até cair a conexão. E testar também o cabo de rede deles.
(y)


A visibilidade é limpa. Não há prédios ou árvores na frente, nem em linha reta, nem nas proximidades. São dois morros, uma antena em cada morro.

Eu estou pensando no cabo mesmo, mas foi comprado pronto, mas um prof meu disse que apostaria nele... =D
Vc sabe quanto deve dar no multímetro? Eu tenho um, é pra medir o que?
Eu vou tentar fazer um teste local com os dois APs pra ver a taxa entre eles no mesmo cômodo.

Valeu pela ajuda.

Mais uma coisa. A taxa de transferência varia dependendo da distância? Digamos, quanto mais longe mais lento?

Edição feita por: SoftTest, 15/01/2009, 11:30.


#10 Allex Severino

Allex Severino

    Será?!?!?!

  • Usuários
  • 793 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Luís de Montes Belos - GO

Posted 15/01/2009, 19:36

Bem, isto é o ideal.
A visibilidade é boa, conferiu se elas estão posicionadas rumo a rumo e mesmo assim está com problemas.


Verifique os cabos, leve os cabos em uma assistencia e peça para que eles verifiquem com um multimetro se os cabos estão ok, tipo, se uma malha estiver encostando no pino que conecta na antena ou no AP ele navega só que lento, podendo até cair a conexão. E testar também o cabo de rede deles.
(y)


A visibilidade é limpa. Não há prédios ou árvores na frente, nem em linha reta, nem nas proximidades. São dois morros, uma antena em cada morro.

Eu estou pensando no cabo mesmo, mas foi comprado pronto, mas um prof meu disse que apostaria nele... =D
Vc sabe quanto deve dar no multímetro? Eu tenho um, é pra medir o que?
Eu vou tentar fazer um teste local com os dois APs pra ver a taxa entre eles no mesmo cômodo.

Valeu pela ajuda.

Mais uma coisa. A taxa de transferência varia dependendo da distância? Digamos, quanto mais longe mais lento?


Sim, quanto mais longe mais lento, só que já vi antenas funcionarem bem mais longe, tipo, 5 km e funcionarem bem.

No multimetro do meu serviço coloco ele no X10 e é para ir para o 50. Mas é o seguinte, coloca o pino macho no femea e é para ir para o 50, se colocar ele no pino macho e no lado esterior do pino femea não é para dar contato, e vice-versa.
Meu post lhe ajudou? Clicar no Posted Image é uma das formas de agradecer.

#11 SoftTest

SoftTest

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 11 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 16/01/2009, 08:55

Sim, quanto mais longe mais lento, só que já vi antenas funcionarem bem mais longe, tipo, 5 km e funcionarem bem.

No multimetro do meu serviço coloco ele no X10 e é para ir para o 50. Mas é o seguinte, coloca o pino macho no femea e é para ir para o 50, se colocar ele no pino macho e no lado esterior do pino femea não é para dar contato, e vice-versa.


Essa pergunta que eu fiz eu sabia a resposta, só que como não sou da área diretamente, nunca trabalhei com wireless, achei melhor obter uma opinião consistente. Valeu man pela ajuda.

Em resumo, com esses equipamentos seria possível obter mais de 3 megabytes/segundo nessa distância não é? Tipo uns 5MB(megabytes tbm, taxa real).

Valeu, abraço.

#12 Allex Severino

Allex Severino

    Será?!?!?!

  • Usuários
  • 793 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Luís de Montes Belos - GO

Posted 16/01/2009, 11:12

Olha, para te falar assim é complicado. Como te disse, quando me refiro a este equipamento é falando através de pesquisa, então não conheço o desempenho dele. Então não me atrevo a entrar em detalhes.
Use este velocímetro http://www.rjnet.com...velocimetro.php para fazer um teste da velocidade de conexão. Dos que conheço ele é o que mais se equivale. Já testou o cabo?
Meu post lhe ajudou? Clicar no Posted Image é uma das formas de agradecer.

#13 SoftTest

SoftTest

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 11 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 16/01/2009, 11:36

Olha, para te falar assim é complicado. Como te disse, quando me refiro a este equipamento é falando através de pesquisa, então não conheço o desempenho dele. Então não me atrevo a entrar em detalhes.
Use este velocímetro http://www.rjnet.com...velocimetro.php para fazer um teste da velocidade de conexão. Dos que conheço ele é o que mais se equivale. Já testou o cabo?


Cara, vê só.

Nós acabamos de colocar os dois aparelhos aqui na sala e testamos a transferência. Do que conseguimos lá fora(3,1MBYTES/s) só conseguimos 3,4MBYTES/s. Os APs estavam a menos de 5m um do outro sem parede nem nada.

Eu acho muito estanho mesmo que um aparelho que dá 108mbits fornecer real apenas 28mbits.... mas se for assim mesmo... blz... hehehehe

Valeu!

#14 Allex Severino

Allex Severino

    Será?!?!?!

  • Usuários
  • 793 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Luís de Montes Belos - GO

Posted 16/01/2009, 11:39

Mas pelo site survey, quanto de sinal ele acho?
Meu post lhe ajudou? Clicar no Posted Image é uma das formas de agradecer.

#15 SoftTest

SoftTest

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 11 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 16/01/2009, 11:43

Mas pelo site survey, quanto de sinal ele acho?


No site survey ele achou, variando um pouco, entre -50 e -44 dbm. Mais estável no -44, ficou nele a maior parte do tempo.

Um detalhe que acho que não tinha mencionado: ele está em bridge. E com WEP ativado.

Edição feita por: SoftTest, 16/01/2009, 11:45.





1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq