Jump to content


Photo

Ubuntu, Duas Dúvidas...


  • Faça o login para participar
8 replies to this topic

#1 Kadu DG

Kadu DG

    I Love my Little Girl! http://www.kdsg.net

  • Usuários
  • 597 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Carapicuiba, SP

Posted 04/12/2008, 04:53

fala pessoas tudo bem??
tem algum tempo que venho querendo ter o ubuntu instalado...e agora vou fazê-lo no meu notebook, porém não tenho como simplesmente abandonar o windows, pois os programas que trabalho utilizo nele.

tenho duas dúvidas:

1ª: como faço dual-boot com windows vista e ubuntu?
2ª: o ubuntu tem atualizações automáticas como o windows, eu tenho um cd da versão 7.04 que pedi direto no site, sei que já é uma versão antiguinha, ela seria atualizada para as versões mais recentes via internet?
Posted Image

#2 CswargameS

CswargameS

    Eu não acredito!

  • Ex-Admins
  • 1490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Franca/SP

Posted 04/12/2008, 10:31

Dual boot com vista da pra fazer sim ^_^

Da muito galho na instalação se você fizer a instalação assim:

Ubuntu > Vista... o Ubuntu tem um gerenciador de boot que chama Grub, se você instalar o Ubuntu primeiro.. ele instala o Grub sem achar o vista (apesar de ter como fazer ele encontrar depios configurando-o).. mas depios que você instala o Vista.. ou qualquer Win... ele apaga o Grug, é.. a Ms não gosta muito do Grub e acaba com ele.. ahhaha

#tudo isso tem concerto, mas requer um conhecimento mais amplo do sistema linux.

A instalação que evita dores de cabeça e linhas de comando:

Win*qualquer) > Distribuição linux:

Instalando o windows primeiro, e depois uma distribuição linux é mais fácil, porque depois do windows instalado, o instaler da distro linux irá instalar o grub por cima do gerenciador de boot do windows e tudo vai ficar bonito

Se for o Ubuntu tu não vai nem ver a instalação do Grub, ela já vem marcada como (yes)


A formatação do HD é fácil, ele te guiará em um gerenciador de partições que não tem muito segredo (fácil de se usar)
O sistema de arquivos pra linux mais usados são EXT3 e ReiserFS (Com as duas vai dar certo.. é isso que importa ahaha)

Local de montagem eu deixo em ( / ) mesmo... tem quem monta em outro lugar...

As atualizações são "semi" automaticas, ele não as força como o windows faz e você instala as que você quer... ele te avisa que tem atualizações ^^
Se tu colocar o 7 aí acredito cegamente que ele vá mudar para 8.10 (ultima versão no site ubuntu.org)

O resto você vai apanhar um bocado, mas não ha nada que aqui no fóurm você não resolva
Vai gostar muito de ser um Ubuntu User (ok2)
Regras
Posted Image
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador

#3 Paulo André

Paulo André

    Why so serious?

  • Ex-Admins
  • 5114 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte - MG
  • Interesses:O.Q.F.J.?

Posted 04/12/2008, 10:58

Só uma dica: se for atualizar mesmo, seria mais viável fazer o download da versão 8.10, o que você vai atualizar vai ser praticamente uma outra versão, os quase 700Mb de um CD.

[]'s Até mais
Paulo André G Rodrigues,
ex-administrador Fórum WMO.


www.CanalDev.com.br

#4 Kadu DG

Kadu DG

    I Love my Little Girl! http://www.kdsg.net

  • Usuários
  • 597 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Carapicuiba, SP

Posted 04/12/2008, 12:50

Só uma dica: se for atualizar mesmo, seria mais viável fazer o download da versão 8.10, o que você vai atualizar vai ser praticamente uma outra versão, os quase 700Mb de um CD.

[]'s


puts, então vou deixar baixando em ksa...uma outra dúvida que eu tenho, ter dois SO's no note, prejudicaria de alguma forma a performace de um modo geral?
Posted Image

#5 CswargameS

CswargameS

    Eu não acredito!

  • Ex-Admins
  • 1490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Franca/SP

Posted 04/12/2008, 13:05

De forma alguma...

A não ser que exista uma forma de dar boot nos dois sistemas ao mesmo tempo dividindo a tela ao meio pra cada um. aí você estaria dividindo o notebook pros sistemas ahaha :lol:

Quando um sistema da boot o outro fica lá dormindo como se fosse um arquivo sem uso, ou um jogo fora de execução (que não deixa de ser um arquvo aha)
Então não tem problema nenhum
Regras
Posted Image
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador

#6 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 07/12/2008, 09:59

Local de montagem eu deixo em ( / ) mesmo... tem quem monta em outro lugar...

Não é bem montar em outro lugar... :P

A raíz do sistema (/) precisa ser montada de qualquer maneira. O que acontece é que tu pode, opcionalmente, querer montar determinados diretórios em outras partições. Os mais comuns além da raíz é o diretório do usuário (/home) e o diretório com os arquivos de boot (/boot). :)

Tendo o diretório do usuário numa partição separada pode ser vantajoso se um dia você precisar reinstalar o sistema - os arquivos pessoais manteriam-se intactos. =)

[]’s :DAté mais

#7 CswargameS

CswargameS

    Eu não acredito!

  • Ex-Admins
  • 1490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Franca/SP

Posted 12/12/2008, 11:55

Entendi..

Bem bacana esta opção

Mas na hora de uma possivel reinstalação, você reinstala o sistema por cima do sistema antigo sem formatar aquele "disco"?
Regras
Posted Image
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador

#8 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 12/12/2008, 18:10

Entendi..

Bem bacana esta opção

Mas na hora de uma possivel reinstalação, você reinstala o sistema por cima do sistema antigo sem formatar aquele "disco"?

Ah, claro, tu tem que formatar. Mas no caso, tu só formata a partição do sistema (raíz). :)

[]’s :DAté mais

#9 Kadu DG

Kadu DG

    I Love my Little Girl! http://www.kdsg.net

  • Usuários
  • 597 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Carapicuiba, SP

Posted 14/12/2008, 06:41

bom gente, ele tá rodando fmz aqui....mas o drive da placa wireless não funciona...já fui naquela parte onde tem que habilitar alguns drivers, reiniciei, mas não funciona....existe um outro jeito de instalar o driver???
Posted Image




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq