Jump to content


Photo

Copiar Layout é Crime?


  • Faça o login para participar
6 replies to this topic

#1 Mark1nh0

Mark1nh0

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 4 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 18/11/2008, 15:14

Boa tarde,

Gostaria de saber se é crime copiar o layout de um site.

Sei que não é ético, não é bonito e tudo mais, porem, gostaria de saber se é CRIME ou se basta alterar a logo e as cores.

Por exemplo: Se eu pegar a pagina do Google, alterar a logo e as cores, mas manter a mesma estrutura de menus e tudo mais, eu posso ser processado?

Desde já,

Muito Obrigado.


Att,
Marcus Vinicius

#2 gaguinho

gaguinho

    Yankes, go Rome!

  • Usuários
  • 1496 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Longe demais

Posted 19/11/2008, 01:00

Se fosse, 99,99% dos webmasters teriam de estar presos. Acho que todo mundo começa pegando um layout pronto e mexendo nele pra ver o que é aquilo. Não é bonito ou correto, como você mesmo falou. Depois a pessoa passa a desenvolver seus próprios sites, com layout do zero.

Agora, se o dono do site tiver como comprovar que criou um site... Até pode tentar um processo por violação de propriedade intelectual. Mas nada garante que a ação tenha sucesso. Cabeça de juiz...
Sem senha não vou a LOGAR algum (Gaguinho)

Estratégia e Dominação

#3 brunoXP

brunoXP

    EFEI EÔ

  • Conselheiros
  • 2226 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas/Itajubá

Posted 20/11/2008, 07:50

Bom dia, Marcus.

Vou expor dois pontos de vista.

Se você está começando a mexer com webdesign agora, eu sugiro que dê uma olhada em sites simples e tente copiar a estrutura deles, fazendo os HTML e CSS, etc., apenas para treino e para aumentar seu conhecimento da lingaugem, sem colocar essas cópias no ar nem nada do gênero. Isso é bom pra você treinar seus conhecimentos fazendo uma coisa que você sabe como deve ficar, e consertando as coisas que você fez e que não deram certo quanto ao seu objetivo original. Com isso, você vai melhorando e, com o tempo, passa a desenvolver layouts completamente seus, mostrando o seu estilo e sem copiar nada de ninguém.

Agora, se você já mexe com web, tem conhecimento e deseja copiar o layout de um site, eu sou obrigado a te chamar de cretino. Desculpe se fui sincero ou grosso demais, mas ética é uma coisa que qualquer webdesigner (e não só isso, qualquer pessoa) deve ter. Ficar copiando trabalho dos outros (uma forma mais suave de se dizer plágio é uma coisa que fica bem feia pro nome de qualquer um. Já tivemos nesse fórum pessoas conhecidas por somente copiar trabalhos alheios (não convém citar nomes) e posso lhe garantir que fica uma situação bem chata.

Se plágio é crime? Sim, é crime. Mas tudo depende de o autor do layout ter como provar que foi ele que desenvolveu; se ele não conseguir fazê-lo, ele não tem nada pra fazer contra você, até porque acusar sem provas é uma coisa complicadíssima.
Mas, se ele tiver qualquer coisa que possa mostrar que ele sofreu plágio, sai de baixo que o negócio pode ficar feio pro seu lado (e geralmente agências grandes guardam alguns elementos que podem ajudá-las neste caso, inclusive por várias delas possuírem um departamento jurídico em sua estrutura). Como o Gaguinho citou, um processo de violação de propriedade intelectual fica bem fácil de acontecer nesse caso; mas tudo depende de como a justiça ver o caso.

Então, pode dar rolo e pode não dar, mas bonito isso não é nem nunca vai ser.
É como já dizia a propaganda do Guaraná Antarctica: "seja o que for, seja original". É melhor pra você e pra todo mundo.

Só um adendo: você citou de manter a estrutura de menus. Ocorre que alguns itens não têm como sofrer variações; por exemplo, como você vai organizar os menus de um portal grande? Não existem muitas formas diferentes de fazer isso aí não, pode perceber que todos os portais seguem um mesmo padrão de estrutura e diagramação. O que os diferencia é o visual de cada um deles, que mostra a competência do designer em promover coisas novas e originais (sem precisar plagiar nenhum trabalho alheio).

Espero ter ajudado expondo minhas opiniões. Em nenhum momento quis ser grosso ou rude, desculpe se o fui.

Abraços.
Bruno Toffolo
· Conselho / WebFórum

#4 snake

snake

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 6 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 17/02/2016, 13:10

Sei que o tópico é bem antigo (muito antigo), mas hoje me surgiu uma dúvida.

Fiz um site para um cliente de uma Imobiliária.

Hoje uma outra Imobiliária viu o site e quer um exatamente igual (mudando algumas texturas de fundo, cores, e alguns desenhos para ilustrar). Isso seria diferente.

A pergunta é, poderei ter problemas com a outra empresa judicialmente no futuro, caso venha ver o site parecido com o deles?

Como funciona aqueles sites que trabalham com Templates, e fazem praticamente o mesmo, só mudam, cores, logo e já colocam no ar?

Obrigado desde já.

att,
SnAkE


Edição feita por: snake, 17/02/2016, 13:13.


#5 Kumaiti

Kumaiti

    Normal

  • Usuários
  • 77 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo

Posted 17/02/2016, 13:21

No uKit, por exemplo, não tem problema nenhum. Mas quando vc cria seu site, está lá implícito nos termos de uso que vc está usando um template.

 

No geral, considerando que códigos-fonte de sites não podem ser patenteados e/ou colocados sob copyright mas que o conteúdo pode, vc não terá nenhum problema contanto que não copie o banco de dados ou outros dados internos da empresa.

 

E ainda que a empresa inicial decida mover alguma ação judicial, ela teria que provar q, de alguma forma, o código é idêntico, o que é impossível visto que o conteúdo e vários elementos serão diferentes.

 

Por fim, tem algo q vc precisa ficar ligado: eles podem não ir atrás de vc por copyright, mas sim por vc estar vendendo o trabalho que prestou para eles para outra pessoa. Tipo: vc criou o sistema deles sendo pago por eles, logo, eles são os donos do CMS e afins. No caso, vale a pena dar uma verificada no seu contrato para ver se isso está coberto.



#6 ShZlot

ShZlot

    12 Horas

  • Moderadores
  • 121 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Bahia

Posted 17/02/2016, 22:36

Uma sugestão que me foi dada a respeito disto, é pegar o principio do software livre. Você torna o seu trabalho livre e cobrar ao cliente apenas pelo serviço ou manutenção mensal do produto. Como o soft é livre, você pode revender o mesmo programa/site, sem nem mesmo fazer alterações e o cliente não pode reclamar.


Trabalho desenvolvendo no melhor e mais completo CMS do tipo SaaS. Conheça você também e crie um site grátis no uCoz.


#7 zekkh

zekkh

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 19/04/2016, 06:10

Estava aqui pesquisando no google algo sobre o assunto do tópico, e me veio a duvida, é crime ou plagio, inspirar em um layout? exemplo tem um site bonito, eu eu inspirar nele e programar eu mesmo o desing dos menus,  posicionamentos de divs, conteudo etc, para que seja semelhante, sem copiar imagens, ou até mesmo o código html/css?

Mas que seria muito parecido, e também que hoje o site não está mais no ar


um exemplo, do que estou falando em imagens, essa imagem é o que eu mesmo fiz aqui , e essa imagem, é a que eu inspirei aqui , são códigos html/css totalmente diferentes, e o que eu inspirei não esta no ar


Edição feita por: zekkh, 19/04/2016, 06:14.





0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq