Jump to content


Photo

Profissão Que Dá Futuro?


  • Faça o login para participar
10 replies to this topic

#1 lady carol

lady carol

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 9 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 14/11/2008, 21:00

Oi pessoal, sou nova por aqui e ando com uma dúvida que gostaria que vcs respondessem com franqueza .

Estou para começar um curso de “desenvolvimento de sistemas para internet” ano que vem, ou seja, estou investindo tempo e dinheiro em algo que acredito que seja bom para o meu futuro profissional. Tenho interesse pela área mas, indo direto ao assunto, me preocupo em estar pondo minhas forças em algo que não vai me dar estabilidade financeira. Tenho a impressão que não é uma profissão muito séria (posso estar sendo injusta me perdoem), pra começar o curso de 2 anos (tecnólogo). Existe um mercado bom que empregue esse profissional e não ofereça apenas emprego temporário ou freelancer? Ainda que trabalhe por conta própria consigo sobreviver disso? Tenho visto alguns anúncios oferecendo 1000,00 conto de salário, poxa vc paga a facul pega um diploma pra poder ganhar isso como salário! Sei q dinheiro vem com o trabalho mas...tem futuro? Não quero ser daquelas que se matam pra arranjar o almoço do dia.

Por favor vcs q já tem experiência e também os administradores do site me dêem uma forcinha

abs

#2 KATIERO

KATIERO
  • Visitantes

Posted 14/11/2008, 21:53

Bem, o mercado está um tanto saturado se comparado a alguns anos atrás. Mas para bons profissionais, que tem um telento extra, um diferencial sempre há vagas. Agora, realmente, tanto para programadores quanto para codificadores ou designers, os salários oferecidos por agências, pelo menos aqui em Curitiba, estão abaixo do mínimo aceitável.

Na verdade nas grandes cidades que temos as melhores agências, e eles sabem que o custo de vida é alto. As vezes eu mesmo que tenho alguns anos de experiência fico pensando, será que as agências estão lucrando nas costas dos desenvolvedores, ou realmente eles não tem tanto lucro assim?!

No meu caso, trabalho com web a cerca de 3 anos, tenho 21 hoje. Cheguei a começar um tecnólogo desses e acabei trancando. Por 4 ou 5 vezes quase aceitei empregos em agências, com salários na faixa de 1200, mas desisti. Mais era por medo da instabilidade de ser freelancer.

Hoje estou feliz trabalhando assim, e o retorno é bom, tenho uma certa estabilidade. Agora, mesmo nas agências que fui, as melhores, ou nos freelas, um curso superior nunca foi exigido. Há um interesse, agora se tiver experiência e um bom portfólio, provar seus conhecimentos vai ter um bom futuro.

Na verdade se formos ver, tudo está saturado. Você tem que acreditar em si mesma mais que tudo, que vai dar certo. Agora, essa área de tecnologia, redes, programação, design, uma coisa é certa: Não entre se está apenas interessada em ganhar dinheiro pensando ser uma profissão do futuro. É preciso ser apaixonado para que daqui a 5 ou 10 anos você esteja ainda mais motivada e empolgada, senão isso pode se tornar um problema.

Deixo para o pessoal ai mais experiente ajudar mais. Valeu.

#3 boirock

boirock

    Tecnologia para todos (agora hexa campeão)

  • Usuários
  • 1559 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Curitiba - PR
  • Interesses:PostgreSQL - PHP

Posted 16/11/2008, 21:24

Na minha humilde opinião, se você tiver qualidade vai ficar rica até se for vendedora de churros (sem discrminar, adoro churros... meu sonho é vender churros).

Primeiro: não julgue uma classe por um curso.
É injusto julgar negativamente a seriedade de toda uma categoria pelo nível ruim de um curso (que nem sei se é realmente ruim, estou me orientando pela sua impressão).
Existem péssimos cursos de publicidade no país e isso nunca impediu a publicidade brasileira de ser reconhecida como uma das mais competentes do mundo.
Assim como você encontrou um curso específico de dois anos de duração, vai encontrar cursos abrangentes de engenharia da computação, por exemplo, com duração de 5 anos.
Portanto, expanda seus horizontes. ;)
Com um pensamento restrito e limitado, o profissional pode ter a formação que for, as coisas serão difícies!

Segundo: não é apenas a faculdade que vai te formar.
Na verdade, é o contrário. A faculdade vai te dar mais visibilidade, mas o que vai determinar onde você vai trabalhar e quanto você vai ganhar é o que você fez/aprendeu fora da faculdade...
Muito embora, se não tiver diploma, em algumas empresas mais parrudas você nem será chamada para a entrevista.
Em algumas outras, tanto faz :P

Terceiro: você será paga conforme aquilo que oferecer
Sim, tem uns empregos que são uma porcaria. Surpresa com os empregos que pagam mil reais??? Saiba que alguns tentam pagar menos...
Quer saber do pior? Eles conseguem.
Mas isso não é uma regra... tudo depende do que você pode oferecer para a empresa.
Assim como tem empresas pagando R$ 600 por mês, tem CIOs que ganham verdadeiras fortunas por mês.
Não espere começar ganhando 5 mil por mês. Você vai ganhar conforme aquilo que puder oferecer, conforme as características regionais de mercado, conforme a tecnologia que domina, etc.
Nem pense que vai passar a vida toda ganhando menos que 5 mil... se for dedicada o suficiente vai ganhar muito mais do que isso.

Quarto: discordo do amigo que diz que o mercado está saturado
Também sou de Curitiba e no começo desse ano ouvi o cara que é o manda-chuva do desenvolvimento da GVT, numa palestra, dizendo que está faltando muitos profissionais no mercado e que a expectativa é que esse déficit continue eumentando nos próximos anos.
Eu mesmo passei uma saia-jsuta tentando contratar um programador DHTML pra empresa onde trabalho.
Tive que refazer o teste de conhecimentos duas vezes, diminuindo o grau de dificuldade, e mesmo assim só encontramos uma pessoa que o resolveu. Foi contratadao imediatamente.
Encontramos vários programadores e nível junior, alguns programadores mais experientes que não conseguiram passar no teste e um único programador que estava no perfil desejado...
Fizemos essa seleção po várias semanas com anúncio no jornal, anúncio em sites de emprego e até a contratação de uma empresa de seleção.
A contratação de um programador pra ActionScript foi ainda mais dfícil!
Conheço um coordenador de TI de uma das agências mais importantes de Curitiba que ficou, nesse último mês, umas três semanas procurando um programador J2SE pra sua equipe...
Se isso for saturação, não sei o que não é :P

Quinto: é preciso saber onde procurar emprego
Na metade desse ano eu tive a mesma preocupação que você, decepcionado com o mercado.
Procurei via e-mail um programador certificado pela Zend, perguntando se valia a pena se dedicar e ganhar uma mixaria... a respsota dele foi: se você passar a vida pensando em agências, não. Mas se expandir seus horizontes, sim.
Portanto, embora até existam boas propostas em agências, o filé mignon costuma estar fora delas.

Agora, uma coisa é certa... escolha sua profissão pela paixão e dê oseu sangue por ela, com o o KATIERO muito bem disse.

Mesmo que eu não ganhe rios de dinheiro (mas estou me dedicando pra um dia ganhar! rs...), eu tenho o maior prazer do mundo em levantar todo dia (ok, todo dia é exagero! rs... quase todo dia) e sair pra fazer uma coisa que eu gosto.
Desenvolver soluções digitais que simplificam a rotina das pessoas é a minha vida e isso me faz muito feliz.

Sendo bem objetivo:
Se tem futuro? Só depende do quanto você quer se esforçar.

#4 Rics

Rics

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 6 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maringá - PR

Posted 16/11/2008, 22:48

Na verdade as dicas que vou te passar servem pra qualquer profissão, não apenas pra essa.

Em primeiro lugar, não escolha sua profissão pelo dinheiro que você pode ganhar com ela (ou não). Esse é o jeito errado de decidir o que você vai fazer. Lembre-se que a idéia é que você irá trabalhar sua vida inteira com isso, então o principal é escolher alguma coisa que você realmente goste de fazer. Só assim você vai poder se tornar uma profissional realizada e uma pessoa feliz. Trabalhar com coisas que nós não gostamos é um tremendo aborrecimento.

Bom, sobre o mercado estar saturado eu discordo em partes. O mercado está saturado de lixo! A grande maioria do pessoal que se diz "webdesigner" e/ou "programador" não são realmente profissionais. Acho até que o mercado está sedento por bons profissionais nesta área. Profissionais de verdade.

O curso que você vai fazer pode te ajudar muito, mas sozinho não vai te levar a lugar nenhum. Se você não tiver interesse em aprender e for atrás de conseguir o máximo de conhecimento possível vai acabar se juntando à massa dos ditos "profissionais" que na verdade são um bando de incompetentes.

Hoje em dia não dá pra ser "mais ou menos". Você tem que estar entre os melhores! SEMPRE!

Tudo, tudo, tudo mesmo que a faculdade vai te ensinar não preencherá 10% do conhecimento que você terá que possuir pra estar entre os melhores. Eu costumo dizer que faculdade apenas te dá a base pra você COMEÇAR a aprender e se aperfeiçoar. Cursos são importantes, claro que são. Mas não pare por aí. Faça trabalhos, faça cursos em linguagens especializadas, faça treinamentos em softwares importantes para a tua área. Se você não tiver grana pra fazer tudo isso, se vira nos 30 e aprenda sozinha. Na internet você vai encontrar tudo o que precisa, de tutoriais a pessoas experientes que terão prazer em te ajudar (como aqui nestes fórum).

E por último, mas não menos importante, não queira começar grande. Aquele estágio onde você vai ganhar só o necessário pra ir e voltar de ônibus até o escritório é super importante pra você conseguir experiÊncia. Não queira sair da faculdade e já se tornar uma diretora que isso raramente acontece.

Aliás, tem uma última dica de verdade: Não estude pra ser empregada! Torne-se empreendedora!!! É importante trabalhar como empregada durante um tempo, pela experiÊncia, mas não tenha como objetivo de vida ser uma boa funcinária.

Espero que te ajude!
Rics
Pensa Rics, pensa!
http://www.pensarics.com
Loja do Rics
http://ofertas.pensarics.com

#5 theb

theb

    kleber s. _

  • Usuários
  • 295 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 17/11/2008, 09:01

Estude o q vc gosta! Pois quando vc trabalha com o q gosta, vc se diverte e acaba sendo um profissinaol destaque.
O Mercado não estah saturado, aki no Rio de janeiro ta faltando desenvolvedor bom em PHP.

vlw!
+ Intercâmbio Exterior - Trabalhe e Estude fora do País.
+ Blogando Gospel - Entretenimento Gospel.
+ hili.in - Encurtador De Url.

#6 lady carol

lady carol

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 9 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 18/11/2008, 20:25

Ok gente, valeu pelas dicas mas gostaria de esclarecer umas coisas, o curso q vou fazer não é um desse lixos q agente encontra, é um curso superior em uma faculdade q acredito não ser ruim e q inclusive vai custar todo o meu salario só me estranhou um pouco o fato de ser de curta duração e eu só acho desse tipo por ai pra essa area, se vc fizer sistema da informação por exemplo leva 4 anos mas tudo bem, cheguei a conclusão que isso não é o mais importante.

Também entendi, pelo q vcs falaram e pelo q tenho lido por ai, que há sim mercado no que se diz respeito aos bons profissionais é que há carência dos tais então é focar nisso! :lol:

Oq eu precisava mesmo era sentir mais como q é ser um webdesign ou webmaster e quais as possibilidades, ao q me parece vale muito apena seguir carreira liberal, trabalhar por conta própria. Também acho q é bom ser clt pra poder pegar experiência.

Vcs me deram uma boa ajuda valeu

#7 Swe

Swe

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 2 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Bahia
  • Interesses:Négocios<br />Música<br />Programação<br />Internet<br />e infinitos outros...

Posted 07/03/2009, 18:16

Nem comece o curso, se você so que entrar pelo dinheiro é melhor parar.. no fórum não existe verdadeiro desenvolvedores nem programadores.

Desenvolver não é só

- include
- comentários
- $con =

etc etc

Aff... brasil já era mesmo

#8 Victor Hugo Odo

Victor Hugo Odo

    Doutor

  • Administradores
  • 779 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP
  • Interesses:Compartilhar conhecimentos!

Posted 09/03/2009, 19:49

Nem comece o curso, se você so que entrar pelo dinheiro é melhor parar.. no fórum não existe verdadeiro desenvolvedores nem programadores.

Desenvolver não é só

- include
- comentários
- $con =

etc etc

Aff... brasil já era mesmo


É... entrar pelo dinheiro é complicado, pois o tanto que se vai ter de esforço pra aprender dezenas de tecnologias talvez para quem não goste não compense nem por todo o dinheiro do mundo.

Mas também acho que não há mal nenhum em querer estudar o mercado antes de entrar...

[]'s

Fórum WMO - Administrador


#9 halfar

halfar

    Turista

  • Usuários
  • 48 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:guarulhos - sp

Posted 11/09/2009, 10:49

A area de informatica ja foi boa. Hoje fala-se na crise mundial que afeta tudo, mas na verdade ja havia percebido uma diminuicao no trabalho de informatica ha uns 3 anos atras.

Sinceramente, não vale a pena. Informatica é constante atualização, sempre com novas tecnologias, se voce não conseguir ingressar numa empresa seria, que te de treinamento, que voce va atualizando os seus conhecimentos, em pouco tempo voce estara desatualizado.

Infelizmente, com o advento das consultorias, a coisa ficou muito feia. As consultorias nao treinam empregados, não capacitam profissionais, estas consultorias procuram ávidas no mercado o programador que ja conhece de tudo e muitas linguagens. Se voce se encaixar neste perfil, voce poderá ter um bom salario. Mas será que vale a pena...Os contratos são curtos, 3 meses a 6 meses, estourando 1 ano. Mas voce tem que ralar e muito.

Muitos programadores ja abandonaram o barco. Eu estou tentando resistir, mas ja penso em sair fora tambem. Voce tem que estar sempre estudando muitos as varias linguagens, e este aprendizado leva muito tempo, e quando consegue algo, é aquilo que voce falou, salarios infimos 1.000 reais...

OPINIAO SINCERA MINHA...PROCURE OUTRO RAMO...

Edição feita por: halfar, 11/09/2009, 10:50.


#10 juniØr

juniØr

    Normal

  • Usuários
  • 72 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo/SP
  • Interesses:Tecnologia, música, cinema, celulares, vídeo games

Posted 18/01/2010, 09:28

Cara, estou no 5º semestre do meu curso de Publicidade e Propaganda e vou relatar minha percepção, ao menos do mercado publicitário, de como realmente estão as coisas pros profissionais da área.
Surgem novas oportunidades de emprego e estágio DIARIAMENTE (basta olhar no twitter.com/trampos, twitter.com/estagios, publicijobs.blogspot.com e muitos outros) e só fica desempregado quem quer. Ou melhor: quem não se dedica e, desta forma, parece não gostar de verdade da área na qual atua. Ao meu ver, a área está saturadíssima, mas com o detalhe de estar saturada de profissionais "meia-boca". Em resumo, é preciso correr atrás das coisas e ter gosto pela profissão. Aí dá certo. ;)
Abs!
[Work it harder, make it better
Do it faster, make us stronger]

#11 provest

provest

    Felipe Antunes

  • Moderadores
  • 572 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro
  • Interesses:https://www.cliquevestibular.com.br
    https://clickeducacao.com.br/
    http://www.felipeantunes.com.br

Posted 27/01/2010, 09:38

Nem comece o curso, se você so que entrar pelo dinheiro é melhor parar.. no fórum não existe verdadeiro desenvolvedores nem programadores.

Desenvolver não é só

- include
- comentários
- $con =

etc etc

Aff... brasil já era mesmo


Nossa que comentário pertinete,
principalmente o final, o Brasil já era.
Engraçado como nosso povo de desvaloriza, e la fora e tao valorizado.
Micreiro tem no mundo todo.
Mas se você não gosta do pais tudo bem, va pra outro, e tomara que la seja aceito.




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq