Jump to content


Photo

Qual é A Tendência De Layout E Conteúdo Para 2009?


  • Faça o login para participar
20 replies to this topic

#1 Stress

Stress

    Veterano

  • Monitores
  • 1111 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Salvador-BA

Posted 07/11/2008, 22:11

Estou para mudar o layout de um portal de bairro, estou sem idéia o que mudar em relação a estrutura do layout, cores e conteúdo.

o que você tem para me recomendar?

agradeço desde de já.
Stress - Monitor Webfórum - Equipe de Editores Web / Negócios & Oportunidades

Desde de 2002 usuário ativo.(antigo nick que deu tilt era XITEM).

Posted Image

#2 Frajola

Frajola

    É bom?

  • Ex-Admins
  • 889 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Brasilia - DF

Posted 09/11/2008, 03:45

Então stress, na intercon daqui de Brasília rolou uns papo sobre o futuro da web, já estamos cansados de saber desse tal 2.0 mas ai poucos falam sobre a estrutura visual, apenas programação. Mas tenho reparado que grandes portais (de todos os tipos) estão matendo o estilo leve, porém bastante visual e interativo, vamos pegar o novo uol, o menu ficou menor, porém o contéudo central aumentou e diversificou, o menu deixou de ser o caminho de navegação. Atualmente pra mim a melhor distribuição de contéudo e visual na home é a da yahoo. A uol apesar de ter simplificado, me aparenta ser muito seca, já o yahoo usou legal os botões e icones, e principalmente na interatividade e bom uso do espaço (como por exemplo a barra de rolagem para fotos e videos no meio da home).
Com relação a cores um bom lugar pra buscar opções é a sensacional COLOURlovers (que eu já usei até pra escolher cores do apartamento)

Vamos ver o que mais rola no tópico.

Abraços

______________________________________________________________
Blog Desejado - Você não vai se arrepender
Meu portifólio: http://www.freela.co...po.php?id=11616
Posted Image


#3 Stress

Stress

    Veterano

  • Monitores
  • 1111 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Salvador-BA

Posted 10/11/2008, 20:18

o meu objetivo é ter mais interatividade com os visitantes, com layout limpo/leve.

espero que os internautas se sinta em casa, sem perca de tempo para encontrar o que ele está querendo, sem dá dor de cabeça e stress pela navegação.

afinal, hoje em dia está usando que resolução?

esses sites assim só funciona com programação, certo?
*refiro portais tipo uol/yahoo...se for manual usando "html" dreamweaver vai ser maior stress, vai levar anos para atualizar.
Stress - Monitor Webfórum - Equipe de Editores Web / Negócios & Oportunidades

Desde de 2002 usuário ativo.(antigo nick que deu tilt era XITEM).

Posted Image

#4 gaguinho

gaguinho

    Yankes, go Rome!

  • Usuários
  • 1496 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Longe demais

Posted 11/11/2008, 06:18

Se for "manual" é melhor fazer o layout usando CSS. E o conteúdo com includes. O máximo possível. Vai agilizar nas mudanças e atualizações.
Sem senha não vou a LOGAR algum (Gaguinho)

Estratégia e Dominação

#5 Maykel Esser

Maykel Esser

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1536 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Curitiba - PR

Posted 11/11/2008, 12:43

vi uma pesquisa que a maioria dos usuarios usa 1024x768 em 2008. Creio que esse padrão deve se manter ainda ano que vem! A moda é CSS e W3C, porém sempre tendencioso ao design atrativo e cores que remetem ao tema do site!

Se este post lhe ajudou, ajude o fórum também. Use a reputação de mensagens! add.png


#6 Stress

Stress

    Veterano

  • Monitores
  • 1111 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Salvador-BA

Posted 11/11/2008, 21:57

Se for "manual" é melhor fazer o layout usando CSS. E o conteúdo com includes. O máximo possível. Vai agilizar nas mudanças e atualizações.

esqueci esse tal de "includes"?
isso é html...como faz? como é o processo?

vi uma pesquisa que a maioria dos usuarios usa 1024x768 em 2008. Creio que esse padrão deve se manter ainda ano que vem! A moda é CSS e W3C, porém sempre tendencioso ao design atrativo e cores que remetem ao tema do site!


pois é...só vejo os monitores neste padrões.
Stress - Monitor Webfórum - Equipe de Editores Web / Negócios & Oportunidades

Desde de 2002 usuário ativo.(antigo nick que deu tilt era XITEM).

Posted Image

#7 gaguinho

gaguinho

    Yankes, go Rome!

  • Usuários
  • 1496 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Longe demais

Posted 12/11/2008, 03:26

Stress, include é só um comando em PHP que insere uma página dentro da outra. Seria como um iframe só que não ficam 2 páginas separadas, elas se integram numa só. É ótimo pra atualizar certas partes de um site sem precisar editar trocentas páginas. É bem simplinho e não precisa entender de programação pra usar. Faz uma busca na seção de PHP que vais achar uma explicação melhor que a minha.

Maykel, desculpa discordar mas a tendência não é mais 1024x768. Eu mesmo pensava igual mas agora , com os monitores widescreen, a tela ficará mais larga e mais achatada. Eu mesmo fui "obrigado" a me adequar a 1440x900 nesse monitor atual. E a maioria dos monitores vendidos atualmente é wide. Essa será a tendência no quesito tamanho de tela.
Sem senha não vou a LOGAR algum (Gaguinho)

Estratégia e Dominação

#8 Paulo André

Paulo André

    Why so serious?

  • Ex-Admins
  • 5114 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte - MG
  • Interesses:O.Q.F.J.?

Posted 12/11/2008, 06:22

Pegando meio que o bonde andando, será que layout líquido é uma boa? Mesmo para se ver em monitores widescreen, eu particularmente acho que nem tudo que se adequando ao monitor do usuário fica bom. As vezes pode ficar esmagado demais e as vezes largo demais. Mas também sobrando muito espaço não fica bom.

[]'s Até mais
Paulo André G Rodrigues,
ex-administrador Fórum WMO.


www.CanalDev.com.br

#9 gaguinho

gaguinho

    Yankes, go Rome!

  • Usuários
  • 1496 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Longe demais

Posted 12/11/2008, 07:49

Sim, sim PA. Tem isso. Eu sempre defendi o layout liquido. Atualmente uso fixo num site e liquido em outro. O maior problema no liquido é que vc tem que tomar cuidado extremo com o tamanho das imagens. Dai fico com a calculadora e imaginando uma resolução mínima e quanto deverá medir a tal imagem naquela resolução. Se sobrar espaço até dá. Se faltar... :huh:
Na verdade acho que o nome "layout liquido" deveria ser "layout a partir de..." Isso por causa das imagens, banners e tal... Vai que aparece um doido com menos de 800x600 ...
Sem senha não vou a LOGAR algum (Gaguinho)

Estratégia e Dominação

#10 Maykel Esser

Maykel Esser

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1536 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Curitiba - PR

Posted 12/11/2008, 09:46

Maykel, desculpa discordar mas a tendência não é mais 1024x768. Eu mesmo pensava igual mas agora , com os monitores widescreen, a tela ficará mais larga e mais achatada. Eu mesmo fui "obrigado" a me adequar a 1440x900 nesse monitor atual. E a maioria dos monitores vendidos atualmente é wide. Essa será a tendência no quesito tamanho de tela.


Mas nem todos usam monitores wide. A grande maioria usa o convencional, infelizmente. Acredito que pra usar como padrão widescreen ainda é cedo, montar layouts pra ficar com uma rolagem horizontal é bem ruim, prefiro não arriscar e trabalhar em um fundo (background) que preencha a área do widescreen perdida. (Adoro estas discussoes saudaveis :P)

Uma coisa que tenho visto crescer é o uso de internet em celulares com acesso. Ainda mais com estas febres 3G os layouts líquidos vão ser tendência. Com a febre da portabilidade, o uso de imagens vai ser cada vez menor, vai se restringir a logos e mais alguns adventos :P Então creio que no final das contas, o conteudo e o background vão ser os mais chamativos nos sites daqui pra frente.

Se este post lhe ajudou, ajude o fórum também. Use a reputação de mensagens! add.png


#11 gaguinho

gaguinho

    Yankes, go Rome!

  • Usuários
  • 1496 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Longe demais

Posted 12/11/2008, 15:36

Mas, caro Maykel, onde eu falei que a maioria é wide?? Eu falei em tendência, de hoje pra frente. Textualmente eu disse: "Essa será a tendência no quesito tamanho de tela", note que a palavra usada foi será.
Sem esquecer que os notebooks adotam o formato wide como padrão. Salvo engano, todos os fabricados atualmente.
Agora, no assunto celular... Taí uma coisa boa pra se pensar. E discutir. Como fazer paginas adequadas pra acesso via celular????

Mas voltando ao caso do Stress, eu recomendo o layout todo no CSS. Não abusar de imagens nem em quantidade nem em tamanho. E inserir o conteudo com includes.
Sem senha não vou a LOGAR algum (Gaguinho)

Estratégia e Dominação

#12 Stress

Stress

    Veterano

  • Monitores
  • 1111 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Salvador-BA

Posted 12/11/2008, 16:12

estou desatualizado mesmo, hehehe

que venha ser agora esse layout líquido?

beleza gaguinho, mas esse include vai pegar sem o plano de hospedagem de php?

essa viagem de resolução maior a página vai ficar pesada e poluída, certo?
então, como resolver isso...?

ah, obrigado a todos pelas respostas e continue colaborando.
Stress - Monitor Webfórum - Equipe de Editores Web / Negócios & Oportunidades

Desde de 2002 usuário ativo.(antigo nick que deu tilt era XITEM).

Posted Image

#13 Paulo André

Paulo André

    Why so serious?

  • Ex-Admins
  • 5114 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte - MG
  • Interesses:O.Q.F.J.?

Posted 12/11/2008, 16:45

"Layout líquido" seria o uso de valores relativos e não absolutos para definir os tamanhos dos elementos, ou seja, usar valores em porcentagem e não pixels, assim ele irá se adequar à resolução do usuário.

Estou construindo um e seguindo a dica do Gago e pelo que andei olhando por ai também, o uso da propriedade min-width é bastante frequente, ou seja, como você falou mesmo, "layout a partir de..."

Para os includes, não necessariamente precisa ser PHP, o que tem que ser é uma linguagem server-side. Seja ASP, PHP, JSP, QSS, todas tem o recurso de incluir.

Mas como PHP é open-source, rodando em um servidor web livre e no Linux, fica tudo mais barato. :D

[]'sAté mais
Paulo André G Rodrigues,
ex-administrador Fórum WMO.


www.CanalDev.com.br

#14 Frajola

Frajola

    É bom?

  • Ex-Admins
  • 889 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Brasilia - DF

Posted 12/11/2008, 20:13

A galera já foi para programação kkk ai eu não manjo de nada, minha área é usabilidade :P

Com relação ao monitor, sem dúvidas tem que rolar algo que faça um resize, já com atualização e afins, você não algo estilo mamboo ou joomla? Até wordpress rola, já que ele tem todo o tipo de customização.

Mas vamos debater algo que eu entenda kkkk

A usabilidade do site tem que ser a mais mastigada possível. Foi como olhamos nos grandes portais, menus reduzidos e grandes chamadas (imagens ou videos ou textos) mas dependendo do assunto a se tratar no seu site, não pode exagerar. Chego até concordar com o Maykel que prefiro sites que utilizam BG, acredito que ele limita a visão e o foco do usuário, fazendo com que ele siga um caminho para navegar, usar todo os espaço deixa amplo demais e faz parecer que não tem organização. Um exemplo de má usabilidade é o do portal do terra, parece que ele foi feito para monitores antigos, (eu uso wide) e ficou 1/4 de bg branco. Custava nada centralizar e manter o bg para um resize.

Enfim... passa o briefing aí :P upgrade de algo que não conheço é complicado

______________________________________________________________
Blog Desejado - Você não vai se arrepender
Meu portifólio: http://www.freela.co...po.php?id=11616
Posted Image


#15 gaguinho

gaguinho

    Yankes, go Rome!

  • Usuários
  • 1496 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Longe demais

Posted 13/11/2008, 13:16

Frajola, ainda não estamos falando em programação. Só citando coisas, até porque o fera nisso é o PA.

Mas, Stress, tem isso, a dica de você usar um sistema de portal pronto, tipo um Joomla da vida. Ou... Reformar seu site usando as dicas.
Seu host não roda php?? é ASP? De qualquer modo pode usar includes como o PA te disse.
No assunto resolução maior, isso não é necessariamente poluir o site com mais imagens. Só aproveitar o espaço que tende a ficar maior na horizontal. Daí o layout liquido seria melhor pois usa %. Mas, como já disse, cuide do tamanho das imagens pois , digamos, que seu topo tenha um logo de 300px e um banner de 790 px, já dariam uns 1.100px. Se o visitante tiver 1024, estoura e dá scroll.
Sem senha não vou a LOGAR algum (Gaguinho)

Estratégia e Dominação




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq