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Convém Manter Cliente Assim?


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12 replies to this topic

#1 hal

hal

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Posted 24/10/2008, 14:27

veja minha situação:
um cliente sempre me pede serviços, as vezes, precisava de adiantamento (por necessidade, mesmo)e ele mandava numa boa, sempre trabalhamos assim, desde 2005...ele sempre gostava do meu trabalho e tal...
bom, recentemente, ele me pediu um novo site... com um sistema bem mais "parrudo" que os serviços anteriores...coisa realmente dificil..e de lambuja ele começou a "malhar" meus trabalhos anteriores, dizendo que agora, ele trabalhava com uma outra empresa, e já foi adiantando que cobravam um comércio virtual por 10X de R$80,00 e que lá era rapido(óbvio, com mais pessoas trabalhando, agiliza, mesmo...aqui, eu trabalho sozinho), e que, apesar dos meus "defeitos" e "falhas", ele me daria uma segunda chance...(achei estranho ele falar isso, pois, SE ele não estava satisfeito, não me contrasse novamente, pelo menos, é o que eu faria...)
enfim..ele me mostrou a administração e quebrei a cabeça para refazer a administração(quebrei a cabeça, mas FIZ, igualzinha!!!)e passei o valor para ele, pedi menos que a empresa, (tomaria um prejuízo feio, mas não perderia o cliente, pelo menos)e ele ainda barganhou mais pra baixo ainda...financeiramente falando, vou tomar um prejuízo monstruoso...mesmo assim, aceitei, visando manter o cliente..
depois disso, após 3 anos trabalhando com ele(sempre de forma amigável e tranquila) ele inventou que queria vir em casa, para discutir isso...achei estranho, mas , tudo bem...ele veio, discutimos alterações no lay-out, fiz, e mandei as alterações para ele estudar...depois disso, ELE SE CONVIDOU pra vir aqui novamente...bom, veio, e conversamos novamente...aí, minha net foi cortada, e pedi(já pensando no sempre bom relacionamento que tivemos desde 2005)um adiantamento a ele, que me negou, dizendo que não tinhamos combinado isso e tal...bom, ele disse que eu teria que ir até escritório dele para terminar o site(o que seria inviável pra mim, pois além dele, tenho outros clientes...)mas topei, TEMPORARIAMENTE apagar minha net...
bom, fui lá em vão, pois a net dele estava com problemas, e o servidor do site, não estava pago...ou seja, não consegui tabalhar , nem servidor lá tinha...enfim...
enfim, se não bastasse a mudança de comportamento dele, agora ele sempre que me liga, vem com ameaças, "vamos mandar para outra empresa" " meu socio tá descontente" enfim...ele tá criando caso direto...
enfim...compensa vc trabalhar como um louco, colocar demais clientes de lado, para manter um cliente que te além de mandar serviços monstruosos , não paga nem a metade do que vale?
compensa manter um cliente que , além de não te dar um retorno economico mínimo, ainda ter que aguentar esse tipo de situação?

desculpem o desabafo, mas tem sido uma situação bem complicada...

Edição feita por: hal, 24/10/2008, 14:31.


#2 dddj

dddj

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Posted 24/10/2008, 14:54

Cara começa a fazer as coisas masi corretas para seu lado, ja que ele é metido a ser certinho, seja mais certinho tb, faça contratos informando valores, sempre exija uma entrada de no minimo 25% do valor e tudo mais. Pq creio eu que este "cliente" está abusando da sua boa vontade, oque é normal, vc tem que mostrar que é um profissional e tem que agir como tal tb entendeu. Acho que vc deveria tem uma conversa com ele e colocar novas regras, caso ele não goste, paciencia. Pois se ele não te da lucro, não te tráz mais clientes e não valoriza seu trabalho então pra que ele serve, só pra dizer que vc tem um cliente ou melhor ta mais com cara de parente que cliente. kkkkkk
Djavan Loureiro - SEO Marketing - Search Engine Optimization - Otimização de Sites
Coloque seu site no topo dos sistemas de busca - Projeto SEM - Visitem o site.

#3 icarusbc

icarusbc

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Posted 27/10/2008, 16:51

Um cliente tem sempre a razão, dentro dos parâmetros estabelecidos em comum acordo, ou seja, por ambas as partes. Trabalhar de modo tão aberto quanto você trabalha é arriscado. Na maioria das vezes o cliente diz encontrar profissionais que trabalham mais rápido e com melhor preço. Desde já saiba que ele quer diminiur seu preço. Claro, poderá haver uma preferência pelo seu trabalho, não sabendo expressar de maneira adequada o fato de terem encontrado coisa mais em conta. Dizem que é antiético perguntar com quem o por quanto foi feito tal orçamento. Discordo, e muita gente também. Uma pessoa pode muito bem saber o seu preço e dizer que encontrou por tal valor com outra pessoa sem que tenha procurado. Tome cuidado, nunca supervalorize um cliente, diminuindo a importância dos outros. Todos têm o mesmo direito à sua prestação de serviço. Por isso é melhor estabelecer um acordo, de preferência, por escrito, um contrato de prestação de serviços autônomo, muito fácil de se formular, há na internet vários modelo referentes à area.

Espero ter ajudado.

Boa sorte.

Edição feita por: icarusbc, 27/10/2008, 16:52.


#4 boirock

boirock

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Posted 27/10/2008, 20:56

Se o cara era boa gente antes e agora não é mais, provavelmente tem alguém pressionando ele... é natural que ele não queira segurar a bomba e passe pra você!

Porém, você não o Bozo e não precisa aceitar essas palhaçadas... enquanto você não valorizar o seu serviço, ninguém vai valorizar.

Leis de mercado, oferta x procura são fatos e temos que lidar com eles. Mas se você tem qualidade, cobre por ela!
A BMW não vai baixar o valor dos seus carros porque a FIAT tem modelos mais baratos... só vai selecionar melhor seus clientes (y)

#5 PenDragon

PenDragon

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Posted 28/10/2008, 10:46

Concordo com os posts acima.

enfim...compensa vc trabalhar como um louco, colocar demais clientes de lado, para manter um cliente que te além de mandar serviços monstruosos , não paga nem a metade do que vale?
compensa manter um cliente que , além de não te dar um retorno economico mínimo, ainda ter que aguentar esse tipo de situação?


Não. ;)

#6 hal

hal

    Doutor

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Posted 29/10/2008, 10:30

Em primeiro lugar, obrigado pela atenção com minha dúvida...
pois é...realmente tenho que mudar algumas coisas mesmo, e que , devido a necessidade, a gente se submete a esses desmando, acreditando que vai resolver, e a prática tem me mostrado que sempre que eu escuto a "voz da necessidade" continuo dentro da mesma...
esse cliente em especial, então, se aproveita disso, pois , num dos últimos contatos com ele, ele me pediu pra ir trabalhar no escritório dele, e disse que naquele dia, daquela forma, não iria,pois tinha que pegar um pagamento de uma cliente, e teria que ficar em casa, esperando ela ligar, pois assim, eu poderia pagar algumas contas no mesmo dia, ele disse que tudo bem, e desligou, minutos depois, ele me liga(eu, na minha ingenuidade achando que ele ia me oferecer uma adiantamento para poder negociar minha ida lá)dizendo que falou com a sócia e que se não fosse trabalhar no escritório dele, que o acordo seria quebrado e que eles passariam pra outra empresa...

eu sinceramente tenho ficado de saco cheio dessa história de me sentir ameaçado constantemente, trabalho em esquema free-lance justamente para fugir dos olhos grandes de patrão, e não pretendo passar por isso na mão de clientes abusados...acho que sim, na situação que comentei, caberia eu agradar o cliente, se estivéssemos falando de um site de 4.000,00, 5.000,00 reais, mas ele tá me pagando míseros(antes que eu pareça arrogante, digo míseros, pelo porte do trabalho mesmo, sei que isso pesa no orçamento de uma casa e tal, então convém explicar...) 600,00 e ainda fica pegando no meu pé...
realmente, tenho que rever minha situação "comercial" mesmo..pois to vendo que o único jeito de sair dessa necessidade é me impondo...pois tenho tentado agir de forma a facilitar a vida do cliente e só tenho dificultado a minha...

enfim, estou gostando muito da conversa e dos pontos de vista, e gostaria de continuar o tópico, quem tiver mais opiniões a respeito, por favor, vamos postar, pois o único jeito de aprender a melhorar meu desempenho é ouvindo gente da área( leia-se VOCÊS....)
valeu, gente!!Hal

#7 boirock

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    Tecnologia para todos (agora hexa campeão)

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Posted 29/10/2008, 11:04

Pois é... ninguém é obrigado a ser um grande técnico e manjar de administração, ter tino comercial, etc... aliás, é um raro encontrar pessoas que sejam excelentes nas duas coisas.

Uns dias atrás andei lendo que a maioria das empresas que não dão certo no Brasil têm os problemas mais graves na administração e não no produto/serviço em si.

Falando da minha experiência pessoal: não que eu me considere um técnico excelente, longe disso! Mas sei que preciso aprender muito mais como administrador do que como desenvolvedor. Não tive a sorte de nascer com isso a flor da pele :(

Eu, assim como você, não quero trabalhar a vida toda "sob os olhos do patrão" (contra burguês, vote 16!!! hehehe)... mas trabalho e ainda trabalharei em empresas de terceiros por algum tempo! Principalmente por causa de uma plaestra que eu ouvi um dia, onde o cara dizia "antes de abrir o próprio negócio, erre com o dinheiro dos outros".

Tem sido bom cara... tenho aprendido muita coisa (e estão me pagando pra isso! rs...) e acredito que quando chegar a hora de abrir a boirock empreendimentos tecnológicos LTDA, estarei muito mais preparado. (y)

Existem opções... dedicar-se a aprender isso pra valer, associar-se a alguém, contratar alguém com esse perfil e por aí vai. O que importa é, pelo menos no meu caso, admitir o problema e procurar a solução.

#8 KATIERO

KATIERO
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Posted 30/10/2008, 03:06

Amigo, no começo, quando queremos montar um portfólio, ser divulgado, ficar conhecido até vale tudo ou quase no sentido de suportar certas manhas e outras coisas mais de clientes chatos, mas também não podemos nos desvalorizar, a nós mesmos e a profissão, cobrando valores muito abaixo da média e aceitando tudo que mandam fazer.

Agora, se mesmo depois de 1 ou 2 anos trabalhando como freelance, você não estiver uma estabilidade e por necessidade as vezes precisa ainda suportar estes tipos de clientes, seja por medo de perder o cliente, de ele falar mal de você e queimar seu nome, essas coisas, a situação complica, é delicado mesmo.

E mesmo assim, eu já passei por algumas, ter que refazer trabalhos já prontos e aprovados porque o cliente simplesmente não gostou mais, ou ter que ir até a casa de outro para ajudar ele a colher os materiais, fotos, pois nem isso ele sabia fazer e só me enrolava. Acho que esse foi o ápice, então apenas liguei para ele e disse que não iria mais fazer o site dele.

Hoje moro só, vivo somente de freelance e dos lucros com os meus projetos pessoais. Recebo muitos contatos, sei que tem muita gente ai mas bons profissionais são poucos. Eu sei da qualidade do meu trabalho, o que faço eu faço bem feito, e sei que tem oferta, basta procurar. No momento não aceito mais certos tipos de serviços, ou as vezes só pelo que percebo do cliente em um ou dois emails já sei que é "problema" e logo aviso que estou indisnível devido a estar com muitos projetos em andamento, e é verdade, senão também perco a qualidade do trabalho.

Devemos acreditar mais em nós mesmos, e se impor, ainda mais sabendo quanto foi difícil adquirir o conhecimento que temos. Seja humilde, mas valorize sua inteligência e o seu trabalho. É melhor não aceitar um projeto, ou então cair fora o quanto antes, terminar o que foi acertado, se nem começou melhor.

Sempre vai ter alguém que faz o mesmo que você por menos, é incrível, a famosa prostituição da profissão. Se você for aceitando tudo que o cliente quer, baixando o preço, logo estará trabalhando de graça.

Espero que entenda a mensagem que quero passar amigo. Entendo perfeitamente o seu lado e apenas disse com estas palavras acima o que eu faço em casos assim e o que penso.

Grande abraço!

#9 Canadá Brasileiro

Canadá Brasileiro

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Posted 07/11/2008, 12:11

Cara, já passei por situações assim... sinceramente, consegui aguentar até um certo ponto, mas um dia não teve jeito, praticamente explodi com o cliente: cancelei todo o serviço, passei as senhas pra ele e disse ainda a ele, "Se precisar de qualquer coisa, não me liga"

Enfim... mas tudo isso eu também tenho parcela de culpa, pois fui na informalidade com o cliente, por ele ser amigo de família, acabei deixando todo o procedimento legal (com contrato, etc) de lado, e deu nisso aí que comentei.

Bom, eu particularmente não aturo mais isso.
Não sei se passei da "idade" de levar desaforos por pouca grana... mas enfim, espero que ajude com minha opinião =]
CANADÁ BRASILEIRO
Cotidiano, dicas, equivalência de estudos, universidades canadenses, roteiros, etc
» http://www.canadabrasileiro.com

#10 gilmarimelo

gilmarimelo

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Posted 14/04/2009, 20:21

Boa noite estava no fórum atraz de outra coisa e vi este e resolvi ler.

vou contar uma exp. que tive bem resumida pq ainda pretendo terminar alguns compromissos ainda hoje. rs.

Bem no meu caso eu tive uma experiencia onde o cliente so aceitava me pagar após a conclusão de um site, na epoca como eu pretendia mostrar serviço para futuros clientes aceitei.

1º parte da historia.
conclui o site e na hora de pagar o cliente não tinha dinheiro vivo, so cheque e ainda por cima queria predatar em 3x.

2º parte?
aceitei os cheque e passei os mesmo para frente pois trabalhava com uma grafica e então como precisava pagar a grafica useis estes cheques.

3º parte
os cheques voltaram e eu fiquei devendo a grafica do mesmo jeito, acabei tendo que pagar a grafica com recursos de outros trabalhos onde ja estavam comprometidos com outras despesas.


4º parte
depois de alguns meses recebi os cheques se nao fosse minha atitude de trocar a pagina inicial com a seguinte mensagem:

Site inoperante
Consute as empresas com este mesmo produto relacionado a abaixo:

Coloquei uma lista com os concorrente dele da mesma região e esperei ele me ligar rs


pronto o cara me pagou direitinho e a um tempo atraz me procurou para eu refazer o site dele so que mais moderno e me mostrou alguns exemplos eu então sugeri que o mesmo colocasse o site em joomla pois ele mesmo poderia atualizar o site e expliquei todas as vantagens o joomla poderia trazer para ele.

Falamos sobre valores e td mais e ele queria gastar apenas R$ 400,00 ai eu disse o seguinte por este valor eu so configuro o site para vc e te dou as devidas explicações de como incluir as informações que deseja por no site mediante pagamento antecipado e ele aceitou.



Alguns dias depois ele me ligou para eu fazer o processo e eu pergutei sobre o pagamento e ele me respondeu que tinha a metada para o sinal, eu simplesmente fui categorico em responder para ele da seguinte forma: amigo este valor que voce quer me pagar é avista eu não vou levar nem 5 dias para colocar seu site no ar e ainda mais este trabalho que você quer não sai por menos de 1200.00 e até hoje estou aguardando uma resposta do cara.


Moral da historia preferi evitar toda dor de cabeça que ja tive dei atenção para meus atuais clientes e dentro deste praza ja desenvolvi 3 projetos e tambem ja recebi.

ou seja é melhor perder um cliente que te traz prejuizo e fazer outra coisa do que atender pessoas assim.

#11 Virou Web

Virou Web

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Posted 10/08/2009, 22:56

Bom cara,

Minha posição é meio de esquerda, acho que o erro não é só do cliente, é seu também!!!
Todo negócio no meu ponto de vista, ele tem que ser dividido em AMIZADES e NEGÓCIOS, e pelo que vi, você e ele meio que misturou as coisas, por isso aconteceu toda essa confusão, por um problema financeiro seu você pediu um adiantamento a ele, isso seria uma planejamento $$ seu, será que você não tá gastando mais do que podia gastar? será que você não tá contando com que vai receber para pagar fora de prazos?...

No meu ponto de vista em relação á isso, faça uma planilha ou um sisteminha para controlar suas despesas, suas entradas e etc.
Ai você vai saber o quanto você gasta mensalmente, e vai saber se esse cliente paga suas horas trabalhadas, dor de cabeça com cliente é uma coisa que você sempre vai ter, isso é inevitavel, se pensar em largar qualquer cliente por causa de dores de cabeça, seu concorrente com certeza vai pegar.

Em relação á preços, os concorrentes faz por menor preço? Legal! Faça com eles! Pois esse é meu preço e esse é meu custo.
Se você começar a trabalhar abaixo do seu custo, dificilmente vai conseguir ter uma crescimento, se você vê que esse não é o cliente que você precisa, não paga suas contas, está sempre pedindo para você abaixar o preço "mendigando", procura novos clientes potenciais.

Basta acreditar, que vai dar tudo certo...
Espero ter ajudado :)
Virou Web - Soluções em Vendas Online
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#12 halfar

halfar

    Turista

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Posted 11/09/2009, 10:58

eu ja passei por situacao semelhante..

isto daí o que ele faz contigo tem nome, e se chama assim: $#@#$$#@@@%$$$*&(*()(*&& (coloquei assim porque nao posso falar um palavrao.....

Muitas empresas fazem assim... O problema é que informatica é um troco caro demais, muitas empresas nao tem dinheiro para bancar isto, e quanto tem, nao querem saber de dispor de uma quantia tao alta...

Ai arranja uns programdores desavisados como eu, que cai na labia deles, eles nao falam assim>: quando o site ficar pronto, melhoro teu salario, e bla...bla...

Da proxima vez que aparecer um servico, ja mete logo um contrato, contrata um analista, depois um programador, um webmaster, etc... e ENFIA A FACA NO PRECO ATÉ NO TALO DA FACA...E mesmo assim, voce vai ter algum prejuizo...

Olha sinceramente, vender coxinhas na esquina da menos dor de cabeca e voce ganha mais dinheiro...

#13 Humberto Rodrigues

Humberto Rodrigues

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Posted 11/09/2009, 13:51

Eu já teria o mandado pastar!




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