Jump to content


Photo

Comparar Resultado De Uma Consulta


  • Faça o login para participar
6 replies to this topic

#1 donizeth

donizeth

    Normal

  • Usuários
  • 77 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 07/10/2008, 22:27

Olá galera, to com uma duvida aqui que ta me matando pode ser fácil, mais sou iniciante ainda em PHP, é o seguinte, tenho duas consultas em um banco de dados, cada uma em uma tabela: "filmes" e "generos", na primeira, eu fiz um while que me retorna os valores que contem dentro da tabela "filmes", exemplo: nome, lançamento, etc..., dentro desse while eu fiz um segundo while que me retorna o valor da tabela "generos", que é tipo Ação, Terror, etc... eu jogo o resultado da segunda pesquisa dentro de um select, agora minha duvida é a seguinte, na tabela "filmes" tem uma coluna também chamada de "generos" que guarda o genero de tal filme, eu preciso comparar esse genero do filme com o resultado do segundo while da tabela "generos" e ai eu quero deixar o genero do filme como SELECTED, é tpw assim:

<select>
while ($exec_generos = mysql_fetch_array($sql_generos)) { ?>

<option <?php if($exec_generos['nome'] == $exec_generos['nome']) { echo "SELECTED"; } ?>> <?php echo $exec_generos['nome']; } ?></option>
</select>

não sei se minha explicação foi muito boa, mais qualquer duvida so pergunta.. vlw galera muito obrigado.. se alguem puder me ajudar nessa....

#2 hlegius

hlegius

    Turista

  • Usuários
  • 58 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Guarulhos, SP
  • Interesses:Google Talk: hlegius em gmail ponto com

Posted 07/10/2008, 22:34

Você compara :
$exec_generos['nome']

...com ele mesmo ? Tá estranho isso hein... e outra coisa... de acordo com a W3C, atributos do HTML precisam ser escritos tudo em minuscula e nesse formato:

<option value="valor" selected="selected">Opção</option>


Explica melhor e monstra o código com mais detalhes aí pra galera tentar te dar um help !


Abraço!

Edição feita por: hlegius, 07/10/2008, 22:34.

hlegius.
http://www.hlegius.pro.br | http://www.programe.me
ArchLinux - A simple lightweight Linux distribution

#3 donizeth

donizeth

    Normal

  • Usuários
  • 77 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 07/10/2008, 22:44

hlegius, vlw pela iniciativa, mais tpw, nao estou fazendo desse modo, é só um exemplo, pois tpw, no select onde eu estou colocando os valores da tabela "generos" vai listar todos os generos que uma locadora possui, ate ai certo ok? agora minha duvida é, na primeira consulta na tabela "filmes" tem uma coluna que chama "generos", nessa coluna cada filme tem seu genero, tpw Terror, etc... o mesmo genero que tem na tabela "filmes" tem na "generos", ai eu preciso exibir no select todos os generos da locadora, mais deixar como "selected" o genero do filme... Ex:

<select>Aqui vai aparecer todos os generos da locadora</select>

so que, vai ficar como "selected" o genero do filme... deu pra entender melhor? tpw desculpa a explicacao, mais é q to kebrando a cabeça com isso tem muito tempo... obrigado vlw mesmo

#4 hlegius

hlegius

    Turista

  • Usuários
  • 58 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Guarulhos, SP
  • Interesses:Google Talk: hlegius em gmail ponto com

Posted 07/10/2008, 23:13

Oi,
Não sei como está sua implementação, então vou palpitar às escuras.

1. Considerando que você está puxando 1 filme e um selectbox com todos generos: pega as informações do filme e com o genero daquele filme em mãos, compara com os generos que vão sendo retornandos pela interação (loop).

2. Vários filmes e vários generos: na interação dos filmes, você pega a informação sobre o genero do filme e dá inicio ao loop dos generos (um loop dentro do outro) e o compara.

Isso foi o que pude entender da sua explicação. Se não for isto, bem, poste mais detalhes como: quantos filmes está a comparar com quantas selectbox de generos, e se possível trechos da sua tentativa de implementação !


Abraço!
hlegius.
http://www.hlegius.pro.br | http://www.programe.me
ArchLinux - A simple lightweight Linux distribution

#5 donizeth

donizeth

    Normal

  • Usuários
  • 77 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 07/10/2008, 23:36

hlegius, é tpw assim, um filme só, fica dentro da pagina "alt_filmes.php", essa pagina tem um formulário que em cada <input type="text"> guarda uma coluna da tabela "filmes", colokei nos input pq no final do formulario tenho um botão pra alterar algo que o dono da loja desejar. To mandando link de um print pra vcs verem melhor:

Ver Print

Ai é o seguinte, esse combobox que ta aberto é o resultado do segundo while, que fica dentro do primeiro, lembra? até q busca na tabela "generos" e mostra todo o resultado nesse combobox, agora a duvida, se eu deixar desse jeito vai sempre aparecer o genero "Ação" em primeira lugar ou seja como "selected", o que eu quero é q mostra como "selected" o genero desse filme ai "SPEED RACER" como é o caso ai, o genero dele é AÇÂO, ai gostaria q qd eu entrasse nessa pagina aparecesse no combobox "AÇÂO" como "selected", se eu entrar em outro filme cujo genero seja "TERROR" vai aparecer TERROR como "selected", agora deu pra entender melhor neh? vlwww brigadao hlegius...

Edição feita por: donizeth, 07/10/2008, 23:38.


#6 hlegius

hlegius

    Turista

  • Usuários
  • 58 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Guarulhos, SP
  • Interesses:Google Talk: hlegius em gmail ponto com

Posted 07/10/2008, 23:51

Opa !

Pô, então, vamos lá:

Não entendi porque você faz loop de filmes, uma vez que traz apenas 1 por visualização. Mas mantendo esse loop, ficaria algo como:

<?php

foreach($filmes as $filme) {
// vai preenchendo os inputs...
   foreach($generos as $genero) {
	  if( $filme['genero'] == $genero['nome']) { // assumindo que o array seja $generos[0]['nome_do_campo_no_database']
		 // option com selected
	  }else{
		 // option normal
	  }
   }
 // continua com os inputs do filme...
}

Ficou mais fácil agora de entender ?


Abraço!

Edição feita por: hlegius, 07/10/2008, 23:53.

hlegius.
http://www.hlegius.pro.br | http://www.programe.me
ArchLinux - A simple lightweight Linux distribution

#7 donizeth

donizeth

    Normal

  • Usuários
  • 77 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 08/10/2008, 00:09

hlegius, eu fiz while so pra pegar o conteudo dos filmes, mais vc ate me alertou, nem precisava eu ter feito o primeiro while nao, so colocar fetch_array... vlwww, em relacao a essa dica, vou testar e ja posto... brigadao...

opa hlegius..... vc me deu uma luz q foi dimais cara, olha só, desse modo deu certo:

<tr>
						<td align="right">Genero: &nbsp;</td>
						<td colspan="3"><select name="slc_genero" id="inputs_alt">
						<?php while ($reg_generos = mysql_fetch_array($sql_generos)) { 
						
						extract($reg_generos); ?> 
						
		<option <?php if($nome == $reg_filme['genero']) { echo "selected"; } ?>><?php echo $reg_generos['nome']; } ?> </option>
						</select></td>
					</tr>

vlw mesmo hlegius, muito obrigado... vlw mesmo....




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq