Jump to content


Photo
- - - - -

Conteúdo Web


  • Faça o login para participar
7 replies to this topic

#1 gaguinho

gaguinho

    Yankes, go Rome!

  • Usuários
  • 1496 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Longe demais

Posted 16/07/2008, 05:39

Eu costumo dividir os sites da rede em
- de conteúdo
- de serviços
- empresariais
E isso basicamente abriga 99% deles.

No caso dos sites de conteúdo, onde a maioria se encaixa, tenho notado certas mudanças nos últimos tempos. Vamos dizer que seja um "efeito youtube". Apesar do Youtube não ser o único e exclusivo responsável. Mas dá pra ver uma ligação cada vez maior entre ele e emissoras de tv, entre tv e seus portais (basta ver o caso da Globo), entre programas e seus sites, sites de artistas e personalidades, etc... É a Globo colocando seu conteúdo no youtube ou em seu site (memória Globo), é a Band colocando conteúdo do Youtube em seus telejornais e programas, são programas de tv veiculados também pela internet e por aí vai. É qualquer um que consegue um minutinho na tv pedindo pra divulgar seu site...
Parece que a briga no momento é por conteúdo. Quem tem mais vai pegar a fatia maior do bolo. Nem preciso lembrar a todos do processo da Viacom contra o Youtube por violação de direitos de seus produtos. Não querem entregar isso de graça pro "inimigo".

Por outro lado vejo que o internauta repete na web hábitos que tem em outras áreas, tv por exemplo. Fica preso a certos nomes e com preguiça para vasculhar o vasto território da rede. Parece o famoso monopólio da Globo por décadas e décadas na tv. O sujeito entra no email, vai pro seu Orkut, vê uns vídeos no Youtube e mal passa disso. E eu estou falando na grande maioria dos internautas; não vamos tomar nosso meio como parâmetro. Estou falando das milhões de pessoas que todo ano compram seu pc financiado em 24 meses.

Mas, e então, como ficam os pequenos sites de conteúdo nessa briga? Sobra espaço para atrair esse internauta novo e preguiçoso? Só vão sobrar as migalhas? Qual a alternativa para furar esse "bloqueio"?
Sem senha não vou a LOGAR algum (Gaguinho)

Estratégia e Dominação

#2 Nicholas Pufal

Nicholas Pufal

    Impossível: só existe até alguém duvidar e provar o contrário.

  • Usuários
  • 1655 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Porto Alegre

Posted 16/07/2008, 10:54

Podem me xingar aqui, mas eu acho que isso é mal do brasileiro (quando eu digo brasileiro, eu me refiro ao brazuca que é menos favorecido economicamente). O nosso povo é muito de ondinha aqui. O que um faz, o outro faz.

Prova disso acompanha não só a classe menos favorecida, mas também gente de classe média. Raves por exemplo. Hoje em dia muita gente vai, e faz as besteiras que faz, em função da divulgação que elas possuem no presente. Um vê que o outro tá fazendo, e quer entrar nessa modinha, não quer ficar trás...

Com a classe menos favorecida isso ocorre ainda mais, em função do acesso inferior que eles têm à meios mais ramificados de comunicação (exemplo básico: TV a cabo). Eu sei por experiência própria. A SKY andava (e anda) uma paulada, sendo que eu só via filmes. Cancelei e fiquei restrito à TV aberta. É incrível a quantidade de besteiras que rolam na maior parte do tempo... Programas de fofoca, novelas (que criam um mundo de utopia, onde todo mundo tem grana no Brasil), filmes que já passam há 10 anos... Enfim, todo mundo aqui sabe da TV aberta que nós temos.

Para nós talvez não afeta muito, pois vez ou outra podemos abrir internet de acesso rápido, dar um pulo exterior, enfim... Mas imaginem para quem fica restrito à isso? É todo dia, toda hora, aquele excesso de informação sem utilidade alguma.

Eu sei que saí um pouco do assunto, mas acho que tá tudo interligado. A mídia que influência todos nós não é um veículo apenas, e sim um todo, que somada com a nossa bagagem cultural gera certas ações de nossa parte.
BLOG Touché Criação - Vamos trocar idéias? -> http://blog.touchecriacao.com.br/
// Links úteis: Busca || Regras
// Não respondo dúvidas via mensagem privada. Use o fórum para buscar ou perguntar.

#3 beto

beto

    Doutor

  • Ex-Admins
  • 840 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 17/07/2008, 09:50

o firehalk disse tudo aí!!

mas é o seguinte.. se vc tem um site de conteúdo, mas pequeno, basta que uma pessoa entre, olhe e goste e ele será divulgado boca a boca igual ao orkut, youtube.. e logo depois, o seu site de conteúdo pequeno ficará entre os sites de modinhas e terá muitos acessos....

mas é isso que acontece mesmo.. eu mesmo ja "enjoei" da internet... vejo meus emails, vejo os recados da mulherada no orkut, entro aqui no forum, vejo esporte e ja era... hj em dia é dificil algum site chamar minha atenção e me prender por horas nele...
twitter: @robertorcezar

#4 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 17/07/2008, 10:19

Concordo com vcs

Tem muita coisa boa por aí... mas tbem tem muito lixo.

A cultura do brasileiro na net pode ser comparada ao uso da televisão.
A maioria liga a tevê, vê o que tà rolando, fica vendo sem sentir a mente sendo sugada pela caixa de imagens com assuntos que não ajudam em nada na vida... é o comodismo que as pessoas estão acostumadas.

Mesma coisa na net, elas já estão condicionadas a ir a um site costumeiro, fazem o que tem de fazer e não procuram algo que alimente a mente...

Raras são as atitudes que procuram cultura, curiosidades, etc..., mas não é culpa delas, ou é?

O ser humano é vítima do comodismo que ele mesmo faz questão de ficar preso, bastam algumas atitudes pra mudar tudo isso, mas depende muito da necessidade que cada um precisa pra mudar sua própria situação...

#5 CswargameS

CswargameS

    Eu não acredito!

  • Ex-Admins
  • 1490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Franca/SP

Posted 17/07/2008, 13:22

Acho que o que falta nos sites de "conteúdo cultural" é um atrativo e/ou gancho para pegar os usuários web, o único problema é que na web não é só mudar de canal e você já está vendo o conteúdo, você tem que "ir atrás do site" e do conteúdo.

Vou fazer uma comparação com TV por assinatura.

Antes de ter TV por assinatura eu sentava na frente da TV e olhava ela, eu não assistia, porque dentre os 6 canais que pegavam, nenhum me agradava.
Passei para TV por assinatura e fui fazer o mesmo, o primeiro canal não gostei, os outros também não, até que caí em uma programação que era de meu interesse. Mas somente fui "desacomodado" de procurar porque era mais fácil.
Já na web o mesmo é possível porem com um pouco mais de trabalho, e para users comodistas é muito melhor ficar ali onde eles estão junto com os amigos, todo mundo faz a mesma coisa e não sai do lugar.

O que pode ser mudado para ficar menos complicado de encontrar o "conteúdo proveitoso"?
Regras
Posted Image
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador

#6 matrix

matrix

    Old Member

  • Usuários
  • 474 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Carlos

Posted 21/07/2008, 17:12

Esse problema da TV não afeta só a classe menos favorecida não. Concordo que canais abertos não adicionam nada mas vocês já pararam para assistir ao canal Cultura? É uma riqueza enorme de informações e eu aposto que vocês (referindo a nós, usuários) preferem deixar a Globo ligada a assistir um debate na Cultura. Todos nós fomos criados com essa mentalidade de não pensar. Faço engenharia, gosto muito de pensar sobre tudo mas confesso que em vários momentos eu fico extremamente cansado, com vontade de não ter nada na cabeça.
Eu acho que tudo isso começou a aparecer com o tempo, esse comodismo que foi criado em nossa sociedade. Não sei se já pararam para pensar (espero que sim) que o homem busca a praticidade, daí todo nosso desenvolvimento e tecnologia fazerem tanto sucesso. Porque o Google é tão famoso? Você digita uma palavra e encontra milhares de websites sendo que, antigamente, você teria que ir até a biblioteca, pesquisar, ler muitaaa coisa (muito mais trabalho).
Que rumo estamos tomando? Por mais que hoje em dia a troca de informação é instantânea e chega a muitas pessoas ao mesmo tempo, acredito que estamos num retrocesso onde as poucas pessoas que se esforçam muito conseguem prevalecer acima de uma população enorme de preguiçosos.
Respondendo ao gaguinho, se não consegue vencê-los, junte-se a eles. Comece a enviar vídeos para o Youtube de seus sites ou com créditos para seus sites. Crie um aplicativo (ferramenta nova do Orkut, por exemplo) para aumentar a interação dos usuários e assim, aumentar o conhecimento de seu endereço, etc.

#7 CswargameS

CswargameS

    Eu não acredito!

  • Ex-Admins
  • 1490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Franca/SP

Posted 21/07/2008, 20:15

Verdade matrix.. um bom meio de se divulgar é trabalhar feito um camelo para criar algo que sirva os peixes grandes e que te divulgue.
Regras
Posted Image
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador

#8 gaguinho

gaguinho

    Yankes, go Rome!

  • Usuários
  • 1496 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Longe demais

Posted 22/07/2008, 03:35

Sei não Matrix... isso de trabalhar feito um camelo (como disse o CS) pra alimentar os tubarões talvez não seja o melhor caminho. Claro que é uma alternativa fácil. Eu mesmo já upei muito video lá pro Youtube e tal. Mas...
Pensando nos acomodados da vida. Se o cara já tem todos os vídeos num só lugar, pra que ir vasculhar o site do upador? É mais fácil fazer uma busca pelos arquivos do upador e pronto.
Sem falar que a maioria já é "refém" dos gigantes pra quase tudo: busca, publicidade, feeds de notícias... Vamos dizer que chega um belo dia e o Youtube bloqueia a exibição de videos em outros sites. Como fica a galerinha que alimentava o tubarão? Vai ter muita gente dizendo: ah, aproveitei por um bom tempo". Pois é... o conteúdo mesmo é deles. Não do artista, de quem filmou ou de quem upou.
Sem senha não vou a LOGAR algum (Gaguinho)

Estratégia e Dominação




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq