Jump to content


Photo

Nosso Fórum Precisa Mudar. Sete Anos De Flash Defasado.


  • Faça o login para participar
10 replies to this topic

#1 Pedropauloalmeida

Pedropauloalmeida

    Fale ao motorista somente o indispensável

  • Usuários
  • 1376 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Santo André SP

Posted 15/05/2008, 01:26

Olá, galera.

Depois de várias conversas com o pessoal da equipe do WMOnline, incluindo aí o AN, o CS e Frajola, estou inserindo este post sobre como prentendemos otimizar o fórum.
O foco principal aqui é dizer sobre a necessidade urgente de recuperarmos mais de seis anos na linguagem do flash.

1. Cenário atual da linguagem.
A denominação ActionScript surgiu para o Flash com sua versão 5, no jurássico ano de 2000.
Através da nova linguagem, o acesso aos objetos poderia ser feito através da sintaxe de ponto. De lá para cá, nesses 7 anos, muita coisa mudou. O Flash tornou-se uma ferramenta de alto desempenho, uma plataforma para desenvolvimento de RIA com uma sofisticada linguagem orientada a objetos, acesso a banco de dados, interfaceamento com softwares de back-end com rica estrutura de API´s, manipulação de vetores, imagens e vídeos (não só execução, ,mas manipulação em tempo real), renderização de objetos 3D runtime e muito mais.

2. Cenário atual do fórum WMOnline na seção Flash.
Mas, infelizmente, aqui no fórum (como em muitos outros aqui no Brasil) continua-se usando o flash como se estivesse em 2000. Programando com todas as limitações e desvantagens de uma linguagem obsoleta, engessada, difícil de dar manutenção e pobre em recursos.

3. A proposta.
Então nosso objetivo é tentar mostrar a todos a necessidade de se fazer um upgrade nos conhecimentos de flash. Com o lançamento em breve do flash CS4 muito provavelmente não vai mais ser possível usar ActionScript 1.0. Mesmo porque para a Adobe (na época Macromedia) o ActionScript 1.0 morreu em, pasme, 2003.. Até o Flash MX (ou Flash 6) para simular uma orientação a objetos e classes, os programadores mais experientes usavam a chave de acesso "prototype", que permitia simular herança entre os objetos do flash.
Em 9 de setempro de 2003 o ActionScript 2.0 chegou com o Flash MX 2004 e seu flash player versão 7. Com isso tornou-se possível escrever Classes, mas o flash continuava a converter as classes em chaves prototype "por baixo dos panos", como faz até hoje em ActionScript 2.0. Agora com o ActionScript 3.0 tudo se acalmou: Classe é classe, objeto é objeto, API é API e por aí vai.

3. O plano.
Resumindo: AN e eu prentendemos fazer de nosso fórum um fórum mais moderno. Se ActinScript 3.0 parece um sonho inalcançável no momento, quem sabe em breve nosso fórum não terá discussões de OOP ou de animações complexas para games e etc com AS 2.0? Afinal isso não é comodismo. O mercado está avançando. Os clientes vêem coisas na internet e dizem "Nossa, adorei esse site. Você consegue fazer uma galeria dessas para meu produto? É exatamente o que precisamos". Não podemos dizer que não. Cada "não consigo" ou "não é minha área, vou ver se consigo alguém que faça" é uma porta a menos no mercado. Se continuarmos programando hoje como eu fazia há 7 anos atrás, logo logo esses 7 anos serão 14. AN e eu pretendemos, então, em pouco tempo não responder a dúvidas de Actionscript 1.0. Mas não "abandonar" quem tem a dúvida. Indicar o(s) post(s) e ajudar a migrar o script para 2.0. E cobrar que nos próximos posts aquele usuário envie dúvidas em 2.0. E, só então, resolver a dúvida inicial do usuário.

Este post, apesar de parecer longo, vai aumentar hehe. Aqui vou inserir dicas e tutoriais importantes para que nosso fórum se livre da escrita 1.0 do flash. E vou me esforçar para ajudar aqueles que ainda não estão entendendo as diferenças. Para que esses possam reescrever seu código e serem ajudados em suas dúvidas específicas de projetos. Para que posts como esse fiquem no passado. Um projeto em ActionScript 1.0 que quer fazer uso de vídeo. Estão vendo a contradição? Quem, em seu juízo perfeito, em pleno ano 2000, colocaria um vídeo de 3 megas pra ser exibido na web? Este post não é um caso isolado. É a regra hoje em nosso fórum, infelizmente.

Pode parecer uma bronca. E é. Mas quando todos aqui tiverem seu código todo concentrado na timeline. Ou, melhor dos mundos, quando todos, espero em um futuro próximo, estiverem focados em resolver problemas de sua classe de animações 3D, todos verão que hoje, a minha intenção foi ajudar e puxar pra cima, mesmo que com meu pouco conhecimento e às vezes com ar arrogante. Mas não se enganem. Quero continuar a aprender no fórum como aprendo com todos aqui. E quero todos com um conhecimento muito acima de onde meu pouco e limitado conhecimento está. Não sou o dono da verdade nem quero ser. Mas uma coisa eu sei. ActionScript 1.0 já morreu há um logo tempo.



Abraços e vamos estudar, galera.
Sete anos de ActionScript estão à frente do nosso fórum.

pp

#2 AN Web Designer

AN Web Designer

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1861 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 15/05/2008, 12:31

Apoiado Pedro !!! (ok2)

No que precisar de minha ajuda, estou a disposição para colaborar.

Será muito válido os, tutoriais, vídeo aulas e indicações de livros. (y)

Destaco dois aspectos onde podemos melhorar:

1º. Não postarmos somente dúvidas, procurar-mos na medida do possivel (e, é possivel) contribuir-mos com respostas também, ajudar-mos uns aos outros.

2º. Sermos mais específicos em postar nossas dúvidas, por que esconder os códigos? E como ter uma discussão sobre ActionScripts sem apresentar uma linha de código ?

Vamos lá pessoal, a intenção é melhorar-mos nossa sala, contamos com a colaboração de todos!!!


Vamos compartilhar, ajudar e somar !!!


AN :)

#3 Saruman

Saruman

    Veterano

  • Usuários
  • 1112 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP

Posted 30/05/2008, 09:21

E pensar que há mais de 2 anos já tinhamos este problema por aqui, no caso com a mudança de AS para AS2... E de fato esta transição é razoavelmente complicada, pois envolve, além de uma adaptação aos novos métodos, uma mudança no paradigma de programação pra uma orientação à objetos. Ou seja, muitas pessoas, creio eu que com certo receio, evitaram a nova linguagem.
Porém, na transição de AS2 para AS3, não temos tantos problemas assim. Alguém que programa em AS2 com razoavel experiência, consegue sem muito esforço se adaptar as novas "regras" do AS3.
Ocorre, que aqueles que se negaram a mudar de AS para AS2 terão muitos problemas para realizarem a mudança de AS diretamente para AS3. Ainda mais porque programando-se no modo AS3 no Flash CS3 não é possível programar com as antigas regras utilizadas.
Portanto, creio que seja essencial uma boa formação dos integrantes do fórum em AS2. A partir daí a conversão para o AS3 deve-se passar tranquilamente. Mas esta formação exige 2 passos. Aqueles que já a possuem devem procurar ajudar e alguma forma, seja com tutoriais, com dicas para a transição, ou com respostas precisas. E aqueles que não a tem, tem que se esforçar para passar por esta etapa. Mesmo que existam milhares de tutoriais ou de artigos, o fórum nunca irá evoluir se não houver esforço por parte de todos.

Infelizmente não posso colaborar mais tanto com o fórum quanto gostaria, mas no que puder ajudar estou a disposição.

Edição feita por: Saruman, 30/05/2008, 09:22.

import Profile;

var saruman:Profile = new Profile();

saruman.nome = new String("Tiago S. Kaneta");

saruman.localizacao = new Array("São Paulo","SP");

#4 DuRanG

DuRanG

    Doutor

  • Usuários
  • 988 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 17/06/2008, 15:21

Desculpe por aparecer aqui de pára-quedas, mas não sei se concordo com isso. Tudo bem, o atual (e correto, prático, lindo) é actionscript 3, mas não acho que caiba a vocês decidir o que convém ou não ao mercado. Se alguém tem dúvidas em as1 e vocês souberem responder, cabe sim dar o que ele precisa, apenas alertando para os problemas de se usar uma tecnologia defasada.
Leandro Ferreira

#5 DarkSign

DarkSign

    Doutor

  • Usuários
  • 868 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasil
  • Interesses:Tecnologias na área WEB em geral e desenvolvimento.

Posted 18/06/2008, 15:21

AN e eu pretendemos, então, em pouco tempo não responder a dúvidas de Actionscript 1.0. Mas não "abandonar" quem tem a dúvida. Indicar o(s) post(s) e ajudar a migrar o script para 2.0. E cobrar que nos próximos posts aquele usuário envie dúvidas em 2.0. E, só então, resolver a dúvida inicial do usuário.


Eu acho que dessa forma, vcs estarão excluindo os programadores que não tem condições de usar AS2 ou 3, por limitações de máquina, por exemplo.

Também acho que vale bem a frase: "O programador usa aquilo que melhor convém a ele".

Cara, vejo posts nesse fórum sobre Pascal e C. Mas, só pq é uma linguagem "antiga" eu não vou responder a dúvida?
Respondo sim. Se o cara gosta de programar em Pascal, pq eu tenho q dizer pra ele: "Programe em Delphi que eu respondo o que tu vai fazer".

Creio que devem incentivar o uso de uma tecnologia atual, mas não acho que devam simplesmente não responder dúvidas de uma tecnologia antiga. Seria a mesma coisa que não responder dúvidas de JS 1, HTML (pq agora é Xhtml), etc.

Compreendem?

/*DarkSign*/
Não sabe por onde começar? Que tal pelas Regras ?

#6 Pedropauloalmeida

Pedropauloalmeida

    Fale ao motorista somente o indispensável

  • Usuários
  • 1376 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Santo André SP

Posted 18/06/2008, 19:41

Claro que entendo, DarkSign.

Por isso continuo respondendo e espero mesmo que todos continuem programando em AS 1.0, que é a mais clara forma de se fazer Flash.
Afinal, querer elevar o nível da sala pra que?

E acho também que é muito fácil pegar um fragmento de texto e distorcê-lo à revelia. Pois o mesmo texto diz:

Então nosso objetivo é tentar mostrar a todos a necessidade de se fazer um upgrade nos conhecimentos de flash.


E, o mais importante de tudo:

Mas não "abandonar" quem tem a dúvida. Indicar o(s) post(s) e ajudar a migrar o script para 2.0. E cobrar que nos próximos posts aquele usuário envie dúvidas em 2.0. E, só então, resolver a dúvida inicial do usuário.


Traduzindo para um português claro e óbvio: "Quando conseguirmos unir todos, não abandonando aqueles que escrevem em 1.0 mas ajudando-os a migrar para 2.0, esperamos em algum tempo não responder mais dúvidas de AS 1.0, pois elas não mais existirão".

Um exemplo desse esforço são os inúmeros e inúmeros posts que já ajudei aqui no fórum a reescrever de 1.0 para 2.0. Ou mantendo 1.0 e mostrando as dificulades/impossibilidades que isso impõe. ActionScript 2.0 não é uma opção. Infelizmente. Se você quiser exibir um vídeo, não pode fazer em 1.0, Flash 6. É simplesmente impossível.

A idéia inicial deste post sempre foi tentar elevar o nível da sala. Não por uma questão tão arbitrária como você sugere em seu tópico de "se quero fazer em cobol, o que você tem a ver com isso?". Tanto que a abordagem não foi nem essa. Em momento algum eu disse "ou escreve em 2.0 ou não vou te ouvir". Nem no post nem em nenhum tópico aqui do fórum. O que, aliás, seria um direito meu. Se formos falar apenas em direito, tenho o direito de responder o que eu quiser e quando quiser e da forma que quiser, respeitando as regras. Afinal, isso é um fórum.

Mas minha atitude aqui nunca foi essa. Pelo contrário. Em meus mais de 1000 posts, sempre procurei ajudar o mais possível, e, em inúmeras vezes, fazendo o arquivo de ponta a ponta pra pessoa. Numa solução completa que, usualmente, minha empresa fornece orçamento e cobra por isso.

A boa intenção que tive neste post era criar uma comunidade forte, de nível de conhecimento crescente. Onde teríamos vários profissionais programando cada vez melhor. E busco isso não só postando no fórum, ajudando na sala, enviando arquivos, como também oferecendo gratuitamente vídeo-aulas de flash em meu blog e através do iMasters.

Resumindo: em momento algum deixei de ajudar o mais que pude o fórum.
Pena isso tudo ter dado em água e, pior de tudo, ainda ouvir gente dizer que esse plano era uma imposição. E não a boa intenção de ajudar a criar um ambiente de colaboração para aprimoramento da linguagem.

Mas é isso aí. Vamos que vamos.


Abraços.

pp

#7 AN Web Designer

AN Web Designer

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1861 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 18/06/2008, 20:44

Vejo que aqui houve uma interpretação equivocada do que fora citado:

"não responder a dúvidas de Actionscript 1.0."


Sendo importante frizar o que foi dito antes e depois desta frase:

Antes:

"AN e eu pretendemos, então, em pouco tempo"


Depois:

"Mas não "abandonar" quem tem a dúvida."


Como dito pelo Pedro, ao trabalharmos "juntos" (isto é, todos que participam da sala de Flash) em pouco tempo haverá um amadurecimento em conjunto.

E de forma alguma isolar, excluir os que tem dúvidas AS 1.0, ou outras...

Estamos aqui, para integrar, compartilhar e nos ajudar mutuamente. SEMPRE RESPEITANDO O DIREITO DE CADA UM, EM ESCOLHER O QUE É MELHOR PARA SI.

===============================================

Aproveitando a preocupação de todos, gostaria de mencionar algo.

Aqui na sala temos um potencial para a troca de informações muito grande, no entanto existe um quadro triste hoje, muitos perguntam e poucos respondem, ou seja não está existindo uma troca por parte de todos.

Logicamente, não somos obrigados a responder, já fora dito sobre direitos...

Mas nossa sala não íria ganhar muito mais se cada um de nós procurássemos, responder um tópico, olhar a Action do outro membro que está com dificuldade ?

Eu penso assim, e estou sentindo falta desta interatividade mútua.


AN :)

#8 Pedropauloalmeida

Pedropauloalmeida

    Fale ao motorista somente o indispensável

  • Usuários
  • 1376 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Santo André SP

Posted 19/06/2008, 14:24

Concordo plenamente, AN.

Essa troca é não só muito necessária como a única maneira de realmente se aproveitar o fórum.
Eu aprendi muito mais lendo códigos de caras como Saruman e Patrique do que tendo respostas à dúvidas isoladas minhas.

Tirar uma dúvida é uma coisa. Ler e entender o raciocínio de várias pessoas para pegar de cada uma o que se vê de melhor é a forma mais rápida de se aprender.


Abraços.

pp

#9 DarkSign

DarkSign

    Doutor

  • Usuários
  • 868 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasil
  • Interesses:Tecnologias na área WEB em geral e desenvolvimento.

Posted 19/06/2008, 15:44

Agora compreendi melhor, gente. Seria a mesma coisa que ensinar a usar a OOP do PHP pra quem ainda programa da forma anterior, e ae não existiriam mais dúvidas da forma anterior certo?

Beleza então, eu tinha me equivocado ao ler o post, me deu uma interpretação errônea.

Foi malz ae.

/*DarkSign*/
Não sabe por onde começar? Que tal pelas Regras ?

#10 jujutoll

jujutoll

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 3 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 02/09/2008, 15:42

Pedro,
Seu objetivo no futuro será uma consequência e aqueles que hoje oferecem resistência sentirão na pele o medo do novo que hoje insistem em manter. Afinal, é característica do ser humano receber o desconhecido com desconfiança e "pré-conceitos". Meu avô também achava que vivíamos muito melhor na época da ditadura, e não tínhamos nem postos de gasolina abertos nos finais de semana!
Quando comecei a estudar "computação" o 286 era o "must" da tecnologia; tínhamos terminais burros com tela verde para aprender em "basic" e meu professor ditava programinhas com "print abobrinha"!!!!!!!!!
É isso aê, já vi muita empresa com potencial despencar por ficar parada no tempo e iniciativas como a sua geram muitas críticas mas são sempre necessárias para chacoalhar quem tá estagnado, jogar fora a naftalina e andar para frente.

#11 luiz softov

luiz softov

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 2 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 23/01/2009, 13:16

olá, sou novo aqui no wmo... programo mesmo em php e java...

sempre usei o flash para criar meus menus animados de sites e animações meio bizarras.. iueausheiuahse


agora que estou desenvolvendo uma página em flash... vi as dificuldades de integrar o passado com o presente...

creio que se alavancar o wmo para o as3 seria uma das grandes vantagens e que traria muita gente ae forum... nao abandonando o passado mais sim penssando no futuro...


muitos aqui ainda nao ligam pro as3 pois nem usaram ainda... mas quando realmente forem usar virão a dificuldade assim como eu... de que nao existem muitas ajudas em portugues para o as3 e as que estão em ingles são para os experts no as3... tipo.. tutoriais muito complexos.... entendem....?




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq