Jump to content


Photo

Técnica


  • Faça o login para participar
25 replies to this topic

#1 [=]Montanha[=]

[=]Montanha[=]

    O Defenestrador!

  • Usuários
  • 794 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:het konijn bijt
  • Interesses:Photoshop, Illustrator, CorelDraw, Ilustração, poderes mutantes da mente e Defenestração! het konijn bijt

Posted 25/03/2008, 13:39

Galera, vamos iniciar uma pequena discussão sobre Técnicas de ilustração?

Diga qual a sua técnica favorita e por quê. Diga também se costuma fazer algum tratamento digital nos desenhos.

Essa pesquisinha visa conhecer as preferências da galera que curte ilustração e a troca de conhecimentos e técnicas.

Vamos lá, eu primeiro! ehehehe!!

Bom, minha técnica favorita é lápis sobre Papel, embora eu tenha grande admiração e pratique um pouco também de nanquim sobre papel. Ultimamente eu tenho me utilizado de tratamentos digitais para colorir meus desenhos, assim como a vetorização dos traços com adobe illustrator para melhor definição.

E vocês, quais as suas técnicas e materiais preferidos?

Abraço!

Aí, falow!

PS.: Não deixem de prestigiar o Nosso Ateliê.

Edição feita por: [=]Montanha[=], 25/03/2008, 13:41.

(\_/)
(ò.ó)
(><)
het konijn bijtt!


#2 -SORRISO-

-SORRISO-

    Moderador Sumido

  • Usuários
  • 354 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 01/04/2008, 18:19

eu também vou nessa.
muitas vezes eu faço imagens só no computados, mas as vezes nada substirui a mão. Eu uso nankin em papel manteiga. papel manteiga porque é meio transparente e dá pra usar algumas referências por baixo.

eu desenho no papel, escaneio e vetorizo no illustrator depois :P



#3 [=]Montanha[=]

[=]Montanha[=]

    O Defenestrador!

  • Usuários
  • 794 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:het konijn bijt
  • Interesses:Photoshop, Illustrator, CorelDraw, Ilustração, poderes mutantes da mente e Defenestração! het konijn bijt

Posted 02/04/2008, 07:52

[...]Eu uso nankin em papel manteiga[...]


Grande SORRISO!

Eu tenho uma relação íntima com naquim e papel transparente! ehehehe!!

Quando eu comecei a desenhar nos idos de 1985, eu adorava nanquim sobre papel vegetal, era fácil de copiar desenhos que eu achava legal... ehehehe!! Depois comecei a desenhar sem referências por baixo, pois gostava do efeito do nanquim sobre o vegetal. Depois fui trabalhar numa serigrafia e lá tudo era feito no nanquim sobre vegetal! ehehehehe!! Então, eu tenho uma relação de amor com o naquim e o papel vegetal também! ehehehe!!

Vamos lá galera! Qual sua técnica favorita?

Aí, falow!

(\_/)
(ò.ó)
(><)
het konijn bijtt!


#4 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 02/04/2008, 09:14

Massa Montanha e Sorriso

Curto muito um lápis 6B (Grafiti mole) em papel Canson 180g, ou hj em dia lapizeira 0.9 em papel sulfite 75g, esse normal q a gente usa no dia a dia, pois essa é a técnica preferida atualmente, pois é o esboço de uma arte finalizada no Corel ou Illustrator.

Nas minhas andanças pela àrea do desenho, já usei e explorei várias técnicas, como desenho com carvão, nanquim, claro (ainda tenho muitos desenhos guardados e as próprias canetas), nanquim com pincel (traço livre), lápis de cor aquarelado... mas faz tempo q não faço mais...

Mas uma técnica que eu curtia fazer muito era usar pastel seco, pra fazer degradê era muito bom: pra quem não conhece, pastel seco é um bastão retangular que parece um giz, a gente raspa a ponta com gilete pra cair o pó colorido no papel poroso grosso, geralmente pra ilustração pra layout e arte-final (ilustração tipo mapa de hotel fazenda, etc.), com o pó da cor escolhida no papel usa-se um pano retorcido na ponta pra espalhar, fazendo assim a nuância e profundidade que quisesse, do escuro pro mais claro, é muito prazeroso trabalhar com esse materia. Fiz algumas artes nesse estilo qdo comecei a trabalhar em agência de propaganda em meados de 1986.

Acho legal explorar técnicas diferentes, misturae tbem é sempre bom (tenho uns desenhos em nanquim e grafiti juntos) a gente descobre novas maneiras de se expressar plasticamente.

(y)

#5 CswargameS

CswargameS

    Eu não acredito!

  • Ex-Admins
  • 1490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Franca/SP

Posted 29/04/2008, 13:38

Eu gosto de usar a minha Pentel 0.9 e uma caneta "pra retro projetor" de ponta fina. A caneta é para os traços mais fortes e mais finos (a ponta da caneta é quase 0.5)
Tudo no A4 200mg que bixo, é uma folha muito legal de se trabalhar.

O sombreado eu gosto de fazer com pó de grafite, e espalho com um lenço de papel/tecido.

Mas os desenhos não são aquelas coisas porque eu ainda to no começo e não tenho muito tempo de praticar, pois acho que a ilustração é uma area que extremamente exige a pratica, não adianta saber só as "teorias" ehe (tem cara bom no lapis que nem sabe as "teorias")
Regras
Posted Image
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador

#6 [=]Montanha[=]

[=]Montanha[=]

    O Defenestrador!

  • Usuários
  • 794 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:het konijn bijt
  • Interesses:Photoshop, Illustrator, CorelDraw, Ilustração, poderes mutantes da mente e Defenestração! het konijn bijt

Posted 29/04/2008, 14:06

Opa! É nóis aqui! ehehehe!!

Então... Aproveitando que o CS disse sobre canetas...

Eu tenho há anos e ainda a uso, uma caneta nanquim desegraf 0,2 (nem sei se ainda fabricam essa marca), mas com certeza, para se ter um estilo de traço, o ideal é usar bico de pena. Putz... os desenhos ficam show! Recentemente comecei a usar i Adobe Illustrator para finaizar e colorir meus desenhos e a grata surpresa é que com os brushes do illustrator da para simular traços feitos a bico de pena com facilidade.

Mais uma vez aproveitando as palavras do CS,
Para sombrear eu não costumo usar pó de grafite não... Acho que faz muita sujeira e você às vezes não se consegue obter certas tonalidades mais escuras. Uso o lápis direto e aí eu uso sim um esfuminho feito ou de papel de seda ou de lenços de papel, que são bem macios.

Como borracha, limpa-tipos e máquina de escrever é ótimo na falta de uma bem macia, sem contar que é maleável e dura quase para sempre!

Comprei recentemente um conjuntos de pastéis secos. To adorando a paradinha! Vou scanneas uns desenho que fiz com eles e postar lá na nosso Ateliê WMO.

Bom, por eqto é isso.

abraços!

Aí, falow!

(\_/)
(ò.ó)
(><)
het konijn bijtt!


#7 Frajola

Frajola

    É bom?

  • Ex-Admins
  • 889 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Brasilia - DF

Posted 30/04/2008, 00:05

Vixi :P eu realmente não sei desenhar na mão, mas as vezes tenho que criar ilustrações, ou personagens proprios (projeto atual) mas não uso papel, uso uma mesa digital, e interajo diretamente no programa, com a mesa eu desenho o esqueleto depois com a ferramentas vou fazendo o esboço (bolinhas e tal) depois com a pen tool dou forma, e volto pra tablet pra colorir, sei lá fica mais bonito quando determino a pressão da cor pela pressão da caneta do que com o click

não faço a minima idéia do nome da técnica montanha foi mal :P

______________________________________________________________
Blog Desejado - Você não vai se arrepender
Meu portifólio: http://www.freela.co...po.php?id=11616
Posted Image


#8 [=]Montanha[=]

[=]Montanha[=]

    O Defenestrador!

  • Usuários
  • 794 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:het konijn bijt
  • Interesses:Photoshop, Illustrator, CorelDraw, Ilustração, poderes mutantes da mente e Defenestração! het konijn bijt

Posted 30/04/2008, 07:51

Já tentei desenhar direto no PC... Não sai NADA! Admiro muito quem consegue!

Eu sempre tenho que ter lápis e papel comigo. Até para fazer layout, sem um raf no papel não rola!

Vamos lá povo! Qual a sua técnica favorita? Mandem aí!

Aí, falow!

(\_/)
(ò.ó)
(><)
het konijn bijtt!


#9 -SORRISO-

-SORRISO-

    Moderador Sumido

  • Usuários
  • 354 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 05/05/2008, 19:28

então, eu amo desenhar direto no pc. só que demora um pouco.
eu tinha pensado em comprar uma dessas mesas graficas pra agilizar, mai não sei se vale a pena.
alguem ja usou uma? sabe se é um bom investimento e tal?



#10 CswargameS

CswargameS

    Eu não acredito!

  • Ex-Admins
  • 1490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Franca/SP

Posted 05/05/2008, 22:56

C"R"aro que é man!


Mesa digitalizadora "tablet" (ou o nome que preferirem)
É muito bom sim.

E o bom é o lance de níveis de pressão e tal.
Regras
Posted Image
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador

#11 brunoXP

brunoXP

    EFEI EÔ

  • Conselheiros
  • 2226 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas/Itajubá

Posted 15/05/2008, 09:49

Discussão bem interessante e saudável.

Só pra eu participar ... :P ... não costumo ilustrar, geralmente pego uma imagem e vetorizo, mas raramente.
Ainda não entrei no campo de ilustração.
Bruno Toffolo
· Conselho / WebFórum

#12 CswargameS

CswargameS

    Eu não acredito!

  • Ex-Admins
  • 1490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Franca/SP

Posted 15/05/2008, 21:02

E olha que é dificil entrar no campo da ilustração heim :assobio:
1 lapis e uma folha (por capricho uma borracha) :blink:

Acho que muitos não desenham por falta de renda pra comprar o material :rotfl2::

Bixo, já vi cara fazer trabalhos show de bola até com catchup ehehe.


Que isso XP, pega o lapis ou lapiseira aí e rabisca em um A4, tu vai ver o tanto que é bom. (ok2)
Regras
Posted Image
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador

#13 [=]Montanha[=]

[=]Montanha[=]

    O Defenestrador!

  • Usuários
  • 794 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:het konijn bijt
  • Interesses:Photoshop, Illustrator, CorelDraw, Ilustração, poderes mutantes da mente e Defenestração! het konijn bijt

Posted 16/05/2008, 08:17

[1]E olha que é dificil entrar no campo da ilustração heim :assobio:

[2]1 lapis e uma folha (por capricho uma borracha) :blink:


[1] Não que seja difícil, mas é um campo concorrido, como tudo em artes visuais hoje em dia e se você não for pelo menos "bom", já era! Mas como passa-tempo, não tem nada melhor.

[2] A borracha é indispensável. Não sei de onde alguns malucos tiram que saber desenhar bem é desenhar sem usar borracha! Eu às vezes penso que esses doidos não tiveram infância, e fazem isso para desestimular os iniciantes. Borracha sim! Uma bem macia para não deixar manchas no papel. Limpa-tipos é uma excelente alternativa para a apagar.

Bom, galera, eu to gostando muito desta conversa.

Então, há muito tempo atrás, eu usava uma técnica para criar efeito de sangue espirrando, que eu achava o máximo e não sei se mais alguém usa.

Eu pegava meu bico-de-pena, mergulhava na tinta nanquim vermelha e assoprava sobre o papel em direção à área onde eu queria o efeito. Ficava muito legal. Eu fazia parecido para desenhar silhuetas de árvores, só que neste caso eu pingava o nanquim preto sobre o papel e assoprava. Como eu me divertia com isso.

Aí, falow!

(\_/)
(ò.ó)
(><)
het konijn bijtt!


#14 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 16/05/2008, 08:47

Não que seja difícil, mas é um campo concorrido, como tudo em artes visuais hoje em dia e se você não for pelo menos "bom", já era!


É verdade, o ideal é fazer uns trabalhos e por meio deles conseguir mais clientes, assim aproveitando pra propagar/divulgar o seu serviço, é bem por aí...

A borracha é indispensável. Não sei de onde alguns malucos tiram que saber desenhar bem é desenhar sem usar borracha! Eu às vezes penso que esses doidos não tiveram infância, e fazem isso para desestimular os iniciantes. Borracha sim! Uma bem macia para não deixar manchas no papel. Limpa-tipos é uma excelente alternativa para a apagar.


Faz tempo qdo meu sobrinho era criança, (hj tem 23) eu estava fazendo um desenho de um ninja que ele havia me pedido, e peguei a borracha...
Ele se espantou e e perguntou: – Vc usa borracha?
Claro! respondi, a gente desenha com a borracha tbem, tirando o excesso...

Montanha, essa técnica eu fazia tbem, muito legal, assoprar a gota pingada na folha, sai altas formas, muito legal, tbem me divertia bastante!

Aliás, é um bom tema pra técnicas convencionais, que acham? ;) é fácil de fazer, material tbem não é difícil...

#15 CswargameS

CswargameS

    Eu não acredito!

  • Ex-Admins
  • 1490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Franca/SP

Posted 16/05/2008, 13:57

Vocês me interpretaram mal mestres.

Quando digo:

E olha que é dificil entrar no campo da ilustração heim
1 lapis e uma folha (por capricho uma borracha)


Digo que para desenhar basta ter um objeto que grave uma superficie.

No caso, como o Pen disse, ele usou a borracha, porque ela "removia" a gravura de uma superficie, fazendo assim o desenho. (que é uma tecnica show de bola)

Digo sobre um objeto que grave uma superficie, pois vejam os vídeos do famoso cara que desenhou a Monalisa no MS Paint.
O cara usa até pão de forma com geléia pra desenhar.
Regras
Posted Image
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq