Jump to content


Photo
- - - - -

Versão De Futur De Google Web 2.0


  • Faça o login para participar
25 replies to this topic

#16 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 28/07/2008, 01:19

Acid3.

A engine WebKit, que é independente do Safari, já atingiu 100/100 e renderiza com perfeição. A versão de testes do Opera atinge 100/100 mas ainda falha na velocidade de renderização. Acompanhe: http://en.wikipedia.org/wiki/Acid3 ;)

Veja:

Midori 0.18 compilado com WebKit r34989:
Attached File  webkit.png   41.47KB   6 downloads

O diferencial do Firefox continua sendo as extensões. 8)

Mas o foco do Firefox não é o Acid 3. É os padrões. =) (http://shaver.off.ne...nity-of-acid-3/)

Não existe engine melhor se nenhuma é 100% complacente com os padrões. Além de cada uma suportar apenas uma parte de cada padrão, o que já foi implementado por elas nem sempre é o foi determinado pelo respectivo padrão (o andamento do Acid 3 mostrou só uma parte).

Tirando o IE, o que temos é briga de cachorro grande. E estamos muito longe de definir um eventual ganhador:Se o diferencial do Firefox fossem somente as extensões, dificilmente ele estaria alcançando a taxa de 20% de share. Usuários comuns não usam extensões. :assobio:

[]’s :DAté mais

#17 Cristiano Galdino

Cristiano Galdino

    Dark Defender

  • Administradores
  • 3738 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília, DF

Posted 28/07/2008, 02:17

Mas o foco do Firefox não é o Acid 3. É os padrões. =) (http://shaver.off.ne...nity-of-acid-3/)

Sim! E isso deveria ser de todos navegadores.

Não existe engine melhor se nenhuma é 100% complacente com os padrões. Além de cada uma suportar apenas uma parte de cada padrão, o que já foi implementado por elas nem sempre é o foi determinado pelo respectivo padrão (o andamento do Acid 3 mostrou só uma parte).

...

Se o diferencial do Firefox fossem somente as extensões, dificilmente ele estaria alcançando a taxa de 20% de share. Usuários comuns não usam extensões. :assobio:

[]’s :D

Usuários convencionais usam extensões sim! Afirmo isso pois todos, que eu conheço, que usam o Firefox (meu ciclo não é só info) tem pelo menos umas duas extensões. Eu sei que não são apenas as extensões que fazem o firefox o que ele é, existe muita publicidade por trás dele, a filosofia opensource também ajuda, mas é apenas isso. Com certeza o diferencial dele são as extensões, se acabassem com o site muita gente migraria de navegador.
Cristiano Galdino
- http://cristiano.galdino.net/

“Since 2003”


#18 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 28/07/2008, 02:59

Usuários convencionais usam extensões sim! Afirmo isso pois todos, que eu conheço, que usam o Firefox (meu ciclo não é só info) tem pelo menos umas duas extensões. Eu sei que não são apenas as extensões que fazem o firefox o que ele é, existe muita publicidade por trás dele, a filosofia opensource também ajuda, mas é apenas isso. Com certeza o diferencial dele são as extensões, se acabassem com o site muita gente migraria de navegador.

Mesmo que alguns usuários comuns usem (disso eu não tenho dúvidas)... Ainda assim é uma porcentagem baixa. A maioria dos que usam são usuários intermediários/avançados. Um usuário "comum" mesmo nem sabe o que é navegador direito. :P

Uma busca por why use firefox no Google revela N motivos (muitas vezes dirigidos ao IE) dos quais muitas vezes são sugeridos por usuários comuns. As extensões ajudam? Claro, mas considerar fator determinante é exagero. Se as extensões fossem determinantes, porque não SeaMonkey, que tem cliente de e-mail, IRC e editor HTML integrado? Porque não Flock, que agrega serviços sociais populares da "web 2.0"? Esse é o ponto. Eles têm mesma base mas market-share irrelevantes.

Filosofia livre ajuda? Ajuda. Marketing ajuda? Ajuda. Propaganda boca-a-boca ajuda? Ajuda. Mas se não convencer o usuário final, não adianta.

[]’s :DAté mais

#19 Cristiano Galdino

Cristiano Galdino

    Dark Defender

  • Administradores
  • 3738 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília, DF

Posted 28/07/2008, 03:38

Hoje em dia todo usuário, sabe o que são navegadores, agora SeaMonkey, Flock, Konqueror, Epiphany, Camino ... esses são navegaores Hardy User.

...
Uma busca por why use firefox no Google revela N motivos (muitas vezes dirigidos ao IE) dos quais muitas vezes são sugeridos por usuários comuns. As extensões ajudam? Claro, mas considerar fator determinante é exagero. Se as extensões fossem determinantes, porque não SeaMonkey, que tem cliente de e-mail, IRC e editor HTML integrado? Porque não Flock, que agrega serviços sociais populares da "web 2.0"? Esse é o ponto. Eles têm mesma base mas market-share irrelevantes.

Então qual seria o fator determinante ao crescimento do Firefox nos últimos anos? O Ubuntu, que vem com muita força, é um grande contribuidor dessa fatia que o Firefox abocanhou, mas não chega a ser tão relevante assim.
Cristiano Galdino
- http://cristiano.galdino.net/

“Since 2003”


#20 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 28/07/2008, 04:09

Hoje em dia todo usuário, sabe o que são navegadores

Todos usuários sabem o que é um navegador? Não é a realidade que vejo... Conheço pessoas que assimilam o e azul com Internet e nem sabem que aquilo é apenas um dos muitos navegadores web existentes. Assim como assimilam o W azul como o único processador de textos. Nem precisa ir muito longe... Vira e mexe por aqui mesmo, que é um fórum focado no desenvolvimento web, que é um assunto para usuários avançados, aparece este tipo de usuário.

agora SeaMonkey, Flock, Konqueror, Epiphany, Camino ... esses são navegaores Hardy User.

E porque não incluir o Opera, Safari e Firefox? Estão todos no mesmo barco. Nenhum deles está presente por padrão no Windows, que detém mais de 90% do mercado.

Aliás, falando em Konqueror e Epiphany, eles são os navegadores padrão dos ambientes de trabalho KDE e GNOME, respectivamente. Muitas distros Linux os adotam como navegadores padrão, sem aderir ao Firefox, por exemplo. Porque seriam focado em hardy-users se já vêm integrado ao sistema? Quer dizer então que o sistema é para hardy-users?

Então qual seria o fator determinante ao crescimento do Firefox nos últimos anos?

O conjunto dos fatores (que eu citei como "motivos"), não? :assobio:

Cada um usa por um (ou mais) motivo. Eu tenhos os meus. Fulano tem o dele. Ciclano e Beltrano também têm os deles. E por aí vai.

O Ubuntu, que vem com muita força, é um grande contribuidor dessa fatia que o Firefox abocanhou, mas não chega a ser tão relevante assim.

Realmente a parte contribuída pelo Ubuntu é irrelevante. Segundo a própria NetAppplications dos ~20% do Firefox a porcentagem de usuários Linux não chega a 1% (0,8%). Usuários do Ubuntu então, menos ainda - embora existam alguns milhões. Esses ~20% do Firefox significam mais de 175 milhões de usuários.

[]’s :DAté mais

#21 Cristiano Galdino

Cristiano Galdino

    Dark Defender

  • Administradores
  • 3738 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília, DF

Posted 28/07/2008, 10:15

E porque não incluir o Opera, Safari e Firefox? Estão todos no mesmo barco. Nenhum deles está presente por padrão no Windows, que detém mais de 90% do mercado.

Eu não incluiria eles pois o OS X está ganhando muito mercado entre usuário domético, o Safari tem muito mercado devido ao OS X. No Windows ele é uma Me®d@, assim como o iTunes (opinião pessoal).

Aliás, falando em Konqueror e Epiphany, eles são os navegadores padrão dos ambientes de trabalho KDE e GNOME, respectivamente. Muitas distros Linux os adotam como navegadores padrão, sem aderir ao Firefox, por exemplo. Porque seriam focado em hardy-users se já vêm integrado ao sistema? Quer dizer então que o sistema é para hardy-users?

Sim. :)
Cristiano Galdino
- http://cristiano.galdino.net/

“Since 2003”


#22 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 28/07/2008, 19:01

Eu não incluiria eles pois o OS X está ganhando muito mercado entre usuário domético, o Safari tem muito mercado devido ao OS X.

Well... não justifica.
  • O Opera não vem por padrão em nenhum sistema.
  • O Firefox vem por padrão em algumas distribuições Linux que não representam 1% do share global.
  • O Safari vem por padrão no Mac OS - relevante. Mas o share dele tem outros fatores também, como:
  • É contabilizado junto ao Safari Mobile na maioria das estatísticas (incluindo as da NetApplications)
  • É (ou era, não sei se reverteram) sugerido como atualização (!) no Apple Software Update (http://john.jubjubs....oftware-update/)

Sim. :)

Porquê? =)

[]’s :DAté mais

#23 Cristiano Galdino

Cristiano Galdino

    Dark Defender

  • Administradores
  • 3738 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília, DF

Posted 28/07/2008, 19:47

Well... não justifica.

  • O Opera não vem por padrão em nenhum sistema.
  • O Firefox vem por padrão em algumas distribuições Linux que não representam 1% do share global.
  • O Safari vem por padrão no Mac OS - relevante. Mas o share dele tem outros fatores também, como:
  • É contabilizado junto ao Safari Mobile na maioria das estatísticas (incluindo as da NetApplications)
  • É (ou era, não sei se reverteram) sugerido como atualização (!) no Apple Software Update (http://john.jubjubs....oftware-update/)

Sim, eu considero quem usa o Opera um navegador Hardy User, mas o Safari e o Firefox não. Eu sei que uma parte do share do Safari é graças ao iPhone, mas o Internet Explorer e o Opera também tem versões Mobile e são contabilizadas.

Porquê? =)

Infelizmente quem usa Linux é Hardy User ou obrigado.
Cristiano Galdino
- http://cristiano.galdino.net/

“Since 2003”


#24 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 28/07/2008, 20:04

Sim, eu considero quem usa o Opera um navegador Hardy User, mas o Safari e o Firefox não.

A maioria usa Windows, certo? A maioria dos usuários domésticos não têm experiência relevante, certo? Se juntarmos os fatos, para eles Firefox e Safari nem existem. Destes, alguns podem até ter ouvido falar de algum, mas entre ouvir falar e vir a usar é bem distante. Não? Ou seja... para a grande massa, tudo o que não é IE é para hardy user. Eu também não concordo, mas é fato.

Eu sei que uma parte do share do Safari é graças ao iPhone, mas o Internet Explorer e o Opera também tem versões Mobile e são contabilizadas.

Pois é. Eu não entendo porque não contabilizam em separado se o UA é diferente.

Infelizmente quem usa Linux é Hardy User ou obrigado.

Depende... Obrigado porquê? Sim, há quem use por inviabilidade financeira. Mas não é só por isso também. Conheço pessoas que começaram usando Linux e não foi por falta de dinheiro para pagar uma licença ou comprar um CD/DVD no camelô mais próximo. Cada um é cada um. Gosto é que nem traseiro... :P Sim, é muito pouco. Eu diria proporcional ao uso do Linux.

[]’s :DAté mais

#25 Cristiano Galdino

Cristiano Galdino

    Dark Defender

  • Administradores
  • 3738 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília, DF

Posted 28/07/2008, 20:40

A maioria usa Windows, certo? A maioria dos usuários domésticos não têm experiência relevante, certo? Se juntarmos os fatos, para eles Firefox e Safari nem existem. Destes, alguns podem até ter ouvido falar de algum, mas entre ouvir falar e vir a usar é bem distante. Não? Ou seja... para a grande massa, tudo o que não é IE é para hardy user. Eu também não concordo, mas é fato.

Concordo, a grande massa ainda é Windows/IE only sem saber que o resto do mundo existe, mas isso está mudando. Como eu falei anteriormente o market-share do Safari está crescendo devido ao OS X que está começando a alfinetar a Microsoft. O crescimento do Firefox tem vários fatores como você mesmo disse, mas o diferencial dele são as extensões.

Depende... Obrigado porquê? Sim, há quem use por inviabilidade financeira. Mas não é só por isso também. Conheço pessoas que começaram usando Linux e não foi por falta de dinheiro para pagar uma licença ou comprar um CD/DVD no camelô mais próximo. Cada um é cada um. Gosto é que nem traseiro... :P Sim, é muito pouco. Eu diria proporcional ao uso do Linux.

O Governo está migrando pro Software Livre e advinha? Os funcionários estão sendo obrigados a usar Ubuntu, Gentoo, Firefox, Firebird, OpenOffice.org. Além do Governo as empresas também estão migrando.

Segredo: Existe um projeto entre a FAB e o EB de desenvolver um SIGAD (Sistema Integrado de Gestão Arquivística e Documentos) que será acessível pelo navegador, eu peguei o bonde andando e fui incorporado ao projeto. Quando estávamos debatendo sobre o funcionamento do sistema eu lancei que ele só seria acessível pelo Firefox (eu sei que não é, esse é o nosso segredo), e ficou decidido que toda a FAB, quando o sistema estiver implementado, teria que usar a rapozinha como navegador. Se tudo der certo devo conseguir alguns milhares de usuários pra Mozilla Foundation. Se o tio Bill fez isso, porque eu não posso fazer?! ;)
Cristiano Galdino
- http://cristiano.galdino.net/

“Since 2003”


#26 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 28/07/2008, 20:57

Concordo, a grande massa ainda é Windows/IE only sem saber que o resto do mundo existe, mas isso está mudando. Como eu falei anteriormente o market-share do Safari está crescendo devido ao OS X que está começando a alfinetar a Microsoft.

Sim, mas está mudando aos passos de tartaruga... :D

O crescimento do Firefox tem vários fatores como você mesmo disse, mas o diferencial dele são as extensões.

O usuário doméstico do Windows (vulgo maioria) compara o Firefox com o IE (o qual já está habituado). Não são vários diferenciais? É o que eu havia dito...

Ainda assim, mesmo se comparado ao Safari ou Opera, por exemplo, há outros diferenciais. Só não vê quem não quer... :assobio:

O Governo está migrando pro Software Livre e advinha? Os funcionários estão sendo obrigados a usar Ubuntu, Gentoo, Firefox, Firebird, OpenOffice.org. Além do Governo as empresas também estão migrando.

Disso eu estou sabendo. Mas esse é o lado corporativo... Eu estava falando do doméstico. :)

[]’s :DAté mais




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq