Jump to content


Photo

Galeria De Fotos, Quase Que Totalmente Automatizada.


  • Faça o login para participar
119 replies to this topic

#1 lwirkk

lwirkk

    Veterano

  • Usuários
  • 1314 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 25/02/2008, 04:53

Olá à todos!
Comentários:
Estive essa semana trabalhando nesse script que primeiramente iria usar para uso próprio e mesmo assim disporbinilizar para download, mas nem para uso próprio em meu caso daria certo, usarei Mysql mesmo já que terei de usar vários outros aspectos que eu tentei bastante fazer ele usando somente códigos PHP, não que seria impossível, mas apenas pesado demais!
Deixando conversa fiada para lá u.u', bom vamos ao que interessa:

Script: Sistema de Galeria de Fotos...
Versão 1.0
(Somente é aceito fotos JPG/JPEG, se caso a pasta conter outros formatos, eles não serão vistos nas miniaturas).

Versão 2.0
(Aceita os formatos: JPG/JPEG, GIF e PNG).

Chegou a hora da colocar os pontos Prós e Contras do Script.

Prós:
  • Fácil manuseio.
  • Se adicionado uma nova imagem a pasta, é criada a miniatura somente dela. (Quando adicionado alguma foto a pasta, não precisa mudar nada, ele já faz tudo automático).
  • Paginação.
  • Pode criar miniaturas proporcionais ou não.
  • Pode se escolher quantas fotos listar por página.
  • Pode se escolher quantas fotos mostrar por linha.
  • Pode se ativar, se o visitante decide quantas fotos deseja mostrar por página.
  • Se as miniaturas forem proporcionais, pode se decidir a cor de fundo.
  • Pode ativar, se deseja usar o script em mútiplas pastas de imagens.*
  • Pode se decidir a qualidade das miniaturas.
  • Pode mudar a mensagem de exibição (cabeçalho).
  • Pode se ativar ou desativar a exibição da mensagem de cabeçalho.
  • Pode se definir a mensagem de erro, caso não haja foto a exibir na pasta desejada.
  • Pode se definir cor da borda da miniatura normal, e cor dela quando passar o mouse em cima.
  • Cria a pasta de miniaturas caso não esteja criada, e sucessivamente cria um arquivo "index.html" vazio para visitantes não acessarem a lista de imagens.
  • Já é integrado, o script LightBox, ou seja, ao clicar na miniatura já por padrão aparece a imagem tamanho original em modo de LightBox.**
  • Funciona com todos os navegadores visuais atuais.***
  • Entre outras funcionalidades...
Contras:
  • Pode conter bug no FireFox, caso for listar UMA foto por linha. (Mais usado para quem deseja uma galeria lateral no site).
  • Utilizada funções e comandos mais clássicos do PHP, para ser mais compatível com versões anteriores.
  • Entre outros bug's que não me lembro agora...
*Esta função você decide se deseja exibir a galeria apenas indicando o diretório dela por meio de query-string, como: script.php?img=NOME DO DIRETÓRIO (que contenha fotos e sem / o final) ex.: script.php?img=imagens ou script.php?img=imagens/fotos_da_festa
**Exemplo do LightBox poderão ser visto aqui: http://www.lokeshdha...ects/lightbox2/
***Testado com MS Internet Explorer, e FireFox.

Arquivos no arquivo .RAR:
(Não recomendo editar ou mexer nos arquivos que não seja o "gera-thumb_admin.php", que ele que contém tudo para customizar.)

index.php // Arquivo principal para iniciar o script.
gera-thumb_admin.php // Arquivo que se deve editar com suas configurações desejadas.
gera-thumb_create.php // Arquivo que cria as miniaturas.
gera-thumb_exibir.php // Arquivo que exibe as miniaturas.
gera-thumb_image.php // Arquivo que verifica se já possui miniaturas criadas.
gera-thumb_vars.php // Variáveis e o cérebro do sistema.
/CSS // Pasta com os arquivos CSS e Imagens do LightBox
/JS // Pasta com os JS do LightBox


Requerimentos:
PHP 4.3.2 ou maior.
Biblioteca GD 2.0 instalada.

Sistema Online para testes:
(neste exemplo foi modificado o background, não deixei este como padrão para não atrapalhar o layout de algum site que for utilizado)
(na query-string pode se notar: ?img=imagens/signos, onde imagens/signos é a pasta de imagens a exibir)
http://www.raffaelvi...=imagens/signos
ou
http://www.raffaelvi...=imagens/animes

Bom... Se tiverem dúvidas ou sugestões me avisem, agradeço desde já.
E por favor não retirem os créditos.

Espero que gostem. =)

Versão 2.0:
Aceita formatos JPG/JPEG, GIF e PNG.
Download: Attached File  gera_thumb_20.rar   38.12KB   1089 downloads

Versão 1.0:
Aceita formatos JPG/JPEG.
Download: Attached File  gera_thumb.rar   37.24KB   201 downloads

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para quem não conseguir fazer o download pelos links acima, poderá fazer por este link externo:
Downloads da "Galeria de Fotos", todas versões disponíveis.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualizações:

Versão 3.0 em fase beta, baseada na versão 2.0, breve download disponível...

Versão 4.0 em fase beta, totalmente reformulada e mais fácil de se usar, e mais flexível para customizar a galeria.

^.^

Edição feita por: lwirkk, 16/05/2009, 19:49.

Posted Image
"Se quiser ser feliz por um dia, vingue-se; se quiser ser feliz por uma vida inteira, perdoe."

Muito Obrigado à todos do fórum, e à toda equipe do fórum! =)

#2 Willians

Willians

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 11/03/2008, 13:27

Pq esta dando este erro:

Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/willians/public_html/galeria/index.php:1) in /home/willians/public_html/galeria/index.php on line 2

Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/willians/public_html/galeria/index.php:1) in /home/willians/public_html/galeria/index.php on line 2


#3 lwirkk

lwirkk

    Veterano

  • Usuários
  • 1314 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 12/03/2008, 14:48

Pq esta dando este erro:

Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/willians/public_html/galeria/index.php:1) in /home/willians/public_html/galeria/index.php on line 2

Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/willians/public_html/galeria/index.php:1) in /home/willians/public_html/galeria/index.php on line 2

Olá!
Você provavelmente está incluindo o script em uma página já pronta certo?

No arquivo INDEX.PHP da galeria, retira o SESSION_START();
Nas primeiras linhas que ele está.

E na sua página que você está incluindo o script, nas primeiras linhas coloca o SESSION_START();

Antes de mostrar qualquer saída HTML ou outras.
ex.:
<?
SESSION_START();
?>
...
aqui seu arquivo.
<html....>
etc...
....

Qualquer coisa posta aí, até. ^^

Edição feita por: lwirkk, 12/03/2008, 14:51.

Posted Image
"Se quiser ser feliz por um dia, vingue-se; se quiser ser feliz por uma vida inteira, perdoe."

Muito Obrigado à todos do fórum, e à toda equipe do fórum! =)

#4 lwirkk

lwirkk

    Veterano

  • Usuários
  • 1314 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 17/03/2008, 22:11

Versão atualizada para 2.0, funcionalidade novas no primeiro POST. :)
Posted Image
"Se quiser ser feliz por um dia, vingue-se; se quiser ser feliz por uma vida inteira, perdoe."

Muito Obrigado à todos do fórum, e à toda equipe do fórum! =)

#5 ecotuba

ecotuba

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 6 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 05/04/2008, 17:50

Olá
Esse é o meu primeiro post aqui no forum, queria saber se é possivel e como editar a legenda dessa galeria:
image 3 of 15

Como por exemplo colocar em português e até uma legenda referente a foto exibida.

É possível isso?
Grato

#6 Kadu DG

Kadu DG

    I Love my Little Girl! http://www.kdsg.net

  • Usuários
  • 597 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Carapicuiba, SP

Posted 05/04/2008, 18:39

poxa cara muito legal a sua iniciativa, tenho que confessar que desconhecia esse tópico até o momento!
se precisar de alguma ajuda com design, pois programação sou um leito, pode contar comigo!!! :D
Posted Image

#7 lwirkk

lwirkk

    Veterano

  • Usuários
  • 1314 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 05/04/2008, 19:07

Olá
Esse é o meu primeiro post aqui no forum, queria saber se é possivel e como editar a legenda dessa galeria:
image 3 of 15

Como por exemplo colocar em português e até uma legenda referente a foto exibida.

É possível isso?
Grato

Olá!
Na próxima versão (em breve) irei traduzir isso, mas se pode fazer no arquivo "lightbox" da pasta "js" na linha 511.
E sobre legenda de cada foto exibida, até o momento não é possível com esse script atual Lightbox, pois ele não oferece suporte para o mesmo, mas talvez em uma futura versão venha a oferecer já que não é uma má idéia. ^^

E SEJA BEM-VINDO! ao Fórum! :)
Qualquer coisa estamos aí se precisar! ^^

Obrigado e abraços! :)

poxa cara muito legal a sua iniciativa, tenho que confessar que desconhecia esse tópico até o momento!
se precisar de alguma ajuda com design, pois programação sou um leito, pode contar comigo!!! :D


Muito obrigado!
E obrigado denovo por oferecer, eu não sou nada expert em design, hehehehe, qualquer coisa te falo então! ^^

Obrigado e abraços! :)

Edição feita por: lwirkk, 05/04/2008, 19:08.

Posted Image
"Se quiser ser feliz por um dia, vingue-se; se quiser ser feliz por uma vida inteira, perdoe."

Muito Obrigado à todos do fórum, e à toda equipe do fórum! =)

#8 ecotuba

ecotuba

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 6 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 05/04/2008, 21:59

Valeu lwirkk

Com legenda ia ficar mais do que perfeito, pois e show a galeria, parabéns.
Grato pela resposta e pelas boas vindas.
Abraços

#9 lwirkk

lwirkk

    Veterano

  • Usuários
  • 1314 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 06/04/2008, 01:38

Valeu lwirkk

Com legenda ia ficar mais do que perfeito, pois e show a galeria, parabéns.
Grato pela resposta e pelas boas vindas.
Abraços


A legenda seria na parte do Javascript mesmo...
Mas também como as imagens são geradas dinâmicamente, precisaria de algum lugar para pegar os dados da legenda, o que seria melhor com um banco de dados, que já sai um pouco fora do script, que o fiz para evitar o banco de dados, que nem todos usam ou sabem mecher com os mesmos...

Se tiver alguma idéia, fico grato desde já! ^^

E Obrigado pelo elogio! :)
Posted Image
"Se quiser ser feliz por um dia, vingue-se; se quiser ser feliz por uma vida inteira, perdoe."

Muito Obrigado à todos do fórum, e à toda equipe do fórum! =)

#10 brunofabioo

brunofabioo

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 11/04/2008, 12:53

Oi lwirkk,
enviei para o seu email uma versão do seu Gera Thumb 2.0 com o novo LightBox 2.04 integrado e com a tradução do jeito que o Ecotuba gostaria.

Vi que na versão nova do LightBox 2.04 é possível colocar legenda. Só ainda não sei como automatizar isso via PHP. Pois não sou programador profissional, só um fução mesmo.
Que tal, para não usar banco de dados, colocar na legenda o nome do arquivo sem a extensão??? Você consegue fazer isso? Será excelente.

No que puder ajudar podem contar comigo.

Abraços
Bruno Fábio

#11 ecotuba

ecotuba

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 6 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 11/04/2008, 14:24

Olá amigos

Bruno vc pode mandar p meu email tbm? queria tentar incluir a legenda via php.
Abraços

#12 lwirkk

lwirkk

    Veterano

  • Usuários
  • 1314 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 11/04/2008, 21:38

Obrigado aí galera! :)
Vou verificar sobre a nova versão com legenda, para ver no que posso fazer, abraços! ^^

EDIT

Editado abaixo:



Galeria é o seguinte...:

"Que tal, para não usar banco de dados, colocar na legenda o nome do arquivo sem a extensão??? Você consegue fazer isso? Será excelente."

Isso a idéia do script é exatamente não usar de maneira alguma banco de dados, com banco de dados daria para fazer muita coisa mesmo, mas como muita gente ainda não usa DB seria chato excluir essas pessoas....
E sobre a legenda ser o nome do arquivo sem extensão isso dá perfeitamente...

Eu tentei é pegar os dados de título da imagem gravados no META DATA dela, mas sem sucesso por causa de algumas funções que não são habilitas por padrão no PHP.
Outra maneira que tentei também foi gravar ID3 TAG (isso exatamente as mesmas para arquivos de MP3 e áudio em geral). Mas essa função deu certo, porém não é habilitada por padrão no servidor, aí além de a pessoa ter que gravar a ID3 da imagem manualmente (tanto em um script separado que eu poderia fazer só para isso, tanto em algum outro modo), ela teria de claro habilitar esta função no PHP.... ^^

Então só o nome da imagem sem extensão como LEGENDA seria viável? Ou têm alguma idéia?

Obrigado e abraços!!! =)

Edição feita por: lwirkk, 11/04/2008, 21:43.

Posted Image
"Se quiser ser feliz por um dia, vingue-se; se quiser ser feliz por uma vida inteira, perdoe."

Muito Obrigado à todos do fórum, e à toda equipe do fórum! =)

#13 Mailon Ruan!

Mailon Ruan!

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 3 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 19/05/2008, 16:35

errro
Warning: mkdir() [function.mkdir]: No such file or directory in D:\AppServ\www\teste\fotos\gera-thumb_vars.php on line 85
Voc꠮㯠tem permiss㯠para cria磯 ou grava磯 de imagens na pasta selecionada, por favor mude para as permiss?de grava磯 na pasta onde possui as imagens!

oke fasso ?

#14 lwirkk

lwirkk

    Veterano

  • Usuários
  • 1314 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 19/05/2008, 18:47

errro
Warning: mkdir() [function.mkdir]: No such file or directory in D:\AppServ\www\teste\fotos\gera-thumb_vars.php on line 85
Voc꠮㯠tem permiss㯠para cria磯 ou grava磯 de imagens na pasta selecionada, por favor mude para as permiss?de grava磯 na pasta onde possui as imagens!

oke fasso ?

Olá Mailon Ruan!
Seja bem-vindo ao fórum! =)

Na pasta onde tem as imagens, você precisa dar CHMOD 755 ou 777.
=)
Posted Image
"Se quiser ser feliz por um dia, vingue-se; se quiser ser feliz por uma vida inteira, perdoe."

Muito Obrigado à todos do fórum, e à toda equipe do fórum! =)

#15 xelbh

xelbh

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 19 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 02/06/2008, 13:51

Ola!!

Nao sei se estou revivendo o post mais queria uma ajuda nesse script..
Tipo preciso que tivesse uma opção de incluir uma url (link direcionando para outro site) em cada thumb, teria como fazer isso?




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq