Jump to content


Photo

Dúvida Sobre Abrir Empresa


  • Faça o login para participar
22 replies to this topic

#1 romzinho

romzinho

    Turista

  • Usuários
  • 39 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 09/02/2008, 02:06

Boa noite pessoal.

Estou com alguma dúvidas sobre abrir uma empresa e gostaria que vocês me ajudassem.

1. Quero registrar minha empresa, mas somente o nome, pois não quero perdê-lo. Dessa forma, não terei inicialmente uma empresa "física", apenas no papel. Como eu faria isso?

2. Para registrar meu logotipo, onde eu tenho que ir? No mesmo lugar que tiram o CNPJ?

3. Depois de ter meu CPNJ eu tenho que pagar alguma mensalidade?

Por favor, gostaria muito que me respondessem essas perguntas.

Muito obrigado

#2 PHPMan

PHPMan

    Jesus te ama

  • Usuários
  • 149 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte

Posted 09/02/2008, 06:53

Falai ..

Bom existe um site muito legal que é esse ai ó SEBRAE? :) Tem um monte de dicas sobre como abrir uma empesa...etc.

Flw ai

#3 romzinho

romzinho

    Turista

  • Usuários
  • 39 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 09/02/2008, 06:56

Olá.

Eu costumo entrar nesse site, entretanto, ele não tem as respostas para essas minhas dúvidas. Ele é um site mais voltado para quem quer abrir uma empresa e começar a trabalhar. Eu inicialmente quero garantir o nome da minha futura empresa.

Obrigado.

#4 PHPMan

PHPMan

    Jesus te ama

  • Usuários
  • 149 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte

Posted 09/02/2008, 07:36

Então dê uma olhada nesse topic.

http://forum.wmonlin...howtopic=186919

Se não te servir..desisto rsrs

#5 romzinho

romzinho

    Turista

  • Usuários
  • 39 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 09/02/2008, 07:47

Olá.

Eu já tinha visto esse tópico. Não ajuda muito pois não tem nenhuma dessas respostas que eu quero. Mesmo assim agradeço seu interesse em me ajudar! ^_^

#6 Joabes Carlos

Joabes Carlos

    12 Horas

  • Usuários
  • 136 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 09/02/2008, 15:51

Abrindo um Empresa.

Primeiro passo é você entrar em contato com um contador, ele irá lhe instruir em todo o processo, aqui em CTBA o custo checa a R$ 600,00 para abrir a empresa, isso taxas de documentações.

Depois que você possuir seu CPNJ, o que deverá levar 30 dias você poderá registrar sua marca, para isso existe o INPI
segue o link : http://www.inpi.gov.br/

Em relação ao custo mensal, sua empresa movimentando ou não, você terá que pagar o contador para fazer as devidas partes burocráticas da empresa, como pode ver os passos são poucos, procure um contador e esclareça suas dúvidas.

Sem mais
Joabes
Fws Net Soluções Inteligentes
Hospedagem Web / Revenda / Dedicados / Vps / Soluções Linux / Desenvolvimento de Softwares e Web Sites.
http://www.fwsnet.com.br

#7 romzinho

romzinho

    Turista

  • Usuários
  • 39 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 09/02/2008, 19:20

Olá.

Em relação ao custo mensal, o que eu teria que pagar? Somente o contador? E se eu não paga-lo? Minha empresa será automaticamente fechada?

Desculpe tantas perguntas, mas o grande problema é que só quero começar a trabalhar com minha marca depois que eu acabar a faculdade, mas queria registra-la o quanto antes para não perder o nome futuramente.

#8 '' sem.Ponto

'' sem.Ponto

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2098 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte

Posted 09/02/2008, 20:21

Em relação ao custo mensal, o que eu teria que pagar? Somente o contador? E se eu não paga-lo? Minha empresa será automaticamente fechada?

Teria que pagar o contador e os impostos que seria basicamente uma porcentagem sobre a receita. Os impostos variam de cidade para cidade.

No seu caso que não vai comprar ou vender nada utilizando o nome da empresa, eu já não sei como funcionaria, mas sem um contador sua empresa não ficará muito tempo aberta, pois vai parecer que ela está sonegando.

(ok2)

Edição feita por: '' sem.Ponto, 09/02/2008, 20:23.

att,
Muller Dias
ex-administrador Fórum WMO

#9 romzinho

romzinho

    Turista

  • Usuários
  • 39 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 09/02/2008, 20:27

Acho que se fosse para pagar pelo menos as taxas, acho que não deveria ser muito caro, já que a empresa não iria movimentar nada. O problema é não movimentar nada e eu ter que pagar o contador, que deve me cobrar mais de R$300/mês.

Tenho outra dúvida. O contador tem que ser contratado para trabalhar na empresa ou eu poderia "tercerizar" uma empresa de contabilidade?

Obrigado.

#10 '' sem.Ponto

'' sem.Ponto

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2098 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte

Posted 09/02/2008, 20:35

Tenho outra dúvida. O contador tem que ser contratado para trabalhar na empresa ou eu poderia "tercerizar" uma empresa de contabilidade?

Você que escolhe. ;)

Também tem contadores que trabalham por conta própria, não precisa ser necessariamente uma empresa de contabilidade. O contador vai apenas uma vez por mês na empresa...
att,
Muller Dias
ex-administrador Fórum WMO

#11 gaguinho

gaguinho

    Yankes, go Rome!

  • Usuários
  • 1496 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Longe demais

Posted 10/02/2008, 01:32

Desculpe tantas perguntas, mas o grande problema é que só quero começar a trabalhar com minha marca depois que eu acabar a faculdade, mas queria registra-la o quanto antes para não perder o nome futuramente.

Se é essa a questão... meu conselho seria: apenas registre sua marca/logo. Tente ver os procedimentos no INPI. E deixe a empresa para ser aberta no momento que for operar de fato.
Sem senha não vou a LOGAR algum (Gaguinho)

Estratégia e Dominação

#12 '' sem.Ponto

'' sem.Ponto

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2098 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte

Posted 10/02/2008, 11:58

Com certeza gaguinho, e é bom que tenha como mantê-la antes dos lucros surgirem.

Eu tenho uma ótima sugestão, mas não sei se o INPI permite. Você poderia registrar a patente do nome, porém essa patente deverá ficar em nome de alguma empresa. Então você terá que conseguir alguma empresa que aceite registrar a patente e ver se tem como transferi-la para você depois que a sua empresa for registrada.

Mas acho que podem surgir algumas complicações...

Como a empresa que você conseguir ficará com a patente, ninguém poderá registrar a empresa com o mesmo nome da patente (isso inclui você mesmo) a não ser a própria empresa dona da patente. Sendo assim, acho que essa empresa deverá conceder à você uma licença para abertura da empresa com o nome da patente. Depois disso, a patente possivelmente poderá ser transferida.

Procure um contador e veja se é possível fazer o que eu disse, pois seria a melhor solução para o seu problema.
att,
Muller Dias
ex-administrador Fórum WMO

#13 Perito Contador

Perito Contador

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 2 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 05/03/2008, 15:20

Saudações Cordiais,



Concordo com todos, porém ao se abrir uma empresa é preciso se ter muito cuidado, pois os impostos são apenas conseqüencia de atos realizados na empresa, para garantir o nome da sua empresa você presisa registra-la, nas esferas: Federais, Estaduais e Municipais e fazer recolhimento de alguns impostos, "no inicio paga pouco imposto" quanto ao contador, é importante que você o contrate, pois ele possui conhecimentos fiscais que ira lhe auxiliar no negócio pretendido, e não precisa você ter uma despesa mensal com o contador, basta ter um acordo que favoreça ambas as partes.


Procure um contador e seja sincero, fale tudo que você precisa e como poderia economizar no inicio de suas atividades.


Cumprimentos

#14 REGISTRO DE MARCAS

REGISTRO DE MARCAS

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Feminino
  • Localidade:são paulo

Posted 03/10/2008, 13:38

O REGISTRO A QUAL É NECESSARIO VOCÊ FAZER É NO INPI FEDERAL TENDO INTERESSE ME RETORNE PARA QUE SEJA EFETUADO DEVIDOS LEVANTAMENTOS.

#15 Alliantie Assessoria

Alliantie Assessoria

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 3 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 12/10/2009, 16:02

Quando abrir uma empresa, ou mesmo depois, vai precisar de contador? E de advogado?
Quando da abertura de uma empresa e não importando seu tamanho, uma grande maratona se inicia. Como se não bastassem idas e vindas a cartórios, Junta Comercial, Receita Federal, Prefeitura, Cetesb, Ibama, Receita Estadual, etc., você ainda precisará elaborar um bom contrato social, pois este será responsável por toda existência segura da relação dos sócios em sua empresa, até mesmo para efeitos com terceiros, como bancos, fornecedores, etc. Como montar o contrato social?
É exatamente aí que entra a necessidade de você ser assessorado por um advogado. A elaboração do contrato social de sua empresa requer detalhes que somente um bom profissional especializado poderá contribuir, por exemplo, como fica sua situação quando um dos sócios falece ou resolve sair da sociedade? No caso de falecimento, se os herdeiros resolverem participar da sociedade, podem ou não? Na hipótese da saída do sócio, como elaborar regras para avaliar o quanto vale sua empresa e repassar a cota, parte correspondente ao sócio retirante? Vamos mais além: imagine que um dos sócios fique doente e não possa mais trabalhar, deixando de comparecer e contribuir com a empresa por mais de ano. Pergunto: por quanto tempo você e sua empresa pagarão a este sócio o pró-labore devido? Depois, imagine como serão as condições para terceirização ou contratação de mão-de-obra? Seu empregado não quer usar o equipamento de segurança, o que fazer?
Estas perguntas para um profissional especializado não exigirão muito, pois sua função é planejar a lógica jurídica destas relações empresariais, enquanto que muitos dos contratos sociais adquiridos em papelarias, em nada poderão lhe auxiliar na confecção precisa destas questões. Mas, o mais intrigante será o que você poupa com a modulação perfeita desta etapa, pois estará impedindo demandas desnecessárias no judiciário. Só o advogado basta? Não.
Os caminhos dos registros, preenchimento de guias, acesso aos portais dos Governos Estadual e Federal, opções de regimes tributários, fiscais, administrativos, entre tantas outras burocracias, são armadilhas para os leigos. Logo, a presença de um bom profissional na área Contábil, garantirá economia de custos, acerto nas funções e atividades da empresa, bem como, o adequado enquadramento legal tributário, em que, mais uma vez, você estará poupando tempo, dinheiro e demandas judiciais.
Como você escolheria seu Advogado e seu Contador, agora que percebeu serem muito importantes para a sobrevivência de sua empresa? O melhor caminho é se informar com outras pessoas que já contam com estes profissionais, ou então, buscar nas instituições correlacionadas como, por exemplo, a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB - de sua cidade e o Conselho Regional de Contabilidade - CRC.
O importante é que você possua total confiança nestes profissionais, bem como celebre, também, contrato de prestação de serviços com os mesmos, a fim de garantir profissionalismo na execução dos serviços. Desta forma você estará bem amparado para as incertezas do dia-a-dia, e terá sempre a certeza de não estar só nesta longa caminhada do sucesso.

Você que está pensando em montar um negócio próprio, já parou para pensar se identificou uma oportunidade de negócio ou tem apenas mais uma idéia na cabeça? Daquelas idéias que imediatamente viram empresas, muitas das quais acabam já no primeiro ano de vida, situação de 31% dos que abriram um negócio próprio nos últimos anos.

Qual a diferença? De maneira bem simples e direta, se tem alguém querendo comprar os serviços ou produtos da empresa que pensa criar, então existe uma oportunidade de negócio. Afinal de contas, podemos resumir uma atividade empresarial numa ação final de vender e lucrar. Se for comprovada a possibilidade de vender os serviços ou produtos resultantes e de lucrar, então você encontrou uma oportunidade de negócio. Note bem, vender e lucrar. Não basta somente vender. O que realmente é determinante de uma boa oportunidade é a quantidade de lucro. Não serve qualquer lucro. Mas somente um montante de lucro que compense toda a empreitada. Isto é, supere em ganhos o que poderia ser obtido em outros negócios e investimentos. Em outras palavras:

• Para começar, você precisa confirmar a existência de interessados em comprar os serviços ou produtos que sua empresa vai oferecer;
• Por um preço que compense todos os seus custos e dê lucro;
• Em quantidade que acumule no final de um período de tempo um montante de lucro que compense a empreitada;
• E que estas condições durem por tempo que compense a montagem do negócio. Isto é, dê o retorno que você deseja;
• E ainda, que você realmente esteja disposto a enfrentar e comandar o dia-a-dia desta operação. Você e sua família deverão adaptar o estilo de vida às condições que o negócio necessitar, caso você fique no comando da operação da empresa.

Simples? Nem tanto. É provável que neste ano mais de 40.000 empresas que foram abertas no ano passado sejam fechadas. Fracassarão. A principal razão é falta de planejamento inicial. Mais ou menos assim: tiveram a idéia e abriram. Não confirmaram o volume de dinheiro que seria necessário para montar o negócio, chamado de investimento inicial, nem quanto de recursos seria necessário para movimentar a empresa no dia-a-dia, o tal do “capital de giro“.
• Quais seriam os custos?
• Que preço deveria praticar?
• Qual volume precisaria ser vendido?
• Quem é o cliente e onde está?
• Que lucro poderia ser obtido?

Pois é. Se você está com uma idéia na cabeça, cuidado. Antes de montar a empresa planeje os passos iniciais. Ou então responda a esta pergunta: aberta a empresa, o que você fará para que quem já compra no mercado o que sua empresa pretende vender, compre também de sua empresa?

Para emitir nota fiscal você precisa necessariamente abrir uma firma e não pode ser individual. Você tem que ter um sócio e saber se no seu endereço residencial você pode registrar o negócio. Há varias restrições, quem te informa isso é a Prefeitura. Procure a RA da sua região e pergunte se o zoneamento da sua rua permite a instalação do negócio.
A abertura de uma empresa envolve diversas etapas, dependendo da atividade.
Uma vez definido o nome, o primeiro passo é protocolar pedido de registro do Contrato Social e obtenção do NIRE, ou seja, do nome da empresa e, o último, é a autorização para a emissão de documento fiscal, ou seja a nota fiscal de prestação do serviço.
Etapas da criação de uma empresa:


Pesquisa do Nome
Jucesp (Junta Comercial)


Razão Social (nome da empresa), CNPJ, e Inscrição Estadual
Jucesp, Receita Federal e a Secretaria de Fazenda

3ª*
Alvará Municipal
Prefeitura


Bombeiro e outros
Bombeiro e outros


Autorização para impressão de Nota Fiscal
Secretaria de Fazenda


Emissão da primeira nota fiscal
Contribuinte

Você pode ter nome fantasia. Como terá que ter um contador para fazer a contabilidade (há vários impostos que mesmo não tendo funcionários a empresa é obrigada a recolher mensalmente) aconselho a você a nos procurar para maiores detalhes e estudo de viabilidade do projeto. Somos o escritório certo para te dizer o que precisará e quanto custará tudo isso.
Se você não legalizar você estará na ilegalidade, que a principio não é crime, mas contravenção!

Boa sorte
Alliantie Assessoria e Consultoria Empresarial
alliantie@ig.com.br

Consulte também: Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/SP; Conselho Regional de Contabilidade - CRC




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq