Fórum WMO: Ação Em Lote - Automate > Batch - Fórum WMO

Ir para

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder
  • Ícone  Compartilhar

Ação Em Lote - Automate > Batch Passo a passo

#1 Membro offline   CswargameS 

• Eu não acredito!
  • Ícone
  • Grupo: Ex-Admins
  • Cadastrado: 27/04/2007
  • Localidade:Franca/SP
Pontos: 3
Neutral

Postou 12/01/2008, 22:12

Bom pessoal resolvi criar um tutorialzinho para explicar um pouco melhor a opção batch, do comando automate. (file>automate>batch.. uma ação em lote)
Muito útil para quando é necessário fazer um trabalho repetitivo, como colocar marcas d'agua em fotos, redimensionar imagens, entre outros.

Numerei as opções da janela batch para que possamos seguir com organização.
Imagem

1) - Set: Opção onde se escolhe de qual Set(conjunto) a ação está. (os sets"conjuntos" são criados pelos usuários).

2) - Action: Está opção nos permite escolher qual ação do set iremos usar.

3) - Source: A fonte de imagens a ser processada em lote.
Folder: Para pegar as imagens de uma pasta, usando a opção choose nº 4
Opened Files: Para executar a ação nos arquivos abertos no Photoshop.
Bridge: Para arquivos selecionados, dentro do Adobe Bridge. (necessita os 2 programas abertos)

4) - Choose: Aqui você pode escolher a pasta que as suas imagens estão, bata selecionar a pasta e pronto, ele irá pegar todos os arquivos dentro dela.

5) - Overrride Action "Open" Commands: Se dentro da sua ação, você deixou ela programada para abrir certo arquivo, com está opção marcada, ele pula o comando abrir gravado na ação.

6) - Include All Subfolders: Se dentro de sua pasta, escolhida pela opção choose (vide nº4) existir pastas dentro da mesma, marcando está opção ele pega também os arquivos dentro das subpastas.

7) - Suppress File Open Options Dialogs: Marque está opção se não você não deseja ver a caixa de dialogo que se abre para escolher o arquivo desejado a se abrir.

8) - Suppress Color Profile Warnings: Geralmente quem calibra o monitor e usa um perfil de cores, quando assim, o Photoshop abre uma janela, perguntando se irá abrir o arquivo usando o perfil de cores da calibração do monitor, perfil de cores embutido na imagem ou se ele irá descartar o perfil de cores, para que está janela, não se abra dentro do comando batch, basta marcar está caixa.

9) - Destination: Para onde os arquivos processados em lote irão ser salvos, após a execução da ação.
Folder: em uma pasta de sua escolha, usando a opção choose.
Save and Close: Para salvar na pasta de origem das imagens.
None: Deixa os arquivos executados em lote, abertos no Photoshop.

10) - Overrride Action "Save As" Commands: Se dentro de sua ação existe uma opção que salva o arquivo, marcando está caixa ele pula está etapa. (se for salvar em outra pasta marque está opção, de outra maneira ele irá salvar seguindo sua ação)

11) - File Naming: Nestas seis caixas você pode escolher como será o nome a ser dado aos arquivos. (alterando as caixas ele mostra o resultado na informação acima "Exemple")

12) - Compatibility: Geralmente se salva um arquivo em Windows, e mandar abrir em um Mac, pode dar algum problema, então nesta opção, se escolhe qual vai ser o sistema operacional a receber a compatibilidade, para que não haja defeitos.

13) - Errors: Determina o que a ação em lote irá fazer quando der algum erro:
Stop For Errors: Para de executar o lote, e informa o usuário sobre o erro
Log Erros To File: Salva em um bloco de notas, as informações sobre os erros ocorridos, se não houver nenhum estará escrito no documento de texto - Start batch, end batch.
Use a opção Choose abaixo para escolher onde salvar o documento de texto.
Regras
Imagem
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador
0

#2 Membro offline   1tera 

• Turista
  • Pip
  • Grupo: Banidos
  • Cadastrado: 23/07/2007
Pontos: 0
Neutral

Postou 15/03/2008, 10:48

Amigo consegui fazer, só não sei aonde que configuro pras fotos fkarem no tamanho tipo "640x480" Tem como me ajudar.

Abraços Fko no Aguardo
0

#3 Membro offline   CswargameS 

• Eu não acredito!
  • Ícone
  • Grupo: Ex-Admins
  • Cadastrado: 27/04/2007
  • Localidade:Franca/SP
Pontos: 3
Neutral

Postou 15/03/2008, 17:14

No caso fica assim:

Você cria uma ação no PS, uma ação convencional.
Está ação deverá ter o procedimento de redimencionar a imagem e só!
Em seguida escolha a ação no comando batch. (vide opção 1 e 2)
Regras
Imagem
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador
0

#4 Membro offline   Bruno Augusto 

• ∙•● Restarting... ●•∙
  • Ícone
  • Grupo: Usuários
  • Cadastrado: 09/03/2004
  • Localidade:Itajubá
  • Interesses:- Desenvolvimento de Sites<br />- Programação Web
Pontos: 0
Neutral

Postou 15/03/2008, 18:23

Legal. Pena que há uns meses atrás eu me estrupelei (nem sei se essa palavra existe) pra aprender isso.

Agora ninguém mais vai penar com isso.
Bruno Augusto dos Reis Teixeira

Contato: imaggens |at| hotmail |dot| com ( Gmail / Windows Live! Messenger )

Imagem
0

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)