Jump to content


Photo

Php Com Segurança


  • Faça o login para participar
2 replies to this topic

#1 Renan Fernandes

Renan Fernandes

    12 Horas

  • Usuários
  • 179 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro
  • Interesses:Tudo relacionado a webmaster, webdesign e programação.

Posted 13/12/2007, 22:02

Boa noite galera!
Sou iniciante em php e estou preparando um sistema de login (para fins de aprendizado) baseado em sessions. Basicamente é feito o seguinte:

1- É feita uma consulta no banco onde nome e senha coincidam com um determinado registro;
2- Caso seja encontrado um registro com esses critérios, serão criadas sessions com dados como a id do usuário para posteriores consultas como alteração de dados e etc...
3 - Em todas as páginas é checada se uma determinada session (tipo... $_SESSION['logado']) existe, caso exista exibe a página, caso contrário é exibida uma mensagem.

Minhas dúvidas são as seguintes:

1)Sessions realmente são seguras para guardar informações importantes, tipo, existe a possibilidade de pegarem dados como nomes e valores de sessions indevidamente?

2)Existem mesmo maneiras de pessoas fazerem o download de todos os arquivos de nosso site? Tipo, denho uma pasta chamada dados com o arquivo conecta.php, onde há senha, nome do bd e usuário do meu banco de dados, se alguém fizesse o down desse arquivo, poderia apagar meu bd todo, alterar dados, enfim, fazer uma lenha!

3)Li a respeito de criptografia, para no caso de senhas, o formulário envia os dados recebidos criptografados para o banco e apenas decodifica o mesmo na hora da exibição. Gostaria de saber, atualmente, qual o método considerado mais seguro e se existe a possibilidae ou existem casos desses dados serem "descodificados" indevidamente.

Por favor, me perdoem e me corrijam se falei alguma besteira aqui, e, minha intenção com este tópico é ter uma referência para os métodos mais seguros para poder estudá-los.

Agradeço desde já.