Jump to content


Photo

Php Com Segurança


  • Faça o login para participar
2 replies to this topic

#1 Renan Fernandes

Renan Fernandes

    12 Horas

  • Usuários
  • 179 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro
  • Interesses:Tudo relacionado a webmaster, webdesign e programação.

Posted 13/12/2007, 22:02

Boa noite galera!
Sou iniciante em php e estou preparando um sistema de login (para fins de aprendizado) baseado em sessions. Basicamente é feito o seguinte:

1- É feita uma consulta no banco onde nome e senha coincidam com um determinado registro;
2- Caso seja encontrado um registro com esses critérios, serão criadas sessions com dados como a id do usuário para posteriores consultas como alteração de dados e etc...
3 - Em todas as páginas é checada se uma determinada session (tipo... $_SESSION['logado']) existe, caso exista exibe a página, caso contrário é exibida uma mensagem.

Minhas dúvidas são as seguintes:

1)Sessions realmente são seguras para guardar informações importantes, tipo, existe a possibilidade de pegarem dados como nomes e valores de sessions indevidamente?

2)Existem mesmo maneiras de pessoas fazerem o download de todos os arquivos de nosso site? Tipo, denho uma pasta chamada dados com o arquivo conecta.php, onde há senha, nome do bd e usuário do meu banco de dados, se alguém fizesse o down desse arquivo, poderia apagar meu bd todo, alterar dados, enfim, fazer uma lenha!

3)Li a respeito de criptografia, para no caso de senhas, o formulário envia os dados recebidos criptografados para o banco e apenas decodifica o mesmo na hora da exibição. Gostaria de saber, atualmente, qual o método considerado mais seguro e se existe a possibilidae ou existem casos desses dados serem "descodificados" indevidamente.

Por favor, me perdoem e me corrijam se falei alguma besteira aqui, e, minha intenção com este tópico é ter uma referência para os métodos mais seguros para poder estudá-los.

Agradeço desde já.

Não existe vento favorável quando não se sabe onde quer chegar.


Dicas Digitais

#2 gonacts

gonacts

    "Agora eu tb tenho um Tux..." =D

  • Usuários
  • 1030 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 15/12/2007, 00:05

1)Sessions realmente são seguras para guardar informações importantes, tipo, existe a possibilidade de pegarem dados como nomes e valores de sessions indevidamente?
pode usar e abusar de sessions...

2)Existem mesmo maneiras de pessoas fazerem o download de todos os arquivos de nosso site? Tipo, denho uma pasta chamada dados com o arquivo conecta.php, onde há senha, nome do bd e usuário do meu banco de dados, se alguém fizesse o down desse arquivo, poderia apagar meu bd todo, alterar dados, enfim, fazer uma lenha!
esquece! nao tem como o cara pegar o seu arquivo.php.... a nao ser q vc passe a sua senha de ftp
hahahaa



3)Li a respeito de criptografia, para no caso de senhas, o formulário envia os dados recebidos criptografados para o banco e apenas decodifica o mesmo na hora da exibição. Gostaria de saber, atualm

nao use criptografia.....use hash....(md5, sha1 )
se quiser msm criptogafia, use base64
"Ninguém é tão inteligente que não possa aprender e ninguém é tão burro que não possa ensinar.."
"As dúvidas engrandecem nossa sabedoria, mas não basta somente tirá-las, temos que entendê-las"

#3 Renan Fernandes

Renan Fernandes

    12 Horas

  • Usuários
  • 179 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro
  • Interesses:Tudo relacionado a webmaster, webdesign e programação.

Posted 15/12/2007, 12:37

Ok, muito obrigado pela resposta.

Estive dando uma olhada no manual sobre o MD5 e é muito fácil de usar, na verdade não tenho nada que decodificar, até porque me parece meio que impossível, na verdade oque tenho que fazer é usar MD5 tanto na hora de enviar quanto na hora de receber e comparar os dados.

Obrigado mesmo, é que essa questão de segurança é realmente muito importante. Isso faz com que eu me apaixone cada vez mais por essa linguagem que além de open-source, é de um poder fenomenal!

Não existe vento favorável quando não se sabe onde quer chegar.


Dicas Digitais




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq