Jump to content


Photo

Linguagem De Programação Para Web?


  • Faça o login para participar
10 replies to this topic

#1 NoCigar

NoCigar

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 14 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 25/10/2007, 22:19

Galera, eu tenho algumas dúvidas...

Qual a melhor linguagem de programação pra web?
Sei que não há a melhor. Mas quero dizer em termos de estabilidade.

Outra dúvida, mesmo não tendo a melhor eu gostaria de entender, porque o cara que fez o Orkut, fez em asp ao invés de PHP, por exemplo? Quais seriam as vantagens do sistema em ASP sobre o PHP?

Quais são as programações que também pegam banco de dados para exibir dados na web. Eu particularmente só conheço php e asp. Sei bastante php e pouco asp. Acho que java tb dá, mas não sei muita coisa.

Gostaria de saber se num futuro de 1 ou 2 anos, qual prevaleceria no mercado, com a melhor velocidade, estabilidade etc. Gosto muito de php mesmo!


Abraços,
NoCigar.

#2 Petry

Petry

    Veterano

  • Usuários
  • 1132 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Caxias do Sul - RS
  • Interesses:- desenvolvimento WEB<br />- websemântica<br />- microformatos

Posted 30/10/2007, 08:15

Qual a melhor linguagem de programação pra web?
Sei que não há a melhor. Mas quero dizer em termos de estabilidade.

como voce flw, naum exite melhor, são como sabores... eu prefiro x por causa de tais motivos, tu pode preferir y pro causa de outros, estes motivos poderiam ser suporte a sertos pacotes, velocidade, sintaxe... mas não existe um super ultra mega hiper linguagem que possua todos os atributos perfeitos, aos olhos de um ateh podera ser, mas aos olhos de outro não... (hummm profundo!! :rolleyes: ehhehe)

Outra dúvida, mesmo não tendo a melhor eu gostaria de entender, porque o cara que fez o Orkut, fez em asp ao invés de PHP, por exemplo? Quais seriam as vantagens do sistema em ASP sobre o PHP?

na verdade ele usou ASP.NET, e provavelmente ele fez utilizando a arquitetura .NET, o .NET e um framework de desenvolvimento, tem várias coisas automatizadas nele que permitem um desenvolvimento de aplicações + rápido e com um certo padrão, o legal do dot net eh que dá para trabalhar com ele com várias outras linguagens além do ASP. existem frameworks para php tbém, gostava bastante do Cake.

Quais são as programações que também pegam banco de dados para exibir dados na web. Eu particularmente só conheço php e asp. Sei bastante php e pouco asp. Acho que java tb dá, mas não sei muita coisa.

nossa existem inumeras linguagens! qualquer linguagem que tiver algum modulo para servidor web, pode ser utilizadas para Internet, python, ruby, perl, lua, xslt... tem linguagens que ateh tem seu próprio servidor web, junto com seu framework (eu conheço python e ruby, mas deve ter outras...) mas por critérios de desempenho é colocado um modulo no servidor apache para suportar a linguagem (mod_python, mod_php, etc...)

Gostaria de saber se num futuro de 1 ou 2 anos, qual prevaleceria no mercado, com a melhor velocidade, estabilidade etc. Gosto muito de php mesmo!

1 ou 2 anos é pouco tempo para falar, mas acredito q (não me queimar na foqueira depois disso q vou escrever aki ehehhe) muitas linguagens muito utilizadas vão decair, acredito que rubv e python decole (+ ruby do q python infelizmente... <_< ) java acredito que vá acabar, devido ao fato de vários programadores java estarem migrando para estas duas linguagens (a grande maioria tah indo pra ruby), .NET aliado ao ASP.NET continuará sendo usado... e php? bom axo que ele será tipo um cobol da web, vai deixar de ser usado, para o desenv. de novas aplicações, mas como a muuuita coisa desenvolvida nele, vai ficar entre nós por bastante tempo...

Posted Image

- Desenvolvedor Python/ZOPE/Plone + ArchGenXML/Poseidon - Python + Django na Universidade de Caxias do Sul
- Desenvolvedor Python + Django na World News

Blog

#3 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 30/10/2007, 09:26

Gostaria de saber se num futuro de 1 ou 2 anos, qual prevaleceria no mercado, com a melhor velocidade, estabilidade etc. Gosto muito de php mesmo!

1 ou 2 anos é pouco tempo para falar, mas acredito q (não me queimar na foqueira depois disso q vou escrever aki ehehhe) muitas linguagens muito utilizadas vão decair, acredito que rubv e python decole (+ ruby do q python infelizmente... <_< ) java acredito que vá acabar, devido ao fato de vários programadores java estarem migrando para estas duas linguagens (a grande maioria tah indo pra ruby), .NET aliado ao ASP.NET continuará sendo usado... e php? bom axo que ele será tipo um cobol da web, vai deixar de ser usado, para o desenv. de novas aplicações, mas como a muuuita coisa desenvolvida nele, vai ficar entre nós por bastante tempo...



E então... o Petry acordou. :P

Se soubessemos a linguagem que prosperaria no mercado, iriamos todos desenvolver nela, consequentemente, esta deixaria de ser a linguagem que prosperaria por uma razão meio sem sentido que cerca a área tecnologia ha muitos anos, quantos mais profissionais dominam uma mesma tecnologia, mais marginalizada ela é e, consequentemente, menos valorizada.

Previsões para o futuro: :D
- .NET vai continuar a tomar fatias do mercado simplesmente pq é da Microsoft.
- C e C++ vão continuar sendo as linguagens de verdade e as outras vão tentar aprender com elas.
- PHP não vai ser como um Cobol pela simples razão de ser livre, como tantas outras nos dias de hoje.
- Java vai permanecer no mercado por tanto tempo que gerações vão aprender ou, pelo menos, tentar aprender a tecnologia.
- O resto é o resto... vai quem quer... ColdFusion, Python, Ruby, Perl, Lua, Lisp, Delphi (Object Pascal), entre outras... como já foi dito, há um sabor para cada gosto.

Bem... Vai saber?! :)
Talvez o ideal seja estudar Groovy, JavaFX, ZK, Scala, Microsoft Access... ou simplesmente aprender como integrar as aplicações do Google.

Resumindo... boa sorte. :P
------
Mero mortal!

#4 Petry

Petry

    Veterano

  • Usuários
  • 1132 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Caxias do Sul - RS
  • Interesses:- desenvolvimento WEB<br />- websemântica<br />- microformatos

Posted 30/10/2007, 13:24

E então... o Petry acordou. :P

ehehheh pois eh... um poco desaparecido hehehe mas calma ai q tenho umas contestações da tua previsão prog!! mas meu tempo tah escasso! hehehe

Talvez o ideal seja estudar Groovy, JavaFX, ZK, Scala, Microsoft Access... ou simplesmente aprender como integrar as aplicações do Google.

Access? puuh fiquei com medo do futuro agora! ahhahaha


booom vamos lah! hehehe

lembre-se prog, estamos falando de programação web! ok??

bom, c voce der uma olhada no TIOBE Programming Community Index que é uma espécie de ranking de popularidade das linguagens de programação (não tinho olhado antes de responder o post tbem ehehe) poderá ter uma base das linguagens + utilizadas... vai ver q todas as linguens + usadas estão c degladiando! hehehe mas vai notar um notavel crescimento da linguagem ruby, e que php esta caindo, por isso falei do cobol heheh (muita gente vai utiliza-lo para manutenção de sistemas, mas não para criação de novos sistemas...)... o vb ali acredito q seja o dotnet, e tah crescendo, junto com C#.... o java, realmente teve um bom crescimento... mas putz... eh um sobe-desce violendo no uso...

ahh com o parecimento de outras linguagens eh normal baixar a utilização de outras... c, c++ e delphi tão entre elas...

como disse o prog antes... boa sorte! ehhehe

Edição feita por: Petry, 31/10/2007, 08:33.

Posted Image

- Desenvolvedor Python/ZOPE/Plone + ArchGenXML/Poseidon - Python + Django na Universidade de Caxias do Sul
- Desenvolvedor Python + Django na World News

Blog

#5 NoCigar

NoCigar

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 14 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 04/11/2007, 17:11

Entendi.

Muito obrigado pelas dicas amigo.
Acho que começarei a estudar Python ou Ruby mesmo para fazer um grande site para a internet.

Abraços,
NoCigar!

#6 savior

savior

    Campanha [codebox], use ou morra :D

  • Usuários
  • 1229 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Curitiba, PR - Brasil
  • Interesses:Na vida ;P

Posted 05/11/2007, 10:31

Eu recomendo estudar Ruby... tem ótimas aplicações for web utilizando ele. Só recomendo p/ GRANDES projetos mesmo ... To querendo aprender.

Por enquanto recomendo para grandes aplicaões for web utilizar Java, pelo fato de atender bastante as necessidades e ter baixo custo de implementação.
Para projetos pequenos/medios, recomendo php mesmo, pelo o que ele vem demonstrando ao longo do tempo, agora vindo a versao 6,vai consolidar ainda mais a Orientação a Objetos dele (pois na 4 era horrorivel ¬¬')

- Java vai permanecer no mercado por tanto tempo que gerações vão aprender ou, pelo menos, tentar aprender a tecnologia.


Do jeito q fala parece que JAVA é um bixo de sete-cabeças :unsure:

[lastfm] [blog]

Campanha codebox: use-a ou morra!
bfmaster_duran[at]yahoo.com.br


#7 Petry

Petry

    Veterano

  • Usuários
  • 1132 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Caxias do Sul - RS
  • Interesses:- desenvolvimento WEB<br />- websemântica<br />- microformatos

Posted 05/11/2007, 15:24

Eu recomendo estudar Ruby... tem ótimas aplicações for web utilizando ele. Só recomendo p/ GRANDES projetos mesmo

Por enquanto recomendo para grandes aplicaões for web utilizar Java, pelo fato de atender bastante as necessidades e ter baixo custo de implementação.

Não há porque utilizar Ruby SOMENTE para grandes projetos, ele se encaixa tanto em grandes como pequenos, a produtividade aumenta exponecilamente de acordo com o tamanho do projeto, mesmo nos projeto pequenos projetos para web, é mais produtivo programar em ruby (utilizando o rails) ou python (com django, turbogears, pylons, etc.) do que com java/jsp/servlets.

Python/Ruby é muito mais produtivo, levando em conta complexidade e quantidade de código... (sou ex programador java e php ou seja, jah provei os 2 lados hehehe)

de uma olhada nestes tópicos... http://forum.wmonlin...howtopic=162649 e http://forum.wmonlin...howtopic=162817

Posted Image

- Desenvolvedor Python/ZOPE/Plone + ArchGenXML/Poseidon - Python + Django na Universidade de Caxias do Sul
- Desenvolvedor Python + Django na World News

Blog

#8 uptimesites.com

uptimesites.com

    Turista

  • Usuários
  • 44 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 23/11/2007, 10:39

Amigo, não existe "melhor", você que deverá escolher a que atenderá sua necessidade.

Você já viu algum site de banco escrito em PHP? Pois é, isso é porque é uma linguagem um pouso insegura, já o ASP oferece alguns recursos que podem ser discrimidados como "um pouco mais seguro". Eu mesmo não gosto do ASP (dee ser por causa da Microsoft, não gosto deles) mas, eu gosto do PHP pois é compativel com servers em linux.

Mas como disse, depende de sua necessidade.


Até mais!

#9 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 23/11/2007, 10:58

- Java vai permanecer no mercado por tanto tempo que gerações vão aprender ou, pelo menos, tentar aprender a tecnologia.


Do jeito q fala parece que JAVA é um bixo de sete-cabeças :unsure:


Não que seja "um bixo" apenas, mas um conjunto de bichos com nomes estranhos. *rs*
O lance é que, existe tanta coisa com Java (ou para Java), tanta coisa, que mesmo que se você diga, nos dias de hoje, "eu sei Java", você não esta dizendo muita coisa.

Conheço muitas pessoas que tentam compreender a orientação a objetos, muitos aprendem mas não sabem aplicar, alguns pensam que aprendem e vão estudar direito e alguns poucos conseguem aprender e aplicar, isto não esta somente relacionado com Java, mas com muitas das tecnologias atuais.
------
Mero mortal!

#10 Duco

Duco

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 2 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 24/11/2007, 21:19

Olha, acho que linguagem de programação você tem que escolher aquela que mais lhe agrada, tenho certeza que qualquer uma deles vai servir pra atender as suas necessidades, perguntar num forum qual o melhor é o mesmo que perguntar a um vendedor se o produto que ele vende é melhor que o do concorrente.
Hoje cada linguagem tem uma vantagem sobre outras, eu considero o ASP.NET com C# muito produtivo quando se trabalha com o Visual Studio, e hoje a microsoft oferece as versões express, que são gratuítas e bastante completas.
Atualmente estou desenvolvendo um projeto em PHP e acho ela uma ótima linguagem, mas acho que fica devendo muito quando o assunto é orientação a objeto comparado a outras linguagens como ASP/JAVA/Ruby, mas em compensação, acho a Documentação do PHP muito boa, você aprende a programar apenas com o Manual do PHP no site, lendo os exemplos e comentários dos usuários.

Não precisa se preocupar em estudar uma linguagem com medo de que no futuro ela venha a acabar, programação é programação, se você entende bem como isso funciona, você se adapta rapidamente a outra linguagem.

Ah, ainda em relação ao PHP, ele não é usado em sites como bancos por exemplo por ser uma linguagem mantida por uma comunidade, não existem grandes empresas dando suporte a ela, como a IBM com o Linux por exemplo, e por esse motivo, caso os cabeças desistisem de manter a linguagem hoje, ela poderia acabar o que seria muito prejudicial a um sistema bancário por exemplo (Apesar de que, por ser uma linguagem free, é algo muito improvável de acabar), além do que, bancos hoje utilizam mais o java, principalmente pela possibilidade de programar java applets que funcionam quase como uma aplicação desktop (Home broker de corretoras por exemplo) e além disso, boa parte dos computadores hoje já tem Java instalado.

O importante é estudar muito e apresentar um produto com um bom resultado final, que é o que vai chamar a atenção dos seus clientes.

[]'s

#11 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 29/11/2007, 08:55

O negócio é que essas "tecnologias" da Microsoft só rodam em Windows... por isto elas nunca vão rodar em grandes bancos brasileiros, por conta de uma coisa bem cara, chamada, infra-estrutura.

Não existe hoje uma linguagem tão portável quanto o Java.
------
Mero mortal!




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq