Jump to content


Photo

Tabela Vs. Tableless


  • Faça o login para participar
17 replies to this topic

#1 SorcererDD

SorcererDD

    Normal

  • Usuários
  • 101 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 19/10/2007, 17:49

Eaí galera.

Bom, atualmente tenho me interessado mais por assuntos de desenvolvimento web e etc, porém, não sei muita coisa de tableless.

Faço sites todos feitos por tabelas:
<table border="0">
<tr>
<td></td>
</tr>
</table>

Os considero bonitos, com fácil manuzeio e etc. Ex.:
www.gabrielmendes.org
www.dodocaalimentos.com.br/faleConosco.php

Mas vejo hoje-em-dia todos falando de tableless, semântica e outras coisas mais que não sei nadica-de-nada.

O pessoal tem comentado sobre sites feitos por algo do tipo:
<div class="menu">
Blá
</div>

Se eu faço um site idêntico, um em tabelas, outro em tableless, o cliente leva em consideração o feito em tableless?
Por que isso?

Grato.

#2 hal

hal

    Doutor

  • Usuários
  • 842 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 19/10/2007, 18:03

Aparentemente, esse negócio de tabless é um tendencia que tem rolado em matéria de desenvolvimento, muitas empresas optam por isso, por ser, segundo eles, mais rápido do servidor pra máquina do sujeito, sei lá, acho isso discutível, tecnicamente é interessante, mas sinceramente, também não vejo muita diferença, e sim, curiosidade...

#3 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 19/10/2007, 18:32

Se eu faço um site idêntico, um em tabelas, outro em tableless, o cliente leva em consideração o feito em tableless?
Por que isso?

Se o cliente leva em consideração eu não sei (até mesmo porque cada cliente é diferente), mas sei que deveria levar sim. Primeiramente, esqueça a idéia de tabela vs. tableless, isto não existe. Aliás, esqueça o termo tableless, ele não existe (tá bom, existe, mas nem deveria existir). Semântica, esta é a palavra-chave. A idéia do termo tableless não é não usar tabelas, mas sim usálas quando necessário. Tabelas foram criadas para dados tabulares e ponto final. Simples, não? Desenhar um layout com tabelas que é errado, elas não foram feitas para isso. Ao desenhar um layout com tabela foge-se da semântica. A profissionalidade de um desenvolvedor deve ser considerada em todos os aspectos, incluindo a semântica dos elementos usados na construção de sistemas (não só de websites, isto também inclui softwares). Arquitetura de informação, semântica, usabilidade, acessibilidade e padrões web são requisitos mínimos de um desenvolvedor bem sucedido hoje em dia. É pelo correto uso destas metodologias que podemos medir o grau de profissionalidade dos mesmos, pois o desenvolvedor profissional não desenvolve com a prioridade de lucrar, mas sim de fazer um bom serviço. O lucro vem depois. É por isso que tais desenvolvedores nunca param de aprender, pois quanto mais know-how possuírem na área, mais bons resultados serão atingidos.

E olha que eu não falo isso como desenvolvedor. Um dia pretendo me tornar um, mas no momento não dá pra mim. Falo isso como se fosse um cliente mesmo. Pois se eu precisar de contratar algum freela para algum projeto meu, eu com certeza vou querer um ótimo resultado final, isto é, serviço inpecável em todos os requisitos mínimos que citei.

[]’s :DAté mais

#4 Kadu DG

Kadu DG

    I Love my Little Girl! http://www.kdsg.net

  • Usuários
  • 597 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Carapicuiba, SP

Posted 19/10/2007, 18:59

falou tudo Paulo, sem mais o que acrescentar!
Posted Image

#5 SorcererDD

SorcererDD

    Normal

  • Usuários
  • 101 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 19/10/2007, 19:26

Se eu faço um site idêntico, um em tabelas, outro em tableless, o cliente leva em consideração o feito em tableless?
Por que isso?

Se o cliente leva em consideração eu não sei (até mesmo porque cada cliente é diferente), mas sei que deveria levar sim. Primeiramente, esqueça a idéia de tabela vs. tableless, isto não existe. Aliás, esqueça o termo tableless, ele não existe (tá bom, existe, mas nem deveria existir). Semântica, esta é a palavra-chave. A idéia do termo tableless não é não usar tabelas, mas sim usálas quando necessário. Tabelas foram criadas para dados tabulares e ponto final. Simples, não? Desenhar um layout com tabelas que é errado, elas não foram feitas para isso. Ao desenhar um layout com tabela foge-se da semântica. A profissionalidade de um desenvolvedor deve ser considerada em todos os aspectos, incluindo a semântica dos elementos usados na construção de sistemas (não só de websites, isto também inclui softwares). Arquitetura de informação, semântica, usabilidade, acessibilidade e padrões web são requisitos mínimos de um desenvolvedor bem sucedido hoje em dia. É pelo correto uso destas metodologias que podemos medir o grau de profissionalidade dos mesmos, pois o desenvolvedor profissional não desenvolve com a prioridade de lucrar, mas sim de fazer um bom serviço. O lucro vem depois. É por isso que tais desenvolvedores nunca param de aprender, pois quanto mais know-how possuírem na área, mais bons resultados serão atingidos.

E olha que eu não falo isso como desenvolvedor. Um dia pretendo me tornar um, mas no momento não dá pra mim. Falo isso como se fosse um cliente mesmo. Pois se eu precisar de contratar algum freela para algum projeto meu, eu com certeza vou querer um ótimo resultado final, isto é, serviço inpecável em todos os requisitos mínimos que citei.

[]’s :D


Mas pô, se dá pra adaptar, pra que usar do jeito "correto"?
Claro, sempre devemos fazer do modo certo, e não do modo fácil. Mas se um site fica a mesma coisa usando tabelas, ou usando "semântica", pra que desconsiderar trabalhos feitos em tabelas?
Não é todo mundo que entra nos sites e ficam olhando códigos-fontes, acredito eu que só assim há possibilidades de se identificar "tabela" ou "semântica".

#6 Kadu DG

Kadu DG

    I Love my Little Girl! http://www.kdsg.net

  • Usuários
  • 597 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Carapicuiba, SP

Posted 19/10/2007, 19:51

eu acho que vai de cada um!
e tudo serve para a sua carreira profissional! e eu acho um bom profissional usa cada coisa para o seu fim! tabelas para o seu fim e a semântica para o seu!
Posted Image

#7 leanjo

leanjo

    Doutor

  • Usuários
  • 912 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:...

Posted 19/10/2007, 21:50

ha casos que a tabela é necessaria

#8 '' sem.Ponto

'' sem.Ponto

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2098 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte

Posted 20/10/2007, 01:37

SorcererDD, vou fazer você mudar o seu ponto de vista! :P

Existem fatores muito mais importantes do que o visual, o qual você cita. Com certeza o site ficará sim com o mesmo visual, mas somente nos browsers mais populares como o Internet Explorer e Firefox na plataforma Windows. Mas como fica em outros navegadores ou em outras plataformas? É aí que entra a acessibilidade! Um site escrito de maneira semântica permite que ele seja visualizado sem problemas em diversos browsers, tanto os screen readers quanto os textuais.

Não podemos esquecer também de como o conteúdo é tratado na semântica. Saiba que é com todo o carinho do mundo! O código-fonte fica super pequeno priorizando o conteúdo. Com isso, as informações contidas na página são fornecidas de maneira mais exata para os robots, por exemplo. Não podemos esquecer também que estamos na era da inclusão digital... quem assiste jornal já deve ter visto que deficientes visuais estão começando a navegar. Para que eles consigam ler o que está escrito no site, é preciso que o site siga os Padrões Web, pois desse modo, os leitores de telas poderão "entender" e exibir as informações de forma organizada. Quem faz isso? Nós!

Citei sobre os robots, não citei? Vou aprofundar mais um pouco... :D

Quando um robot visita um site semântico, ele sabe o que é um título, uma abreviatura, endereço, e-mail, e o infinito. Resumindo... o robot não ficará perdido no site e ele conseguirá deixar o conteúdo indexado melhor mapeado e mais acessível aos usuários. Para quem deseja aparecer entre os primeiros resultados do Google ou qualquer outro similar, é bom começar a escrever códigos dentro dos Padrões Web.

;-)
att,
Muller Dias
ex-administrador Fórum WMO

#9 SorcererDD

SorcererDD

    Normal

  • Usuários
  • 101 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 20/10/2007, 13:23

SorcererDD, vou fazer você mudar o seu ponto de vista! :P

Existem fatores muito mais importantes do que o visual, o qual você cita. Com certeza o site ficará sim com o mesmo visual, mas somente nos browsers mais populares como o Internet Explorer e Firefox na plataforma Windows. Mas como fica em outros navegadores ou em outras plataformas? É aí que entra a acessibilidade! Um site escrito de maneira semântica permite que ele seja visualizado sem problemas em diversos browsers, tanto os screen readers quanto os textuais.

Não podemos esquecer também de como o conteúdo é tratado na semântica. Saiba que é com todo o carinho do mundo! O código-fonte fica super pequeno priorizando o conteúdo. Com isso, as informações contidas na página são fornecidas de maneira mais exata para os robots, por exemplo. Não podemos esquecer também que estamos na era da inclusão digital... quem assiste jornal já deve ter visto que deficientes visuais estão começando a navegar. Para que eles consigam ler o que está escrito no site, é preciso que o site siga os Padrões Web, pois desse modo, os leitores de telas poderão "entender" e exibir as informações de forma organizada. Quem faz isso? Nós!

Citei sobre os robots, não citei? Vou aprofundar mais um pouco... :D

Quando um robot visita um site semântico, ele sabe o que é um título, uma abreviatura, endereço, e-mail, e o infinito. Resumindo... o robot não ficará perdido no site e ele conseguirá deixar o conteúdo indexado melhor mapeado e mais acessível aos usuários. Para quem deseja aparecer entre os primeiros resultados do Google ou qualquer outro similar, é bom começar a escrever códigos dentro dos Padrões Web.

;-)


Bem... Agradeço pelas respostas! Mas agora me surgiu uma dúvida. rs

Exemplo, na semântica eu costumo ver:
<div class="header">GabrielMendes.org</div>

E em tabelas:
<table id="header" width="100" height="256" class="header">
<tr>
<td colspawn="2" valign="top">GabrielMendes.org</td>
</tr>
</table>

Qual a diferença de um robot interpretar ambos os códigos?
O segundo código só está em tabelas, mas o "class" é o mesmo e o resultado é o mesmo.

Eu ainda não entendi.. Ainda não me motivou aprender semântica, pois um programador amigo meu já me disse que sites que ele fazia em 1 dia com tabelas, ele faz em 1 semana com semântica.
O que me motivaria além de ter profissionalismo nos trabalhos? :rolleyes:

Valeu! :D

#10 '' sem.Ponto

'' sem.Ponto

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2098 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte

Posted 20/10/2007, 13:51

O segundo código só está em tabelas, mas o "class" é o mesmo e o resultado é o mesmo.

Somente o resultado visual será o mesmo (isso em navegados mais populares), mas como fica o SEO e como um deficiente visual, por exemplo, poderá ver o seu site? Não tem jeito... expliquei isso no meu post anterior.

A idéia da semântica é deixar o site acessível para TODOS!

Com semântica, até um robô conseguiria entender o seu site...

Edição feita por: '' sem.Ponto, 20/10/2007, 14:02.

att,
Muller Dias
ex-administrador Fórum WMO

#11 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 20/10/2007, 16:36

[...] pois um programador amigo meu já me disse que sites que ele fazia em 1 dia com tabelas, ele faz em 1 semana com semântica.

Então ele ainda não aprendeu semântica.

[]’s :DAté mais

#12 .EC

.EC

    Ativo

  • Usuários
  • 362 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Florianópolis - SC

Posted 20/10/2007, 21:27

Sobre demorar em criar websites semânticamente corretos, é normal no começo, é até pegar o jeito. Comecei recentemente a criar websites semânticos e no começo também notei essa demora, mas hoje, eu até acho mais rápido fazer tudo sem tabelas.
Eduardo Coelho
Desenvolvimento web

» REGRAS
» BUSCA

#13 gaguinho

gaguinho

    Yankes, go Rome!

  • Usuários
  • 1496 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Longe demais

Posted 20/10/2007, 21:53

Ainda não me motivou aprender semântica, pois um programador amigo meu já me disse que sites que ele fazia em 1 dia com tabelas, ele faz em 1 semana com semântica.


Nem sou uma pessoa muito indicada pra responder, mas... isso não é verdade. Sempre usei Table e somente agora que estou reformulando o site, decidi usar CSS e abolir as tabelas. Aliás, abolir nem é o termo, não uso porque não preciso. Se vier a precisar... vou no CSS e crio uma class ou div.

Mas acho que o trabalho de cuidar do meu conteudo fica bem facilitado. Eu ganho tempo, e isso já é bastante coisa.
Sem senha não vou a LOGAR algum (Gaguinho)

Estratégia e Dominação

#14 § Kenshin §

§ Kenshin §

    I'm coming back...!

  • Usuários
  • 574 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:BA
  • Interesses:Sou fã de linguagens direcionadas para a web, como php, (x)html, xml, wml.
    Também gosto de webdesign e ultimamente tenho me dedicado mais a aprender css, mysql, javascript, ajax e actionscript.
    Trabalho com os programas Dreamweaver, Illustrator e Flash.

Posted 23/10/2007, 11:53

olha, sou novo em css, acabei de reformular meu site seguindo a semantica css ou pelo menos tentando seguir, rsrsrsrsrs.
mas tem um exemplo pratico de porque usar a semantica.
quando voce esta trabalhando com sites pequenos, faceis de atualizar e de achar algo no codigo eh uma maravilha.
agora imagine que voce precisa fazer uma atualizacao urgente num imenso portal, o cliente ta no seu calcanhar
e que todo o codigo que voce precisa alterar esta misturado naquela sopa de letrinhas que definem o layout e as caracteristicas de todos os elementos que formam uma pagina.
pense na trabalheira pra alterar esse codigo em uma pagina e multiplique pela quantidade que o dito portal deve ter!
sem chance! :wacko:

com css, vc separa o "container" do "conteudo" e isso ja eh muita coisa.
alem disso tem as vantagens ja citadas anteriormente, acessibilidade, facilidade de indexacao por robots, visualizacao em diversos browsers (nem so de ieca vive o mundo), etc.
mais cedo ou mais tarde o uso de tabelas para montar layout (ou seria quebra-cabecas?! :blink: ) vai desaparecer.
a questao eh, ate que ponto voce vai esperar para mudar?!

lembre se: la fora eh uma selva onde so os mais capacitados sobrevivem.
... e ca entre nos, a lista de extincao nao para de crescer!

valew ^_^
Web Developer / Web Designer / Information Architect
"Living to learn... learning to live!"
Useful links: Rules | Search

#15 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 26/10/2007, 18:13

lembre se: la fora eh uma selva onde so os mais capacitados sobrevivem.
... e ca entre nos, a lista de extincao nao para de crescer!

Ha ha ha, gostei dessa! Li na Wikipédia que a cada hora extinguem-se 3 espécies de animais e, a cada dia, 150. Tá bom, não teve graça. :(

Mas é por aí mesmo. Assim como as tecnologias inovam, as exigências aumentam. A opção vai de cada um... Ou se atualiza, ou fica para trás. :assobio:

[]’s :DAté mais




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq