Jump to content


Photo

Dicas Para Meu Primeiro Servidor...


  • Faça o login para participar
15 replies to this topic

#1 alphanet

alphanet

    Turista

  • Usuários
  • 40 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 16/10/2007, 15:11

Olá, tô aqui postando pra pedir um help...

Tenho um serviço para prestar para um amigo, de montar um servidor, este servidor servirá como um HD virtual... Bem as espectativas é de que ele com o decorrer do tempo receba bastante tráfego...

Bem, alguem aí pode me ajudar em que configuracoes posso sugerir para ter um servidor potente, que execute muitas threads ao mesmo tempo e seguro.

Bem, preciso tanto de configuracoes fisicas como hardware e também sobre SO que irei instalar (Slack, Suse, Windows, Red, Fedora) enfim, se alguem puder me dar uma dica super detalhada, eu agradeceria muito...

Obrigadão...

#2 Hospedar-se .Com

Hospedar-se .Com

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1500 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 18/10/2007, 12:56

servidor de arquivos? disco virtual?

Vai ter acesso web? vai liberar acesso ftp?
COmo os arquivos irão parar no servidor?


Há varias maneiras que vejo de fazer um disco virtual ...

#3 alphanet

alphanet

    Turista

  • Usuários
  • 40 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 20/10/2007, 08:53

Oh amigo, finalmente uma resposta por aqui hehe :D

Bem, terá uma interface via web sim, e outra intranet.
Na interface via web usarei Php e Mysql unindo Ajax...

Bem, como metodo de envio dos arquivos para o servidor estava pensando em um simples ftp 21 ou algo como ssh... nada muito sofisticado, mas um metodo de transferencia rapido para grande fluxo de envio de documentos ( tipo .doc )...

Bem, se puder me dar dicas e sugestões de como implementarei... estou aberto a opiniões :D

#4 Hospedar-se .Com

Hospedar-se .Com

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1500 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 21/10/2007, 11:52

no caso aconselho vc instalar um pure-ftpd, pq só do fato de criar o usuário "adduser NOME", ele já libera acesso no ftp pro usuário

De resto é só instalar um apache, e fazer seu script para trabalhar em cima de FTP para os envios de arquivos e no download, pode usar o apache mesmo, como multiplos VHOSTs

Não é necessário um servidor com muita memoria ou processador, no minimo 1 celeron 1.7 com 512mb de memoria já seria o suficiente, pq servidor de arquivo não utiliza tantos recursos, só quando se tem um banco de dados ou alto tráfego em scripts. Nisso já é questão de otimizar o httpd.conf

#5 alphanet

alphanet

    Turista

  • Usuários
  • 40 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 21/10/2007, 14:38

hum... entao amigo, nesse servidor primeiramente vamos trabalhar somente com arquivos, mas pretendemos criar uma interface via web que utilize um Mysql básico. É aí que o bicho pega, pois temos expectativas altas de acesso via web, entao vc me aconcelha que tipo de equipamento de hardware? uns xeons? algo assim?

e falando de sistemas, qual recomenda? qual seria mais facil de se trabalhar, facil de se achar suporte? red hat? fedora?

em questao de um link junto uma prestadora como a telemar ou embratel, o que me recomendaria?
qual seria uma largura de banda que nao deixaria nada a desejar?

obrigado por tua ajuda :D

Edição feita por: alphanet, 21/10/2007, 14:39.


#6 Webelo

Webelo

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 21/10/2007, 15:34

Olá,

Bom, tudo vai depender de seu gosto pessoal. Para algo assim eu rodaria um P4 3.0ghz com 1GB RAM, conforme o site vai crescendo voce vai vendo as suas necessidades, esse modelo que estou passando é se você realmente vai ter um trafego bom, não exagerando, mas para tudo rodar bonitinho e sem problemas. Porfavor não seja igual muitas pessoas que quer ter servidores e pega um QUAD Xeon ou um Dual Xeon para hospedar um site de 100 visitas diaria. "porfavor não seja uma dessas". Um P4 3.0 você aguanta bastante acesso http/mysql. Tudo tambem vai depender de sua configuração apache e configuração do mysql/php.

Sobre o sistema tem varias opções, novamente, tudo se gosto pessoal. Eu pessoalmente gosto do Debian que você usa o #apt-get, como não gosto muito de RPM uso mais o Debian. O setup do Debian é demorado, mas VALE APENA! Um dos melhores até agora, eles tem mais de 150,000 pacotes se não me engano, mas pode instalar o basico.
Também poderá utilizar o CentOS, que também é muito usado na area de hospedagem/linux, o Fedora também é bom. Minhas opções são Debian em primeiro e CentOS sem segundo. Ah e com o CentOS você usa #yum para lhe dar com os pacotes.

Sobre o link do Brasil não estou atualizado em qual seria o melhor pois não moro no país. Acho que uma de 1-3mb ou um pouco mais da para você roda algo legal, visando o tanto de trafego que terá, maior o acesso melhor fazer um mais alto.

Bom, caso precise de ajuda em fazer o setup ou algo que posso lhe ajudar deixe-me saber. Estarei por aqui.

Abraços e boa sorte!

#7 alphanet

alphanet

    Turista

  • Usuários
  • 40 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 21/10/2007, 21:17

Uma coisa que tenho notado em grandes servidores tanto nacionais quanto internacionais é o famoso DDos Atack; Eu sou daquele tipo de usuário que sempre se adequou mais a teoria do que propriamente dito na prática, então, instalando um CentOs 5 ou Debian, o proximo passo seria atualizar ou rever a kernel? para que reduza como exemplo um DDos ? Instalar um firewall? O que indicam de firewall? Eu particularmente nunca trabalhei com o CentOs, será que acharei suporte técnico fácil caso eu necessite?

E sobre softwares administrativos? Existe um que se encaixa a categoria Freeware que é bom para controle remoto de um servidor? Que ofereça boas ferramentas? Que dê pra dar um reboot?? E sobre o LXAdmin, o que tem a me dizer deste script?

Vocês tem me ajudado imensamente; Ainda to na fase de busca de opiniões e sugestões, antes de começar a prática de compra de equipamentos, antes quero ter um amplo diagnóstico naquilo que poderei ampliar e rever mais pra frente.

#8 Hospedar-se .Com

Hospedar-se .Com

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1500 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 21/10/2007, 21:35

DOS e diferente de DDOS

DOS geralmente ocorre com servicos internos atravez de scripts ou formas de travar um determinado servico
Ja o DDOS ocorre na conexao, e enviado pacotes com tamanhos enormes que seu link nao consegue receber, fazendo com que o mesmo trave

DDOS seria resolvido se possuir um firewall de hardware, por exemplo um cisco

Ja que pretende investir em gerenciamento remoto, de uma olhada em KVM over IP, ele permite acesso atravez de vnc desde a primeira tela do boot ate quando entra no OS, da tambem para fazer instalacao remota com o kvm.

Nunca ouvi falar desse script que citou. Dependendo do datacenter, eles disponibilizam algo para voce dar um reboot remoto.

Para servidor de arquivos (disco virtual), recomendaria que fosse fora do pais, pois os custos sao menores em relacao a conexao. la vc tem 10mbps por volta de 100u$ enquanto no brasil, 1 mbps por volta dos R$1500 (fiz uma cotacao na semana passada com a telefonica e Intelig).

Nos EUA esse valor ja vem com um servidor simples, algo como Sempron 2200+ com 512 de memoria e hd de 120gb. A unica coisa que realmente influencia nesse tipo de servico, e o trafego, ja que nao estara rodando muitas conexoes por segundo no banco de dados.

Edição feita por: Hospedar-se .Com, 21/10/2007, 21:41.


#9 alphanet

alphanet

    Turista

  • Usuários
  • 40 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 21/10/2007, 21:47

E como faço para obter mais detalhes sobre essas conexoes fora do Brasil? Eu ainda não tive tempo para fazer uma pesquisa junto a Brasil Telecom, Embratel e Telemar. Você indica algum servidor americano?

Eu estou com planos de montar um servidor proprio por isso busco um help nisso, pois eu tendo um servidor próximo, eu particularmente acho que tanto manutenção quanto atualização de hardware ocorre de maneira mais fácil e segura não é? No entanto tô aberto a sugestões, vocês tem me auxiliado muitíssimo, e desde já agradeço suas dicas.

Edição feita por: alphanet, 21/10/2007, 21:48.


#10 Hospedar-se .Com

Hospedar-se .Com

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1500 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 23/10/2007, 08:23

www.theplanet.com - Utilizo e não tenho o que reclamar
www.layeredtech.com - Utilizo e não tenho o que reclamar

www.vrtservers.com
www.softlayer.com

Tem várias outras

As duas ultimas ainda nao usei, porem vejo que tem muitas empresas utilizando elas, mas não sei se presta ... em time que está ganhando não se mexe! Por isso que ainda não troquei the planet e layered.

#11 desordeiro

desordeiro

    Normal

  • Usuários
  • 92 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 23/10/2007, 17:21

estou usando a softlayer .. e até o momento está dando conta do recado e com uns preços legais.. ehehhe

pelo que entendi um pessoal que trabalhava na ThePlanet, saiu e montou a Softlayer.... não sei se é verdade...

#12 alphanet

alphanet

    Turista

  • Usuários
  • 40 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 24/10/2007, 21:02

Bem, estarei verificando estas empresas... Será que conseguirei precos bons? Em media quanto voces pagam amigos?

#13 Hospedar-se .Com

Hospedar-se .Com

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1500 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 24/10/2007, 22:36

depende de que configuracao quer e quantas maquinas precisa ....

#14 alphanet

alphanet

    Turista

  • Usuários
  • 40 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 28/10/2007, 21:32

Qual seria uma configuracao razoável que venha oferecer bastante taxa de transferencia?

#15 desordeiro

desordeiro

    Normal

  • Usuários
  • 92 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 28/10/2007, 23:57

normalmente os hosts fornecem uma taxa de 1500GB a 2000GB de bandwith... com uma conexão de 100MB/s até 1GB/s .. mas isso com conexões compartilhadas !

Não sei o tamanho do seu projeto ou da quantidade de acessos, mas se o servidor for somente para hospedar arquivos um p4 3.2ghz com 1gb de ram daria conta do recado !

Quanto ao sistema recomendo o Linux, versões RHEL e Centos... mais faceis de configurar !

Cuidado com essa historia de HD virtual com servidor próprio... podem muito bem te processar por causa de Copyright !
Se for hospedar filmes, dvds, jogos, animes, mp3, sistemas operacionais, softwares nem gaste dinheiro que o servidor vai ser desligado em poucos dias !!




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq