Jump to content


Photo

I I I Seminário Técnico Professional Java Ee Open-source


  • This topic is locked This topic is locked
38 replies to this topic

#16 Crab

Crab

    Da paz, mas preparado para Guerra

  • Ex-Admins
  • 2521 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Florianópolis - SC
  • Interesses:Desenvolvimento Gráfico e Web.

Posted 18/09/2007, 18:53

Murilo, não é que no google achei outro revoltado como vc sobre esta questão, será que vc não conhece ele ? :huh:

Enfim.. segue o que eu achei a respeito:

O cara falou mais ou menos o que vc disse e lá teve uma resposta mais elucidada... :D

http://listas.softwa...une/002692.html

(y)Até mais

#17 savior

savior

    Campanha [codebox], use ou morra :D

  • Usuários
  • 1229 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Curitiba, PR - Brasil
  • Interesses:Na vida ;P

Posted 18/09/2007, 20:26

eu nao pude ir ;B
tive que vir pra minha cidade natal resolver problemas de ultima hora ... que legal <_<'

[lastfm] [blog]

Campanha codebox: use-a ou morra!
bfmaster_duran[at]yahoo.com.br


#18 Patrique

Patrique

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1859 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 18/09/2007, 20:52

kkkkkkkkk.... que bom entaum! heheheheehehe

ps:. isso se o murilo não pegou pesado né.... hehehehehehe mais se foi o que ele disse... de graças a deus kkkk

#19 CswargameS

CswargameS

    Eu não acredito!

  • Ex-Admins
  • 1490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Franca/SP

Posted 19/09/2007, 17:13

Trabalho com Design.


Na minha opiniao o emprego de palavras extrangeiras na lingua portuguesa é muito incorreto, NAO INTENDEMOS NEM PORTUGUES, a palavra opensource pode ter variaçoes de significados, em ingles sempre se traduz algo pelo contexto entao a palavra sozinha fica com multiplos sentidos. (por isso que em direito tudo é muito formal, pra nao ter multiplos sentidos)

A traduçao mais obvia pra opensource seria Open(aberto) Source(codigo) isso vcs ja sabiam. e da mesma forma que a lugares publicos sao opendoors.
Entra quem quer.

Se algo é rotulado como opensource tem que ser gratuito, nao tem como. Daqui ums tempos a entrada franca vai ter um custo.


Pessoal, postei o que eu acho sobre o termo opensource, como mencionei, trabalho com design e nem fui nesse seminario.
Desculpe algo.

Edição feita por: CswargameS, 19/09/2007, 17:13.

Regras
Posted Image
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador

#20 Crab

Crab

    Da paz, mas preparado para Guerra

  • Ex-Admins
  • 2521 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Florianópolis - SC
  • Interesses:Desenvolvimento Gráfico e Web.

Posted 19/09/2007, 18:15

Trabalho com Design.


Na minha opiniao o emprego de palavras extrangeiras na lingua portuguesa é muito incorreto, NAO INTENDEMOS NEM PORTUGUES, a palavra opensource pode ter variaçoes de significados, em ingles sempre se traduz algo pelo contexto entao a palavra sozinha fica com multiplos sentidos. (por isso que em direito tudo é muito formal, pra nao ter multiplos sentidos)

A traduçao mais obvia pra opensource seria Open(aberto) Source(codigo) isso vcs ja sabiam. e da mesma forma que a lugares publicos sao opendoors.
Entra quem quer.

Se algo é rotulado como opensource tem que ser gratuito, nao tem como. Daqui ums tempos a entrada franca vai ter um custo.


Pessoal, postei o que eu acho sobre o termo opensource, como mencionei, trabalho com design e nem fui nesse seminario.
Desculpe algo.



Se der uma lida no link que postei no meu último post perceberá que se fala justamente isso...

Mas se eu pensar como vc aí que OpenSource não quer dizer o que realmente quer dizer mesmo...

Código Aberto ao meu entender de seu significado puro em sua tradução literária e não relacionado ao que ele realmente quer dizer no contexto da área de desenvolvimento... é que se pode alterar o código, editar e efetuar melhorias...

Pois se pensar na área de desenvolvimento existem softwares de código fechado que são gratuitos...

Acho que uma boa definição poderia ser colocada pelo Prog, que a muito não vejo por aqui.

(y)Até mais

#21 CswargameS

CswargameS

    Eu não acredito!

  • Ex-Admins
  • 1490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Franca/SP

Posted 19/09/2007, 18:29

Eu só acho que noa deveria ser usado opensource.. e sim codigo aberto.

Ja virao portugues de portugal.... ecran, rato, la eles nao usao nada de fora. e acho que deveria ser o mesmo com o noss portuga. (nao é aula de portuga o tema)
e postei aqui uma opiniao pessoal, o que eu acho.

vlw Crab
Regras
Posted Image
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador

#22 murilosl

murilosl

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 10 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:&quot; Não exijas qualidades dos outros que ainda não possui&quot;

Posted 19/09/2007, 19:15

ae pessoal ,
Li o que passou no link.

O cara tem certa razão , é isso que muitas empresas fazem e construem predios e muitas coisas usando o que é de livre para fins comerciais , acredito que vender um software livre é errado , uma solução seria a consultoria.

Eu naum sou desenvolvedor open source , pq naum tenho tempo e nem dinheiro para arcar com os custos, apesar que eu sou como eles, gosto do que eu faço e faço por prazer.

Não acho correto a venda do mesmo sendo ele livre , já se o cara quer vender o software que tem como base o open source , que venda! , não a nada de mais justo que isso, mais tentar vender um produto comercial usando o open source não é correto , e por sinal muito esperto! :D , eu tento ser o mais realista o possivel para analisar , para assim abrir a "boca" , eu naum sou comunista nem coisa do tipo , sou um semi-capitalista que precisa sobreviver , e é do meu esforço que veem minha grana não do esforço de outras pessoas que estão espalhadas mundo a fora , que desenvolvem soluções pensando em ajudar seus usuarios , pais, região , comunidade , ou coisa do tipo.. mesmo que as vezes tenha como impulso algum motivo ideologico ou politico.

Outro não sou expert quando se fala em opensource mais naum sou bobo não soh as vezes parece que eu seja hauhauahua


abraços

#23 CswargameS

CswargameS

    Eu não acredito!

  • Ex-Admins
  • 1490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Franca/SP

Posted 19/09/2007, 20:24

ehhehe

o correto mesmo é ficar de olho nas intençoes do povo...

se tiver com boa intençao da a mao.. se tiver com má da o pé.. hehehe

infelizmente o mundo é assim
Regras
Posted Image
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador

#24 Crab

Crab

    Da paz, mas preparado para Guerra

  • Ex-Admins
  • 2521 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Florianópolis - SC
  • Interesses:Desenvolvimento Gráfico e Web.

Posted 19/09/2007, 22:27

eu compartilho da opinião de vcs no que diz respeito a alguém usar uma bandeira 'nobre' que tem uam certa definição confusa para algumas pessoas para assim ludibriar alguns ... isso se chama ma fé...

Mas não podemos condena-los por divulgar seu evento da forma que divulgaram, pois perante as nomenclaturas e definições dos dizeres que usaram, estão falando o que é.

:ponder:

Se os cara estão de ma fé mesmo e usando uma nomenclatura só na intenção de levantar uma bandeira para parecer mais nobres, confundido as mentes dos que não sabem muito bem o que significa e se deixam levar pela expressão... aí complica...

Enfim... não estou dizendo que os caras do seminário estão por essas intenções.
Cabe aos que sacam mais sobre opensource em sua integra dar umas dicas aqui para não começarmos a falar o que pensamos sem saber que tem uma explicação para o que está sendo oferecido.


Pois uma coisa é os caras oferecerem o que não é e outra é não gostarmos do que eles oferecem.

Se é a segunda opção não cabe expressar a opinião neste tópico, pois era só para divulgar... o evento...

Se foi a primeira opção, então este tópico não mereceria estar nesta comunidade, pois não gostamos de ver o nome desse fórum ligado a mentiras...

Este é o real fato a ser apurado.


(y)Até mais

#25 murilosl

murilosl

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 10 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:&quot; Não exijas qualidades dos outros que ainda não possui&quot;

Posted 20/09/2007, 02:08

hmmm

adeus

#26 Crab

Crab

    Da paz, mas preparado para Guerra

  • Ex-Admins
  • 2521 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Florianópolis - SC
  • Interesses:Desenvolvimento Gráfico e Web.

Posted 20/09/2007, 11:07

:blink:

Acho que ele não entendeu o que eu quis dizer...

Não quero desmerecer tua opinião, pelo contrário, quero realmente que fique bem explanado para que possamos tomar as devidas medidas em relação a ele...
Não estou dizendo que sua mente é confusa em relação ao que eles oferecem e ao que realmente é opensource em sua real definição...

Sim estou dizendo que a minha é e que todos que não tenham bem claro isso em suas mentes possam assumir tbm com humildade.

Opensource nos traz uma idéia de gratuito, ams como o paulo mesmo falou... não precisa ser gratuito para ser OpenSource... seja nobre ou não a intenção.

A questão é debater e tiramos o que tem de bom...

Não leve nada por traz murilo :D

Chega junto aí e leva numa boa...

Posso até ter sido meio grosso no post anterior mas era mais para levantar mais forte a questão que estava sendo levada adiante...
Não vai peidar na tanga agora neh ??

to be continued...

(y) Até mais

#27 Patrique

Patrique

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1859 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 20/09/2007, 12:00

Uai... mais em relação ao que o Paulo falou se refere ao termo Freeware... ou seja software gratuito...

Se a situação for considerado opensource a mesma tem que ter o codigo aberto e ser liberado para modificações sem nenhum custo final... como eu ja disse o que pode acontecer é pessoas fazerrem melhoramentos, criarem funções e até mesmo cobrar por um suporte, me lembro que certa vez eu li que uma empresa havia faturado muito em cima do linux, pois ela havia criado um manual e começou a vender. Nesse caso ai sim é valido.

#28 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 20/09/2007, 13:42

Os termos open source e free software são distintos, embora possam se relacionar. Vixe, isso dá assunto pra livro. Resumidamente, é claro que para ser open source um software precisa respeitar os 10 mandamentos (nada religiosos, rs), sendo o primeiro deles o de distribuição gratuita. Mesmo assim, pode-se vender sim. Se não pudesse, a Novell já teria falido... :P

O que acontece é que existem business models de softwares open source, o que muitos chamam de POSS (Professional Open Source Sofware). Existem variados formatos de business model por aí. Por exemplo, vou citar o caso da Novell. O SUSE Linux, desenvolvido por ela, é distribuído gratuitamente pela Web no modelo OSS (livre). No modelo POSS, ele é vendido no formato box (caixinha com CD ou DVD, manual, etc) com direito a suporte. Este é um dos business models. Há também o caso do SUSE Linux Enterprise. Neste caso, vende-se a licença de atualizações, correções e suporte. O mesmo que acontece com o MySQL Enterprise da MySQL AB, a propósito. Não devemos esquecer também de um outro modelo: o software proprietário que complementa o de código aberto, agregando-lhe maior valor.

[]’s :DAté mais

#29 Patrique

Patrique

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1859 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 20/09/2007, 21:20

Hum, de certa forma sim, mais em todo o caso os caraa dão as duas opções, ou seja uma opensouce e outra "opensource paga" nesse caso da o direito do usuário escolher se quer uma versão legal ou uma super legal... nesse caso eu concordo.

Edição feita por: Patrique, 20/09/2007, 21:20.


#30 CswargameS

CswargameS

    Eu não acredito!

  • Ex-Admins
  • 1490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Franca/SP

Posted 20/09/2007, 21:34

Ta aí.. ja eu aqui acho que os Bussines model, deveriam ser vendidos nao como open source.

Imaginemos aqui:

O cara tem duas Ver. do software Freeware.
O software gratuito certamente é freeware, mas ja o software que nao é gratuito nao tem como ser freeware. :blink:
Seria melhor eles darem um nome melhor aos bois aí.


(e sabendo que se fosse pra eu vender eu venderia igual eles, tem "cabidura")

Estranho nao é, todo brasileiro é assim, nao gosta de ser o ultimo da fila, mas certamente fura pra nao ser o ultimo.
Entao como eu disse acima, temos que ficar de olho pra nao cair.
Regras
Posted Image
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq