Fórum WMO: Cliente Fecha Compra Mas Não Paga. O Que Está Errado? - Fórum WMO

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Cliente Fecha Compra Mas Não Paga. O Que Está Errado?

#1 Membro offline   rthiago 

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Ícone  Postou 30/07/2007, 00:36

Olá a todos, sou um leitor do forum a tempos, mas nunca postei nada.

Tenho um website na internet com em média 150 a 200 mil visitas unicas por mês.
Neste website vendo um serviço totalmente online (produto virtual).

Está acontecendo algo muito estranho, pois tenho um numero grande de usuários que fazem o pedido/cadastro mas não pagam a cobrança. Mais ou menos 1 em cada 5 pedidos é pago, é um numero absurdamente baixo. Não acho que meu site pode estar com algum problema de usabilidade, porque de fato os clientes conseguem fazer o cadastro e chegar até a tela de cobrança, o problema é que a partir daí eles simplesmente ignoram a cobrança.

Uso a F2b para gerar cobranças por cartão e boleto e vejo que a maioria das cobranças estão sendo abertas, ou seja o cliente clicou no link e abriu a cobrança.

Alguem sabe como posso reverter isso, primeiro porque acho que 20% de cobranças pagas é muito baixo, alguem sabe se este número é normal na web? Mesmo porque a cada cobrança aberta eu pago 0,29 para a F2b.

Muito obrigado pela antenção.

Este post foi editado por rthiago: 30/07/2007, 00:38

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#2 Membro offline   gaguinho 

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Postou 30/07/2007, 01:57

Não dá pra ter uma idéia clara sem saber o que você vende pelo site.
Também não sei a taxa normal de desistência em compras no mundo virtual. Talvez seja perto de 50% dependendo do formato de pagamento.
E a sua opção de pagamento, boleto, é a mais provavel de gerar desistências. O sujeito compra por impulso e , depois, quando chega o boleto ele desiste de pagar.
Talvez você devesse criar outras formas de pagamento, tipo cartão, débito ou transferência e ver se assim diminui o percentual de cancelamentos. Outra coisa seria deixar mais nítido que a geração do boleto cria um compromisso de compra/venda entre o site e o cliente. Tipo dar um ar mais sério ao ato.
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#3 Membro offline   rthiago 

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Postou 30/07/2007, 13:54

Ver postgaguinho, em 30/07/2007, 01:57, disse:

Não dá pra ter uma idéia clara sem saber o que você vende pelo site.
Também não sei a taxa normal de desistência em compras no mundo virtual. Talvez seja perto de 50% dependendo do formato de pagamento.
E a sua opção de pagamento, boleto, é a mais provavel de gerar desistências. O sujeito compra por impulso e , depois, quando chega o boleto ele desiste de pagar.
Talvez você devesse criar outras formas de pagamento, tipo cartão, débito ou transferência e ver se assim diminui o percentual de cancelamentos. Outra coisa seria deixar mais nítido que a geração do boleto cria um compromisso de compra/venda entre o site e o cliente. Tipo dar um ar mais sério ao ato.


Olá Gaguinho, obrigado por sua resposta.

Pela F2b eu tenho cobranças por cartao de credito (visa, amex) debito em conta (bradesco, bb, itau) e boleto. Antes eu utilizava somente boletos, coloquei a opção de cartão justamente para atrair as compras por impulso.
O que vc sugere para dar o ar mais sério ao ato da compra?
Vou mandar a URL do meu site por private se voce quiser dar uma olhada pra saber do que se trata o serviço.

Mais uma vez obrigado.
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#4 Membro offline   matrix 

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Postou 01/08/2007, 23:56

Ver postrthiago, em 30/07/2007, 13:54, disse:

Olá Gaguinho, obrigado por sua resposta.

Pela F2b eu tenho cobranças por cartao de credito (visa, amex) debito em conta (bradesco, bb, itau) e boleto. Antes eu utilizava somente boletos, coloquei a opção de cartão justamente para atrair as compras por impulso.
O que vc sugere para dar o ar mais sério ao ato da compra?
Vou mandar a URL do meu site por private se voce quiser dar uma olhada pra saber do que se trata o serviço.

Mais uma vez obrigado.


Cara, faz o que o gago falou mesmo. Coloca também recebimento via moeda online, por exemplo Paypal, BRPay, etc. Apesar de ser uma novidade para o Brasil, é um serviço muito utilizado em todo o mundo. Eu mesmo já tive vontade de comprar coisa no submarino e não comprei porque lá não aceita Paypal.
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#5 Membro offline   bucleta 

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Postou 02/08/2007, 01:18

o problema do paypal é o golpe, rola muito golpe de paypal na internet, pra perder o dinheiro é facil facil =/


--> Em breve TAMBÉM TAMBÉM migrando para um outro fórum sobre $$... =] - resta saber qual.. rs <--
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#6 Membro offline   viniciusjau 

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Postou 02/08/2007, 17:15

Mas isso começou a acontecer do nada ?
ou sempre foi assim ? achoq eu alguma mudança que você fez pode ter provocado isso...

Outra coisa..
você avisa seus usuarios antes de se cadastrarem que eles tem que pagar ? porque se não o cara se cadastra e quando vê que tem que pagar desiste...
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#7 Membro offline   rthiago 

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Postou 03/08/2007, 16:08

Ver postviniciusjau, em 02/08/2007, 17:15, disse:

Mas isso começou a acontecer do nada ?
ou sempre foi assim ? achoq eu alguma mudança que você fez pode ter provocado isso...

Outra coisa..
você avisa seus usuarios antes de se cadastrarem que eles tem que pagar ? porque se não o cara se cadastra e quando vê que tem que pagar desiste...


Sempre aconteceu isso. Estranho né...
Eu aviso desde o começo que tem que pagar, até mesmo porque a primeira etapa do cadastro é a seleção de planos, onde o usuário tem que escolher o plano/preço que ele deseja.
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#8 Membro offline   viniciusjau 

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Postou 03/08/2007, 16:54

É xxxxxx falar alguma coisa sem ver seu site e sem saber o serviço que você oferece...
Tente deixar bem explicito, que o boleto vai ser gerado assim que ele terminar o cadastro...

Se for o caso faça alguns testes de usabilidade, no sentido de descobrir se o usúario sabe que vai ter que pagar antes de usar... pq realmente não tem sentido o cara se cadastrar sabendo que tem que pagar e depois não efetuar o pagamento...

Outra dica que eu daria pra vc: Como seu produto é online fornça um trial pra galera acessar durante um periodo ou acessar somente uma parte do conteudo... pra ver se estimula eles a pagarem...
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#9 Membro offline   RainMaker 

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Postou 03/08/2007, 18:43

Faz o seguinte.

Esvazia a cabeça. Finge que nem conhece o site.
Primeiro incorpora a visão de um usuário comum que quer comprar algo.

O usuário não conhece o site, nem sabe o que vai contecer.
Olha os produtos, efetua uma compra, confirma e vai até a etapa final.

De repente é só algo dando a impressão errada.

Já vi muita gente comprando na net, e cá entre nós a desistência não é grande
assim não...
Quer uma boa promoção?
Cadastre seu cliente em nossa hospedagem, ganhe 50% do valor no primeiro mês e a partir daí 10% a 15% do valor mensal!

Para entrar em contato por e-mail - webmaster@almagus.com.br ou www.almagus.com.br ou MP.
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#10 Membro offline   gaguinho 

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Postou 03/08/2007, 21:37

Uma coisa que esqueci de falar (já conheço o site) é que há um aviso no rodapé, dizendo "site seguro". Mas não existe o protocolo https na página.
Outro problema é o formato do pedido, que não é no estilo shopcart. Daí alguns podem estranhar e não acreditar na efetivação da compra.
E tem outro: existem alguns golpes com esse tipo de serviço na web. Isso acaba queimando o "filme" de quem está no setor.
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#11 Membro offline   viniciusjau 

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Postou 04/08/2007, 03:22

legal acrecentando o que o RainMaker disse ao inv~es de você sentar, peça pra um amigo seu qeu ainda não conheçe o site navegar nele... com o objetico de comprar tal obejto..
dai você fica do lado dele só olhando pra ve roq eu ee vai fazer.....

Outra coisa.. tenta ao invés de gera o boleto enviar ele por emaill...
pode ser qeu o usuario que veja o site não tenh aimpressora pra imprimir !!

posta ai depois o resultado pra gente
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#12 Membro offline   rthiago 

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Postou 04/08/2007, 18:43

Bom, fiz algumas mudanças no site, vou ficar monitorando para ver os resultados ai vou postar aqui porque acho que pode ser útil para outras pessoas. Modificações que fiz até o momento:

- Incorporei a taxa de cobrança no valor da assinatura, ou seja antes o valor era de 5 reais para o plano mensal, mas no final eu adicionava a taxa do boleto, creio que mesmo eu deixando sempre claro que o valor de cobrança seria adicionado algumas pessoas poderiam passar batido. Agora o valor da assinatura é de 6.50, sem taxas adicionadas no final.

- Coloquei um checkbox com o texto "Estou ciente de que ao continuar será gerada uma cobrança em meu nome no valor do plano escolhido acima e assumo o compromisso de pagá-la no prazo de 5 dias úteis.". Se o checkbox não estiver ticado o usuário nao consegue continuar.

- Coloquei alguns textos explicando sobre a segurança e como os dados de cartões de crédito serão criptografados, etc.

Os passos para o cadastro/assinatura são:
- Selecionar plano (planos e preços bem claros com valores em letras grandes)
- Cadastrar-se (colocar os dados pessoais, email, senha, etc)
- Receber o e-mail de confirmação/clicar no link
- Gerar cobrança o usuário confirma o plano e valor selecionado anteriormente (aqui fica o checkbox mencionado acima)
- Mostra o link da cobrança (tbm é enviada uma cópia por e-mail). Pode selecionar cartão, boleto, transferencia, etc.
- Ao pagar a cobrança o usuário tem acesso aos serviços do site.

Se alguem quiser dar uma olhada no site me manda um PM ou posta aqui que eu mando o link, prefiro não deixar o link aberto.

EDIT: Gaguinho, o protocolo seguro está no momento da cobrança no link da F2b, mesmo assim já pensei sobre isso e acho que vou acabar comprando um certificado e deixar todo o processo de cadastro em HTTPS, isso com certeza vai deixar os usuários mais seguros.

Obrigado pela ajuda de todos, abraços.

Este post foi editado por rthiago: 04/08/2007, 18:47

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#13 Membro offline   rthiago 

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Postou 10/08/2007, 17:04

Conforme prometido estou postando os resultados das alterações acima. Além destas alterações fiz também um sistema que manda e-mail lembrando o cliente um dia antes do vencimento da fatura, por incrível que parece muita gente esquece de pagar.

Antes eu tinha uma taxa de pagamento de 15 a 20%. Depois das alterações esta taxa subiu para 30 a 35%. Creio que posso melhorar ainda mais, mas alterando a regra de negócio do site. Tudo o que poderia ser melhorado em termos de usabilidade já foi feito.

Bom, obrigado a todos que responderam ao tópico, isto ajudou bastante.

Abraços!
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