Na minha opinião, esse visual só é válido para dois tipos de sites.
- Sites que querem ser diretos ao ponto dando destaque à sua marca. É o caso do Google que tem uma página simples e super leve onde mais de 96% dos visitantes fariam a mesma coisa: Buscar! É isso que eles querem. Faria algum sentido eles colocarem milhares de categorias na página inicial? Creio que não, pois quem navegaria por elas sendo que podemos simplesmente digitar o que queremos? Faria algum sentido encher a página com publicidade do adsense, adwords e muitos outros serviços oferecidos por eles? Com certeza não...
- Sites que possuem uma grande base de dados. É o caso da wikipédia que fala sobre quase tudo o que existe. O objetivo deles é apenas mostrar um conteúdo para o usuário que está procurando por ele. Nesse caso, precisam dar destaque aos textos... então é importante que seja um site que não canse as vistas e não desvie os olhos de quem está lendo. Não podemos esquecer também que como o conteúdo é grande, é necessário que o site seja levíssimo para que a página carregue rapidamente.
Tanto o Google como a Wikipédia, possuem um grande fluxo de usuários e, com um site mais limpo, reduz muito o gasto de banda e não compromete os servidores.
Está aí o meu ponto de vista...