Pontos? É um indice usado para mensurar a valorização ou desvalorização das bolsas no mundo todo.
Vamos dizer que o indice foi criado hoje e baseado no valor das ações negociadas em bolsa, atribuimos o valor base de 100. Se amanha a média do valor das ações aumentar 2,5% o indice será 102,5. E assim subsequentemente. Não sou bom em matemática mas é mais ou menos isso aí.
Só como base, eu apliquei uma grana em Março, com o indice perto de 40.000 e hoje já está por volta de 55.000. Mas eu apliquei num fundo de ações, não num papel isolado. Existem varios fundos geridos por bancos ou corretoras.
Meu medo é que algumas ações já estão com valor acima do patrimonial. Mesmo que a empresa seja lucrativa, isso não é bom. É como se você tivesse um carro de 30.000 e ele estivesse cotado em 45.000. Vai alguem e compra por 45.000 e aí quando vai ver o mercado cai e ele só consegue 30.000 no carro. Se isso acontece com muitas ações é o chamado efeito "bolha". Ela vai enchendo, enchendo, enchendo... Aí estoura e quem comprou caro vai ficar com o prejuizo.
Sobre você conseguir 6% na aplicação, é possivel. Mas também pode perder 15% num periodo ruim. Só devemos investir um dinheiro que não vamos precisar num tempo proximo. Essa minha aplicação mesmo já rendeu quase 30% desde Março. Num fundo de renda fixa ou na poupança não teria nem 3% líquidos. E aí entra outro problema: muita gente está migrando dos fundos e poupança para o mercado de ações. E ele acaba ficando
supervalorizado.
Edição feita por: gaguinho, 05/07/2007, 01:19.