Jump to content


Photo

.:como Criar Um Poster:.


  • Faça o login para participar
15 replies to this topic

#1 warezratito

warezratito

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 8 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 19/06/2007, 03:51

TUTORIAL Criado no Photoshop CS2

Vamos imaginar que alguém vos pedia um trabalho para um poster do STAR WARS para anunciar o DvD de extras.
Como vocés iriam começar a realização deste poster?

Arranjar sempre o maior numero de imagens possiveis sobre a saga do STAR WARS.

Obter as fontes usadas no logo do STAR WARS (TRUETYPE). Nome da fonte: star jedi-Regular

Agora que obtemos o material necessário podemos começar por criar o poster. Em primeiro lugar temos de ter ideia do que vamos criar,depois de se saber o que fazer começamos então por ir no programa XARA 3D e abrimos este programa.
Escolhemos a fonte que mencionei Star Jedi-Regular e escrevemos no Xara 3D a palavra STAR ajustem a luz nas letras, ajustem a perspectiva, e coloquem o fundo (Background) sempre a cor negra em seguida depois de tudo pronto salvamos com o tamanho de 1535 na sua largura e 500 na sua altura em formato BMP a 24 bits.

As letras têm de ser criadas em separado no Xara 3D, o motivo é porque se vocés escreverem o texto do titulo todo complecto a palavra WARS não fica certa com a palavra Star portanto fica a palavra WARS mais pequena em relação á STAR.

Posted Image

Apresentação da letra no XARA 3D

Agora voltamos a escrever mas a palavra WARS e com o mesmo metodo que já expliquei para a palavra STAR.Ok ambas as palavras estão salvas.

Abrimos em seguida o Photoshop, e passamos as imagens salvas para o Photoshop, vamos então abrir um novo documento no Photoshop (New) com as medidas de 2175 x 1535 pixels com o fundo a preto.

Posted Image

fundo a Preto e suas medidas

Posted Image

Letras preparadas para copy/past no novo documento.

Em seguida vamos na palavra STAR selecionamos a palavra usando o rato sobre o Layer desta palavra e clicando ao mesmo tempo na tecla Ctrl para marcar as letras da palavra STAR em seu redor.
Vejam a próxima imagem a palavra STAR Selecionada, Agora com a ferramenta MAGIC WAND TOOL Na barra de ferramentas á vossa esquerda no Photoshop activem e depois com o rato cliquem com o botão direito sobre a área da letra selecionada e marquem Select Inverse como mostra na imagem.

Posted Image

Barra de Ferramentas á esquerda no Photoshop. Ferramanta seleccionada Magic Wand Tool

Posted Image

Selecção das letras com a ferramenta MAGIC WAND TOOL

Depois desta selecção vão em Edit/Copy/Paste O Paste será feito no novo documento que vocés abriram antes. O mesmo processo para a palavra WARS.

Agora temos ambas as palavras no novo documento e vamos centralizar as duas palavras. Para centralizarem pode usar guias e para activar estas guias vão em View/Extras Marquem os Extras depois com o rato arrastam as linhas que podem ir buscar no topo e na lateral esquerda do vosso documento, para as puxar têm de ter na barra de ferramentas a ferramenta Move/Tool activa ou podem levar o rato a puxar as linhas sem esta ferramenta estar activa, mas será mais seguro com a ferramenta activa, assim evitam que possam alterar alguma coisa na vossa área de trabalho com outra ferramenta selecionada.

Posted Image

Letras centralizadas e as linhas de guia, a seta indica a direcção para cima das letras.

Movam com a mesma ferramenta seleccionada Move/Tool as letras até se encontrarem ao centro do documento, podem usar os cursores do vosso teclado para mover as letras. Convém que tenham os dois Layers marcados esta opção permite que movam as duas palavras ao mesmo tempo mantendo assim as letras centralizadas.
Para marcarem os dois Layers usam a tecla Ctrl mais o botão do rato esquerdo e clicam um a um nos Layers.

Posted Image

Layers seleccionados.

Em seguida vamos dar um Transform nas letras e com os dois Layers marcados vamos em Edit/Free Transform e movemos a partir dos cantos superiores ou inferiores o rectângulo até vocés acharem que está um tamanho considerável e á escala em relação ao documento. Os vossos olhos serão a precisão desta correcção.

Posted Image

Transformar as letras em simultâneo a partir dos cantos.

Sem modificar nada de nada nas letras vamos escolher algumas imagens ao vosso gosto ou podem construir uma imagem com montagens e depois aplicar ás letras como é apresentado neste tutorial.
Têm de tomar atenção que é sempre necessário trabalhar Layer a layer o que irá acontecer quando vocés passarem a imagem que querem montar sobre as letras para o Photoshop este acrescenta sempre mais um Layer.

Depois de terem a vossa imagem no Photoshop vamos começar a montar a imagem na letra. Ajustem a imagem ao tamanho total da palavra STAR mesmo que ultrapasse um pouco não importa,desde que vocés mantenham um certo critério na imagem. As personagens convêm estar todas ou quase todas dentro da letra, reparem na próxima figura a qual já mostra a letra marcada sobre a imagem.
Agora como obter este efeito sobre a imagem marcando a letra??? Muito simples, de certeza que vocés depois de ficarem a saber vão pensar. (Ora bolas afinal era só isto?????) ehehehe, pois era!
Vamos lá então, imagem sobre a letra, a qual na área dos Layers terá de ficar acima da letra STAR com a tecla Ctrl segurem esta tecla e sobre o Layer da palavra STAR cliquem com o vosso rato. Prontos já está? Ok, a vossa palavra STAR está marcada com o pontilhado como mostra a imagem seguinte.

Posted Image

Imagem marcada com pontilhado.

Em seguida com a ferramenta Magic Wand Tool activada e com o Layer da imagem activo fazem Select Inverse com o botão do rato direito sobre a imagem no documento. Agora vão na tecla Delete do vosso teclado e façam clique. Pois é ficou apenas a imagem com a mesma forma da letra, simples não é???? ;) Para a palavra WARS fazem o mesmo processo.

Como sempre existe a parte mais chata de um trabalho para alguns é o limpar certas áreas,mas para que este fique como se pretende têm de o fazer. Vamos limpar algumas partes da imagem que não interessam que fiquem as quais cobrem a perspectiva das letras e isto interessa que se veja senão vocés ficam sem ter a dimensão da letra pretendida ou a forma de 3D.

Na palete dos Layers têm uma opção que se chama de Fill nesta opção reduzam a opacidade da imagem para 40% ou menos, o que acontece é que passam a ver as letras por baixo da imagem, então vamos na ferramenta Polygonal Lasso Tool na área das ferramentas á vossa esquerda e selecionamos esta ferramenta, em seguida com o Lasso Tool marcado clicam na tecla do Shift a qual permite que possam contornar as áreas que pretendem limpar todas ao mesmo tempo sem desmarcar a primeira e assim por diante, no fim é só clicar na tecla Delete que elimina a área que foi marcada por vocés.

Posted Image

Áreas recortadas com a ferramenta Polygonal Lasso Tool

Depois de limparem as duas palavras vocés podem voltar a colocar o Fill a 100%. A partir deste momento têm a imagem recortada á mesma medida das letras. Podia-se aproveitar este modelo para criar uma imagem como é apresentado na Intro desta saga, mas a minha ideia será outra para este poster.

Para último vamos abrir o Blending Options na área da palete dos Layers e vamos colocar um Bevel/Emboss sigam os mesmos valores que mostra a figura para ambas as palavras.

Posted Image

Bevel/Emboss

Posted Image

Pronto a Imagem está finalizada

Posted Image

Pormenor das letras STAR WARS a 100% antes de se colocar as imagens.

Aconselho sempre que trabalhem com as vossas imagens a 100% de tamanho para terem bem a percessão dos detalhes e onde andam a tratar as respectivas áreas, podem também aumentar mais que 100% o que deixa o trabalho mais perfeito e os recortes são mesmo sobre as áreas limites e de mais fácil manejo com o rato nas curvas.Devo lembrar que um circulo é constituido por vários segmentos de recta.

A partir daqui tudo pode acontecer, temos o titulo já pronto e como sempre devem guardar este trabalho em formato PSD Posted Image, em seguida irei mostrar uma série de montagens incluindo algumas mascaras que irão complectar este poster.
A partir daqui vocés ficaram a saber algumas maneiras de poderem trabalhar imagens com letras e montar e recortar a imagem á forma da letra e também como usarem algumas das ferramentas no Photoshop, isto serve para alguns trabalhos extra poster ou capas para DvD, depois é tudo uma questão de vocés explorarem com outras imagens em outro genero de trabalhos.

Trabalhar com vários programas obriga a que se possam aperfeiçoar melhor em algumas áres dos Editores de Imagens, neste caso o Xara 3D é um excelente programa para criar Letras em 3D, e leve em relação a outros programas mas não é um Editor de Imagens, o Photoshop também cria letras em 3D mas para poderem transformar as letras com a mesma forma que o Xara 3D é necessário mais trabalho o que obriga a uma quantidade de Layers para recriar as letras a 3D, assim o Xara 3D já permite obter o resultado final de uma única vez.

Também podem adicionar texturas no Xara 3D, mas quando se passa as letras para o Photoshop convém que estas vão limpas e depois no Photoshop é que colocam texturas se acharem que o devem fazer.

Quando dei inicio a este tutorial achei que não devia falar na criação de pastas por grupos na área dos Layers do Photoshop.
Nesta fase da criação do poster devemos organizar um pouco o nosso trabalho, convém saber o que contém cada layer como para vossa segurança de trabalho manterem os Layers dentro de pastas divididas por grupos (GROUP).

Podemos ver este exemplo na palete dos Layers:

Em primeiro lugar devem criar um novo Group (Grupo) e renomear a pasta deste Grupo (Figura 1). No meu caso apliquei o nome de STAR WARS, sendo assim será esta pasta de Grupo que irá ter as imagens todas das letras
STAR WARS.

Posted Image

Figura 1

Edição feita por: warezratito, 19/06/2007, 04:09.

Assinatura editada pela administração por violar os limites das regras de utilização.

#2 warezratito

warezratito

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 8 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 19/06/2007, 03:57

Depois de renomearem a pasta selecionem as imagens em conjunto com as letras Ctrl+Botão do rato esquerdo arrastem como mostra a figura 2 para dentro da pasta do Grupo STAR WARS.

Posted Image

Figura 2

Voltamos novamente a criar outra pasta de Grupo e neste caso é o Background renomeamos como Fundo, arrastem o fundo par dentro do Grupo Fundo.

Esta é uma maneira de vocés poderem ter o vosso trabalho organizado e de saberem o que contém cada Layer ou Grupo, de todos os próximos Layers que criarem devem os organizar por Grupos.
QUando não estão a trabalhar num dos Grupos podem fechar este Grupo clicando na seta do lado esquerdo da pasta e esta muda a sua posição para horizontal (Figura 3), desta forma este Grupo fica fechado não dando acesso ao seu conteudo.

Posted Image

Figura 3

Quando se pretende movimentar alguma imagem ou letras de um Grupo podem com o grupo fechado selecionar o Grupo e em seguida com a ferramenta Move Tool selecionada clicam nos cursores do teclado e deslocam o Grupo com todo o seu conteudo para onde pretendem.
Se querem apenas deslocar em particular uma parte deste Grupo abrem o Grupo e selecionam apenas o que necessitam de movimentar.

Depois de ficar a saber como se organiza os Layers no Photoshop, vamos passar a uma outra fase deste tutorial.

Começamos por abrir o PSD que guardamos da última vez com o nosso trabalho. Em seguida criamos um novo Grupo com o nome de Explosão.
Do lado esquerdo existem uns olhos por cada Layer e nos Layers das letras e do fundo desmarquem clicando no olho, deixem apenas o olho marcado do Grupo que criaram novo activo. Como podem verificar as imagens desapareceram.
Vamos na barra de ferramentas á esquerda no Photoshop e clicamos em Costum Shape Tool Posted Image em seguida no menu do Photoshop que fica encima escolhemos o Shape que pretendemos e que se ajuste ao que vamos criar.

Posted Image

Escolha do Shape.

Escolhido o Shape com a tecla pressionada Shift movemos com o rato até acharem que o diâmetro está ao vosso gosto, centralizem o Shape ao centro do fundo. Caso queiram verificar se está certo cliquem novamente nos olhos que mencionei antes para aparecer as outras imagens.
Convém que o Shape fique antes do Layer das letras, para que a explosão parta por de tráz das letras.
Agora vamos aplicar um Drop Shadow e um Gradient sigam os mesmos valores das figuras.

Posted Image

Posted Image

Bevel Emboss e Gradient aplicados.

Posted Image

Agora podemos ver o efeito dado ao Shape

Clicamos na ferramenta Lasso Tool Posted Image na barra de ferramentas e com a tecla Shift pressionada vamos criar alguns traços sobre o Shape estes traços convém que sejam desordenados, a tecla Shift pressionada faz com que possam executar todos os traços ao mesmo tempo.

Posted Image

Traços desordenados sobre o Shape.

Depois de terminarem de criar os vosso traços clicam na ferramenta Brush Tool na barra de ferramentas e na área das cores na barra de ferramentas Set Foreground Color mudam para a cor Branca e pintam todos os traços com o pincel Brush Tool.
Vão reparar que ao pintarem a outras cores do Gradient se alteram não se preocupem com isto.
Abram um novo Layer e pintem novamente a branco neste Layer a área pontilhada fica activa neste Layer o que apenas deixa pintar as áreas marcadas.
Agora que se pintou o que se pretendia desmarquem as áreas pontilhadas no Shape Ctrl+D.

Posted Image

Áreas pintadas a branco.

Criamos um novo Layer o qual vamos dar o nome de Fundo este fundo irá servir de alternativa ao que já existe e para este efeito que estamos a criar é necessário.
Atenção que este fundo tem de ficar atrás do Layer do Shape, continuando vamos na ferramenta do Marquee Tool e selecionamos o circulo, este circulo têm de ser aplicado dentro da esfera do Shape e bem centrado, em seguida vamos no Filter/Distort/Spherize e coloquem o Amount nos 80%. Cliquem OK.

Posted Image

Posted Image

Criar no Shape uma ligeira esfera.

Mais uma vez desmarquem o circulo Ctrl+D em seguida marcam o Layer do Shape e do fundo com o botão direito do rato cliquem em Merge Layers para unirem os dois Layers.Aplicamos o filtro Distort/Polar Coordinates opção Polar to Rectangular

Posted Image

Imagem distorcida com o filtro Distort/Polar Coordinates.

vamos rodar a nossa imagem para Image/Rotate Canvas/90CW em seguida aplicamos outro filtro Filter/Stylize/Wind Method: Wind Direction: From the Right Apliquem várias vezes este filtro basta pressionarem as teclas Ctrl+F para repetirem até acharem que se encontra ao vosso gosto.Fazem a mesma opção com este filtro para Filter/Stylize/Wind Method: Wind Direction: From the Left.

Posted Image

Aplicação do filtro Filter/Stylize/Wind em duas direcções.

Já temos o que pretendemos vamos então aplicar o filtro filter/Polar Coordinates para Rectangular to Polar a imagem volta á posição inicial mas já transformada como podem verificar na imagem.

Posted Image

Imagem transformada.
Assinatura editada pela administração por violar os limites das regras de utilização.

#3 warezratito

warezratito

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 8 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 19/06/2007, 03:59

Reparem que todas as áreas que pintaram antes de branco se estendem. Outra vez marcamos a nossa imagem com a ferramenta Marquee Tool circular dentro da área do Shape e vamos em Select/Inverse
apliquem depois Select/Feather e coloquem o valor de 15.

Posted Image

Selecção invertida.

Cliquem em Filter/Distort/Ocean Ripple Ripple size: 15 Ripple Magnitude: 2

Posted Image

Filtro aplicado Filter/Distort/Ocean Ripple.

Cliquem para desmarcar o Shape Ctrl+D, seguidamente vamos aplicar cor na imagem, vão em Image/Adjustments/Color Balance e apliquem os valores mostrados na figura, podem escolher ao vosso gosto as cores não é obrigatório serem estes valores.

Posted Image

Balanço e valor das cores.

Estamos a chegar ao final desta fase no tutorial como tal vamos dar por ultimo á nossa explosão algo mais realista, vamos expandir ainda mais o Shape em Filter/Blur/Radial Blur Amount: 80% Blur Method: Zoom Quality: Good apliquem este filtro duas vezes.

Posted Image

Fitro Filter/Blur/Radial Blur aplicado.

Obtemos assim os raios mais alongados.

Posted Image

Imagem finalizada.

Perante a nossa explosão já estamos despachados, mas vêm mais efeitos a caminho, precisamos de moldar em redor das letras os raios da explosão, no próximo tutorial serão apresentadas outras técnicas. ;)

A seguir vamos criar os Raios a atravessarem o titulo do Star Wars e aplicar nas letras ainda mais realismo :)

Apenas para se ter uma ideia deste tutorial. Ao mesmo tempo que se vai criando todos estes efeitos fazem-se capturas das imagens e escreve-se o tutorial para que possa ficar o mais explicado possivel e sem falhas, pode-se tornar um trabalho demoroso, mas no final vocés vão reparar que valeu a pena.


Segunda Fase

Voltamos novamente ao nosso poster, mais uma vez vamos abrir o ficheiro PSD que guardamos como o nosso trabalho.
A figura mostra o que devem fazer a seguir, criam um novo Grupo com o nome de Raios. Agora vão na pasta do Grupo Explosão e duplicam o Layer, este Layer apresenta-se com o nome de Explosão copy não vale a pena mudarem o nome.

Posted Image

Criar novo Grupo e Duplicar Layer

Vão em Edit/Transform Perspective e na parte debaixo do rectângulo da linha de transformação ao canto, tanto faz ser do lado esquerdo ou direito movam para um dos lados. Na parte superior da imagem fazem a mesma coisa, reparem que a explosão ficou mais extendida para os laterias, a ideia é simular os Raios passarem entre as letras.

Posted Image

Posted Image

Perspetiva da Explosão

Dêm OK para finalizar,e vamos transformar mais uma vez a Explosão Edit/Free Transform apenas mexem no topo e na parte inferior da linha de transformação ao meio, será reduzir o tamanho na vertical ou altura.

Posted Image

Transformar na altura

Verifiquem bem a vossa imagem e corrijam se for necessário ao centro, notem que na imagem aqui apresentada tenho alguns dos raios mais acentuados perto da periferia das letras, mais tarde vamos saber qual o motivo de se apresentarem assim.

Vamos abrir o Grupo das letras Star Wars e arrastamos o Layer da Explosão Copy para o topo dos Layers das letras Star Wars. É claro que vocés deixam de ver as letras, estas ficam tapadas pelo outro Layer vão no Fill na palete dos Layers e reduzam até verem as letras por baixo do Layer Explosão copy.
Em seguida com o botão do vosso rato marcam o Layer da palavra Wars ou Star tanto fáz, e com a tecla Ctrl pressionada clicam sobre o Layer para selecionar as letras.
Seguidamente selecionem o layer Explosão copy e cliquem na tecla Delete, voltem a colocar o Fill nos 100%.

Posted Image

Área cortada no Layer Explosão Copy

Reparem que o Layer Explosão Copy ficou com esta área cortada, mantendo assim as letras mais visiveis, fazem o mesmo processo para as restantes letras, o que nos interessa é manter sempre as letras limpas, os laterais das letras ficam com alguns dos Raios por cima e isto é para se manter ;).

Depois de terem as letras todas limpas cliquem em Ctrl+D para desactivar a opção. Fechamos a pasta do Grupo Star Wars, não nos interessa por enquanto mexer neste Grupo. Selecionamos a pasta do Grupo Raios e embaixo na palete dos Layers criamos um novo Layer.

Posted Image

Criar um novo Layer

Selecionem o Layer que acabam de criar, por cada Layer que criam convém que a pasta do Grupo onde pertence o que vocés vão fazer estaja activada, assim ao criarem o Layer este fica de imediato dentro da pasta do seu Grupo.
Continuando vamos activar a ferramenta Polygonal Lasso Tool na vossa barra de ferramentas á vossa esquerda. Posted Image vamos começar a criar alguns traços com esta ferramenta e seguimos sobre os traços do Layer Explosão Copy, ora vejam a próxima figura. Já sabem que devem carregar na tecla Shift e com o Polygonal Lasso Tool criam todos os traços de uma só vez.

Posted Image

Traços de Raios

Já temos os Raios onde pretendemos, sigam sempre as mesmas direcções dos raios do Layer Explosão copy. Vamos começar então a pintar estes Raios, os Raios convêm serem pintados com um Gradiente Branco de preferência. Vejam nas próximas figuras o exemplo.

Posted Image

Posted Image
Assinatura editada pela administração por violar os limites das regras de utilização.

#4 warezratito

warezratito

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 8 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 19/06/2007, 04:03

Exemplos

Cliquem Ctrl+D para desmarcarem o Layer dos Raios, vamos em seguida abrir o filtro Filter/Blur/Gaussion Blur aplicamos no Radius: 40,0 pixels, agora em Filter/Blur/Radial Blur o Amount: 40 Blur Method: Zoom Quality: Good. Apliquem duas vezes este filtro na segunda vez apenas mudam no Amount: para 60.

Em Image/Adjustments/Hue Saturation vamos colorir os Raios, no Hue: 30 no Saturation: 100 e no Lightness: -60 notem que a cor fica identica á do Layer da Explosão Copy, é isto que nos interessa, os Raios neste momento sobre-põem as letras, agora passamos para Image/Adjustments/Curves no Channel: Red colocamos as opções como estão na figura seguinte, podem mover a linha da diagonal até ficar com a mesma forma da imagem.

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Colorindo e Aplicação do filtro Curves nos Raios dando mais cor e vida.

Neste momento já temos os Raios ainda mais acentuados, a sua cor tornou-se mais viva. Como sabem o centro de qualquer Luz é sempre em cor Branca, as cores mais quentes são na sua extremidade, e isto é uma lei de fisica, basta vocés olharem um prisma e vêm que se incidirem com um ponto de luz numa das suas faces este ao projectar a mesma Luz irá apresentar as cores mais quentes sempre na sua extremidade, as cores mais frias ficam sempre a meio até aos tons amarelos,laranjas,e vermelhos,no extremo dos Raios se difundirem com a cor negra por serem obsorvidas.

Para terminar vamos duplicar o Layer dos Raios e em seguida vamos aplicar um outro filtro.
Filter/Render/Lighting Effects neste filtro escolhem a opção em Style Triple Spotlight e em Texture Channel marcam o vosso Layer duplicado que se irá apresentar como Transparent o resto das opções deixam ficar como está, cliquem em Ok.
Mais uma vez vamos em filter/Blur/Radial Blur alterem apenas o Zoom para 100% cliquem Ok.
Na palete dos Layers mudem para Screen assim mantemos os Raios com menos acentuação na sua cor e com mais claridade e bem definidos.

Como podem ver os Raios dão a sensação de velocidade, de que alguma coisa os impulsionou por detrás das letras, então que nos falta para que se possa ter o ponto de partida desta explosão??????

Vamos criar este ponto de partida. Lembrem-se que segundo a teoria Humana, ehehehe gostei desta :). O Universo começou com o famoso BigBang, para isto necessitamos de um outro Layer criamos este novo Layer na pasta do Grupo Explosão, em seguida vamos na barra de ferramentas e escolhemos a ferramenta Brush Tool com um diâmetro de 300, no centro da Explosão aplicamos com cor Branca ajustada na sua Opacidade a 40%, ajustem na parte superior do menu do Photoshop a Opacidade e não na palete dos Layers.

Agora vamos na pasta do Grupo Star Wars e no Layer Explosão Copy mudamos encima para Soft Light, voltamos na pasta do Grupo Explosão e no Layer onde aplicaram o Branco mudam a sua opacidade na palete dos Layers para 50%.

Posted Image

Imagem finalizada.

Reparem que antes tinha escrito que iriamos saber qual o motivo de deixar certos Raios na periferia das letras, a imagem mostra o porque, assim com o Layer dos Raios sobrepomos ás linhas dos raios da imagem da explosão e demos a noção que estes pertencem todos no mesmo Layer.

Neste momento o principal Layer de fundo dos Raios aparece com o seu circulo perfeito, o outro Layer o qual foi transformado no inicio está presente e apenas apresenta os raios e como foi mudado na palete para Soft Light este ficou com a sua cor de fundo negra transparente, mostrando assim o principal Layer da Explosão :). Salvem sempre o vosso trabalho no PSD.

Está pronto no que respeita aos Raios,mas ainda temos muito para fazer e criar, a seguir iremos saber como dar velocidade nas letras, vamos ter de oferecer a quem ver este Poster que tudo dentro dele é dinâmico, transmite velocidade. ;)

Existem outras maneiras de se criar os Raios,mas da forma como apresento serve para que vocés possam ter um conhecimento mais perfeito sobre as ferramentas do photoshop e dos seus filtros, se começarem a pensar um pouco desde que se começou este tutorial vocés deram uma quantidade de voltas com o vosso rato e utilizaram de certeza teclas do vosso teclado.
Isto não quer dizer que as outras formas de criar os Raios possam diminuir as vezes que acedem com o rato ou o teclado, mas é um excelente inicio para quem nunca utilizou o Photoshop, todo este processo dos Raios podem usar em outras imagens, até nas vossas sign's e avatar's e inclusive dar movimento aos Raios num avatar.


Quando se olham certas capas de DvD ou Poster's, estes têm de transmintir alguma coisa, têm de deixar os nossos olhos presos por algum tempo.
A qualidade de um criador muitas vezes é a arma principal, é o caso de Ralph McQuarrie e Drew Struzan este por último com o que mais me identifico na linha de montagem dos meus posters e no traço quando desenho.Talvez pela mesma época e pelas técnicas que se usou nessa altura as quaís passei por todas elas.

Qualquer um deste artitas têm trabalhos excelentes e dinâmicos, o Drew Struzan com os trabalhos de Star Wars, Goonies, Indiana Jones, Gremelins entre outros, Ralph McQuarrie trabalhou nos episódios do Star Wars IV-V-VI todo o trabalho de fundo de cenários ficaram a seu cargo. Os trabalhos deste dois homens foram sempre criados em telas ou Papel próprio para a sua Arte final, que depois eram fotografados. Se vocés fizerem uma busca no Google sobres estes dois nomes vão encontrar alguns trabalhos deles e irão perceber o que pretendo dizer com a acção de uma imagem e a sua força.

Depois deste pequeno desvio no que estamos empelhados a fazer e como já tinha escrito antes, temos de dar maís acção o nosso poster, velocidade, algo que faça saltar aos nossos olhos que vêm ao nosso encontro.
Para quem têm a colecção toda desta saga a capa dos Extras dos episódios IV-V-VI é muito pobre, apenas colocaram o Darth Vader e algumas imagens na área da mascara que é a que cobre os olhos, o resto é tudo a negro.
Não é uma capa que se possa dizer que têm dinâmica, nem por sombras, está estática e pouco explica o que contèm, só ficamos a saber quando lemos a sua traseira o seu conteúdo.

Para uma Saga desta envergadura teria de ser muito mas muito mais ambicioso na cosntrução de uma capa para Extras.

Ok, então que vamos fazer para poder obter velocidade nas letras do STAR WARS?????

Como sempre e já um hábito vamos abrir mais uma vez o PSD que guardamos sempre o nosso trabalho.

(Peço desculpas por falar sempre em abrir o PSD, o motivo é porque estou a fazer o tutorial por partes.)
Abram a pasta do Grupo Star Wars e dupliquem a palavra Star e desmarquem o Estilo Bevel and Emboss mudem este Layer duplicado para de trás do outro Layer Star arrastando com o rato.

Vamos em Filter/Blur/Radial Blur e aplicamos os seguintes valores, vejam a imagem seguinte.

Posted Image

Aplicação do filtro Radial Blur

Notem que existem raios que partem de trás da letra Star, mas eu quero ainda mais acção na letra :) :) fiquem descansados que não sai pelo monitor ;).

Duplicamos mais uma vez o Layer da letra Star, não o que duplicaram antes mas sim o principal.Mantemos este Layer na frente do Layer principal e desmarquem o Estilo Bevel and Emboss, voltamos novamente ao Filter/Blur/Radial Blur. Mudamos apenas o valor do Amount para 50.

Posted Image

Letra com acção, velocidade

Agora façam o mesmo para as letras Wars e com os mesmo valores aplicados nas letras do Star. No final de terem as vossas letras prontas com o Filter/Blur/Radial Blur vamos aplicar na palete dos Layer's nos últimos Layer criados para ambas as letras um Soft Light.

Posted Image

Velocidade nas letras Star Wars com filtro Soft Light

O filtro Soft Light quando é aplicado define a imagem que fica atrás do Layer com o Filter/Blur/Radial Blur caso contrário se não aplicassem este filtro e como viram ficava-se sem se entender as imagens.
Já temos as letras com acção, fechem este Grupo e vamos no Grupo da Explosão e duplicamos o Layer Explosão, seguidamente vamos em Filter/Brush Strokes e escolhem o filtro Crosshatch com os mesmo valores que apresentam a imagem seguinte.

Posted Image

valores do filtro Crosshatch

Este filtro irá agora vincar um pouco mais os raios por detrás das letras Star Wars para além de darem a sensação que pertencem aos Raios que criaram antes e tornando ainda mais nitido os Raios. Apliquem a este novo Layer duplicado um filtro Soft Light para ajustar ainda mais a difinição.

Posted Image

Imagem finalizada

Agora comparem com as imagens anteriores e vejam que as letras parecem ter obtido movimento, por trás e em seu redor torno-se um efeito tipo HOLE (Buraco) este efeito é para dar a sensação que as letras têm luz por de trás delas mas distante, nas imagens anteriores esta sensação não estava tão definida, dava a o aspecto de ter a luz quase que colada ás letras e não era isto que eu pretendia. Passamos a ter perspectiva e dinâmica no Poster.

Como sempre e mais uma vez salvem o vosso trabalho em PSD.

Por agora vamos deixar as letras e os Raios, se mais tarde me aparecer mais alguma ideia eu coloco no tutorial, na próxima parte do tutorial vamos aprender a montar uma imagem a figura sinistra do Darth Vader no poster e a criar uma mascara. ;)

Chegou o momento de aplicar a figura do Darth Vader, vamos pensar um pouco como uma figura deve dar dinâmica num poster.
A celebre frase (Rise darth Vader) é sem duvida o ponto de partida, como o significado é o levantar ou erguer do Lord dos Sith e sendo o último dos Sith e o mais poderoso, vamos de obter uma imagem bem forte para este poster.

O cinema americano sem duvida que Têm algumas coisas boas e ensina quando se vé bastantes filmes a apreciar a posição de uma camera sendo assim vamos supor que temos a camera posicionada debaixo para cima, o que dá sem duvida um poder na força da imagem.

Peguei numa imagem já pré-criada do Darth Vader, reparem que a figura é vista debaixo para cima. Esta será a meu ver uma excelente imagem do Darth Vader para este poster, as cores de fundo cor de fogo mostram o lado mau dos Sith, envolvendo a figura sinistra de vader.

A história do Star Wars é sempre em torno do darth Vader, ele é a peça principal desde o primeiro filme da saga até ao último. Esta a razão de criar um poster para a capa dos extras com o cader e diferente do que se têm usado em outras capas comerciais.

Posted Image

Imagem pré-criada do Darth Vader

Nesta imagem vamos aplicar o filtro Filter/Render/Lens Flare em Lens Type deixem ficar no 50-300mm Zoom com o Brigthness: 100% e coloquem ao centro da imagem. Este filtro irá dar mais luz por de trás dos Raios criados antes.

Posted Image
Posted Image

Filtro a aplicar e filtro aplicado

Agora abrimos o nosso PSD do trabalho que temos vindo a fazer e na imagem do Darth Vader clicam em Ctrl+A+c e no PSD que acabamos de abrir vamos colar esta imagem, para colar cliquem em Ctrl+V, a imagem têm de ficar na pasta do grupo Explosão e atrás de todos os Layers que se encontram nesta pasta, Desmarquem os olhos ou reduzam no Fill os Layers que estão por cima da imagem de Vader] para verem a imagem, visto que ficou coberta, vejam a próxima figura.

Posted Image

Layer atrás dos restantes Layers

Subam um pouco a imagem se for necessário, por defeito quando colam uma imagem esta fica sempre centralizada a meio de um poster ou outro tipo de imagem que estejam a criar. Os acertos fica assim ao vosso gosto.

Seguidamente vamos aplicar na imagem do darth Vader uma mascara, vejam a figura onde têm de ir para criar esta mascara.

Posted Image

aplicar mascara

Seguidamente com a tecla Ctrl pressionada e com o botão do rato sobre a mascara clicamos na mascara, para a activar.

Vão reparar que a figura fica com tracejado á sua volta, ok, vamos escolher um gradiente como já fizemos antes para a cor branca, só que este têm de ser a preto, será o mesmo gradiente que escolheram antes mas de cor preta.
Cliquem na tecla Shift e com o rato deslizem no sentido da vertical debaixo para cima na imagem até quase á zona onde aplicaram o filtro Lens Flare.

Posted Image

Mascara aplicada
Assinatura editada pela administração por violar os limites das regras de utilização.

#5 warezratito

warezratito

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 8 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 19/06/2007, 04:05

Esta mascara irá apenas disfarçar uma certa área da imagem que também se encontra a negro, mas serve para que depois no final possa definir os raios que estão sobrepostos na figura.
Reparem que a mascara criada por vocés ficou com uma área a negro, é isto que interessa.
Desmarquem clicando em Ctrl+D e cliquem sobre a imagem ao lado da mascara para a activar.

Passamos agora a outra fase.No Layer Explosão aplicam um Softh Light e no Layer Explosão copy 2 aplicam um lighten, este por último irá manter uma certa luz na imagem. Já temos o darth Vader a mais definido no nosso poster.

Posted Image

Aplicar filtros

Agora dupliquem a imagem do darth Vader não é preciso remover a mascara, esta fáz falta.
Na imagem principal do Darth Vader não a que duplicram, aplicam um filtro vão em Image/Adjustments/Photo Filter cor preta a 25% como mostra a figura.

Posted Image

Aplicar Photo Filter

Vamos na imagem que se duplicou deixamos ficar á frente da principal, aplicamos outro filtro a esta imagem, novamente em Image/Adjustments/Photo Filter mas de cor laranja Warming Filter (85) a 10%. Depois vamos em Filter/Blur/Radial Blur e coloquem em Zoom e o Amount a 75% e dêm OK. Para finalizar mudamos na palete este Layer para Lighten.

Assim damos a sensação de movimento em algumas partes da mascara como luminosidade para salientar algumas áreas da mascara do darth Vader. O filtro Lens Flare aplicado no inicio também ajuda a salientar ainda mais os Raios que parte de trás das letras ;).

Posted Image

Imagem finalizada com o Darth Vader

Para terminar vamos aplicar um filtro Filter/Blur/Gaussian Blur Radius: 2,0 pixels no Layer da imagem do Darth Vader que está por cima do Layer principal da mesma imagem. Este filtro irá ajustar algumas deformações na imagem.

Podemos neste momento dar por terminado o nosso poster, mas como sempre existe mais alguma coisa, e quando nos habituamos a olhar com mais atenção pensamos sempre que mais algum efeito podia ficar melhor e dar uma aparência mais real.

Tamanho do PSD: 48,4 MB
Tamanho do Poster em formato BMP: 9,55 MB (salva a 24 bits)
Tamanho do Poster em formato JPEG: 2,27 MB

Salvem em PSD o vosso trabalho como sempre se têm feito e em seguida salvem o poster no formato BMP a 24 bits ou 32 bits, mais tarde vão saber qual o motivo de se salvar neste formato. :)

Exemplo de uma capa de DvD a qual foi criado primeiro o poster.

Posted Image

A Ameaça Fantasma (Star wars)

Fim do tutorial

Edição feita por: warezratito, 19/06/2007, 04:50.

Assinatura editada pela administração por violar os limites das regras de utilização.

#6 RonsisM

RonsisM

    Super Veterano

  • Usuários
  • 15724 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Plovdiv

Posted 17/09/2017, 22:29

How Amoxicillin Makes U Feel generic cialis Cialis 20 Mg Original Precio
Vente Propecia Canada
Se Vende Viagra <a href=http://cialtobuy.com>cialis</a> Cephalexin Cap 5 Mg C

#7 RonsisM

RonsisM

    Super Veterano

  • Usuários
  • 15724 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Plovdiv

Posted 04/10/2017, 00:46

Canada Pharmacy Online No Prescription buy viagra online 500 Mg Amoxil Viagra 100mg Pfizer Rx Online
Viagra 110 Mg Levitra Prezzi Propecia Commander online pharmacy Pharmacycustomercare Viagra Et Insuffisance Cardiaque Il Viagra Funziona Anche Per Le Donne

#8 Miguceamma

Miguceamma

    MiguPenjisse

  • Usuários
  • 13201 posts

Posted 05/10/2017, 20:31

Is Trimox And Amoxicillin The Same Canadian Pharmaci viagra online pharmacy Canada Pharmacy Online Review Propecia Hipertension Propecia Contraindications Docusate Sodium
Will Amoxicillin Interact With Prevacid Cialis Generico In Farmacia In Italia Purchase Levitra Without Prescription levitra coupon free trial Buy Cialis Tadalafil Kamagra Australia Shop
Viagra Bilder Lustig Fluoxetine Antidepressant In Internet On Line Overseas Sheffield Cialis Efectos En La Mujer viagra Achat Viagra Pfizer Ligne Xenical Orlistat
Foro Comprar Viagra Comprar Levitra 10 Mg Viagra Generico Europa Pagamento Paypal online pharmacy Clomipramina Prezzo Osu Cialis Costo Comprar Cialis En Gijon

#9 RonsisM

RonsisM

    Super Veterano

  • Usuários
  • 15724 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Plovdiv

Posted 13/10/2017, 04:18

Amoxicillin 500 Tablets Viagra E Prostata viagra Propecia Insurance Coverage Kamagra Billig Ohne Rezept
Generic Levitra 40 Mg No Prescription Cephalexin How Long Work cialis Vermox Otc Or Rx Tinidazol Acquisto Kamagra Oral Jelly
Rock It Man Erection Pills For Sale generic levitra no prescription Low Price Viagra 100mg Brand Name Viagra Acheter Cialis Bordeaux
Severe Penicillin Allergy Touching Amoxicillin Achat Cialis Moins Cher levitra online order Propecia Kaufen Propecia Shedding Trusted Tablets Pharmacie

#10 RonsisM

RonsisM

    Super Veterano

  • Usuários
  • 15724 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Plovdiv

Posted 30/10/2017, 09:34

Louer Levitra En Suisse What Is Keflex Prescibed To Treat cialis Viagra Ohne Zollprobleme Viagra Durchfall
Cialis Original levitra 100mg guaranteed lowest price Levitra Cheapest Price
Prorium viagra cialis Clomid Et Maux De Ventre Cialis Generika Versand

#11 LarPhozyHah

LarPhozyHah

    Super Veterano

  • Usuários
  • 14515 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:San Miguel de Tucuman

Posted 30/10/2017, 19:59

Kamagra Billig Online Comment Avoir Du Viagra Sans Ordonnance Prix Xenical En Belgique buy viagra online Nuova Propecia Finasteride Shop Generic Propecia Buy Celebrex 200mg

#12 RonsisM

RonsisM

    Super Veterano

  • Usuários
  • 15724 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Plovdiv

Posted 30/10/2017, 21:46

Ger Prescriptions Online For Proscar Online Pharmacy 47 Usa Pharmacy Online Reviews cialis Viagra Bestellen Aus Der Schweiz Generique Cialis Pharmacie Propecia Mastalgia

#13 RonsisM

RonsisM

    Super Veterano

  • Usuários
  • 15724 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Plovdiv

Posted 17/11/2017, 05:15

Zithromax Excipients viagra Buy Viagra On The Internet
Indian Drugs On Line Order Now Bentyl 20mg Best Website Internet viagra prescription Cialis 5 Mg Precio Farmacia Espana Propecia Worked For Men
Viagra Senza Effetti Collaterali Buy Stendra Tablets Online viagra Levitra Ubers Internet
Can Keflex Cause High Blood Pressure generic viagra Sildenafil rique Acheter Prescription Generique Amoxicillin Remede Tarif En Pharmacie

#14 Miguceamma

Miguceamma

    MiguPenjisse

  • Usuários
  • 13201 posts

Posted 21/11/2017, 06:20

Diferencias Entre Cialis Y Viagra How To Treat Sinusitis With Amoxicillin cialis Viagra Cuanto Tiempo Dura El Efecto Acheter Xenical Orlistat En Ligne Ciao Is 10 Mg Online

#15 LarPhozyHah

LarPhozyHah

    Super Veterano

  • Usuários
  • 14515 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:San Miguel de Tucuman

Posted 21/11/2017, 14:05

Usa Online Phamacy Antibiotics online pharmacy Zithromax Special Instructions Which Pharmacy Sells Cheapest Cialis Cytotec Pour Fausse Couche




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq