Jump to content


Photo

Busca Do Webfórum


  • Faça o login para participar
8 replies to this topic

#1 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 11/06/2007, 16:51

Caros usuários,

Com o objetivo de enfatizá-los a existência e importância de nosso mecanismo de busca, vós declaro que estou disponibilizando a partir deste presente momento dois mecanismos de busca para os navegadores Firefox 2 (Fx 2) e Internet Explorer 7 (IE 7): um que utiliza o buscador do próprio fórum e outro que utiliza o buscador do Google. Criar os dois se fez necessário uma vez que nosso sistema de busca proprietário possui certas limitações, tanto de acesso e como de uso.

Motivação

A idéia de criá-los surgiu com a notável falta de hábito de alguns usuários em buscar antes de postar. Nota-se que há uma perda de tempo/produtividade mui grande ao postar um dúvida antes de efetuar uma busca. Tal perda, claramente, se dá pelo motivo de que o próprio usuário poderia obter a resposta para seu problema sem ter de esperar por ela.

Como usá-lo(s)?

Para instalá-lo(s) em seu navegador, bastar acessar qualquer página de nosso fórum e seguir os seguintes procedimentos:
  • Firefox 2 (e versões superiores)

    Ao acessar alguma página, você notará que o mecanismo de busca padrão (em uso) ficará num tom azulado. Isto significa que a página em questão disponibiliza novos mecanismos. Para adicioná-lo(s), clique no botão do mecanismo de busca padrão e selecione a(s) opção(ões) Adicionar "Web Fórum" e/ou Adicionar "WebFórum (Google)" no menu que apacerá (Add em navegadores no idioma inglês). Pronto, mecanismo(s) instalado(s) e pronto(s) para uso.

  • Internet Explorer 7 (e versões superiores)

    Ao acessar alguma página, você notará que a setinha do botão de busca ficará num tom alaranjado. Isto significa que a página em questão disponibiliza novos mecanismos. Para adicioná-los(s), clique nesta setinha e selecione o submenu Adicionar Provedores de Pesquisa (Add Search Providers em navegadores no idioma inglês). No menu que aparecer, selecione a(s) opção(ões) WebFórum e/ou WebFórum (Google). Por segurança, será necessário confirmar a adição do(s) mecanismo(s) clicando no botão Adicionar Provedor (ou Add Provider) na caixa de diálogo que aparecer. Pronto, mecanismo(s) instalado(s) e pronto(s) para uso.
Outros navegadores

Estes mecanismos de busca oferecidos se limitam ao padrão OpenSearch suportado pelos navegadores Mozilla Firefox 2 e Microsoft Internet Explorer 7. Estou avaliando a possibilidade de criar outros dois para quem usa navegadores complacentes ao padrão Sherlock, que são, principalmente, o Mozilla Firefox 1.5 e Mozilla SeaMonkey 1.0+. Aos outros navegadores, estarei criando um bookmarklets para serem utilizados nos favoritos.

Atenciosamente,
Paulo Ricardo - Administrador WebFórumAté mais

#2 Paulo André

Paulo André

    Why so serious?

  • Ex-Admins
  • 5114 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte - MG
  • Interesses:O.Q.F.J.?

Posted 12/06/2007, 10:26

Não sei dos outros que tentaram, mas eu não consegui adicionar a busca no meu Firefox não? :(

Clico em Adicionar "WebFórum"/Adicionar "WebFórum (Google)" e nada acontece. :huh:

Minha versão é a 2.0.0.4.

Flws...
:ponder:Até mais
Paulo André G Rodrigues,
ex-administrador Fórum WMO.


www.CanalDev.com.br

#3 sTriKe

sTriKe

    Olá! :D

  • Usuários
  • 753 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Bento Gonçalves / RS / Brasil
  • Interesses:trago mulher e rock n roll

Posted 12/06/2007, 13:45

aqui também nao acontece nada :/

#4 sk15

sk15

    Super Veterano

  • Usuários
  • 2071 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:SP - SP

Posted 12/06/2007, 19:54

Bem aqui comigo tbm não funciono no FF 2.0.0.4
Pórem no IE 7+ foi normal e adiciono e funciono ...

Mas infelismente, acredito ser mais para efeito visual do que funcional, a maioria das pessoas nem vão "reparar" que acendeu alí no canto e que é um 'novo tipo' de buscador, e nem vão ter o trabalho de usar, pois mesmo com a gente `batendo nessa tecla` a um bom tempo elas preferecem postar um tópico novo.

Só vendo ... de qualquer forma é uma forma a mais de busca e uma desculpa a menos aos usuários ... :assobio:

Edição feita por: sk15, 12/06/2007, 19:55.


#5 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 13/06/2007, 10:36

Não sei dos outros que tentaram, mas eu não consegui adicionar a busca no meu Firefox não? :(

Clico em Adicionar "WebFórum"/Adicionar "WebFórum (Google)" e nada acontece. :huh:

Bem, antes de divulgar esta novidade ao público eu havia testado tanto no IE 7 como no Fx 2.0.0.4 e 3.0 alpha 5. Estava tudo normal até então. Todavia, ativando agora o recurso de log de interceptação (browser.search.log) do Firefox notei que o problema está na obtenção do favicon. No Firefox o tamanho do favicon quando convertido à uma data URI é limitado a 10.000 bytes, de acordo com o #361923. É uma limitação para que, dependendo do tamanho do ícone, ele não venha a travar a UI do navegador ao converter seu conteúdo à um URI data. A solução neste caso é incluir o favicon como URI data no próprio XML do OpenSearch. Eu havia lido sobre esta limitação antes no Creating OpenSearch plugins for Firefox no MDC, mas lá constam 10 KB (o que já é errado) e nada se menciona que este é o tamanho da conversão resultante. Por isso eu havia deixado o favicon como externo, uma vez que o nosso quando convertido possuia 9,93 KB e não 10 KB. Enfim, estarei reenviando os XML's do OpenSearch com os favicons já incluídos. ;-)

Mas infelismente, acredito ser mais para efeito visual do que funcional, a maioria das pessoas nem vão "reparar" que acendeu alí no canto e que é um 'novo tipo' de buscador, e nem vão ter o trabalho de usar, pois mesmo com a gente `batendo nessa tecla` a um bom tempo elas preferecem postar um tópico novo.

Só vendo ... de qualquer forma é uma forma a mais de busca e uma desculpa a menos aos usuários ... :assobio:

Sim, é apenas uma feature a mais, com o objetivo de agradar a cada vez mais nossos usuários. :D

Eu, particularmente, já sabia deste recurso do Firefox e percebo esta funcionalidade nos sites que navego. Além de "auto-reconhecimento", é possível fazer também um link que, ao usuário clicar, o mecanismo é instalado. Estarei fazendo isso no aviso que estou formulando para o índice, que irá avisar ao usuário a opção de busca que ele tem baseado no navegador dele. =)

[]’s :DAté mais

#6 sk15

sk15

    Super Veterano

  • Usuários
  • 2071 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:SP - SP

Posted 13/06/2007, 18:49

Só uma pergunta ... o Opera que pode ser conciderado a 3º força entre browser não possui implementação para tal recurso?

Tipo acessei com ele (última versão 9.21) e aparentemete não houve efeito algum, e ele não reconheceu um novo sistema de busca nem nada, essas 'tags' são padronizadas da W3? - pois se são acredito que deveria ser obrigado a possui a intepretação para isso.

#7 deviqingyo

deviqingyo

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 23 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:london

Posted 18/03/2012, 23:23

com o objetivo de agradar a cada vez mais nossos usuáriosPosted Image

#8 provest

provest

    Felipe Antunes

  • Moderadores
  • 572 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro
  • Interesses:https://www.cliquevestibular.com.br
    https://clickeducacao.com.br/
    http://www.felipeantunes.com.br

Posted 31/01/2013, 16:46

poxa saudades daqui, pena que caiu tanto :(

#9 Sagate

Sagate

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 24 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 20/02/2013, 15:27

poxa saudades daqui, pena que caiu tanto :(

concordo saudades desse tempo que todo mundo corria pro forum =/

Rbd ami yumi dengue sk3000
Web Designer Freelancer
falawebdesigner

As pequenas palavras valem mais que um milhão de flores...





1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq