Jump to content


Photo

Photopaint! Uma Sugestão!


  • Faça o login para participar
14 replies to this topic

#1 pedrokike

pedrokike

    um dia eu aprendo

  • Usuários
  • 623 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Curitiba-PR
  • Interesses:PC, Esportes, Carros, Net e Mulheres!!!!hehehehe

Posted 16/05/2003, 17:01

Ola,

Eu ja postei uma vez isso no forum de Sugestoes, q onde seria o correto colocar, mas alguem falou q o Alx ja tinha falado algo sobre isso, e deixou um link pra pagina inicial do forum! entaum me desculpem mas vo perguntar/sugerir de novo!

Minha sugestao eh a seguinte:

Porque ao inves de ter o forum na pagina principal de CorelDraw, naum colocar apenas Corel, e dentro desse topico do corel colocar um pro Draw, outro pro PhotoPaint, e ateh kem sabe os renegados Trace e R.A.V.E!!!
Pq eu por exemplo naum gosto muito do PhotoShop, mas naum existe aki um forum especifico do Photopaint, pra qdo ouver alguma duvida!!! dae temos q postar no Draw, q na verdade naum tem nada haver com o paint!!

Ja q taum tentandu aumentar as visitas, pq naum divulgar os outros produtos da suite, pois pode ate ser q o photoshop pague um pau no photopaint, mas pra kem utiliza o draw, o paint eh muuito melhor pq tem + interatividade um com o outro!!!

Aki fica minha sugestao com cara de Duvida heheeh, mas seria bom uma analizada nisso!!!

Segunda eu olho as respostas!!hehehe

PS: espero q o topico continuem aki!!hereheheh

t+,
Pedro.

"Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia seus olhos de sua meta." Henry Ford

#2 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 16/05/2003, 17:10

Concordo com vc,

apesar de eu não usar o Photopaint (e nem tê-lo instalado)

me perdoem, mas editor de imagens pra mim é PHOTOSHOP.

Mas acho legal a idéia de abrir uma sala para o photopaint, afinal, todos têm o mesmo direito!

os administradores q sabem...

Tem meu apoio!

#3 Elektra naty

Elektra naty

    24 Horas

  • Usuários
  • 408 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo
  • Interesses:Web<br>Matemática, Química e Física<br>Animes

Posted 16/05/2003, 20:49

Vou colocar a minha visão sobre o assunto.

Eu fico meio dividida sobre esse assunto... O PhotoPaint é sem dúvida um programa útil e que até mesmo possui alguns recursos que eu acho superior ao do Photoshop (err... vou ser linchada) : exemplo: Transparência Interativa (bem didática) e o CROP (uma porrada de gente no contest do Photoshop foi desclasificada por dar um crop errado, acredito eu... eu sempre dou crop com Photopaint, acho mais intuitivo e não tem erro)

O problema é que designer que usa PhotoPaint é meio "discriminado" por quem usa Photoshop. (Vamos encarar os fatos... isso é uma verdade!) Eu tive meu aprendizado em design totalmente invertido: Primeiro aprendi CorelDRAW, depois aprendi Photopaint e uma porrada de outros programas (no qual fiz muitas montagens) e depois "aprendi" Photoshop (apesar de dar aula, não domino, mas devido às dúvidas dos meus alunos já "comi" 2 livros rápidos sobre o assunto pra não fazer feio e tô lendo a Bíblia do PS).

Os instrutores de Corel mesmo falavam "Bem Photopaint é um Paint do windows melhorado" . "Photopaint é só pra dar uns retoques ridículos em trampos de Corel"

Ou seja: Usuário que usa PhotoPaint é discriminado como usuário que usa Frontpage ao invés de DW.

Abrir uma sala de PhotoPaint significa abrir uma sala que não terá visitas/perguntas significativas (em termos numéricos) ao meu ver. Basta ver o baixíssimo número de perguntas ligadas ao assunto neste Fórum de CorelDRAW. O Cara (designer) sofre tanta pressão do mercado/amigos/trabalho que ele se divide: CorelDRAW pra vetor e Photoshop pra Bitmap.

Eu faria uma outra sugestão: Ampliar a abordagem do Fórum de CorelDRAW: Deixar mais explícito que aqui as pessoas podem perguntar sobre todo o pacote Corel. Imagina um Forum de RAVE por exemplo... uma pergunta a cada dois meses. Se ampliarmos (deixar bem claro nas descrições) os atributos deste fórum creio que solucionamos esse problema.


Mas é claro: Isso apenas reflete minha opinião pessoal sobre o assunto.
Não abra tópicos pedindo a ajuda de determinado(a) moderador/administrador. Com isso vc menospreza os esforços dos demais usuários!

Budismo,Anime, Matemática e CorelDRAW
Cursinho Virtual
Meu Fórum de Vestibular

#4 Schaffer

Schaffer
  • Visitantes

Posted 18/05/2003, 01:51

Eu acho uma boa, eu só uso o corel photopaint em tudo o que eu faço toda e qualquer figura....nao cheguei a usar o photoshop mto tempo...usei pouco e achei bom...mas eu ja aprendi bem o photopaint e nao acho ele tao ruim assim(logico q é minha humilde opiniao).

Agora criar um outro forum como foi dito talvez nao tenha tanto movimento, o que é uma pena....

Abraços

#5 pedrokike

pedrokike

    um dia eu aprendo

  • Usuários
  • 623 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Curitiba-PR
  • Interesses:PC, Esportes, Carros, Net e Mulheres!!!!hehehehe

Posted 19/05/2003, 10:13

...

Eu faria uma outra sugestão: Ampliar a abordagem do Fórum de CorelDRAW: Deixar mais explícito que aqui as pessoas podem perguntar sobre todo o pacote Corel. Imagina um Forum de RAVE por exemplo... uma pergunta a cada dois meses. Se ampliarmos (deixar bem claro nas descrições) os atributos deste fórum creio que solucionamos esse problema.


Mas é claro: Isso apenas reflete minha opinião pessoal sobre o assunto.

Ola,

Bom, pode ser isso entaum!!hehehehe, eh q fica estranho na pagina principal o nome CorelDRAW, e ficar postando coisas sobre os outros softwares da suite! Principalmente aki q tem uma preocupação enorme por parte da ekipe de moderação/administraçao, em naum deixar nenhum topico fora de seu respectivo forum(isso eh um ponto positivo)!!

Seria legal mesmo a ideia de poder tirar duvidas de outros programas, Como o RAVE, naum consigo aprender flash de jeito nenhum, ja li tutos, e fiz perguntas, mas sempre me embanano =[!! Ja o RAVE (sei q naum tem a minima chance de competir com o flash) mas consigo fazer pelo menos umas animaçõeszinhas =]!! e tenhu certas duvidas sobre ele, e ateh mesmo o photopaint, pq como eu disse interage completamente com o Draw (q eh minha praia!!!!eheh), tipo qdo faco algo no draw e kiser dar umas " mexidas" nele pelo PP nem precisa akelas paradas de exportar como gif, jpg, ou psd, eh soh copiar e colar, q ele ja converte altomaticamente para cpt!! eh uma mão na roda!!heheeheh!!

Entaum q fike a sugestão da Dra. Naty, soh trocarla no forum principal de CorelDRAW para Suite Corel!

abraços,
Pedro.

"Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia seus olhos de sua meta." Henry Ford

#6 Prottom

Prottom

    12 Horas

  • Usuários
  • 167 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 19/05/2003, 10:15

Eu acho que o photopaint é um ótimo programa, e a edição onze está com pincéis incriveis, e acreditem...mais suaves que o ps, muito bons mesmo prá quem quer um programa de pintura. Excelentes pra tablets. O lance do desenho que acho meio enjoado no ptpaint é que não achei a opção de se fazer paths já com o preenchimento. Vcs conhecem essa opção? Desenho o path, uso-o como máscara e preencho depois. No ps dá prá fazer isso diretamente enquando se traça o path. Os Paths no photopaint também são mais suavizados. No ps isso só acontece depois que a gente os transforma em seleção. Dizer que o photopaint é um paint melhorado é ridículo e transparece uma ignorância enorme quanto ao programa.
Concordo que há muito preconceito sim, porque a adobe domina o mercado, pois é inegável que o PS é mesmo incrivel. Por conta disso eles estão também impondo o illustrator. Bem aqui está um trabalho completamente desenhado e editado no Photopaint 11. É claro, que como foi feito em photopaint, não deram muita bola prá ele :lol:
Tempos de Paz

#7 Elektra naty

Elektra naty

    24 Horas

  • Usuários
  • 408 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo
  • Interesses:Web<br>Matemática, Química e Física<br>Animes

Posted 19/05/2003, 16:13

...

Eu faria uma outra sugestão: Ampliar a abordagem do Fórum de CorelDRAW: Deixar mais explícito que aqui as pessoas podem perguntar sobre todo o pacote Corel.  Imagina um Forum de RAVE por exemplo... uma pergunta a cada dois meses. Se ampliarmos (deixar bem claro nas descrições) os atributos deste fórum creio que solucionamos esse problema.


Mas é claro: Isso apenas reflete minha opinião pessoal sobre o assunto.

Ola,

Bom, pode ser isso entaum!!hehehehe, eh q fica estranho na pagina principal o nome CorelDRAW, e ficar postando coisas sobre os outros softwares da suite! Principalmente aki q tem uma preocupação enorme por parte da ekipe de moderação/administraçao, em naum deixar nenhum topico fora de seu respectivo forum(isso eh um ponto positivo)!!

Seria legal mesmo a ideia de poder tirar duvidas de outros programas, Como o RAVE, naum consigo aprender flash de jeito nenhum, ja li tutos, e fiz perguntas, mas sempre me embanano =[!! Ja o RAVE (sei q naum tem a minima chance de competir com o flash) mas consigo fazer pelo menos umas animaçõeszinhas =]!! e tenhu certas duvidas sobre ele, e ateh mesmo o photopaint, pq como eu disse interage completamente com o Draw (q eh minha praia!!!!eheh), tipo qdo faco algo no draw e kiser dar umas " mexidas" nele pelo PP nem precisa akelas paradas de exportar como gif, jpg, ou psd, eh soh copiar e colar, q ele ja converte altomaticamente para cpt!! eh uma mão na roda!!heheeheh!!

Entaum q fike a sugestão da Dra. Naty, soh trocarla no forum principal de CorelDRAW para Suite Corel!

abraços,

Excelente idéia pro nome... Suíte Corel!!! Nota dez pra sua idéia!!!

mas eu não mudo isso :-) Vou levar ao conhecimento dos admins como o ALX e o Insano pra ver oq eles acham.


Sabe pq também não acho a idéia tão absurda assim?

Pq o cara abre o Corel. A integração dos elementos é tão grande que, se vc precisa vetorizar uma imagem vc clica em rastrear bitmap que já abre o Trace... clica em editar bitmap que já abre o Photopaint. Claro que vc pode mexer com o Photopaint ou o Trace com o CorelDRAW fechado mas na forma como eles interagem vc pode "grosso modo" considerar com extensões de um mesmo programa (ou mais tecnicamente uma suíte como vc apresentou...)
Não abra tópicos pedindo a ajuda de determinado(a) moderador/administrador. Com isso vc menospreza os esforços dos demais usuários!

Budismo,Anime, Matemática e CorelDRAW
Cursinho Virtual
Meu Fórum de Vestibular

#8 Elektra naty

Elektra naty

    24 Horas

  • Usuários
  • 408 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo
  • Interesses:Web<br>Matemática, Química e Física<br>Animes

Posted 19/05/2003, 16:21

Eu acho que o photopaint é um ótimo programa, e a edição onze está com pincéis incriveis, e acreditem...mais suaves que o ps, muito bons mesmo prá quem quer um programa de pintura. Excelentes pra tablets. O lance do desenho que acho meio enjoado no ptpaint é que não achei a opção de se fazer paths já com o preenchimento. Vcs conhecem essa opção? Desenho o path, uso-o como máscara e preencho depois. No ps dá prá fazer isso diretamente enquando se traça o path. Os Paths no photopaint também são mais suavizados. No ps isso só acontece depois que a gente os transforma em seleção. Dizer que o photopaint é um paint melhorado é ridículo e transparece uma ignorância enorme quanto ao programa.
Concordo que há muito preconceito sim, porque a adobe domina o mercado, pois é inegável que o PS é mesmo incrivel. Por conta disso eles estão também impondo o illustrator. Bem aqui está um trabalho completamente desenhado e editado no Photopaint 11. É claro, que como foi feito em photopaint, não deram muita bola prá ele :lol:
Tempos de Paz

Bem... aí no caso, eu acharia mais fácil vc fazer o path no próprio CorelDRAW com a ferramenta mão livre, e fechando o path mandaria pro PhotoPaint... (Se bem que vc poderia mudar a cor no proprio corel antes de mandar pro photopaint... daí depende de como vc prefere trampar) lembre-se que o objetivo primário do Photopaint é ser um acessor do CorelDRAW (Infelizmente).
Não abra tópicos pedindo a ajuda de determinado(a) moderador/administrador. Com isso vc menospreza os esforços dos demais usuários!

Budismo,Anime, Matemática e CorelDRAW
Cursinho Virtual
Meu Fórum de Vestibular

#9 Prottom

Prottom

    12 Horas

  • Usuários
  • 167 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 19/05/2003, 17:30

Bem... aí no caso, eu acharia mais fácil vc fazer o path no próprio CorelDRAW com a ferramenta mão livre, e fechando o path mandaria pro PhotoPaint... (Se bem que vc poderia mudar a cor no proprio corel antes de mandar pro photopaint... daí depende de como vc prefere trampar) lembre-se que o objetivo primário do Photopaint é ser um acessor do CorelDRAW (Infelizmente).

Também acho a sugestão da "suíte corel" ótima...embora a impressão que a Corel esteja passando é que eles querem acabar com ela, vejam que o Draw 11 já foi lançado com a opção sem a suíte.

Pois então Elektra, justamente esse processo de importação de paths é que eu queria evitar. (Tô querendo muito molé né??? :rolleyes: ) Até porque acho que o photopaint faz paths legais, suavizados. Tem um trabalho que postei aqui a algum tempo o Splash, que foi feito no ps, no esquema de paths, como num vetorial, e o preenchimento no ps é muito simples. Bolas também... porque que é que eu tenho de fazer desenhos vetoriais em ps e paint afinal??? Tenho mais é que usar o corel mesmo. È que eu gosto de testar as possibilidades dos programas, prá ver se um dia, quando for comprar um mesmo, original, eu compre só um único. Prá tudo :ph34r: (é o pão-duro?!)
Quanto ao objetivo do ppaint, bem, não sei se concordo totalmente contigo. Acho que é um programa de edição fotográfica e de pintura que funciona independentemente do Draw, mas pelo visto a Corel não está se importando em ficar prá trás nessa área, não afronta o PS ou mesmo o Fireworks. Bem mas isso é problema deles né? O nosso é o preço do PS
:D !

#10 Elektra naty

Elektra naty

    24 Horas

  • Usuários
  • 408 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo
  • Interesses:Web<br>Matemática, Química e Física<br>Animes

Posted 19/05/2003, 20:28

Bem... aí no caso, eu acharia mais fácil vc fazer o path no próprio CorelDRAW com a ferramenta mão livre, e fechando o path mandaria pro PhotoPaint... (Se bem que vc poderia mudar a cor no proprio corel antes de mandar pro photopaint... daí depende de como vc prefere trampar)  lembre-se que o objetivo primário do Photopaint é ser um acessor do CorelDRAW (Infelizmente).

Também acho a sugestão da "suíte corel" ótima...embora a impressão que a Corel esteja passando é que eles querem acabar com ela, vejam que o Draw 11 já foi lançado com a opção sem a suíte.

Pois então Elektra, justamente esse processo de importação de paths é que eu queria evitar. (Tô querendo muito molé né??? :rolleyes: ) Até porque acho que o photopaint faz paths legais, suavizados. Tem um trabalho que postei aqui a algum tempo o Splash, que foi feito no ps, no esquema de paths, como num vetorial, e o preenchimento no ps é muito simples. Bolas também... porque que é que eu tenho de fazer desenhos vetoriais em ps e paint afinal??? Tenho mais é que usar o corel mesmo. È que eu gosto de testar as possibilidades dos programas, prá ver se um dia, quando for comprar um mesmo, original, eu compre só um único. Prá tudo :ph34r: (é o pão-duro?!)
Quanto ao objetivo do ppaint, bem, não sei se concordo totalmente contigo. Acho que é um programa de edição fotográfica e de pintura que funciona independentemente do Draw, mas pelo visto a Corel não está se importando em ficar prá trás nessa área, não afronta o PS ou mesmo o Fireworks. Bem mas isso é problema deles né? O nosso é o preço do PS
:D !

Poxa... o que importa é o resultado final... tem coisas que eu demoraria séculos pra fazer no Photopaint (eu acho que mesmo dominando o Photopaint/Photoshop ou outro programa de edição de bitmap eu não conseguiria fazer como ESTA IMAGEM que eu montei integralmente no CorelDRAW. (ok... usei um trace e trabalhei por cima da imagem que eu tinha feito em papel)
Pra crescimento profissional/currículos etc. procure não ser tão purista (minha opinião) eu mexo com 950 programas diferentes pra ver oq existe no mercado, as potencialidades e limitações das ferramentas disponíveis. Poxa... vejo gente "vetorizando" imagem no Photoshop, blz... bato palmas, super capacidade. é É bom saber fazer mas tb ter a mente aberta pra novas possibilidades.

Mas voltando ao assunto...

1- Procura integrar mais Corel, PhotoPaint e Photoshop... vc tem um alicate e um martelo. Procure trabalhar os pontos fortes e respeitar os pontos fracos de cada programa. Assim: Usa o path do CorelDRAW mesmo! :)

2- Outra coisa que eu esqueci de discutir: Imagina que vc tem uma empresa e vc já tem o Corel. Vc pode perfeitamente fazer montagens MUITO BOAS no Photopaint... ou pagar mais 3000 reais pra ter o Photoshop.

3- Insano e ALX tão offline no meu ICQ... vou trocar uma idéia pra ver se eles concordam com o nome da sala.
Não abra tópicos pedindo a ajuda de determinado(a) moderador/administrador. Com isso vc menospreza os esforços dos demais usuários!

Budismo,Anime, Matemática e CorelDRAW
Cursinho Virtual
Meu Fórum de Vestibular

#11 pedrokike

pedrokike

    um dia eu aprendo

  • Usuários
  • 623 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Curitiba-PR
  • Interesses:PC, Esportes, Carros, Net e Mulheres!!!!hehehehe

Posted 20/05/2003, 10:35

Ola,

Legal q gostaram da ideia!!! Eu nem sabia q dava pra comprar o Draw sem a Suite!!

Dra. Naty disse:

mas eu não mudo isso :-) Vou levar ao conhecimento dos admins como o ALX e o Insano pra ver oq eles acham

Eu sei q naum eh vc neh Dra., e pq vc naum fala com o Kenshin!!!hehehehe!!!brincadeira!

Protton disse:

...
O lance do desenho que acho meio enjoado no ptpaint é que não achei a opção de se fazer paths...

Boiei nesse negocio de path!!! o q eh isso?? eh akele negocio q no PS vc vai criando com uma "canetinha" e depois pode criar uma mascara?

t+,
Pedro.

"Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia seus olhos de sua meta." Henry Ford

#12 Prottom

Prottom

    12 Horas

  • Usuários
  • 167 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 20/05/2003, 14:07

Ola,

Legal q gostaram da ideia!!! Eu nem sabia q dava pra comprar o Draw sem a Suite!!

Dra. Naty disse:

mas eu não mudo isso :-) Vou levar ao conhecimento dos admins como o ALX e o Insano pra ver oq eles acham

Eu sei q naum eh vc neh Dra., e pq vc naum fala com o Kenshin!!!hehehehe!!!brincadeira!

Protton disse:

...
O lance do desenho que acho meio enjoado no ptpaint é que não achei a opção de se fazer paths...

Boiei nesse negocio de path!!! o q eh isso?? eh akele negocio q no PS vc vai criando com uma "canetinha" e depois pode criar uma mascara?

t+,

Pois é, tenho até uns lancezinhos do paint prá postar!!!

Pedro, os paths do photopaint são iguais aos do photoshop. É como se fosse exatamente uma caneta de desenho vetorial, porém em pixels.
O que eu disse é que no photoshop voce pode fazer um path já com um preenchimento determinado (na barra de opções de ferramentas, lá em cima, vc vai achar diferentes ícones para diferentes modos de paths. No PHOTOPAINT, vc traça apenas o path, sem preenchimento, prá isso vc terá de selecionálo e criar uma máscara, o que torna o processo um pouco mais trabalhoso. Este desenho que fiz no Photoshop é todo com PATHS em que deixei esse aspecto de desenho vetorial. Mas prá esse tipo de trabalho recomendo um programa vetorial mesmo. É mais confortavel de trabalhar.splash

#13 pedrokike

pedrokike

    um dia eu aprendo

  • Usuários
  • 623 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Curitiba-PR
  • Interesses:PC, Esportes, Carros, Net e Mulheres!!!!hehehehe

Posted 20/05/2003, 14:19

Pois é, tenho até uns lancezinhos do paint prá postar!!!

Pedro, os paths do photopaint são iguais aos do photoshop. É como se fosse exatamente uma caneta de desenho vetorial, porém em pixels.
O que eu disse é que no photoshop voce pode fazer um path já com um preenchimento determinado (na barra de opções de ferramentas, lá em cima, vc vai achar diferentes ícones para diferentes modos de paths. No PHOTOPAINT, vc traça apenas o path, sem preenchimento, prá isso vc terá de selecionálo e criar uma máscara, o que torna o processo um pouco mais trabalhoso. Este desenho que fiz no Photoshop é todo com PATHS em que deixei esse aspecto de desenho vetorial. Mas prá esse tipo de trabalho recomendo um programa vetorial mesmo. É mais confortavel de trabalhar.splash

Ola,

Agora acho q entendi no PP o nome (em portugues) eh ferramenta caminho!?

Se naum for to + perdido q cego em tiroteio!!uhahuahauauhuha!!!

Cara seu Desenho fico bom mesmo!! pra mim q naum sei desenhar ta otimo!!

Bom, agora voltando a discução do topico, qdo nós vamos ter uma decisao sobre o forum do CorelDRAW?

abraços,
Pedro.

"Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia seus olhos de sua meta." Henry Ford

#14 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 20/05/2003, 14:25

Massa mesmo o desenho Prottom,

Olha, acho o seguinte, deveria ter uma sala pra Draw, outra pra photopaint e outra pra outros do pacote corel.

é verdade q muito pouca gente vai frequentar a sala de PP (ou não), mas quem sabe...

Só não acho legal criar uma sala de suíte corel e misturar tudo....

No mais, o q for resolvido, que seja :ok:

Falow

#15 alx

alx
  • Visitantes

Posted 20/05/2003, 22:08

bom galera... cs tã fogo hein!!!

fico uns dias sem entrar e depois tenho q encarar uma bíblia dessas.... parece q a sessão anda mesmo de vento em popa... daqui uns dias posso trocar a informação do meu avatar.

vamos às novidades:
disseram q eu estava off-line no icq. bom, finalmente a net chegou em casa, e por isso vou poder dar mais atenção (ainda) ao fórum, principalmente à sessão de design.

sobre a sala, gostei do lance de colocarmos o nome de suíte corel, muito boa idéia.

qto a criação da sala, acho q tudo está ligado ao fluxo q estas salas trariam, veja como exemplo a sala de GIMP?

o ideal seria ter uma sala pra cada programa, mas é mais inteligente criarmos salas para os programas mais populares e q tem mais gente perguntando/respondendo e termos uma sala como a de OUTROS PROGRAMAS para estas dúvidas.

bom, estou achando legal a participação de vcs e continuem postando.




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq