Jump to content


Photo

Comercializando Sites Programados Em Php/mysql


  • Faça o login para participar
6 replies to this topic

#1 C-DeviR

C-DeviR

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 6 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 19/04/2007, 16:24

Olá..

Andei dando uma pesquisada sobre isso e so encontro informações conflitantes, é certo que tanto o php e o mysql podem ser utilizados livremente sem que eu pague por isso.. Mas no meu caso que sou webdeveloper e programo um sistema inteiro para uma empresa, (sistemas de e-commerce por exemplo) A licença livre do php e do mysql me impedem de cobrar pelo meu trabalho de ter programado tudo ? Sou obrigado a oferecer esse sistema de maneira gratuita também ?

(Vejam que não me importo em disponibilizar o sistema para os amigos programadores utilizarem... A minha intenção é comercializar ele para uma empresa específica que tenha me encomendado esse sistema, personalizado para ela com logotipo ou funçoes especificas e tudo mais, um website inteiro. Não me importo que ele seja copiado por um terceiro posteriormente... Mas eu posso perante a lei cobrar dessa empresa por ter feito o sistema ? Mesmo sendo ele feito com sofwares livres php/mysql ?)

Agradeço ai a colaboração, porque mesmo lendo a licença o php ainda achei meio vago, digo passivel de interpretação e fiquei receoso sobre isso. porque ganho a vida com isso.

#2 fly2k

fly2k

    Super Veterano

  • Usuários
  • 2262 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 19/04/2007, 20:17

Não sou muito conhecedor do assunto, mas pelo que sei, você pode cobrar sim. O que algumas licenças free dizem que se você alterar o software distribuido sobre essa licensa, você deve distribuir as alterações. Entende.
mas quando vc desenvolve utilizando a linguagem do php você não está alterando o PHP. E sim vc está utilizando ele pra fazer outro programa, que é o propósito do PHP.

Há um salve!!!!!

O mysql, após a versão 4.1 tem um *. Se você fizer o software OpenSource, você pode utilizá-lo gratuitamente sem restrições!!!! mas se for para uso comercial, você tem que adquirir uma licensa comercial.

Corrijam-me se eu estiver errado.
Quer aprender PHP? -> www.manjaphp.com.br
Tutoriais, código colaborativo (pastebin), curso de PHP, artigos e etc.

#3 C-DeviR

C-DeviR

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 6 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 20/04/2007, 18:41

valew ai fly2k, mas nesse caso do mysql quem teria que pagar pra tê-lo seriam eu na minha maquina pra testes e o servidor (que ja é pago e portanto licito) Me corrijam se eu estiver errado.. Obrigado ai o esclarescimento, vou continuar buscando sobre o assunto..

até..

#4 fly2k

fly2k

    Super Veterano

  • Usuários
  • 2262 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 20/04/2007, 19:30

sim!
Quer aprender PHP? -> www.manjaphp.com.br
Tutoriais, código colaborativo (pastebin), curso de PHP, artigos e etc.

#5 Felipe Pena

Felipe Pena

    O temor do Senhor é o princípio da sabedoria

  • Ex-Admins
  • 6441 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 20/04/2007, 20:42

Quanto ao MySQL:
http://dev.mysql.com...l-licenses.html
Felipe Pena
[...] ó terra, terra, terra; ouve a palavra do Senhor. — Jeremias 22:29

#6 Milamigos

Milamigos

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 2 posts
  • Sexo:Feminino
  • Localidade:Curitiba
  • Interesses:Arte, literatura, web-designer e master!

Posted 20/04/2007, 23:51

[b]Olá amigo, eu acho que você não só pode como deve cobrar!
É trabalho, não é?
Você já pagou o programa ou o uso através do servidor, portanto...
Aliás, uma perguntinha...
Você desenvolve ferramentas para imobiliárias? Daquelas de busca e administração editável?
Se souber algo me avisa, ok?

Valeu!
Boa Sorte, aí


;) Mila

Milamigos


#7 C-DeviR

C-DeviR

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 6 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 24/04/2007, 18:07

milaamigos

estava com projeto de desenvolver algo específico pra imobiliarias, mas sinceramente não fiz ainda pq nunca vi um programa ou não tenho informação sobre o quais funçoes ele dever ter, qual deveria ser a "cara" dele.... se quiser me passar algum exemplo ou alguma referencia pra eu ver, seria muito bom !!

obrigado ai




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq