Jump to content


Photo

Espaçamento Indevido...


  • Faça o login para participar
21 replies to this topic

#1 Bruno Augusto

Bruno Augusto

    ∙•● Restarting... ●•∙

  • Usuários
  • 1968 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Itajubá

Posted 18/04/2007, 14:45

Pessoal, assim não tem ser humano qe guente.

Dêem, por favor, uma olhada aqui nos IEca e no Firefox.

O que houve? Tudo vai as mil maravilhas, mas do nada explode desse jeito.

Deu um trabalho do caramba fazer funcionar no Firefox o layout em 3 colunas (internas, só do conteúdo principal) e agora vou todo alegre e pimpão abrir o IEca e dá nisso. Menu bagunçado, desrespeito da width especificada para a primeira coluna (.left), desposicionamento do conteúdo da DIV com o ID do item no banco de dados (.right) e, com isso, as bordas ficam um horror também.

Mas peço que não me dêem o peixe e sim me ensinem a pescar para que uma outra vez que ocorra isso, em outra página, eu não sofra tanto. ;)

[]'s

#2 bimonti

bimonti

    Super Veterano

  • Usuários
  • 2654 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 18/04/2007, 14:51

Coloca o endereço direito mano .... eu não acesso o localhost na sua máquina ... ^^
WebFórum - Equipe de Desenvolvimento - Monitor
Posted Image
Yeah I do have some stories, and it's true I want all the glory ...

#3 Bruno Augusto

Bruno Augusto

    ∙•● Restarting... ●•∙

  • Usuários
  • 1968 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Itajubá

Posted 18/04/2007, 15:12

Eu não acredito que fiz isso.

Tava com trocentas janelas abertas e acabei cometendo um erro grotesco desses. Mas taí o link certo

[]'s

#4 bimonti

bimonti

    Super Veterano

  • Usuários
  • 2654 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 18/04/2007, 16:43

Então senhor pimpão ... difícil procurar ali os diversos problemas ... começa por isso: muda o DTD pra 1.0 Strict ou XHTML 1.1, e tira o prolog do XML ....
WebFórum - Equipe de Desenvolvimento - Monitor
Posted Image
Yeah I do have some stories, and it's true I want all the glory ...

#5 Nicholas Pufal

Nicholas Pufal

    Impossível: só existe até alguém duvidar e provar o contrário.

  • Usuários
  • 1655 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Porto Alegre

Posted 18/04/2007, 16:54

Então senhor pimpão ... difícil procurar ali os diversos problemas ... começa por isso: muda o DTD pra 1.0 Strict ou XHTML 1.1, e tira o prolog do XML ....


Qual a vantagem de se fazer isso?
BLOG Touché Criação - Vamos trocar idéias? -> http://blog.touchecriacao.com.br/
// Links úteis: Busca || Regras
// Não respondo dúvidas via mensagem privada. Use o fórum para buscar ou perguntar.

#6 bimonti

bimonti

    Super Veterano

  • Usuários
  • 2654 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 18/04/2007, 16:59

Existem várias formas de renderizar um site nos navegadores. Standards, Quirks e Almost Standard .... o quirks mode é usado em navegadores antigos e é causador de muitos dos problemas nos navegadores. Já o Standard é muito próximo na maioria dos navegadores.

Usando o DTD como XHTML 1.0 Strict ou XHTML 1.1 diz ao navegador para entrar no modo Standard, que apesar de não ser 100% igual em todos os navegadores é o mais próximo.

Mas no IE, se você colocar o prolog do XML, qualquer que seja a DTD, ele vai entrar em Quirks Mode.

O Almost Standard foi criado pela família mozilla e tem pequenas diferenças para o Standard, mas eu não recomendo muito ...

Maiores informações: http://www.quirksmode.org
WebFórum - Equipe de Desenvolvimento - Monitor
Posted Image
Yeah I do have some stories, and it's true I want all the glory ...

#7 Bruno Augusto

Bruno Augusto

    ∙•● Restarting... ●•∙

  • Usuários
  • 1968 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Itajubá

Posted 18/04/2007, 20:17

Quer dizer, que bastaria eu tirar aquela primeira linha de XML que teoricamente consertaria?

[EDIT]

Pois não consertou não xD

[]'s

Edição feita por: Bruno Augusto, 19/04/2007, 13:37.


#8 bimonti

bimonti

    Super Veterano

  • Usuários
  • 2654 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 20/04/2007, 10:31

Nope ... eu não falei que tirando o prolog funcionaria .... e alterando a DTD também, não vai funcionar ....

Muito pelo contrário, é bem capaz de alterando isso o FireFox também ficar bugado ....

Mas pense comigo, se o Firefox renderiza em SCM e o IE em Quirks (aliás, somente o IE6), como você vai conseguir fazer o resultado ficar igual nos 2 navegadores sem dor de cabeça ??

Você já olhou a lista de problemas entre os 2 modes de renderização no site quirksmode.org ?

Se os 2 navegadores estiverem trabalhando no mesmo modo, apesar de ainda existirem diferenças, são muito menores.


Alterando isso que eu citei, fica menos complicado de acertar nos 2 navegadores. E mesmo assim pode ocorrer situações onde não vai ficar 100% ... nesses casos o melhor a fazer é "get over with" ... infelizmente.

E olhando por cima o seu CSS, tá meio bagunçado hein ??! <_<

Tem partes que você faz assim:
background:url(...) repeat-x left top;

Em outras:
background-image:...;
background-position:...;
etc..

Seria interessante seguir um padrão, vai ficar até mais fácil pra você acertar depois e localizar partes defeituosas.


E uma opnião pessoal, o seu layout "líquido" ficou muito bom, mas pra chegar no resultado perfeito você aplica muitos detalhes, por exemplo:

#div {

width: 76%;
padding: 4px 8px 16px 29px;
margin: 3px 1px 7px 0px;

}

A div ficou certinha no lugar, mas em SCM por causa do BoxModel isso vai renderizar de forma muito diferente no FF se comparado com o IE, as vezes é por isso que no IE as suas divs estão aparecendo pela metade ...

E você conhece a propriedade display ? Com certeza sim, e fazendo o uso dela com o valor "table", o elemento mesmo sem valor definido para altura passa a se adaptar para conter todos os elementos filhos.


Outra opnião pessoal, você tem muitas opçoes no centro da página, e elas estão dispostas como uma tabela, se eu tivesse que fazer isso como um documento impresso faria no Excel com certeza, já passou pela sua cabeça usar uma tabela ali e os puristas que se f**** .. ?? ( se você for um deles me desculpe :lol: )
WebFórum - Equipe de Desenvolvimento - Monitor
Posted Image
Yeah I do have some stories, and it's true I want all the glory ...

#9 Bruno Augusto

Bruno Augusto

    ∙•● Restarting... ●•∙

  • Usuários
  • 1968 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Itajubá

Posted 20/04/2007, 11:06

Na verdade eu fiquei com aquela coceiriha em usar tabelas para fazer aquelas porcariazinhas de 3 colunas na listagem de categorias, mas fiz terapia, fui no pe shop e me curei disso :lol:

Daí consegui deixar do jeitinho que queria, pelo menos no Firefox com uma mãozinha d jQuery.

Agora que terminei de cadastrar as configurações no banco de dados (pelo menos as que anotei no caderno) e criei a primeira página, para não ter navegar pela barra de endereços, corrigi uns bug, alterei umas estruturas e troquei o DTD pelo XHTML 1.1 que, pelo que li é o mais rigido.

o HTML Tidy do Firefox não acusou nenhum erro felizmente, mas o IE ainda dá esses paus doidos, mesmo sem esse prolog doido, que nem sei pra tinha colocado.

Mas...

O IE cisma em fazer com que abaixo da primeira linha apareça um mega espação. Até pensei que poderia ser por causa do "truque" que usei para fazer a altura da DIV acompanhar a do menu em outras resoluções.

E na página que lista as configurações também, outro problema nojento, só que esse mais sério.

(...)

E o pior de tudo é que fica temporariamente parado o desenvolvimento pois como está ainda preciso dividir em 3 colunas o espaço onde tem escrito "Editar".

Sobre o CSS, isso por enquanto não incomoda, pois ainda estou desenvolvendo e tal. Quando finalmente terminar vou alinhar as chaves, arrumar por ordem alhabética as propriedades, trocar as propriedades estendidas pelas contraídas e tudo mais.

Se não for pedir muito, você me ajudaria?

[]'s

#10 bimonti

bimonti

    Super Veterano

  • Usuários
  • 2654 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 20/04/2007, 13:31

Em qual parte você precisa de ajuda ??

Se for pra arrumar esse layout todo no IE e no FF não dá pra eu fazer, leva muito tempo, tem que ir alterando e testando toda hora nos 2 navegadores, etc ...

Veja se isso ajuda, já que você não quer usar tabelas deve ser porque não acha que isso seja semântico, pois bem, eu entendo da seguinte maneira, você tem um grupo de opções chamadas Paths por exemplo, então poderia usar um fieldset e uma legenda para agrupar essas opções. Dentro dele você tem 2 parágrafos com 1 lista de opções dentro de cada 1, isso em HTML ficaria assim sem qualquer formatação:
Attached File  sem_formatar.gif   3.9KB   5 downloads

E depois com um pouquinho de CSS e imaginação:
Attached File  com_formato.gif   2.91KB   7 downloads


Veja se te ajuda a clarear um pouco as idéias ... esse modelo funciona bem no FF e no IE, o único problema no IE é que fieldset com background vaza pra fora, mas no seu caso não fará diferença alguma ...

HTML+CSS:
Attached File  fieldset.html   1.42KB   3 downloads
WebFórum - Equipe de Desenvolvimento - Monitor
Posted Image
Yeah I do have some stories, and it's true I want all the glory ...

#11 Bruno Augusto

Bruno Augusto

    ∙•● Restarting... ●•∙

  • Usuários
  • 1968 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Itajubá

Posted 20/04/2007, 14:43

É já quebrou uma árvore inteira. Usei seu CSS, adaptei minhas cores, coloquei umas larguras diferentes e deu certo.

Mas pelo fato de a estrutura ter sido feita com um loop do template Smarty e esse modo usar um fieldset que só se fechar depois de tudo, vou ter que ir lá em PHP e ver se alguém poderia me ajudar com esse loop.

Dá última vez foi o Eclesiastes, vamos ver.

Mesmo assim, tu ajudou pacas. E eu que tinha montado um layout quase inteiro com formulário e fieldsets e acabei esquecendo que era possível.

[]'s

#12 bimonti

bimonti

    Super Veterano

  • Usuários
  • 2654 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 20/04/2007, 14:58

Então ... de smarty eu não manjo nada, eu sou cabeça dura e faço tudo na mão ... ^^

E eu não postei o exemplo pra você usar o fieldset, eu só queria quebrar o paradigma: "usar div no lugar de table".

Se serviu, bom proveito!!
WebFórum - Equipe de Desenvolvimento - Monitor
Posted Image
Yeah I do have some stories, and it's true I want all the glory ...

#13 Bruno Augusto

Bruno Augusto

    ∙•● Restarting... ●•∙

  • Usuários
  • 1968 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Itajubá

Posted 22/04/2007, 09:59

Hum.... Pensando bem, agora que o Eclesiastes me deu uma ajudinha pra refazer a ordenação e o agrupamento, embora tenha dado um problema de fieldset não fechado, mas isso é outra história.

Daí, como nem tudo são flores, fui testar apagando as classes .left, .middle e .right que usava na "estrutura" com DIV's e surpresa, o esqueminha parou de funcionar.

Eu explico.

Primeiro eu tive que adicionar "fieldset" antes do seu li, para não afetar o menu. Tranquilo.
Daí eu coloquei class="left", class="middle" e class="right", pra fazer os itens da lista ficarem respectivamente na esquerda, meio e direita.

Nada de mais, se não fosse o fato de se eu tirar as classes anteriores, parasse de funcionar.

Com certeza tem alguma coisa de errado :P
Mas não consegui identificar onde exatamente está :ponder:

Deu pra entender? Espero que sim :lol:

Se não, dê uma olhadinha

[EDIT]

Tô falando mais cedo u mais tarde eu dou uma sapatada no PC. Todos os livros e tutoriais em inglês que li de CSS diz que, exemplo do meu caso, li .classe é o mesmo que li.classe (com e sem o espaço).

Mas não é não. Comentei aquelas classes sem o li antecedentes e tirei o espaços dos que deveriam efetivamente funcionar e funcionou.

Vô te contar, que coisa.

[EDIT 2]

bimonti? Mas e a "fluidez" do layout? A terceira coluna foi pra linha de baixo em resoluções menores que 1024x768

[]'s

Edição feita por: Bruno Augusto, 22/04/2007, 11:51.


#14 bimonti

bimonti

    Super Veterano

  • Usuários
  • 2654 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 23/04/2007, 11:20

Deve ser porque o input da coluna do meio tem um tamanho fixo, porque ele não diminui junto com o layout, e sem espaço para se encaixar na linha a terceira coluna vai para baixo mesmo ... isso já é esperado ...

Eu testei aqui com 800x600 e é necessário pouca alteração no código, acho que só deixar o input com medida relativa já resolve ... testa ae pra ver se resolve.

Abaixo de 800x600 é quase impossível achar alguém ainda ... não sei se vale a pena você pensar nessas resoluções, acho que seu foco seria resoluções maiores, afinal, é um sistema de imagem correto ? Quem vai trabalhar com imagem num monitor de 14'' ?
WebFórum - Equipe de Desenvolvimento - Monitor
Posted Image
Yeah I do have some stories, and it's true I want all the glory ...

#15 Bruno Augusto

Bruno Augusto

    ∙•● Restarting... ●•∙

  • Usuários
  • 1968 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Itajubá

Posted 23/04/2007, 12:34

Exato.

Quando você diz tamanho relativo seria definir uma porcentagem para o width do campo de texto, certo?

[]'s




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq