Jump to content


Photo

Documentação E Gerencia De Projetos


  • Faça o login para participar
9 replies to this topic

#1 silici0

silici0

    ?

  • Usuários
  • 902 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP
  • Interesses:PHP, MySQL, XHTML, CSS, AJAX, JavaScript, Objective-C, Python, Games ... #geek

Posted 16/04/2007, 09:40

Como fazer documentação ? Como gerenciar projetos ?

Gostaria de saber qual experiência de vocês em relação a documentação e gerencia para conheçer softwares que fazem os mesmos. Eu estou lendo muito sobre dotProject, porem achei muito pouco sobre no brasil o próprio site do dotproject no brasil é super fraco.

Abraços
Procurando freelancer
***********************************************
Bachelor of Technology in Technology of Information, with great knowledge in Windows operating systems and Unix-Like (BSD, Ubuntu and Slackware), languages (PHP, JavaScript and MySQL), semantic (DHTML, Tableless, Ajax, MVC, OO) and analysis (manages projects based on PMI).
Developer in PHP, JAVA, Python, Objective-c MySQL, DHTML, CSS, JAVASCRIPT, JQUERY, JSON, SMARTY, MDB2, DOCTRINE, CAKEPHP. Linux desktop for work and MacOS. E-commerces, CRM and bussiness strategys
Love-me and be FREE use UniCes-Like .

#2 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 21/04/2007, 13:14

Opa... ;)

Tópico interessante. =)

Tempos atrás andei pesquisando sobre o tema. Algo que me despertou a atenção é que você pode optar por duas soluções distintas ou uma só integrada. No casa de optar por soluções distintas, para documentação você pode utilizar um sistema wiki e para gerência um gerenciador de projetos. Caso ache muito complicado, gerenciadores de projeto como o Trac unem o útil ao agradável, integrando ambas ferramentas num único sistema. :)
Destaquei as palavras acima à fim de provê-las como link para coletâneas livres - fator principal de minha consulta - de tais ferramentas.

Como reflexo da atualidade, se a opção for por ferramentas distintas, uma boa combinação é MediaWiki + Bugzilla. O site do projeto brasileiro Stoq é bom um exemplo desta união. Já se a opção é um ambiente integrado, o supracitado Trac dá muito bem conta do recado. Tome como exemplo o site do também projeto brasileiro PHP2Go, que embora não tenha usufruído bem da ferramenta Wiki, o presenta muita bem. Perceba que no assunto da documentação, outros softwares podem entrar em cena, assim como pode ser visto no próprio PHP2Go, tanto aqui como aqui. Tratam-se de ferramentas de documentação automática, baseadas em tags no código-fonte. Posso destacar o phpDocumentor para PHP, JSDoc para JavaScript, Javadoc para Java e DelphiCodeToDoc para Delphi; são os que conheço. Tratam-se de ferramentas indispensáveis nos projetos em que se aplicam. ;)

Não sei se até aqui lhe ajudei em algo, mas achei interessante enriquecer a seção abordando este assunto de uma forma mais abrangente. =)

[]’s :DAté mais

#3 silici0

silici0

    ?

  • Usuários
  • 902 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP
  • Interesses:PHP, MySQL, XHTML, CSS, AJAX, JavaScript, Objective-C, Python, Games ... #geek

Posted 22/04/2007, 12:54

Achei muito legal...

Apareçeu alguns que não conhecia, eu andei pesquisando o DotProject... achei muito interessante, mas ferramentas integradas parecem aumentar melhor a produtividade.
Porém necessita de um estudo maior para implementação, mudanças nas politicas dos desenvolvedores e outros.

Agora o que nos falta é contar com alguem que conte-nos sobre essa experiência. Implementação e metodologia de trabalho.

aBraços
Procurando freelancer
***********************************************
Bachelor of Technology in Technology of Information, with great knowledge in Windows operating systems and Unix-Like (BSD, Ubuntu and Slackware), languages (PHP, JavaScript and MySQL), semantic (DHTML, Tableless, Ajax, MVC, OO) and analysis (manages projects based on PMI).
Developer in PHP, JAVA, Python, Objective-c MySQL, DHTML, CSS, JAVASCRIPT, JQUERY, JSON, SMARTY, MDB2, DOCTRINE, CAKEPHP. Linux desktop for work and MacOS. E-commerces, CRM and bussiness strategys
Love-me and be FREE use UniCes-Like .

#4 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 22/04/2007, 16:28

Agora o que nos falta é contar com alguem que conte-nos sobre essa experiência. Implementação e metodologia de trabalho.

Conheço um amigo aqui do fórum mesmo que trabalha tanto com o dotProject quanto com o Trac. Ele encontra-se ausente por ocupação no momento mas estarei avisando-o sobre este tópico para que, quando possível, conte-nos sobre sua experiência em ambas ferramentas. ;)

[]’s :DAté mais

#5 silici0

silici0

    ?

  • Usuários
  • 902 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP
  • Interesses:PHP, MySQL, XHTML, CSS, AJAX, JavaScript, Objective-C, Python, Games ... #geek

Posted 22/04/2007, 17:19

Eu fiquei super interessado no Trac, pelo integração com SVN.

Pareçe ser uma comunidade bem ativa, por ter grandes clientes, so falta agora ele poder integrar com um software para gerar documentação apartir das versões e mudanças do sistema... será que ja faz ? eheheheh

Por favor avise-o, para que ele colabore... eu fico sempre pensando no forum e acredito que ainda falta bastante material, sobre isso, documentação, estração e levantamento de requisitos entre outros que envolvem projetos, estou sem documentação e isso tem criado atrasos e problemas durante o processo de criação e mão de obra do projeto, tendo em vista isso ta sendo mais que necessário um gerenciador, controlador de versão e documentação.

Abraços
Procurando freelancer
***********************************************
Bachelor of Technology in Technology of Information, with great knowledge in Windows operating systems and Unix-Like (BSD, Ubuntu and Slackware), languages (PHP, JavaScript and MySQL), semantic (DHTML, Tableless, Ajax, MVC, OO) and analysis (manages projects based on PMI).
Developer in PHP, JAVA, Python, Objective-c MySQL, DHTML, CSS, JAVASCRIPT, JQUERY, JSON, SMARTY, MDB2, DOCTRINE, CAKEPHP. Linux desktop for work and MacOS. E-commerces, CRM and bussiness strategys
Love-me and be FREE use UniCes-Like .

#6 Petry

Petry

    Veterano

  • Usuários
  • 1132 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Caxias do Sul - RS
  • Interesses:- desenvolvimento WEB<br />- websemântica<br />- microformatos

Posted 22/05/2007, 09:50

Olá!

Trabalho com algumas dessas ferramentas aqui no trampo... e realmente, melhoram e bastante a organização, tanto do código quanto das equipes de desenvolvimento...

Atualmente utilizamos o DotProject para a gerencia dos projetos e esta ajudando bastante, no controle de prazos e tb como uma ferramenta de troca de mensagens entre os integrantes do projeto... estávamos utilizando o trac com um plugin para o subversion para gerenciamento do código e documentação, funciona legal, mas estamos fazendo uns testes tb com o Mantis pois ele propicia a criação de varios projetos, que é a nossa realidade aqui na universidade... se fosse o trac teriamos que criar uma instancia por projeto... na verdade eu gosto bastante do Trac por causa do Wiki dele, permite uma maior liberdade na escrita e talz...sem falar que ele é muito + do que um simples bugtracker...

Para documentação do código em si, utilizo o Doxygen, é bom pois gera a documentação do código utilizando o mesmo padrão em várias linguagens e como aki há um certa "salada de fruta" de sistemas e linguagens, o padrão na documentação de códido cai como um luva para nós...

no mais, expecifique melhor a sua dúvida, assim que sabe posso lhe dar + detalhes...

Posted Image

- Desenvolvedor Python/ZOPE/Plone + ArchGenXML/Poseidon - Python + Django na Universidade de Caxias do Sul
- Desenvolvedor Python + Django na World News

Blog

#7 silici0

silici0

    ?

  • Usuários
  • 902 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP
  • Interesses:PHP, MySQL, XHTML, CSS, AJAX, JavaScript, Objective-C, Python, Games ... #geek

Posted 22/05/2007, 23:51

Dúvidas?

Ta virando mais uma pesquisa... olha so, minha demanda nem é tanto muitas pessoas alocadas no mesmo projeto, 2/3. O problema é que esses 2/3 trabalham em multiplos projetos todos em paralelo... hehehe to cheio de cabelo branco já.

Eu queria na verdade abraanger tudo, suporte multiplos projetos, multiplas pessoas, bugs, calcular tempo do projeto (as veses sofremos com isso), alocar deadline para cada script e subdividir o projeto em varias partes...

Acho que da para entender minha preucupação e dúvida né ?

Abraços
Procurando freelancer
***********************************************
Bachelor of Technology in Technology of Information, with great knowledge in Windows operating systems and Unix-Like (BSD, Ubuntu and Slackware), languages (PHP, JavaScript and MySQL), semantic (DHTML, Tableless, Ajax, MVC, OO) and analysis (manages projects based on PMI).
Developer in PHP, JAVA, Python, Objective-c MySQL, DHTML, CSS, JAVASCRIPT, JQUERY, JSON, SMARTY, MDB2, DOCTRINE, CAKEPHP. Linux desktop for work and MacOS. E-commerces, CRM and bussiness strategys
Love-me and be FREE use UniCes-Like .

#8 Petry

Petry

    Veterano

  • Usuários
  • 1132 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Caxias do Sul - RS
  • Interesses:- desenvolvimento WEB<br />- websemântica<br />- microformatos

Posted 23/05/2007, 08:32

Eu queria na verdade abraanger tudo, suporte multiplos projetos, multiplas pessoas, bugs, calcular tempo do projeto (as veses sofremos com isso), alocar deadline para cada script e subdividir o projeto em varias partes...


bom, nisso o dotProject te ajuda em praticamente tudo! mas ele não tem uma usabilidade muito boa, sei lah ele é meio chatinho de configurar e talz... tilize tb o trac com o SVN integrado, assim voce pode documentar o sei projeto e gerenciar o código fonte (além de manter um backup do mesmo!)

Posted Image

- Desenvolvedor Python/ZOPE/Plone + ArchGenXML/Poseidon - Python + Django na Universidade de Caxias do Sul
- Desenvolvedor Python + Django na World News

Blog

#9 silici0

silici0

    ?

  • Usuários
  • 902 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP
  • Interesses:PHP, MySQL, XHTML, CSS, AJAX, JavaScript, Objective-C, Python, Games ... #geek

Posted 23/05/2007, 09:41

Bom petry,

Obrigado.

Na verdade eu tenho alguns projetos para terminar antes de começar a instalar e ver ele rodando aqui na empresa. Mas creio que vou dar uma olhada de perto nos dois, dotProject e no Trac...

Acredito que minhas dúvidas principais foram sanadas... agora é so sobrar um tempo para instala-los e configurar para ver na prática.

Abraços
Procurando freelancer
***********************************************
Bachelor of Technology in Technology of Information, with great knowledge in Windows operating systems and Unix-Like (BSD, Ubuntu and Slackware), languages (PHP, JavaScript and MySQL), semantic (DHTML, Tableless, Ajax, MVC, OO) and analysis (manages projects based on PMI).
Developer in PHP, JAVA, Python, Objective-c MySQL, DHTML, CSS, JAVASCRIPT, JQUERY, JSON, SMARTY, MDB2, DOCTRINE, CAKEPHP. Linux desktop for work and MacOS. E-commerces, CRM and bussiness strategys
Love-me and be FREE use UniCes-Like .

#10 Renan Gonçalves

Renan Gonçalves

    Web Developer

  • Usuários
  • 771 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:Programar PHP, Java (e JSP), Javascript (com Ajax, claro), Ruby (on Rails) !

Posted 03/08/2007, 15:04

Aqui na empresa nós adotamos um projeto chamado ClockingIT para gerenciamento de tarefas.

Até agora se mostrou muito útil e os mantenedores do projeto estão sempre em constante comunicação com os usuários e sempre inovando.
É OpenSource e feito em Ruby on Rails...

ClockingIT


[]'s

Renan Gonçalves
renan.saddam@gmail.com
(WebSite / Gmail / orkut / Windows Live! Messenger
)

"Aquele que se define se limita."





0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq