Jump to content


Photo

[Resolvido] Ordem AlfabéTica Ao ContráRio


  • Faça o login para participar
7 replies to this topic

#1 JurisCode

JurisCode

    Mestre

  • Usuários
  • 645 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Paraná

Posted 09/03/2007, 20:57

qual a instrução sql que eu uso para o para colocar em ordem alfabética uma lista de verbetes levando-se em consideração as últimas letras e não as primeiras?

coração
promoção
mansão
cessão

dessa forma, assim... tem como??

Edição feita por: JurisCode, 11/12/2008, 18:39.


#2 Sollos

Sollos

    Normal

  • Usuários
  • 61 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:NI/RJ

Posted 10/03/2007, 19:26

Perin?

Bom, não é necessário função para isso, basta apenas usar a crítica Where palavra like '%ão'

#3 JurisCode

JurisCode

    Mestre

  • Usuários
  • 645 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Paraná

Posted 11/03/2007, 00:40

perin, sou eu. Ngm mais além de mim usa esse nick por enquanto.. E se estiver usando, provavelmente está tentando se fazer passar por mim.

mas não adianto, não quero fazer uma busca simplesmente por terminação gráfica, mas por terminação fonética. se a palavra buscada não se encontrar na nossa base de dados, daí sim vai fazer uma busca dessa forma, mas vai confundir mulher com acolher; bolo com colo, terminação igual, mas com fonética diferente, e vai buscar, por exemplo, coração e deixar cessão pra trás, mesma fonética, mas grafia diferente.

eu vou agrupar as palavras por categoria, para se a palavre pertencer a uma categoria em especial, puxa todas as palavras daquela categoria. Por isso vai ser um balaio de gato, vai ter resultado com ss, outros com ns, outros com ç... daí, organizando tudo da última para a primeira letra, as palavras mais afins quanto às terminações ficariam mais próximas.

#4 Sollos

Sollos

    Normal

  • Usuários
  • 61 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:NI/RJ

Posted 11/03/2007, 01:11

Entendo, essa proposição sua de indexar as palavras é legal, mas seria algo mais demorado pelo fato de ter que se entrar cada registro de palavra de cada tipo.. mas concerteza seria mais confiável que qualquer meio, talvez perdendo só mesmo pra IA, ou utilizando análise léxica com base em dados refletindo os tipos de fonema.. tipo tese de algoritmo de busca de mestrado.. coisa pesada pra xxxxxx :o

#5 JurisCode

JurisCode

    Mestre

  • Usuários
  • 645 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Paraná

Posted 11/03/2007, 02:10

a busca de fonemas vai ser algo simplesmente dividido por categorias, se a palavra rimar com uma e outra seção (estrela, que rima com cadeira, mas cadeira estaria na mesma classe de beira e cheira) cadastra a palavra nas duas seções, simples assim.

o q eu quero é só inverter para organizar os verbetes por ordem alfabética pq a modelagem de dados vou fazer de maneira bem tranquila e jah sei como.

só essa dúvida de programação: como classificar por ordem alfabética começando da última para a primeira letra.

a parte de modelagem de dados jah tenho consultores pra isso e vai sair bem bem bem, até pq não sou eu quem vai fazer. hehehehe

valeuzão

Edição feita por: JurisCode, 11/03/2007, 02:11.


#6 Sollos

Sollos

    Normal

  • Usuários
  • 61 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:NI/RJ

Posted 11/03/2007, 03:08

Bom, quanto a classificação da ultima para a primeira letra, não me vem nada a cabeça, a não ser inverter as palavras, efetuar o algoritmo de classificação e em seguira re-inverter as letras.

#7 JurisCode

JurisCode

    Mestre

  • Usuários
  • 645 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Paraná

Posted 11/03/2007, 15:55

mas isso é facin de resolver, basta criar um espelho então, daí grava duas vezes, uma vez o verbete e outra vez o espelho:

na instrução SQL pede-se para Select * from tabela where verbete = request.querystring("palavra") order by espelho asc

e no corpo da página eu exibo o verbete, usando o espelho só para organizar os resultados.

como é o algorítimo par inverter as letras das palavras????

#8 JurisCode

JurisCode

    Mestre

  • Usuários
  • 645 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Paraná

Posted 11/12/2008, 18:38

achei a resposta depois de muito tempo

strReverse("query"), mas obrigado mesmo assim




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq