Jump to content


Photo

Separação De Cores


  • Faça o login para participar
8 replies to this topic

#1 Leo Gregol

Leo Gregol

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 17 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Veranópolis/Rio Grande do Sul

Posted 08/02/2007, 09:42

Ola pessoal!!!
Espero que possam me ajudar!
Tenho duas duvidas, uma quanto a frequencia de impressão e outra de como gerar mais de 4 telas na separação de cores.


(1)==
Trabalho em uma empresa de serigrafia e sempre imprimimos as artes com a famosa separação de cores do CorelDraw. Ela gera somente o Cyan, Magenta, Amarelo, e Preto, usando uma frequência de 45 e angulação de telas de 15/75/0/45.
Ultimamenta na hora de gravar as telas está quadriculando na tela do Magenta e do Amarelo. Tentamos inverter a angulação entre eles e não deu certo, continuou quadriculando na hora de gravar, e muitas vezes a tela não abria como devia.
Como posso resolver esse problema?

(2)==
Na hora de imprimir uma separação de cores tanto em arquivos em vetor quanto em imagens, não consigo criar mais de 4 telas (C/M/Y/K) e mais o fundo. Quando o arquivo esta em vetor e são 5 ou 6 cores chapadas, consigo fazer elas separadas, mas quando é uma imagem não tem jeito.
O resultado final da camiseta é uma coisa não muito nitida, vc chega perto para ver dá para notar os "pontos" que resultaram a seleção.
Meu patrão está cobrando uma nitidez maior para estas imagens, e me perguntou se não tinha como criar uma separação de cores CMYK e mais os meio-tons, para que fique mais nitido.
Sei que tem uma maneira, mas pelo Corel eu não consegui descobrir.
Tem um programa específico para a impressão de mais cores?

Tenho o CorelDraw X3, FreeHand MX, Photoshop CS2.


Aguaro uma resposta!
Servindo unicamente a mim mesmo...

#2 core

core

    [ 10.3.7 ]

  • Usuários
  • 650 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:sai fora ! . . curioso .
  • Interesses:no tempo que perdeu vendo essas coisas no meu profile vc poderia ter aprendido algo que lhe traga mta $

Posted 08/02/2007, 10:20

oi Leo Gregol . . .

. . . inicialmente, sugiro q use softwares adobe . . . afinal . . . a adobe inventou o post script . . . ou seja . . . só imprimimos por causa da adobe.

em relação a sua primeira pergunta, não entendi o pq isso está acontecendo . . . mas aparentemente é algo com a gravação da tela, e não com o arquivo . . . não entendi o suficiente para "tentar" ajudá-lo, me desculpe.

para gerar a separação com novos spots, sugiro q utilize o distiller . . . partindo de uma impressão do illustrator . . . com imagens importadas em dcs II, geradas no ps . . . printando com a opção de separação.

agora . . . em relação a nitidez . . . acredito que seja variação da lineatura da própria tela . . . pois, se o "filme" está bem, a tela tb deveria sair bem.

desculpe não poder ajudá-lo direito . . . silk é mto mais complexo (variantes) q um offset . . .

abrasss
:: c•re ::
corebs ( msn - skype )
- -
personal I www.bablersassioto.com
profesional I www.exitdesign.com

#3 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 08/02/2007, 13:10

(1)== Trabalho em uma empresa de serigrafia e sempre imprimimos as artes com a famosa separação de cores do CorelDraw. Ela gera somente o Cyan, Magenta, Amarelo, e Preto, usando uma frequência de 45 e angulação de telas de 15/75/0/45.
Ultimamenta na hora de gravar as telas está quadriculando na tela do Magenta e do Amarelo. Tentamos inverter a angulação entre eles e não deu certo, continuou quadriculando na hora de gravar, e muitas vezes a tela não abria como devia.
Como posso resolver esse problema?

Isso que vc está chamando de "quadrados" é o moîre (lê-se MOARÊ). Este problema acontece devido a interação entre as cores, assim, trocar as angulações de magenta e amarelo entre si não adianta nada.

O ideal seria tentar trocar a angulação de amarelo com ciano.

*
*
*

Agora, você também precisa entender que a lineatura em que está trabalhando é bem pequena, por isso os pontos são grandes e a definição fica comprometida. Sugiro que façam um estudo sobre a possibilidade de aumentar a lineatura.

Para ter uma base melhor, capas de CD são impressas a 70lpi e latas de alumínio a 80lpi.

Solicite alguns FOTOLITOS (e não laserfilm) com variações de retícula e vejam qual a lineatura máxima para fotos que vocês conseguem gravar tela. Já vi Silks com mais de 75lpi.

*
*
*

Ainda uma outra possibilidade de erro é a coincidência entre a lineatura da tela e a trama do tecido...aí não tem o que fazer.

=(

(2)==Na hora de imprimir uma separação de cores tanto em arquivos em vetor quanto em imagens, não consigo criar mais de 4 telas (C/M/Y/K) e mais o fundo. Quando o arquivo esta em vetor e são 5 ou 6 cores chapadas, consigo fazer elas separadas, mas quando é uma imagem não tem jeito.
O resultado final da camiseta é uma coisa não muito nitida, vc chega perto para ver dá para notar os "pontos" que resultaram a seleção.
Meu patrão está cobrando uma nitidez maior para estas imagens, e me perguntou se não tinha como criar uma separação de cores CMYK e mais os meio-tons, para que fique mais nitido.
Sei que tem uma maneira, mas pelo Corel eu não consegui descobrir.
Tem um programa específico para a impressão de mais cores?

Para imprimir mais de 4 cores você precisa preparar o arquivo usando cores spot (pantones). Fica na janela de preenchimento do corel. Esteja atento à opção de "converter cores spot em escala" (ou algo assim) este recurso deve estar desativado, senão o corel converte as cores pantone para CMYK.

Isso vai resolver quanto aos vetores. Agora para imagens, o Corel não trabalha legal com cores pantone nos canais de imagens bitmap. Recomendo que use o Illustrator CS 2 ou este FreeHand MX que já tem aí.

Depois de separar as cores pantone, vai salvar em PSD ou EPS DCS 2.0 (como disse o c•re)... quando importar a imagem dentro de um destes dois programas, a cor extra já vai aparecer na paleta Swatches.

Para dar saída, basta mandar imprimir em arquivo usando SEPARATIONS ou IN-RIP SEPARATIONS.

Tenho o CorelDraw X3, FreeHand MX, Photoshop CS2.

Dá pra fazer isso tudo com o FreeHand MX + PhotoShop CS 2. Recomendo que deixe CorelDRAW apenas para artes mais simples e em CMYK.

Abraços.

aLx

#4 Leo Gregol

Leo Gregol

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 17 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Veranópolis/Rio Grande do Sul

Posted 13/02/2007, 07:01

Muito obrigado galera pela ajuda...
Vou tentar as dicas que me passaram agora...
Se der ou não certo aviso a vocês...
Obrigado.
Servindo unicamente a mim mesmo...

#5 seuboi

seuboi

    Normal

  • Usuários
  • 80 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Jaraguá do Sul - Santa Catarina - BRASIL
  • Interesses:Design - produto, gráfico e têxtil

Posted 01/07/2008, 11:25

Bom dia moçada, quanto ao moire, recomendo que tu tire os positivos todos com 20 graus de angulação e com 61 lpi e com saida de 600 dpi, sei que
pode parecer estranho para alguns, mas consegui ótimos resultados com essa configuração, ainda, para uma boa impressão a gravação deve ser feita
em telas de NO MINIMO 90 fios, caso tenhas alguma duvida, recomendo tirar um positivo de teste e utiliza-lo junto com um conta fios para determinar
a angulação ideal.

Quanto ao esquema de separação de cores, se a idéia é um trabalho fino, recomendo o photoshop usando spot colors, é bem manual, mas o resultado
fica ótimo.

Abraço a todos.

Só trazendo um exemplo, essa estampa abaixo, fiz com o metodo que descrevi acima, descontando o "efeito" ondulado na lateral da
pick-up, causado pelo scanner, naum ocorreu moire, a cobertura e definições ficaram muito boas.

Posted Image
INTUITIVIDADE NÃO É TUDO, MAS QUASE...

#6 kombiseta

kombiseta

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 10 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:SP

Posted 30/10/2008, 11:04

Bom dia moçada, quanto ao moire, recomendo que tu tire os positivos todos com 20 graus de angulação e com 61 lpi e com saida de 600 dpi, sei que
pode parecer estranho para alguns, mas consegui ótimos resultados com essa configuração, ainda, para uma boa impressão a gravação deve ser feita
em telas de NO MINIMO 90 fios, caso tenhas alguma duvida, recomendo tirar um positivo de teste e utiliza-lo junto com um conta fios para determinar
a angulação ideal.

Quanto ao esquema de separação de cores, se a idéia é um trabalho fino, recomendo o photoshop usando spot colors, é bem manual, mas o resultado
fica ótimo.

Abraço a todos.

Só trazendo um exemplo, essa estampa abaixo, fiz com o metodo que descrevi acima, descontando o "efeito" ondulado na lateral da
pick-up, causado pelo scanner, naum ocorreu moire, a cobertura e definições ficaram muito boas.

Posted Image


Tenho problemas com quadricomia direto.
Poderia descrever detalhadamente a configuração usada no photoshop para se chegar a este fotolitos?
É possivel depois disso tirar o fotolito em impressora laser hp1200 series e chegar a este resultado postado por voce ou é preciso um fotolito de birô?
Agradeço se puder ajudar.
kombiseta@kombiseta.com.br

#7 seuboi

seuboi

    Normal

  • Usuários
  • 80 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Jaraguá do Sul - Santa Catarina - BRASIL
  • Interesses:Design - produto, gráfico e têxtil

Posted 04/11/2008, 07:10

Bom dia Kombiseta, na realidade essas imagem não é uma quadricromia, pois eu não separei pela escala cmyk, para chegar nesse resultados fiz uma
separação em spot colors (cores especiais) nesse caso ai temos seis cores:

01- marca d´agua (o azul claro do fundo, tom-sobre-tom)
02- branco base
03- amarelo
04- azul marinho
05- preto
06- branco brilho (reforço)

para gerar esse tipo de separação de cores, você precisa decompor o seus quatro canais originais nas cores que você vai precisar para gerar a estampa,
isso num processo de seleção de cor, duplicação de canais, adição de canais e por ai vai, é um processo um tanto quanto simples para ser feito, problema é explicar assim ia forum, quanto a saida eu imprimi os negativo para essa estampa numa ploter hp designjet 500, com cartuchos pretos
remanufaturados com tinta de maior cobertura, na laser acho q pode ser complicado conseguir o encaixe desses negativos, porque a alta temperatura
de trabalho do mesmo pode deforma-los, se tu não tens uma boa jato de tinta a mão recomendo um bom birô.
Passa uma mp pra mim que te passo o meu tel e assim podemos conversar melhor e na frente do computador acho que assim vai ser melhor pra te
explicar esse lance de separação.

Abraço a todos
INTUITIVIDADE NÃO É TUDO, MAS QUASE...

#8 kombiseta

kombiseta

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 10 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:SP

Posted 22/12/2008, 16:20

Agradeço a resposta.
Pela explicação seria um processo de indexado manual.
Compreendi um pouco do que voce explicou devido a complexidade do trabalho.
Parece ser um grande conhedor do processo de serigrafia.
Te convido a participar da comunidade serigrafia do orkut, onde temos boas discussões e troca de experiencias sobre impressões em varios substratos usando as tecnicas de serigrafia.
Seu conhecimento será de grande valia para todos.
Abraço!
kombiseta@hotmail.com

ps. estou postando uma imagem do resultado maximo a que consigo chegar em quadricomia pelo processo de silk

Attached Files



#9 seuboi

seuboi

    Normal

  • Usuários
  • 80 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Jaraguá do Sul - Santa Catarina - BRASIL
  • Interesses:Design - produto, gráfico e têxtil

Posted 25/12/2008, 19:46

E ai Kombiseta, feliz natal, hehehe, muito obrigado pelo convite, bom, agora tenho um motivo para abrir uma conta no orkute, hehehehe, realmente espero
poder ajudar ou agregar algo, e acima de tudo, apreender com a moçada.

abraço
INTUITIVIDADE NÃO É TUDO, MAS QUASE...




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq