Jump to content


Photo

Cobrando Ao Cliente


  • Faça o login para participar
12 replies to this topic

#1 Lua Nova

Lua Nova

    Normal

  • Usuários
  • 100 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 04/01/2007, 18:13

Oi gente!

Em primeiro lugar,meus votos de um feliz ano novo para todos!

Bem,minha pergunta de hoje,na verdade foi feita por outra pessoa amiga num outro fórum..e como ela não obteve resposta até então,resolvi postá-la aqui ( com autorização da pessoa =D ),até porque as respostas tbem me interessam e muito! Acredito que a muitos tbem será de grande valia.

Vamos à ela:

"Pessoal,essa dúvida que tenho aqui deve ser uma que muitos deve ainda ter e desejam arduamente saber ( eu imagino).
Aos mais experientes e c. mais tempo de estrada...pergunto:

Qual o momento em que vcs chegam até o cliente e dizem qnto vão cobrar por aquele trabalho q ele pediu?

Tipo: o cliente te liga ou vai até vc,te diz o q ele precisa e digamos,ele te pede pra vc dizer ali na hora ( sei q isso é normal ocorrer, mas q temos q ter 1 tempo p. isso ser respondido pra gente avaliar e dar o preço certinho). Vc diz o valor por alto ou insiste em dizer que precisam do tempo p. avaliar o orçamento? Qual a forma + correta?

Ou,assim q eles dizem o que querem,vcs o ouvem e em seguida dizem de imeditato o valor por alto de cara?

Outra questão: se vc envia o orçamento por email,o que vcs acham de enviar a arte junto? Consideram isso necessário,ou perigoso?

É recomendado a gente passar esse tipo de informação por email ( isso no caso do cliente pedir) ? Ou devemos insistir em ligar e agendar uma reunião,pra conversar + detalhadamente sobre o caso?"


Muitoo brigada!
Abraços
Lua Nova

#2 Levi Strauss

Levi Strauss

    Levi Strauss & Co.

  • Banidos
  • PipPipPip
  • 139 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba, PR - Brasil

Posted 04/01/2007, 19:35

Qual o momento em que vcs chegam até o cliente e dizem qnto vão cobrar por aquele trabalho q ele pediu?


Normalmente passo o orçamento por fax ou e-mail no mesmo dia.

Tipo: o cliente te liga ou vai até vc,te diz o q ele precisa e digamos,ele te pede pra vc dizer ali na hora ( sei q isso é normal ocorrer, mas q temos q ter 1 tempo p. isso ser respondido pra gente avaliar e dar o preço certinho). Vc diz o valor por alto ou insiste em dizer que precisam do tempo p. avaliar o orçamento? Qual a forma + correta?


Se o cliente está na minha frente, peço um instante e imprimo um orçamento. Você não deve dar orçamento por alto - o que está escrito é o que vale. Se você precisa de mais tempo para elaborar o orçamento, peça até o final do dia e passe por fax ou e-mail.

Ou,assim q eles dizem o que querem,vcs o ouvem e em seguida dizem de imeditato o valor por alto de cara?


Prefiro sempre por escrito - fax, e-mail ou impresso. A melhor coisa é ter um valor por escrito em um orçamento com validade (10 dias, por exemplo).

Outra questão: se vc envia o orçamento por email,o que vcs acham de enviar a arte junto? Consideram isso necessário,ou perigoso?


Não mande em alta resolução. Crie um arquivo de baixa, próprio para download e, se possível, coloque uma marca d'água.

É recomendado a gente passar esse tipo de informação por email ( isso no caso do cliente pedir) ? Ou devemos insistir em ligar e agendar uma reunião,pra conversar + detalhadamente sobre o caso?"


Reunião presencial é desnecessária em 99,9% dos casos. E-mail, fax, vídeoconferência, telefone, carta, telegrama, MSN - tudo pode ser utilizado. Mas para passar um orçamento prefira sempre ter algo por escrito como fax, e-mail ou impresso.

Edição feita por: Levi Strauss, 04/01/2007, 19:35.

Löb Strauß

#3 provest

provest

    Felipe Antunes

  • Moderadores
  • 572 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro
  • Interesses:https://www.cliquevestibular.com.br
    https://clickeducacao.com.br/
    http://www.felipeantunes.com.br

Posted 04/01/2007, 23:38

nunca envie sua arte antes!!!!
nunca!!!!
primeiro, criar algo exige gasto criativo e segundo mesmo com marca dagua sua ideia estara edpostas a qiualquer tipo de copia

É uma das primeiras coisas que se aprende numa faculdade de desing ou publicidade, e ainda tem gente que acha que não precisa disso pra trabalhar na área
please! Nunca mande a arte antes,melhor nem produza, só comece o servico depois de orçamento aceito, ai comece criar as campanhas que ai sim poderam ser aprovados ou não pelo cliente.

Edição feita por: provest, 05/01/2007, 00:47.


#4 Burille

Burille

    12 Horas

  • Usuários
  • 180 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 05/01/2007, 16:19

nunca envie sua arte antes!!!!
nunca!!!!
primeiro, criar algo exige gasto criativo e segundo mesmo com marca dagua sua ideia estara edpostas a qiualquer tipo de copia

É uma das primeiras coisas que se aprende numa faculdade de desing ou publicidade, e ainda tem gente que acha que não precisa disso pra trabalhar na área
please! Nunca mande a arte antes,melhor nem produza, só comece o servico depois de orçamento aceito, ai comece criar as campanhas que ai sim poderam ser aprovados ou não pelo cliente.


Calma. Também não é por aí. Concordo contigo no sentido de que a idéia estará exposta e vulnerável a cópias no caso de enviá-la antes. Mas nem toda faculdade ensina a não enviar a arte antes, é quase isso, mas não exatamente isso. Costuma-se recomendar não enviar, pelo risco de perda do trabalho, por exemplo: você envia, o cliente rouba sua idéia e não da mais sinal de vida. Tudo bem, é um caso bastante frequente e nada difícil de acontecer com designers. Mas radicalizar dizendo que não se pode, de jeito nenhum enviar, acho que é exagero.

Deixar que o cliente acompanhe o projeto, é muito interessante e contribui muito para que o projeto caminhe por linhas certas. Sendo assim, a satisfação do cliente sempre será maior.

Eu costumo enviar, em tamanho reduzido e com marca d'água. Por mais que a idéia esteja exposta, acredito que o que vale é deixar o cliente satisfeito, pois assim há uma grande possibilidade dele te contratar para projetos futuros.


Um abraço! ;)

#5 provest

provest

    Felipe Antunes

  • Moderadores
  • 572 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro
  • Interesses:https://www.cliquevestibular.com.br
    https://clickeducacao.com.br/
    http://www.felipeantunes.com.br

Posted 05/01/2007, 17:06

infelizmente naum concordo com vc
nunca envio trabalhos antes de ter meu orçamento aprovado.
tempo criatividade e producao custam dinheiro.
e se ele não aprovar o orçamento
perco um trabalho todo
e se ele tiver ma fe
e achar alguem que possa reproduzir minha ideia pagando menos
. na boa é extremamente recomendavel não comecar um serviço antes que eles esteja orcamentado e aprovado pelo cliente. isso chega a ser obvio. claro que se for clientes confiaveis e que ja tenham outro projetos juntos com a empresa ai sim num custa nada liberar seu servico para uma previsualizacao

Deixar que o cliente acompanhe o projeto, é muito interessante e contribui muito para que o projeto caminhe por linhas certas. Sendo assim, a satisfação do cliente sempre será maior.

nesse caso o orçamento ja foi aprovado e esta em processo de criacao, o cliente deve sim acompanhar a producao do seu projeto.

Edição feita por: provest, 05/01/2007, 17:09.


#6 Levi Strauss

Levi Strauss

    Levi Strauss & Co.

  • Banidos
  • PipPipPip
  • 139 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba, PR - Brasil

Posted 05/01/2007, 18:05

Nunca perdi trabalho por ter mandado a arte antes. Não mando para qualquer um também... não existe nenhuma regra 100% certa no mercado. Não me lembro de ter ouvido esse papo quando fazia faculdade, mas também me formei antes do boom da internet. Como fiz o mestrado fora, a lógica de mercado era diferente.
Löb Strauß

#7 Burille

Burille

    12 Horas

  • Usuários
  • 180 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 05/01/2007, 18:41

Nunca perdi trabalho por ter mandado a arte antes. Não mando para qualquer um também...

Nem eu :)

Não me lembro de ter ouvido esse papo quando fazia faculdade, mas também me formei antes do boom da internet.

Na verdade não falam muito sobre isso na faculdade. Pelo menos pros já formados que eu perguntei, todos disseram que não.

Abraço ;)

#8 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 05/01/2007, 21:30

Muito interessante esse tópico, o desenvolvimento dele tbem, pelas diferentes maneiras do pessoal se relacionar com o cliente (ou provável) nesse quesito orçamento e consequentemente o preço.

é a parte mais difícil pra mim..., mas querendo ou não preciso de um tempo.

Entendo o lado de uns e compreendo o lado de outros, mas acho isso muito relativo, tem q ser flexível, cada cliente é um cliente, não dá pra padronizar, "é assim e pronto!"

Pode-se querer seguir uma linha (seja qual for) de relação (atendimento), mas acho que não funciona pq cada cliente é um cliente diferente, não dá pra "moldar", eu não consigo...!

Eu costumo pegar o briefing, o q ele quer? uma marca? Já tem as cores? que ramo é? (Público), tem alguma idéia q ele goste? vai ser só impresso? quer só em uma cor? Por aí vai...

Eu nunca fiz um trabalho via e-mail (sem nunca ter visto o cliente), sempre tive contato direto (pessoal), às vezes rabisco algo na hora, depende...

depende do cliente, da RELAÇÃO q a gente tem com ele

Se ele sentir firmeza na idéia, forma, cores (esboço na lapizeira 0.9), já dou o preço (só da marca).

Se fosse por e-mail, mandaria sim o layout em baixa, e o preço junto do argumento do porquê da marca ser assim ou assado, (mesmo sem ter visto esboço, mas a gente sabe com quem está lidando? É complicado...não gosto)

Acho importante o acompanhamento do cliente no desenvolvimento da criação da marca.

Existem tipos de contrato pra esse tipo de trabalho em www.montalvomachado.com.br/ info/downloads>Direito autoral e Contratos. vale a pena!!!

Acho tbem q tem que ter "boa fé" dos dois lados e transparência, é não ficar leve pro cliente e nem pesado pra mim, e vice-versa!

Posso não ter respondido as questões, e muita gente pode discordar da minha linha (tá no direito), mas uma coisa é certa!
Tem dado certo até então, meu preço começa lá em cima, com garantia de qualidade, consultoria e assistência na aplicação (dá segurança) (com manual da identidade visual, se for o caso), mas nada que possa ser conversado... pq, como disse, é relativo. uma questão de RELAÇÃO.

#9 provest

provest

    Felipe Antunes

  • Moderadores
  • 572 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro
  • Interesses:https://www.cliquevestibular.com.br
    https://clickeducacao.com.br/
    http://www.felipeantunes.com.br

Posted 05/01/2007, 22:23

na aula de atendimento, se um fizeres publicidade, veras isso sim
e não e so pra web e sim para toda a publicidade
, e questao de bom senso
daqui a poko tera gente dizendo que faz tres trabalhos e apresenta.
na boa uma agencia vive na correria, num seri tao boba deproduzir algo que corra serios riscos de não ganhar nada com isso.
tudo bem ha pessoas que nunca tiveram prejuisos assim, mas usar isso como argumento para dizer que naum tem perigo chega ser absurdo ne
eu nunca fui atacado pela dengue e naum e por isso que ela naum existe


Nunca perdi trabalho por ter mandado a arte antes. Não mando para qualquer um também...

Nem eu :)

Não me lembro de ter ouvido esse papo quando fazia faculdade, mas também me formei antes do boom da internet.



Na verdade não falam muito sobre isso na faculdade. Pelo menos pros já formados que eu perguntei, todos disseram que não.

Abraço ;)



o que ei vejo de atendimento estressado pq cliente naum aprova orçamento num e brincadeira
imagine se eles forem liberados pra fazer o trabalho sem garantia alguma
nesse momento tenho 4 jobs bem pesados esperando meus servicos
.nenhum deles e pra cliente ver se gosta ,te garanto isso

não gosto de freela


talvez em outubro do ano que vem na minha opos eu posso ter outra explicacao e outro conceito, as vezes a inglaterra e diferente daqui. quem sabe la o conceito logomarca ainda exista :)
e se o levi nunca sofreu um golpe, parabens, mas não e por isso que agir assim e correto, mas como eu disse antes todoas regras tem exceçoes, se confias no cliente
trabalhe na base da confianca que e uma coisa excelente.

Edição feita por: provest, 05/01/2007, 22:28.


#10 Levi Strauss

Levi Strauss

    Levi Strauss & Co.

  • Banidos
  • PipPipPip
  • 139 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba, PR - Brasil

Posted 06/01/2007, 11:47

na aula de atendimento, se um fizeres publicidade, veras isso sim
e não e so pra web e sim para toda a publicidade
, e questao de bom senso
daqui a poko tera gente dizendo que faz tres trabalhos e apresenta.
na boa uma agencia vive na correria, num seri tao boba deproduzir algo que corra serios riscos de não ganhar nada com isso.
tudo bem ha pessoas que nunca tiveram prejuisos assim, mas usar isso como argumento para dizer que naum tem perigo chega ser absurdo ne
eu nunca fui atacado pela dengue e naum e por isso que ela naum existe


Você não pode tomar a faculdade que você fez como exemplo para todas as outras. Existem cursos de publicidade muito diferentes.

Já trabalhei em agência e mesmo na correria preparava alguma coisa para o cliente dar uma olhada antes da aprovação de orçamento.

Não tem porque ter tanto medo de "não ganhar nada". Se fosse assim não tinha tanta agência fazendo campanha fantasma... isso sim é certeza de não ganhar nada (e algumas ainda ganham até prêmios).

Veja notícias relacionadas:

http://www.portaldap...icias/2006/0026

http://www.ccpr.org....=...bates&pag=1
Löb Strauß

#11 provest

provest

    Felipe Antunes

  • Moderadores
  • 572 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro
  • Interesses:https://www.cliquevestibular.com.br
    https://clickeducacao.com.br/
    http://www.felipeantunes.com.br

Posted 06/01/2007, 12:49

Eu não estou colocando minha faculdade acima da de ninguem, simplesmente minha vida didatica não e formada apenas de faculdade, ela e formada por leituras de livros(legislacao e etica na publicidade seria uma boa para essa discursao) visitas a outros cursos(desenho industrial por exemplo, encontro de publicitarios e semanas publicitarias, e claro dia dia da agência.

Eu fiz a federal do es, mas tive contatos com pessoas que ja fizeram outras, como a famosa espm de sampa e a eca do rio(escola de comunicacao e artes da ufrj) e a maioria concorda com isso.

Eu não tento impor minhas ideias apenas dei a minha opiniao ao qual pretendo defende-la.


campanha fantasma e feita para portifilios e premios entaum na verdade tem sim um motivo, agencias vivem de credibilidade e premios ajudam nisso, se bem que a pratica de anuncio9s fantasmas no meu estado é bem discriminada. agência com correria e prazos não podem se dar o luxo de criar camapnhas por criar.
tem muito cliente pra atender
. mas eu ja disse antes
qdo o cliente ja e de casa e faz parte da carta de clientes confiaveis e fortes, pode sim abrir uma exceção
agora estranho me falarem sopbre anuncios fantastmas, aqui no es a agência que pratica esse tipo de coisa e bem escorraçada pelos outros

Inédito: Giovanni FCB recusa Leão concedido à peça fantasma (hum, viu como não e recomendavel tal atitude, o mais legal e que nenhum cliente ganhou com isso, ou seja não foi feito pra nenhum cliente, ou seja , ele não recebeu a campanha antes de aprovar o tal orçamento)

seria o levi parente do leonardo da vinci?^o cara faz de tudo um pouco, publicitario gerente de servidor, critico de servidor e ecologista (obs é apenas um pergunta, não é provocação)

Edição feita por: provest, 06/01/2007, 12:57.


#12 Levi Strauss

Levi Strauss

    Levi Strauss & Co.

  • Banidos
  • PipPipPip
  • 139 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba, PR - Brasil

Posted 06/01/2007, 15:33

E ainda tenho outras formações... ;)

qdo o cliente ja e de casa e faz parte da carta de clientes confiaveis e fortes, pode sim abrir uma exceção


Acho que chegamos num acordo então!

Comecei na informática, fui para o jornalismo, publicidade, comércio exterior e estou sempre estudando uma área nova. Acho bem divertido estudar!
Löb Strauß

#13 provest

provest

    Felipe Antunes

  • Moderadores
  • 572 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro
  • Interesses:https://www.cliquevestibular.com.br
    https://clickeducacao.com.br/
    http://www.felipeantunes.com.br

Posted 06/01/2007, 19:30

temos algo em comum




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq