Jump to content


Photo

Formatar Linux E Colocar Windows


  • Faça o login para participar
22 replies to this topic

#1 Lord Spy

Lord Spy

    Normal

  • Usuários
  • 91 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 30/10/2006, 12:15

galera,

peguei uma nova maquina e ela veio somente com linux ja instalado nela...

o problema é que ninguem la em casa sabe usar linux e sera preciso instalar alguns programas que so rodam em win, nao tem jeito

COMO FORMATO ESSA MAQUINA COM LINUX
logo após quero instalar o win XP... por favor, dem uma luz heheheh


abraços

#2 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 30/10/2006, 13:19

Coloca o CD do Windows XP na sua unidade de CD/DVD, configure sua bios para dar boot pelo CD e pronto, não precisa fazer mais nada, apenas seguir as instruções apresentadas.
------
Mero mortal!

#3 ARACNIDEO_

ARACNIDEO_

    rede aranha...

  • Usuários
  • 684 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Goiânia - Goiás

Posted 30/10/2006, 13:48

Computador do povo.... deixa o linux cara... hehehehehehe.....

Mais é assim mesmo, facinho.

#4 Lord Spy

Lord Spy

    Normal

  • Usuários
  • 91 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 30/10/2006, 14:18

hummmm, simples assim mesmo? :huh:
então tá :) pensei que fosse mais complicado :D

valeu Prog e Arac.!

Abraços

galera,

por favor me ajude que ainda estou com duvidas (sei que nao bestas mas nao entendo =/)

é o seguinte, qdo eu pegar o cd do XP e blz, for la e intalar
ele vai ficar com DOIS sistemais operacionais não é?

quero ELIMINAR a(s) partições do LINUX de modo que fique so o WINDOWS XP


como irei fazer isso?

OBRIGADO :)

Edição feita por: Lord Spy, 31/10/2006, 17:42.


#5 Paulo André

Paulo André

    Why so serious?

  • Ex-Admins
  • 5114 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte - MG
  • Interesses:O.Q.F.J.?

Posted 01/11/2006, 13:37

No momento da instalação do Windows ele vai dar uma opção com as partições.
Neste momento você pode apagar e formatar a que tem o Linux e disponibilizá-la para o Windows.

Flws...
;-) Até mais
Paulo André G Rodrigues,
ex-administrador Fórum WMO.


www.CanalDev.com.br

#6 Stormbringer

Stormbringer

    I'd love to stay with you all

  • Ex-Admins
  • 2927 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Goiânia - GO
  • Interesses:Atualmente: pesquisa e desenvolvimento de web-games

Posted 01/11/2006, 13:53

Eu tenho dó sempre que eu vejo um tópico desse...
como meu sócio diz: Se o capim muda de cor, o burro morre de fome (não chamei ninguém de burro... burro no caso da frase, o animal mesmo)

Pessoas comuns vão usar um navegador, um editor de textos(eventualmente), uma planilha de cálculos(raramente), um cliente de email... não muito mais que isso... E mesmo assim, a maioria dos softwares tem um correspondente igual ou melhor no Linux, muitas vezes já em pacote selecionável na instalação ou pelo painel de controle da distribuição.

Mas enfim, como o Prog disse, coloca o CD, e passo a passo. Pelo menos, instalar o Windows é bem facinho.

PS: Como seu micro veio de fábrica com Linux, ele já veio configurado e tudo funcionando belezinha. É muito provável que depois de instalar o Windows, você tenha que sair caçando os drivers do seu Hardware, cujo windows, eventualmente, não consiga instalar sozinho.

๑۩۞۩๑Let the Carnage Begin!!๑۩۞۩๑


#7 Paulo André

Paulo André

    Why so serious?

  • Ex-Admins
  • 5114 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte - MG
  • Interesses:O.Q.F.J.?

Posted 01/11/2006, 13:58

A visão que a maioria das pessoas de Linux é um sistema operacional que você faz tudo na "tela preta", como se fosse DOS.
Pelo menos em uma pesquisa aqui eu cheguei a essa conclusão, não vejo nada de difícil nele, quanto mais se usado um ambiente gráfico agradável (é o que não falta).

Flws...
;) Até mais
Paulo André G Rodrigues,
ex-administrador Fórum WMO.


www.CanalDev.com.br

#8 Stormbringer

Stormbringer

    I'd love to stay with you all

  • Ex-Admins
  • 2927 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Goiânia - GO
  • Interesses:Atualmente: pesquisa e desenvolvimento de web-games

Posted 01/11/2006, 14:14

A visão que a maioria das pessoas de Linux é um sistema operacional que você faz tudo na "tela preta", como se fosse DOS.
Pelo menos em uma pesquisa aqui eu cheguei a essa conclusão, não vejo nada de difícil nele, quanto mais se usado um ambiente gráfico agradável (é o que não falta).

Flws...
;)


Poisé Frenesi... eu penso que se minha filha de 4 anos e 2 meses, tem um micro(dela, fraquinho, K6zinho) em casa, assiste seus DVDs de desenho animado, seus CDs de musica infantil, faz desenhos no Tux Paint e navega com o firefox(um site só, de um desenho que chama Peep, mas navega), tudo sozinha, porque um adulto não consegue usar o Linux?
Ela tem aula de informatica na escola, com Edubuntu, e em casa usa o SuSE. Não deixo ela usar mais que 1 hora por dia, porque prefiro ela desenhando em papel, ehhehe

Ah, o Desktop dela:

http://www.fabrica10...suse_aninha.jpg

Mas enfim, o Windows é realidade, é fácil de encontrar na barraquinha da esquina, e a síndrome de Estocolmo faz as pessoas acharem ele bom (eu ainda tenho traços dessa síndrome comigo, afinal fui refém por mais de 20 anos)

Edição feita por: Stormbringer, 01/11/2006, 14:14.

๑۩۞۩๑Let the Carnage Begin!!๑۩۞۩๑


#9 Lord Spy

Lord Spy

    Normal

  • Usuários
  • 91 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 01/11/2006, 15:28

No momento da instalação do Windows ele vai dar uma opção com as partições.
Neste momento você pode apagar e formatar a que tem o Linux e disponibilizá-la para o Windows.

Flws...
;-)

Nossa, neste caso seria como uma mão na roda para mim cara.
Frenesi, obrigadão pela resposta e grande ajuda cara, até me aliviou. :)

Eu tenho dó sempre que eu vejo um tópico desse...
como meu sócio diz: Se o capim muda de cor, o burro morre de fome (não chamei ninguém de burro... burro no caso da frase, o animal mesmo)

Pessoas comuns vão usar um navegador, um editor de textos(eventualmente), uma planilha de cálculos(raramente), um cliente de email... não muito mais que isso... E mesmo assim, a maioria dos softwares tem um correspondente igual ou melhor no Linux, muitas vezes já em pacote selecionável na instalação ou pelo painel de controle da distribuição.

Mas enfim, como o Prog disse, coloca o CD, e passo a passo. Pelo menos, instalar o Windows é bem facinho.

PS: Como seu micro veio de fábrica com Linux, ele já veio configurado e tudo funcionando belezinha. É muito provável que depois de instalar o Windows, você tenha que sair caçando os drivers do seu Hardware, cujo windows, eventualmente, não consiga instalar sozinho.

Storm, obrigado também pela resposta cara.

E sem dúvidas, concordo com você cara. Estou com dó de fazer isso, mas sente na pele qual o problema =/
Será preciso instalar um AutoCad para rodar "embutido" com um outro programa "personalizado" de uma outra grande empresa . O PC será usado bastante para essa finalidade.

Ou seja, caio naquela história de não ter "compatibilidade" com a plataforma. E é o que acontece. cheguei a pesquisar antes de psotar esse tópico e tudo mais. Fui atrás e vi que há algo pareceido para linux, e achei um relato de um cara que trabalha com Cad e não serve em Linux.

Sendo assim, sou OBRIGADO a ir para o Windows.

É uma pena, porque estou adorando o linux. Há tudo de mais prático para usarmos nele, seja openoffice, navegadores, tudo tão simples.
Sem contar que no curso, estou vendo linux e tudo mais.

Em casa, conseguiriam "manusear" sim sem problemas, é "igual o ruindows e não tem segredo para achar os programs e utilizá-los.

PS: Em relação aos drives, irei baixá-los no site da empresa. Conforme o modelo, terá uma relação dos drives lá e irei fazer o download e montar um pacotinho. É só rezar para tipo... um certo drive ter só para windows 2K, aí to ferrado =/

Mas ae Storm, salva o que estou digitando :D Irei comprar um outro HD e outras coisinhas futuramente quando sobrar um dinherinho e irei deixar SOMENTE LINUX nela, aí sim :)

E só para complementar, como Frenesi e Storm, estou refem do Windows exatamente porque o programa não roda MESMO no Linux, senão nem me dava ao trabalho de colocar essa windows do #$@@$ :)

falows e Abraços

#10 Stormbringer

Stormbringer

    I'd love to stay with you all

  • Ex-Admins
  • 2927 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Goiânia - GO
  • Interesses:Atualmente: pesquisa e desenvolvimento de web-games

Posted 01/11/2006, 17:16

será que esses programas Win32 que vc precisa nao rodam pelo Wine(emulador windows no linux)?
eu ja rodei alguns jogos pelo wine, e fica bem legal... tem gente que roda photoshop até, eheheh. Eu nunca tentei, isso o Prog pode falar melhor que eu, afinal ele usa Linux 100% do tempo e ha mais tempo que a maioria daqui, não da nem pra comparar a experiência.

๑۩۞۩๑Let the Carnage Begin!!๑۩۞۩๑


#11 Pedro Huebner

Pedro Huebner

    Tin Tin

  • Usuários
  • 395 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Curitiba - PR
  • Interesses:Conhecimento, é tudo o que quero.

Posted 02/11/2006, 11:06

Colegas,

Vou me intrometer na conversa de vocês porque achei-a bem interessante.
Sou usuário experimental do Linux desde a versão 3.3 do Kurumin, a distribuição que abriu várias portas do conhecimento para mim (profundo, não?).
Como eu achei algo interessante a se estudar, desde aquela época eu baixei e instalei estas distribuições nos meus computadores:

Kurumin 3.3
Kurumin 4.2
Kurumin 5.0
Kurumin 6.0
Kurumin 6.1
Kalango 3.0
Kalango 3.1
Kalango 3.2
Ubuntu 6.06
Kubuntu 6.06
Kubuntu 6.10
SuSE 10.1
Fedora Core 5
Fedora Core 6
Mandriva 2006
Sabayon miniEdition 3.1
Kororaa XGL LiveCD
BIG Linux 2.0
BIG Linux 3.0
Debian-BR CCD

E que eu me lembre foram essas.
A conclusão que eu pude tirar deste longo período de testes foi que o Linux é o tipo de sistema que, sem sombra de dúvidas, exige um conhecimento muito profundo sobre computação. Quem quiser utilizá-lo, terá que ter paciência e ser persistente. Já formatei minhas partições Linux umas 100 vezes porque, ou o sistema não inicia mais depois de você atualizar o X.org, ou o sistema não liga mais depois de você fazer simplesmente... nada. Isso é uma barreira pra mim? Claro que não. Eu não desisto facilmente para este tipo de coisa. Continuarei utilizando o Linux no meu tempo vago para sempre sugar mais conhecimento, e, o mais importante: ter uma opinião.

Um abraço,
Pedro.

Edição feita por: Pedro Reis, 02/11/2006, 11:07.

Pedro Huebner
pedro 'ponto' huebner [em] gawab 'ponto' com

ASSISTA: ONDE ESTÁ O AMOR?

#12 Stormbringer

Stormbringer

    I'd love to stay with you all

  • Ex-Admins
  • 2927 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Goiânia - GO
  • Interesses:Atualmente: pesquisa e desenvolvimento de web-games

Posted 02/11/2006, 11:38

respondendo pelo Suse (por é a que eu conheço mais profundamente)

Se você usa repositórios não oficiais nas atualizações, ou "ports" de atualizaçao de outras distribuiçoes no SuSE, começa a funcionar esquisito. Por exemplo: a tela de login

A Tela de login do KDE do SuSE é do SuSE. Se você usa os repositorios do KDE pra atualizar o KDE(Em vez de usar os do SuSE), o Login especial do suse muda... e para de funcionar o VNC de login remoto... esquisito, mas reparei isso.

Outra coisa, o Linux é mais chato com hardware defeituoso. No Windows, quando encontra um erro(depois de ligar, vc esta usando e tal, e derrepente "pããã", da uma mensagem de erro de memória ou coisa do tipo.

O Linux, durante a inicialização, faz um monte de testes de hardware, se tem uma falha critica, ele dá um "kernel panic" ou para a inicialização sen carregar o servidor X ou o ambiente gráfico. Isso aconteceu muito comigo na tentativa de usar Ubuntu.

Voltando ao SuSE: a versao 10.1 infelizmente está bugada(o sistema de atualização), penei um pouco pra consertar... mas até a versao 10, e possivelmente na versao 10.2(ja que lançaram uma 10.1 corrigida - não oficial), tudo vai voltar a ser fácil.
Usando os repositórios oficiais, numa máquina AMD k7 750 mhz, 512 de RAM, ela fica 24 horas ligada como servidor apache/php/mysql/ftp , alem de rodar ambiente Gráfico KDE pra 1 usuario local e mais 3 remotos. Sem mensagens de erro, sem falha de inicialização(Quando falta luz)...

Então, varia de distro pra distro, as robustonas(como SuSE) falham menos, e as voltadas pra usuário (Como Ubuntu) sao fáceis, mas a máquina(hardware) tem que estar saudável.

๑۩۞۩๑Let the Carnage Begin!!๑۩۞۩๑


#13 Pedro Huebner

Pedro Huebner

    Tin Tin

  • Usuários
  • 395 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Curitiba - PR
  • Interesses:Conhecimento, é tudo o que quero.

Posted 02/11/2006, 13:01

Voltando ao SuSE: a versao 10.1 infelizmente está bugada(o sistema de atualização), penei um pouco pra consertar... mas até a versao 10, e possivelmente na versao 10.2(ja que lançaram uma 10.1 corrigida - não oficial), tudo vai voltar a ser fácil.
Usando os repositórios oficiais, numa máquina AMD k7 750 mhz, 512 de RAM, ela fica 24 horas ligada como servidor apache/php/mysql/ftp , alem de rodar ambiente Gráfico KDE pra 1 usuario local e mais 3 remotos. Sem mensagens de erro, sem falha de inicialização(Quando falta luz)...

Então, varia de distro pra distro, as robustonas(como SuSE) falham menos, e as voltadas pra usuário (Como Ubuntu) sao fáceis, mas a máquina(hardware) tem que estar saudável.

Storm, tocou num assunto legal.
Eu deixei de usar o SuSE justamente por ele não atualizar mais. Eu não consegui fazer o registro. Aliás, na primeira vez que instalei, eu consegui... Até aí não tinha conhecimento deste problema, mas quandro formatei e instalei de novo, ele nunca mais funcionou, hehe. Que coisa...
Pedro Huebner
pedro 'ponto' huebner [em] gawab 'ponto' com

ASSISTA: ONDE ESTÁ O AMOR?

#14 Stormbringer

Stormbringer

    I'd love to stay with you all

  • Ex-Admins
  • 2927 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Goiânia - GO
  • Interesses:Atualmente: pesquisa e desenvolvimento de web-games

Posted 02/11/2006, 20:13

"Consertando" a atualização do SuSE 10.1 usando o Smart:
http://www.susebr.or...pic,2425.0.html


Bom, depois de penar um pouco, com o smart esta rolando... esse tam de Zen realmente foi uma bola fora

Edição feita por: Stormbringer, 02/11/2006, 20:14.

๑۩۞۩๑Let the Carnage Begin!!๑۩۞۩๑


#15 Lord Spy

Lord Spy

    Normal

  • Usuários
  • 91 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 07/11/2006, 11:19

PessoALL,

só para passar um feed-back da dúvida que eu tinha postado de que ocorreu tudo ok o processo da forma que vocês me passaram a princípio nas mensagens.

Valeu novamente pela ajuda ;)
e até maaaaaaaas huhuh :)




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq