Jump to content


Photo

Como Se Impor Ao Cliente ?


  • Faça o login para participar
13 replies to this topic

#1 everton

everton

    Normal

  • Usuários
  • 63 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Joinville - SC
  • Interesses:photoshop, flash,Corel Draw

Posted 19/10/2006, 12:37

Olá !
Eu gostaria de umas dicas aí do pessoal mais experiente

Estou fazendo um site para um cliente mas estou a ponto de desistir do trabalho,

Já mudei o layout umas 10 vezes, e o cara fica implicando com minimos detalhes, tipo:

"inverte o menu"
"poderia colocar um milimetro pra lá ou pra cá ? "
"agora deixa o menu como antes"
"agora tira isso põe aquilo"
"a usabilidade nao tá boa e nao sei o que"
"muda essa foto"
"não gostei"
"não gostei"
"não gostei"

O fato é que o cliente é totalmente leigo,
O site não está ruim, é que o cara implica com tudo
Do jeito que a coisa anda, tá mais fácil eu mandar o cara baixar uma apostila do Dreamweaver e que faça sózinho heheheh

EU QUERO DEFENDER O MEU TRABALHO EU QUERO VENDER O LAYOUT QUE EU FIZ, QUE EU CRIEI !!!
É logico que tem que agradar o cliente, mas aí o negócio já tá saindo fora do projeto inicial e do valor do serviço.

Comenta aí pessoal !!!

Edição feita por: everton, 19/10/2006, 13:31.

Compreenda que o poder para mudar a sua vida
vem mediante a fé em Jesus Cristo.

Jesus ama você !
Dê uma chance a Ele e Ele mudará sua vida !

#2 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 19/10/2006, 12:45

Everton, sei como é... já passei por isso

Mas chega uma hora q a gente tem q se impor cara, claro que só depende de vc, mas ficar como está só atrasa a vida.

Fala pra ele q ele não se decide, muda demais...e q vc não pode ficar nessa, etc.

Só quem sabe o que fazer é vc, mas qdo chega a esse ponto a gente tem q tomar uma atitude. Eu não sei se teria tanta paciência assim como vc, mas...

Tudo tem limite!

Boa sorte aê!

#3 Burille

Burille

    12 Horas

  • Usuários
  • 180 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 19/10/2006, 14:04

Concordo com o Pen,

e acho que o cliente tem mesmo que acompanhar o desenvolvimento do trabalho, isso é muito bom. Agora, você tem mesmo que se impor, faz do teu jeito e mostra pro cliente que assim é melhor, sempre usando o máximo de argumentos possíveis pra dar a entender que a sua idéia é melhor que a dele :)

Claro que tem que estar sempre disposto a aceitar opiniões, mas nunca deixe o cliente abusar de você como esse aí ta fazendo, diz pra ele que você não tem só ele de cliente (mesmo que isso não seja verdade) e que você não pode perder tanto tempo com mudanças aqui e alí o tempo todo.

Acho que é mais ou menos por aí, se mostre bastante firme e passe confiança pro cliente quando conversarem sobre o projeto, aí ele aprende a aceitar as suas idéias e não querer só do jeito dele.. com direito a mil e uma mudanças!


Flw (y)

#4 efata

efata

    Expert

  • Usuários
  • 559 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maringá - PR
  • Interesses:Jesus Cristo - Artes Gráficas - Publicidade - Informática - InDesign - Photoshop - Vetores - e todo conhecimento útil e prático.

Posted 20/10/2006, 13:59

eu criei um contrato de trabalho onde especifico numa cláusula que ele tem direito a realizar todas as alterações que quiser porém em apenas um único pedido.

lógico que não vou ficar criando caso por uma ou outra alteração após isso, mas se ficar pedindo demais já corto o cara mostrando o contrato e peço pra ele pensar em todas as alterações que quiser e pedir tudo de uma vez, que é mais ágil, mais produtivo e menos cansativo.

aplico isso nas áreas em que atuo - Publicidade e Artes Gráficas - e confesso que até hoje não ofereço sites para meus clientes justamente por essa encrenca que é até o cara se decidir, toma muito tempo; enquanto os webdesigners ficam alterando n vezes um site de cliente eu já vendi, produzi e entreguei 3 ou 4 projetos de comunicação.

boa sorte, e crie um contrato de trabalho, ok?

#5 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 20/10/2006, 14:44

O cliente tem q saber o que quer tbem, se não sabe deixe quem sabe fazer o que é melhor pra ele!

efata

(y)

Certíssimo!

#6 everton

everton

    Normal

  • Usuários
  • 63 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Joinville - SC
  • Interesses:photoshop, flash,Corel Draw

Posted 23/10/2006, 20:19

efata,
Você teria derepente como disponibilizar um modelo deste contrato ?
Compreenda que o poder para mudar a sua vida
vem mediante a fé em Jesus Cristo.

Jesus ama você !
Dê uma chance a Ele e Ele mudará sua vida !

#7 efata

efata

    Expert

  • Usuários
  • 559 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maringá - PR
  • Interesses:Jesus Cristo - Artes Gráficas - Publicidade - Informática - InDesign - Photoshop - Vetores - e todo conhecimento útil e prático.

Posted 23/10/2006, 22:02

efata,
Você teria derepente como disponibilizar um modelo deste contrato ?



veja esse link q descobri esses dias, bem interessante, tem várias opções:

modelos de contrato

#8 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 23/10/2006, 22:20

Vou postar um link muito bom a respeito, além de outras coisas, vale a pena conferir!

http://www.montalvomachado.com.br/

Um site de referência

(y)

Edição feita por: PenDragon, 23/10/2006, 22:20.


#9 everton

everton

    Normal

  • Usuários
  • 63 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Joinville - SC
  • Interesses:photoshop, flash,Corel Draw

Posted 26/10/2006, 18:56

Perfeito !!!! Obrigado mais uma vez pessoal !
Compreenda que o poder para mudar a sua vida
vem mediante a fé em Jesus Cristo.

Jesus ama você !
Dê uma chance a Ele e Ele mudará sua vida !

#10 eoargolo

eoargolo

    Turista

  • Usuários
  • 29 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 30/10/2006, 13:16

Respondendo a sua pergunta de como se impor. Vou descrever algumas coisas que uso para esse tipo de cliente.

1° Seja técnico, mostre a ele que você sabe mais do que ele.
2° Use sempre contrato. Eu mesmo trabalho com o contrato de pagamento da metade do site adiantado.
2° Caso insista em ficar mudando, faça um contrato por horas trabalhadas, pois seu tempo vale dinheiro.
3° Mostre pesquisas de opinião sobre o layout que você fez .
4° Se nada disso resolver. Diga a ele para ir a m***** rs (Brincadeira).

Cliente é sempre bom, porém um cliente problemático, faz com que seu trabalho se atrase e ele nunca estará satisfeito.

Espero que ajude em algo.
Eric Argolo

"Nunca limito minha vida, estarei sempre em busca da superação."

Veja o que está perdendo Web Ilhéus

#11 Lua Nova

Lua Nova

    Normal

  • Usuários
  • 100 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 05/06/2008, 16:11

Vou responder esta questão porque ela é atemporal.
Acontece todos os dias,em cada canto do mundo MAS apenas com quem NÃO MOSTRA,DESDE O INÍCIO DE TUDO,UM CONTRATO E COM ESTA CLÁUSULA,falando que mudanças serão cobradas a partir de (aqui cada um especifica o que lhe for conveniente).

Quando vc faz um trabalho assim,sem burocracia no meio,a pessoa do outro lado ( em grande parte das vezes), avalia subconscientemente que vc faz aquilo por mera diversão,passatempo.A partir daí ela começa a te ver como um não profissional,e que tem o tempo todo do mundo disponível pra ela,pois "é só um passatempo".

Isso piora quando ele vê que vc ACEITOU A MUDANÇA CALADO/A DESDE A PRIMEIRA ALTERAÇÃO.
Quando falo "CALADO",significa = "não me cobrou".
Pronto,é festa!

Que sirva de lição sempre um caso como esse.Tbem já aconteceu comigo.E sabe o q eu fiz? Não reclamei não.
Apenas pensei com meus botões: "é bem feito Lua! Agora vc aprende!"
Foi a ÚNICA vez pra NUNCA MAIS.

Pra quem não passou por isso ,agradeça ( e por favor,não faça isso).É uma senhora dor de cabeça,comigo acontecia da pessoa me ligar até nos fins de semana! Absurdo completo.Depois eu gentilmente falei a tempo q eu não atendia o celular fora do horário comercial.
Nos contratos seguintes,a cláusula passou a aparecer com todos os efes e erres.

Outra coisa muito desagradável q mais à frente pode acontecer com quem se aventura nessa atitude,é do cliente contar pra outro(s) COMO VC FAZ seu trabalho ( "ele sempre tá disponível", "sempre faz as alterações que peço" ,"ele tbem me atende nos fins de semana,isso é ótimo").Outra M feita; qndo vc resolver atender um amigo desse cliente,adivinha o q ele vai exigir??

"Errar é humano,mas persistir no erro é burrice"

Abraços
Lua Nova

Edição feita por: Lua Nova, 05/06/2008, 16:12.


#12 Exclusivo

Exclusivo

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 24 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Florianópolis
  • Interesses:Aprender com o pessoal do forum

Posted 30/10/2008, 00:40

Bom dia.
Li o topico e achei bem interessante.
Emboras ja faça um tempo que a Lua postou pela última vez (e ela acertadamente disse tudo), vou deichar poucas coisas aqui, apenas para se futuramente for lido possa ajudar uma outra pessoa.
Eu nao tenho muito a ver ainda com o mundo dos negocios de web.
Eu sou alguem da aréa comercial onde fui convidado por um amigo para entrar neste ramo e estou aqui pesquisando, tentando entender como funciona as "engrenagens" deste ramo de NEGÓCIOS.
Nos negocios são importantes que cada profissional tenha seu ambiente de trabalho, eu tenho observado uma coisa nesta area:
O profissional que faz site é uma especie de faz tudo (Designe, programação, propaganda, captação de cliente, vendas, e outras coisas mais = No fim nao faz muito, por que ele não se foca em nada, se tiver um profissional que trabalhe assim e próspere, se dê bem, creça, trabalhando sozinho... ele é gênio!

E o ponto fatidico.
A grande maioria das pessoas (em geral) não sabe de uma coisa, a venda não é um ato. Ela é um ciclo de etapas que se não cumpridas rigorosamente você se perde e o cliente toma conta da situação, perde o cliente, e perde negócios no futuro.
Por que o processo sofre uma reverssão, ao invés de você ser contemplado com uma indicação para uma nova venda, você será apontado pelo cliente como um "cara" e nao O profissional.
A saida? parceria... chama um vendedor explica a ele o que tem que fazer, da material ( a internet ta cheio de material) a ele e trabalha juntos.
Ele vende (ele é vendedor) e vc cria e faz... cada um na sua area...
espero ter ajudado

abçs

#13 Karol Tosato

Karol Tosato

    Turista

  • Usuários
  • 56 posts
  • Sexo:Feminino
  • Localidade:São Paulo

Posted 01/02/2009, 11:27

Você tem que se impor sim.

Meu sofro com isso, mais é pq eu trabalho em uma empresa que faz brindes promocionais e crio layouts para que o cliente tenha +/- idéia de como vai ficar a gravação do seu logo no produto escolhido, como o pessoal de vendas não se impoem, meu ja cheguei a fazer 14 layouts e o cliente aprovar um dos primeiros que fiz e não era o que ele queria.

Se impor e não dar liberdade total é a melhor coisa, senão esse cliente vai sempre fazer isso com você ou quem ele indicar para você fazer algo, pode montar em cima tbm , pois ele vai falar :" vai la faz com ele.. o que vc pedir ele faz"

Bjokas e boa sorte nesse e em outros projetos.

Edição feita por: Karol Tosato, 01/02/2009, 11:28.

Karol Tosato

#14 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 02/02/2009, 08:07

Concordo Carol

A gente que faz o trabalho vai responde por ele, é responsável pelo trabalho.
Se eu faço uma proposta de layout de uma identidade visual de uma empresa por ex, se o cliente quiser mudar eu mudo.
Mas deixo claro que não respondo pelas consequências do que possa acontecer mais tarde, falta de clientes (marca feia demais), críticas negativas em relação à marca, etc...

Tem muito disso por aí, de cliente querer que a marca seja do jeito que ele desenhou, dá até pra fazer um leiaute, com base no desenho dele, mas é preciso adaptar pra que o desenho seja bem aceito ou seja, seja simpático, atrativo aos olhos do público que vai usar seus serviços ou produtos.

Uns até acertam na marca (que depois é trabalhada por um bom profissional), outros a gente tem que dizer que não dá pra usar o desenho dele (pois pode não ter os elementos necessários, cores erradas, etc), aí a gente explica e diz as desvantagens em usar a "criação" dele.
Mas se ele quiser, assim seja, somos profissionais, o cliente tá pagando e ele quer daquele jeito (se eu não fizer vem um outro e faz, e preciso pagar minhas contas, hehe). mas não assino embaixo e não coloco no meu Portfólio de jeito nenhum.




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq