Jump to content


Photo

Impressão De Cartão


  • Faça o login para participar
16 replies to this topic

#1 andre_rj

andre_rj

    24 Horas

  • Usuários
  • 476 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 18/10/2006, 08:39

Quais são as informações que tenho que passar a uma gráfica para fazer um cartão

é dimensão, faca e quais outras ?

abraços

#2 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 18/10/2006, 09:35

André, se for pra fazer orçamento, o básico:

- dimensão (medida do corte), tipo de papel,quantas cores, quantidade.
*Faca é qdo se faz corte especial, com curvas, ok?

Se for pra rodar (imprimir), o arquivo deve estar na preferência da gráfica (muitas só aceitam arquivos em corel), mas de praxe: imagens em resolução de 300 dpi, cores em cmyk.

Sempre falo q é sempre bom conversar com o pessoal da gráfica, qto mais "afinado" com ela, melhor.
Peça sempre uma "Prova" (Pré-impressão) pra ver se está tudo ok, cores, texto, enfim, qualidade. Se estiver tudo ok, aprove e mande rodar e seja feliz! :D

blz?

#3 andre_rj

andre_rj

    24 Horas

  • Usuários
  • 476 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 18/10/2006, 10:39

vlw

brigadão pela ajuda !

abraços

#4 Fontanella_Design

Fontanella_Design

    Normal

  • Usuários
  • 66 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Florianópolis, SC
  • Interesses:fotografia, ilustração (vetores, rendering 3d, 2d, etc) corel, illustrator, photoshop, cores, design, processos gráficos, processos criativos, workflow.

Posted 19/10/2006, 14:11

PenDragon, essa "prova" de pré-impressão, geralmente é cobrada? Ou está incluída do orçamento fornecido pela gráfica?
Senão estiver, é muito caro uma prova?
Gráficas com Ctp, como ficam as provas? precisa ou podemos confiar no processo?
vlw (y)
Não diga: "olhe o design deste produto!" Design é o processo criativo metodológico usado para desenvolver um projeto ou idéia. Isso é design: projeto. Ainda assim, design não é arte nem ciência.

#5 -SORRISO-

-SORRISO-

    Moderador Sumido

  • Usuários
  • 354 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 20/10/2006, 18:59

eu tava fazendo um cartão pra minha mãe.

vo aproveitar o empuxo aki :)

tipo

esse negocio de dpi eu não entendo q q significa. seria algo tipo px/cm²? que eu fui no ps e botei o tamanho do cartão num lembro como, acho que 9cmx5,5cm ou algo do tipo.
eu tenoh q fazer com uma resolução maior? qual q seria o "padrão"?


e esse negocio de corel... que só aceitam em corel... q q vcv quer dizer com "só aceita corel"? tem q ser o arquivo d eiagem do corel? tipo o psd do photoshop?



#6 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 21/10/2006, 00:07

PenDragon, essa "prova" de pré-impressão, geralmente é cobrada? Ou está incluída do orçamento fornecido pela gráfica?
Senão estiver, é muito caro uma prova?
Gráficas com Ctp, como ficam as provas? precisa ou podemos confiar no processo?
vlw thumbs_up.gif


Geralmente a prova já é incluída (mas é sempre bom confirmar com a gráfica qdo lhe passarem o orçamento), preço varia de região pra região (acho) não é barato não, mas o preço tem q ser acessível.

Nas gráficas com CTP (Computer To Plate), eu não me arriscaria mandar rodar uma grande quantidade de impressos sem ver ao menos uma pré impressão, pra ver como vai ser o resultado, vc se arriscaria? ;)

esse negocio de dpi eu não entendo q q significa. seria algo tipo px/cm²? que eu fui no ps e botei o tamanho do cartão num lembro como, acho que 9cmx5,5cm ou algo do tipo.
eu tenoh q fazer com uma resolução maior? qual q seria o "padrão"?


SORRISO, eu lembro desse post e respondi lá, viu não?

DPI = Dots Per Inch = Pontos Por Polegada (q tal pesquisar pra entender? é bem simples.

pra gráfica sempre se manda arquivos com imagens na resolução mínima de 300 dpi, no Ps (image size) coloque sempre Polegadas e NÃO centímetros, ok?

e esse negocio de corel... que só aceitam em corel... q q vcv quer dizer com "só aceita corel"? tem q ser o arquivo d eiagem do corel? tipo o psd do photoshop?


É que muitas gráficas usam o Corel pra ripar, dar a saída do filme (fotolito). Gráfica que só aceita corel fica muito limitado não acha? O ideal é mandar arquivo fechado em PDF, no formato PDF X1A, é de ponta, a gráfica tem q ter um bom maquinário pra isso. Mas tbem é bem seguro.

(y)

#7 efata

efata

    Expert

  • Usuários
  • 559 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maringá - PR
  • Interesses:Jesus Cristo - Artes Gráficas - Publicidade - Informática - InDesign - Photoshop - Vetores - e todo conhecimento útil e prático.

Posted 23/10/2006, 07:57

... eu fui no ps e botei o tamanho do cartão num lembro como, acho que 9cmx5,5cm ou algo do tipo.
eu tenoh q fazer com uma resolução maior? qual q seria o "padrão"?


o Pen já respondeu quase tudo; apenas vou completar que me parece que há uma confusão entre resolução e formato na sua pergunta.

no IMAGE-IMAGE SIZE vc vai ver que existem 2 campos distintos para configurar: o de cima é para o formato, que pode ser em cm, mm, px etc, e o de baixo para a resolução, que é em ppi. o formato do seu cartão será os 9x5,5cm mesmo, que é o tamanho em que vai ficar impresso; a resolução da imagem, caso mande em bitmap para a gráfica, terá que ter pelo menos os 300dpi.

observe ainda que existe uma opção chamada RESAMPLE IMAGE; se estiver habilitada, qdo vc alterar a resolução a img irá mudar de tamanho, e se não estiver habilitada e vc aumentar sua img estará fazendo uma interpolação, um processo de aumento artificial de pixels na sua img, que pode ser usado até no máximo uns 20% de aumento, sempre observando de perto como fica a img final, pq tb pode danificar / pixelizar sua img.

e quanto às gráficas que só aceitam corel, dá um susto neles: salva teu arquivo em jpg, importa dentro do corel e manda o .cdr pra eles. :boxing:

#8 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 23/10/2006, 08:58

e quanto às gráficas que só aceitam corel, dá um susto neles: salva teu arquivo em jpg, importa dentro do corel e manda o .cdr pra eles. boxing.gif


Hehe, boa efata. E o arquivo ainda vai fechado né? huahau :lol: ahuahaua :boxing:

#9 Sagate

Sagate

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 24 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 22/06/2007, 19:03

Eu não entendi pq eles so aceitam [.cdr] corel e não tambem
.jpg
.Png [fireworks]
.psd [ photoshop]
????
E todos tem ser no minimo 300dpi não é?
Mas e aquele problema que todos falam da linha guia de corte...não entendo gostaria de explicações melhores desculpa mas sou novo no assunto...
Mas uma coisa o que tem de errado no .....
e quanto às gráficas que só aceitam corel, dá um susto neles: salva teu arquivo em jpg, importa dentro do corel e manda o .cdr pra eles. Eu tava pensando assim ... e errado?

Rbd ami yumi dengue sk3000
Web Designer Freelancer
falawebdesigner

As pequenas palavras valem mais que um milhão de flores...


#10 guapo

guapo

    12 Horas

  • Usuários
  • 203 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Campinas/SP

Posted 22/06/2007, 19:34

Sobre a prova:

A prova de prélo não é barata, se a quantidade de cartões que pedir for pequena, vale a pena confiar na gráfica, pois o custa da prova pode ser maior que o dos cartões. Procure conhecer os impressos desta gráfica e relaxa, se não ficar conforme pedido, você não paga!

#11 efata

efata

    Expert

  • Usuários
  • 559 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maringá - PR
  • Interesses:Jesus Cristo - Artes Gráficas - Publicidade - Informática - InDesign - Photoshop - Vetores - e todo conhecimento útil e prático.

Posted 24/06/2007, 14:04

Eu não entendi pq eles so aceitam [.cdr] corel e não tambem
.jpg
.Png [fireworks]
.psd [ photoshop]
????
E todos tem ser no minimo 300dpi não é?
Mas e aquele problema que todos falam da linha guia de corte...não entendo gostaria de explicações melhores desculpa mas sou novo no assunto...
Mas uma coisa o que tem de errado no .....
e quanto às gráficas que só aceitam corel, dá um susto neles: salva teu arquivo em jpg, importa dentro do corel e manda o .cdr pra eles. Eu tava pensando assim ... e errado?



pois é, é que tem gráfica que tem mania de pedir pra enviar o .cdr, os caras tem medo de trabalhar com outros formatos, ficaram viciados em fazer o processo sempre do mesmo jeito, e de um jeito só, por isso.

não há nada de errado em importar o jpg e enviar o .cdr com ele dentro, apenas cuide para fazer nos 300dpi mesmo.

Edição feita por: efata, 26/06/2007, 23:49.


#12 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 26/06/2007, 09:41

mas vamos nos lembrar q PNG é formato para web. impressão tem q ser CMYK com 300ppi.

#13 core

core

    [ 10.3.7 ]

  • Usuários
  • 650 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:sai fora ! . . curioso .
  • Interesses:no tempo que perdeu vendo essas coisas no meu profile vc poderia ter aprendido algo que lhe traga mta $

Posted 27/06/2007, 20:45

. . . exato !

E quanto a fornecedores (toscos) q usam CorelPau . . . exporte sempre uma versão em eps (dcs, caso pantone) . . . eps abre até em PenseBem.

ab
:: c•re ::
corebs ( msn - skype )
- -
personal I www.bablersassioto.com
profesional I www.exitdesign.com

#14 Sagate

Sagate

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 24 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 28/06/2007, 13:29

alguem podera simular um cartão em png com linhas guias o tamanho extato etc...para mim??

eu seu que png e para web mas e bom para criação.. depois exporta para o photoshop e converte para CMYK com 300ppi
e pronto e salva em jpg com qualidade 100% e se quizerem em cdr eles que exportem lá...rsrsrs

Rbd ami yumi dengue sk3000
Web Designer Freelancer
falawebdesigner

As pequenas palavras valem mais que um milhão de flores...


#15 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 28/06/2007, 15:26

Sagate Postado Hoje, 13:29
alguem podera simular um cartão em png com linhas guias o tamanho extato etc...para mim??

eu seu que png e para web mas e bom para criação.. depois exporta para o photoshop e converte para CMYK com 300ppi
e pronto e salva em jpg com qualidade 100% e se quizerem em cdr eles que exportem lá...rsrsrs


O correto mesmo é iniciar o arquivo (começar trabalhando) com 300dpi (ou ppi), pq se for exportar pra 300, vai cair a qualidade pois os pontos vão estourar.

Sagate, marca aí no arquivo com linhas guia da régua, o padrão do cartão é 9,5 x 5,5 cm. Claro que pode variar...




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq