Jump to content


Photo

Problemas Com Pantone


  • Faça o login para participar
18 replies to this topic

#1 Braccini

Braccini

    BANIDO NO TAPETÃO

  • Banidos
  • PipPipPip
  • 241 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Beozonti

Posted 29/09/2006, 13:40

Oi galera!
Venho mais uma vez recorrer aos profissionais deste excelente fórum.
Recebi 4 arquivos em CDR para impressão na qual a logomarca foi utilizada Pantone em vez de cores compostas, até aqui tudo bem, transformei para CYMK todos os Pantones, só que dos 4 arquivos, 3 ficaram com um detalhe em Pantone, que passou despercebido na hora da impressão, apesar de na frente do cliente eu ter alterado para CYMK (ele foi testemunha tanto que trouxe o Manual da Logo para fazermos as alterações conforme este). Dos 4 arquivos 3 foi para gráfica convencional e 1 para digital.
Na convencional só 1 arquivo ficou certo os outros dois o pantone virou preto, e depois quando fui pegar o serviço na digital, para minha infelicidade o diacho do pantone deu a mesma $¨$#@.
Então, tem alguma forma para que isso não aconteça? Sempre quando finalizo um arquivo vou na "Informações do Documento" para dar uma conferida, quanto à Efeitos, Fontes, RGBs, para não correr riscos, mas lá não me informa se é utilizado o Pantone. Teria um jeito sem ser manual de se mudar o Pantone?
E mais uma última pergunta, de quem é a culpa nesse erro? Minha de não ter feito essa alteração (apesar de ainda não acreditar nisso) ou das pessoas que imprimiram o arquivo e não observaram esse detalhe? Esses alegam que na saída (tanto fotolito ou digital) o Pantone é mudado automaticamente. Na verdade acho que falta um pouco de profissionalismo da parte deles, pois parecem que se um arquivo foi errado para eles, esses devem achar bom, pois certamente terá que reimprimir o serviço novamente, ganhando novamente pelo mesmo serviço. Agora como sou justo, acho que a melhor maneira é de se dividir o prejuízo.
Obrigado e desculpem pela imensidão de meu tópico.

#2 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 29/09/2006, 17:35

bom, se vc converteu todos os pantones para cmyk só me ocorre que estes objetos estejam em oveprint e acabaram se mesclando com o que estava abaixo deles.

tem q analisar o arquivo.
abraços.

#3 Braccini

Braccini

    BANIDO NO TAPETÃO

  • Banidos
  • PipPipPip
  • 241 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Beozonti

Posted 29/09/2006, 18:30

Não aLx, não tem nada abaixo deles, e no caso do overprint, vc quer dizer "impressão sobreposta"? Muito estranho o que ocorreu, tô achando que é sacanagem do design que fez este arquivo, pq o serviço de impressão não ficou na mão dele. Porém analizando pelos "Dados do Objeto", está normal.
Engraçado que na gráfica digital, o cara abriu o arquivo na frente do boy que trabalha para mim, e o detalhe estava em preto. Eu com 10 anos de Corel nunca vi uma coisa dessa. A não ser que tenha uma configuração para que quando um arquivo tiver Pantone, ele automaticamente o substitua.
Só não estou doido completamente, pq até o meu cliente viu com seus próprios olhos as alterações feitas para CYMK.
Abração!

#4 efata

efata

    Expert

  • Usuários
  • 559 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maringá - PR
  • Interesses:Jesus Cristo - Artes Gráficas - Publicidade - Informática - InDesign - Photoshop - Vetores - e todo conhecimento útil e prático.

Posted 30/09/2006, 15:04

recomendo, se possível e com autorização de seu cliente, que vc poste o arquivo para uma análise melhor.

fiquei intrigado com essa história......

#5 Braccini

Braccini

    BANIDO NO TAPETÃO

  • Banidos
  • PipPipPip
  • 241 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Beozonti

Posted 02/10/2006, 10:00

Tentei anexar porém não consegui. Mas, sendo que eu tenha vacilado e deixado o pantone sem alteração, por que tanto em digital como em convencional ocorre essa alteração para preto? Claro que é uma quinta cor, mas não poderia automaticamente esse pantone transformar em CYMK na saída?

#6 efata

efata

    Expert

  • Usuários
  • 559 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maringá - PR
  • Interesses:Jesus Cristo - Artes Gráficas - Publicidade - Informática - InDesign - Photoshop - Vetores - e todo conhecimento útil e prático.

Posted 02/10/2006, 13:13

Tentei anexar porém não consegui. Mas, sendo que eu tenha vacilado e deixado o pantone sem alteração, por que tanto em digital como em convencional ocorre essa alteração para preto? Claro que é uma quinta cor, mas não poderia automaticamente esse pantone transformar em CYMK na saída?


quanto a anexar o arquivo, coloque AQUI e passe o link.

a situação provável é que essa cor spot não está sendo suportada pelos aplicativos que dão saída no seu material.

não tem como converter automaticamente para cmyk - e ainda bem! - pq esse comando deve ser dado pelo designer na finalização do trabalho. para conferir no Corel, vá em IMPRIMIR-aba SEPARAÇÕES e veja lá todas as cores que constam no seu arquivo.

se quiser que saiam apenas cores process o jeito é procurar uma cor composta similar e proceder à substituição.

#7 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 02/10/2006, 17:08

tem sim! uma das opções na aba de separações do corel é justamente converter todos os pantones para cmyk.

=)

(hmmm. só preciso conferir se isso é apenas para as impressões em separações)

Edição feita por: aLx, 02/10/2006, 17:11.


#8 Braccini

Braccini

    BANIDO NO TAPETÃO

  • Banidos
  • PipPipPip
  • 241 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Beozonti

Posted 02/10/2006, 18:14

Realmente, efata tem razão, só que não é arriscado da cor mudar sua tonalidade, em vista que a cor que deu problema é um amarelo e fazendo o teste no menu separações > converter cores exatas em compostas, no amarelo (pantone), saiu uma retícula bem fraquinha de ciano, fazendo que o amarelo fique com um tom esverdeado. Alterando na caixa de preenchimento uniforme, nota-se que o Pantone 7406 ficaria C=5 - M=24 - Y=96. No manual da marca desse cliente pede-se C=0 - M=18 - Y=100.
Engraçado que não tem nada que configure para que os pantones se transformem em preto.
Obrigado pela paciência!
Abraço!

#9 efata

efata

    Expert

  • Usuários
  • 559 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maringá - PR
  • Interesses:Jesus Cristo - Artes Gráficas - Publicidade - Informática - InDesign - Photoshop - Vetores - e todo conhecimento útil e prático.

Posted 02/10/2006, 19:33

tem sim! uma das opções na aba de separações do corel é justamente converter todos os pantones para cmyk.
=)
(hmmm. só preciso conferir se isso é apenas para as impressões em separações)


caro aLx,

essa opção não seria apenas para impressão ou fechamento de arquivo? pelo que entendi, o Braccini quer entregar o arquivo aberto....

e quanto à mudança de tonalidade, é justamente pra isso que se usa o Pantone: para definir com exatidão uma determinada cor. se o seu cliente é tão exigente que precisa seguir à risca, então tem que pagar um fotolito, uma chapa e uma impressão a mais para manter-se fiel à cor.

agora não entendi qual a cor: é o Pantone 7406 ou o C=0 - M=18 - Y=100? se o manual do cliente traz essa especificação, pq não segui-la?

#10 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 03/10/2006, 09:04

algumas destas impressoras, efata, imprimem em linguagem PostScript, assim, para imprimir em formato aberto nestes equipamentos vai precisar ajustar todos os setups de uma impressão para fechamento..

aliás, fechar um arquivo nada mais é do que mandar imprimir uma página. o que muda é o destino, ao invés de ser o spool da impressora, ele grava um arquivo que, ou se usa o PS ou se converte em PDF.

=)

acho que seria muito válido se pudessemos ter o arquivo. não tem como colocar aqui pelo menos o objeto que foi resultado do problema?

abraços.

#11 Braccini

Braccini

    BANIDO NO TAPETÃO

  • Banidos
  • PipPipPip
  • 241 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Beozonti

Posted 03/10/2006, 09:19

Efata, o caso é que eu segui o manual conforme eu disse anteriormente, eu só quero saber onde que errei em não ter mudado esse pantone já que seria muita coincidência em 3 arquivos eu ter mexido em todos alterando conforme o manual e nos três o mesmo pantone que deu problema continuar. Na marca foi aplicada 4 cores pantones e somente uma ficou sem alteração. Um erro de muita coincidência!

Não foi por que esqueci de salvar o arquivo, pois fiz várias alterações nem todos os arquivos, após a mudança do Pantone para CYMK.

Agora, uma das causas prováveis para que tenha isso ocorrido, seria de que após colocar um sombreamento interativo na marca agrupada, é que eu comecei a alterá-la para CYMK. Bem isso é uma hipótese.



The download link is: http://www.sendspace.com/file/vu0m4i

#12 efata

efata

    Expert

  • Usuários
  • 559 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maringá - PR
  • Interesses:Jesus Cristo - Artes Gráficas - Publicidade - Informática - InDesign - Photoshop - Vetores - e todo conhecimento útil e prático.

Posted 03/10/2006, 14:59

rapaz, é muito pouco pra se mexer em todo setup de uma impressora PS.

é apenas um preto pantone, coloca C 0 M 0 Y 0 K 100 e be happy :D

#13 Braccini

Braccini

    BANIDO NO TAPETÃO

  • Banidos
  • PipPipPip
  • 241 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Beozonti

Posted 03/10/2006, 18:14

Preto pantone? Esse eu não vi no meu arquivo.
Pode fechar esse tópico pq já cansei.

#14 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 03/10/2006, 19:47

hmmm mas me diz... tem um objeto em uma cor spot, que se mandada imprimir vai sair em preto mesmo... é uma folha do lado direito da árvore, era pra ser assim mesmo?

vc tem um preto chamado UNNAMED COLOR?

Edição feita por: aLx, 03/10/2006, 19:52.


#15 Braccini

Braccini

    BANIDO NO TAPETÃO

  • Banidos
  • PipPipPip
  • 241 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Beozonti

Posted 04/10/2006, 08:28

Issssso aLx, é esse o detalhe que deu problema, como eu disse anteriormente a marca veio toda em pantone e eu tinha alterado para CYMK, mas vamos esquecer isso, vamos fazer de conta que eu tenha vacilado nesse detalhe (engraçado que foi em tres arquivos o mesmo detalhe).
Teria algum jeito para que não acontecesse para que o pantone na hora da saída/impressão, mudasse para preto?
É seguro mandar converter cores exatas para compostas?
Quanto ao Unnamed Color, o que você quer dizer?
Desculpe se já estou ficando chato!




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq