Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais
Ivan de Almeida
Mensagem-resposta em um fórum onde um iniciante queria saber qual "câmera profissional" deveria comprar.
------------------------------------------------
Uma das coisas que mais me espanta é a quantidade de gente que quer comprar uma "câmera profissional".
Vou falar a verdade: NÃO EXISTEM CÂMERAS PROFISSIONAIS, havendo, no máximo, câmeras projetadas para uso profissional.
Mas a fotografia feita por elas é EXATAMENTE igual à fotografia feita por outra cãmera não projetada para uso profissional, desde que equipada com as mesmas lentes e com a mesma regulagem.
Acho extremamente engraçado isso da pessoa dizer que nada sabe de regulagens de câmeras e quer comprar uma "câmera profissional".
Fico pensando também em toda a fotografia de excelente qualidade feita no mundo com câmeras que os fotógrafos de hoje reputam insuficientes.
Uma câmera fotográfica tem apenas 4 verdadeiras regulagens possíveis:
Abertura
Velocidade
Foco
Isto é o básico.
Quando usam lente variáveis têm também a regulagem da distância focal (zoom).
Só.
Isso é o interessante da fotografia... Só isso, e no entanto ser tão cheia de mistérios.
O resto... Prioridades, automatismos, centenas de disparos por segundo, etc, isso é apenas perfumaria, e quanto mais atenção a pessoa prestar nessas perfumarias mais se afastará da essência, e é na essência que está de fato a diferença.
Os fotógrafos hoje são flash-dependentes. A luz do ambiente, não sabem aproveitar, e iluminam tudo com flash. Por outro lado, os flahs são TTLs, "pensam" pelo fotógrafo.
Outro dia eu fui numa loja de fotografia e estava o vendedor conversando com um fotógrafo maluco sobre isso: que os fotógrafos hoje usam flashs que se comunicam com a câmera, se autoregulam, e se acham os reis da cocada preta quando quem faz tudo é a câmera e as fotos ficam todas com a mesma cara (afinal, o verdadeiro fotógrafo é o engenheiro da Canon ou Nikon).
A Nikon é pior ainda, pois tem a tal fotometria Matrix que seus proprietários adoram louvar. Gente, fotometria é das mais fundamentais opções da fotografia! Como é que alguém pode gostar de um sistema que pensa isso para você? Isso é loucura! É o mesmo que o cara achar que gosta de vinho e tomar suco de uva.
É preciso ter certa coragem para dizer: a fotografia atual é incrivelemente padronizada, pois os fotógrafos (evidentemente não todos) perderam a ligação com a essência da fotografia mesma e usam suas máquinas no P ou no AP ou SP e acham que estão fotografando mesmo. Soma-se isso a um equipamento digital regulado de fábirca para desempenhos médios e fica tudo muito parecido. O cara fotografa com Provia e diz "lindos tons frios!". Não são tons naturais, são frios e interessantes e ele louva isso. O cara fotografa com digital e diz: "bem, as cores estão naturais!" e essa é sua qualidade.
O que é isso? É o abandono da idéia de ser a expressão algo que necessariamente foge ao normal. Há uma idéia de normalidade irritante e banalizadora que perpassa tudo. Tudo tem de ser anódino, sem ruído, sem cores falsas, iluminado por flash, sem sombras profundas. Se tem uma sombrinha lê-se comentários de "você deveria ter feito um fill-flash"". Caramba. Isso é chato prá caramba, isso é desinteressante, isso é sem graça, isso é quase uma fotografia robótica. Aliás, é robótica.
Antes não se concebia fotografia sem expressão. Hoje qualquer coisa fotografada sem graça é "incrível!". Não é incrível coisa nenhuma!
Confesso que estou cansado. Cansado de ver banalidades e louvações às banalidades. Cansado e desanimado, pois as louvações às banalidades reforçam essa atitude e ela se repete e vira modelo para os que começam, e tudo fica igual, parecido, sem variação.
Todos querem uma "câmera profissional". Como se no balcão de uma loja se comprasse saber fotografar. É claro que é mais rápido comprar que aprender. É mais caro aprender que comprar, pois aprender se paga na única moeda verdadeira que há: tempo de vida e experiência. Comprar se paga em moeda podre chamada dinheiro.
Bem, já dei motivos para muitos brigarem comigo. Desculpem-me, mas ler pela undécima vez alguém querendo uma câmera profissinal esgotou-me a paciência.
Li este tópico num post em um fórum de fotografia e achei interessante trazer a discussão para o nosso fórum.
O que vocês acham? O cara tem razão? Com a moderna tecnologia a fotografia está perdendo sua essencia?
Eu acho que toda tecnologia é válida quando o assunto é otimizar produção. Mas artísticamente eu concordo com ele, pricipalmente quando ele fala sobre uso de flash.
Bom, por enquanto é isso.
Aí, falow!