Jump to content


Photo

Dúvidas Sobre Xml


  • Faça o login para participar
1 reply to this topic

#1 webfmx

webfmx

    Normal

  • Usuários
  • 62 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 03/05/2003, 22:03

Ola pessoal!

Estou começando a estudar a linguagem XML. Ao que me parece essa é uma linguagem de descrição de dados estou certo ? E que o XML não é visualizado pelo usuario, que tem acesso a essas informações através do HTML integrado ao XML. Mas tenho uma dúvida, em todos os documentos que leio sobre XML sempre são mostrados códigos de descrição de dados, e nunca como são armazenados esses dados e como os mesmo podem ser manipulados de uma maneira útil através do xml. Se alguem puder me ajudar ficarei grato!

#2 Aroldo Zanela

Aroldo Zanela
  • Visitantes

Posted 10/05/2003, 20:23

Colega,

A XML é uma linguagem de marcação e não de formatação. Normalmente para se apresentar os dados de XML, usamos tecnologias agregadas como por exemplo XSLT que pode "transformar" em outro formato como o HTML.
Apesar do uso do XML na integração de aplicações na camada de dados ser por meio de arquivo "flat file", ou seja, arquivo texto com uma arquivo DTD ou XML Schema usado para "validar" os dados, já existem banco de dados nativos XML, como é o caso do Tamino, Xindice (NXD) e Servidores de Banco de dados OO com acesso bidirecional como o Caché.
Muitos servidores relacionais podem recuperar dados no formato XML, como o SQLServer 2000, DB2, Oracle, etc. Isto significa que você pode armazenar os dados em servidores de banco de dados relacionais na forma tradicional (tabelas, colunas, etc) e os mesmos possuem "mecanismos" para retornar os dados em formato XML.
As novas versões das linguagens de programação, possuem total facilidade no manueseio de XML, como o C#, Delphi, etc.
Existem várias ferramentas freeware disponíveis na Internet que poderão lhe ajudar no entendimento e manuseio de dados XML. Veja XMLSPY, Cooktop, etc.
A fonte básica sobre o assunto você encontra em www.w3c.org (em inglês) e informações mais detalhadas em www.argonavis.com.br (em português).
Bom, o assunto é bem extenso, principalmente se formos falar em tecnologias agregadas e em banco de dados XML nativos. Mas sinta-se a vontade para me contatar.
Atenciosamente,


Aroldo Zanela
"Parece que é difícil, mas não é fácil não..."




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq