Jump to content


Photo

Silk: Como Fazer A Tela?


  • Faça o login para participar
19 replies to this topic

#1 Renan Queiroz

Renan Queiroz

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 3 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 28/08/2006, 17:57

Existe algum meio para eu mesmo fazer a tela para silkar? Algum equipamento ou processo? Ou toda vez eu vou ter que levar em um lugar para que façam? Espero que alguém possa me ajudar

#2 guapo

guapo

    12 Horas

  • Usuários
  • 203 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Campinas/SP

Posted 28/08/2006, 19:43

Você mesmo pode fazer, mas para isso vc vai ter que adquirir alguns equipamentos/materiais e também um pouco de conhecimento sobre o assunto.

Vai ter que adquir:
Uma mesa de gravação;
Quadros de madeira;
Nylon (varia o número de fios para cada tipo de serviço)
Imunsão (também varia para cada tipo de tinta que irá usar)
Dosador para medir a imunsão e o sensibilizante (pode improvisar)
Grampeador de madeira (para poder esticar o nylon)

Bem, acho que é isso...

Quanto a mesa de gravação que seria o mais caro, vc pode improvisar
com um caixote de +ou- 1 metro de altura com uma tampa de vidro em cima e uma lâmpada empecial em baixo.

Se precisar de uns rabiscos de como pode improvisar a mesa, me avisa.

Não sou nenhum experte no assunto, mas o que eu puder ajudar, me avisa.
T+

#3 Renan Queiroz

Renan Queiroz

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 3 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 29/08/2006, 09:38

Obrigado pela ajuda, mas me dá mais alguns detalhes? Vou usar apenas para silkar camisas de malha.

O que seria exatamente essa imunsão? Como sei qual vou utilizar? Vou usar tinta de tecido.

Esse dosador pra medir e o sensibilizante eu consigo achar pra comprar facilmente?

Quantos fios deve ter o nylon para esse serviço que quero fazer?

Gostaria que vc colocasse mais detalhes dessa mesa de gravação!!

Vc tem mais alguma explicação de como fazer após ter todo o material?

Grato,

Renan Queiroz

#4 sigur

sigur

    12 Horas

  • Usuários
  • 158 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 29/08/2006, 10:44

Desculpe a intromissão, mas só pra ajudar...

... então, a emulsão você compra em lojas de tintas, assim como a tinta pra silk. Existem várias marcas e tamanhos.

A mesa de luz, pode ser simples, como o amigo falou. Eu usava uma assim: uma caixa de madeira (como se fosse uma caixa dessas de camisas, sem a tampa, porém no tamanho grande né) ou seja, um fundo de madeira, e as 4 laterais. Nem era tão funda, tinha uns 20cm, o suficiente pra colocar dentro as lâmpadas fluorescentes. O número de lâmpadas depende do tamanho das telas que pretende gravar. O importante é que pegue luz e baixo pra cima em toda a tela. Coloque um vidro grosso em cima e pronto.

Pra revelar, preicsa misturar a emulsão com o sensibilizante, na proporção de 9x1 (9 de emulsão), misture bem, e aplique na tela, tire bem o excesso e seque com o secador. Depois coloque sobre o fotolito no vidro e aplique peso em cima, pra encostar bem o nylon no vidro.

Creio que vc vai sofrer no começo pra conseguir revelar, pois o tempo de espera é fundamental... na hora de abrir com água, tb.... se for muito detalhe no desenho, precisa de nylon mais fino... é como resolução de imagem no monitor...

bem, bos sorte na tentativa. seria bom vc comprar algum livrinho.... pois tem coisas que não dá pra explicar pela net.

abraços

#5 Renan Queiroz

Renan Queiroz

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 3 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 30/08/2006, 08:46

Deixa eu abusar e tentar tirar mais umas dúvidas:

- Que tamanho deve ter a caixa?
- Qual a especificação dessa lâmpada? Onde eu prendo ela na caixa?
- Consegue me dar um passo-a-passo a partir do momento que tenho o negativo da arte final? Eu imprimo onde? E depois faço o quê?
- Me indicam algum livro?
-Me indicam algum curso (Rio de Janeiro)?


Obrigado pela atenção.

Renan

#6 sigur

sigur

    12 Horas

  • Usuários
  • 158 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 30/08/2006, 09:44

bem, a caixa vc faz do tamanho que quiser, o importante é que a lâmpada fique embaixo da tela e toda a tela receba a luz. Coloque. por exemplo, umas 4 lâmpadas paralelas com distância de uns 10cm uma da outra. O comprimento da lâmpada vai depender da tela que quer usar. Se nunca for fazer telas enormes, não precisa de lâmpadas grandes, pode ser dessas que se usam em luminárias na cozinha, por exemplo.

Prenda-as como achar melhor, com parafuso, pregos, sei lá....

Quanto a fazer o fotolito, daí são outros 500. Ou você faz no corel e usa uma laser pra imprimir, ou então pague pra alguém fazer. Se tiver arte com mutias cores, pra usar cromia, daí melhor parar, pois isso é demais avançado pra quem está começando. Melhor você fazer por enquanto estampas simples, com cores chapadas, sem muito encaixe, sem efeitos de luz e sombras com degradês.... sacou???

boa sorte.

#7 guapo

guapo

    12 Horas

  • Usuários
  • 203 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Campinas/SP

Posted 30/08/2006, 14:33

Tem uma imagem que vai te ajudar...

Segue mais uma ilustraçãozinha, mas que fique bem claro, esra forma de trabalhar é apenas pra vc aprender a mecher com os materiais, um profissional usa material e equipamento de profissional.

Attached Files



#8 sigur

sigur

    12 Horas

  • Usuários
  • 158 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 30/08/2006, 17:07

cara, de uma olhada aqui...

http://noslinjr.site...m.br/indexs.htm

foi o primeiro que achei no google. vc pode procurar mais, vale a pena... mais fácil pra vc e pra gente.
falow

#9 guapo

guapo

    12 Horas

  • Usuários
  • 203 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Campinas/SP

Posted 30/08/2006, 18:24

Pô Cara!!! depois de eu ter um put* trampo pra desenhar, vc me mostra isso aí, rsrsrsr

Valeu pela ajuda ao nosso amigo Renan...

T+

#10 m.G

m.G

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 2 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 04/10/2006, 14:32

Eae pessoal...
Eu também tenho interesse em fazer silks, mas de maneira bem mais "artesanal"...
Eu achei um sitezinho bem legal... comentem a respeito.

Abraços

Link de Como fazer Silks Simples e Baratos

#11 sigur

sigur

    12 Horas

  • Usuários
  • 158 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 05/10/2006, 12:19

Nossa, pare com isso.. ehhehe
desculpe as palavras, mas isso não é nem artesanal, e gambiarra mesmo.

primeiro que usam o paint pra gerar a arte. Imagine que resolução boa deve ficar aquele desenho preto hein....

Sinceramente, acho que vai dar perda de material com isso aí.

#12 m.G

m.G

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 2 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 09/10/2006, 14:43

Eae pessoal...
Eu também tenho interesse em fazer silks, mas de maneira bem mais "artesanal"...
Eu achei um sitezinho bem legal... comentem a respeito.

Abraços

Link de Como fazer Silks Simples e Baratos


Pois é... mas eu acho que você não deu uma lida nas considerações finais da moça que postou...
Ela usa o paint pra mostrar o quanto é facil...
Ela ainda explica que caso queira usar mais de uma cor... fazer 1 tela pra cada cor...
Eu também achei gambiarra... mas pra quem quer testar...

[]'s

#13 Balaojp1

Balaojp1

    Normal

  • Usuários
  • 85 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 20/03/2007, 15:49

Olá galera não sei c minha duvida corresponde ao tópico, mas kal a diferença entre silk e uma estampa ?
Kal a duração entre os dois e kal o melhor ?
E ond posso encontrar imagens para estampas tipo bandas de rock ou kalker outro tipo d imagens ?
Desde já agradeço.

#14 thiagoo

thiagoo

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 23/03/2007, 01:58

onde compro emulssão e aquele outro liquido q esqueci o nome?? e onde compra essa tela d nylon ai????

agradeço

#15 zartan

zartan

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 27/03/2009, 15:24

Existe algum meio para eu mesmo fazer a tela para silkar? Algum equipamento ou processo? Ou toda vez eu vou ter que levar em um lugar para que façam? Espero que alguém possa me ajudar


zartan diz

bom ja fabrico umas telas.

para prepara a emoção uso um pote e coloco uma medida 2 dedos de emoçao e duas tampas desensibilisante

isso para quen quer aprender o basico ajuda muito

para quen esta começando


zartan.pipas@ig.com.br (y)




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq