Jump to content


Photo

Mvc - Model View Controller


  • Faça o login para participar
11 replies to this topic

#1 Petry

Petry

    Veterano

  • Usuários
  • 1132 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Caxias do Sul - RS
  • Interesses:- desenvolvimento WEB<br />- websemântica<br />- microformatos

Posted 31/07/2006, 20:13

Pelo que tenho notado, poucos são os desenvolvedores que utilizam frameworks de desenvolvimento e também não utilizam padrões de projeto para criar suas aplicações, não sei se eh por falta de conhecimento, vontade ou até mesmo birra hehehe!

Bom eu uso! por vários motivos: reusabilidade de código, diminuição do tempo de desenvolvimento, facil manutenção, etc...
O padrão que eu adotei (e é adotado por muitos desenvolvedores WEB) é o padrão MVC, Atualmente utilizo três frameworks para desenvolver aplicações neste padrão: TurboGears, para python, e para PHP utilizo o Cake e o Symfony

Segue o que é o Padrão MVC:

Model View Controller ou Modelo-Visão-Controlador é um padrão de arquitetura de aplicações que visa separar a lógica da aplicação (Model), da interface do usuário (View) e do fluxo da aplicação (Controller). Permite que a mesma lógica de negócios possa ser acessada e visualizada por várias interfaces.


ALguns frameworks que trabalham com o padrão MVC que eu trabalho/testei/brinquei:
  • Django - Python
  • Turbo Gears - Python
  • Zend Framework - PHP
  • Symfony - PHP
  • CakePHP - PHP
  • Ruby on Rails - Ruby
  • Jakarta Struts - Java.
Quem quiser mais algumas informações sobre estes framework, em especial sobre os que trabalho postem aki que eu tento esclarecer!

Edição feita por: MxDxPx, 31/07/2006, 20:15.

Posted Image

- Desenvolvedor Python/ZOPE/Plone + ArchGenXML/Poseidon - Python + Django na Universidade de Caxias do Sul
- Desenvolvedor Python + Django na World News

Blog

#2 Felipe Pena

Felipe Pena

    O temor do Senhor é o princípio da sabedoria

  • Ex-Admins
  • 6441 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 02/08/2006, 10:27

Boa iniciativa MxDxPx ! :D

Exemplos podem ser vistos em:
http://www.phppatter...troller_pattern
http://www.phppatter...ttern_version_2
Felipe Pena
[...] ó terra, terra, terra; ouve a palavra do Senhor. — Jeremias 22:29

#3 Guilherme Blanco

Guilherme Blanco

    Loading...

  • Conselheiros
  • 891 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Carlos - SP/Brasil
  • Interesses:Programação Web e minha namorada (Maria Camila).

Posted 03/08/2006, 21:42

Mais teoria:

http://en.wikipedia....view-controller

[]s,
<script language="WebFórum">
// Dados:
Nome("Guilherme Blanco");
Localidade("São Carlos - SP/Brasil");
Cargo("Manutenção");
</script>

#4 silici0

silici0

    ?

  • Usuários
  • 902 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP
  • Interesses:PHP, MySQL, XHTML, CSS, AJAX, JavaScript, Objective-C, Python, Games ... #geek

Posted 05/08/2006, 14:12

É aquela programação em 3 camadas ? É isso ?

Interface, businnes e bd access ?

So que esses framework ajudam para trabalhar com WEB é isso ?

Abraços
Silici0.O_o
Procurando freelancer
***********************************************
Bachelor of Technology in Technology of Information, with great knowledge in Windows operating systems and Unix-Like (BSD, Ubuntu and Slackware), languages (PHP, JavaScript and MySQL), semantic (DHTML, Tableless, Ajax, MVC, OO) and analysis (manages projects based on PMI).
Developer in PHP, JAVA, Python, Objective-c MySQL, DHTML, CSS, JAVASCRIPT, JQUERY, JSON, SMARTY, MDB2, DOCTRINE, CAKEPHP. Linux desktop for work and MacOS. E-commerces, CRM and bussiness strategys
Love-me and be FREE use UniCes-Like .

#5 Petry

Petry

    Veterano

  • Usuários
  • 1132 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Caxias do Sul - RS
  • Interesses:- desenvolvimento WEB<br />- websemântica<br />- microformatos

Posted 05/08/2006, 18:59

ele defende a separação dos dados mas não é tão explicita como a arquitetura 3 camadas dá uma lida no link da wikipedia que o guilherme blanco postou que explica certinho o que é...

na verdade isso ai é um padrão de desenvolvimento cara, voce pode aproveitar ela em qualquer lugar, seja programação para WEB, desktop, ela defende a separação dos tipos de dados para facilitar vários problemas que acontecem quando um programa é mal estruturado...

É um padrão de desenvolvimento, exitem outros... mas ao meu ver é o melhor que existe para a programação WEB...

Edição feita por: MxDxPx, 05/08/2006, 19:03.

Posted Image

- Desenvolvedor Python/ZOPE/Plone + ArchGenXML/Poseidon - Python + Django na Universidade de Caxias do Sul
- Desenvolvedor Python + Django na World News

Blog

#6 bimonti

bimonti

    Super Veterano

  • Usuários
  • 2654 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 05/10/2006, 14:22

Vixiii qto framework, fiquei louco qdo vi a lista na wikipédia não sabia em qual clicar.... :P

Já uso o Smarty e o Cake, mas estou pra instalar esse outros que eu vi na lista pra testar, sempre é bom conhecer novos horizontes. Destaque para o DragonPHP, que nome mais marrento, vamo ve se o sistema é tão ninja quanto diz no site. :assobio:
WebFórum - Equipe de Desenvolvimento - Monitor
Posted Image
Yeah I do have some stories, and it's true I want all the glory ...

#7 silici0

silici0

    ?

  • Usuários
  • 902 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP
  • Interesses:PHP, MySQL, XHTML, CSS, AJAX, JavaScript, Objective-C, Python, Games ... #geek

Posted 23/01/2007, 12:55

Bom, para usar esse Design Pattern o melhor seria utilizar um framework?
Qual mais usado?

E relação sobre outros Design patterns ? Eu queria saber para discutir qual melhor metodologia de trabalho, para trabalhar em equipe.



Abraços
Silici0.O_o
Procurando freelancer
***********************************************
Bachelor of Technology in Technology of Information, with great knowledge in Windows operating systems and Unix-Like (BSD, Ubuntu and Slackware), languages (PHP, JavaScript and MySQL), semantic (DHTML, Tableless, Ajax, MVC, OO) and analysis (manages projects based on PMI).
Developer in PHP, JAVA, Python, Objective-c MySQL, DHTML, CSS, JAVASCRIPT, JQUERY, JSON, SMARTY, MDB2, DOCTRINE, CAKEPHP. Linux desktop for work and MacOS. E-commerces, CRM and bussiness strategys
Love-me and be FREE use UniCes-Like .

#8 Petry

Petry

    Veterano

  • Usuários
  • 1132 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Caxias do Sul - RS
  • Interesses:- desenvolvimento WEB<br />- websemântica<br />- microformatos

Posted 24/01/2007, 09:17

Bom, para usar esse Design Pattern o melhor seria utilizar um framework?
Qual ma$is usado?

exeistem vários cada linguagem tem os seus, em python tem plone, turbogears, django, pra ruby tem o rails (que é onde a maioria se inspirou....) pra php tem vários, atualemnte utilizo o cake e o symfony..... mas aqui tem vários, até recentemente a Zend lançou um framework próprio....

E relação sobre outros Design patterns ? Eu queria saber para discutir qual melhor metodologia de trabalho, para trabalhar em equipe.

isso não depende muuuito do padrão de desenvolvimento é mais organização do projeto, onde trabalho começamos a padronizar um pouco mais as coisas, definindo o papel de cada um (programador, analista...) e estamos utilizando um gerenciadores de bugs e tickets pra organizar os dados, usamos o dotProject e o bugzilla, tudo software livre...

Posted Image

- Desenvolvedor Python/ZOPE/Plone + ArchGenXML/Poseidon - Python + Django na Universidade de Caxias do Sul
- Desenvolvedor Python + Django na World News

Blog

#9 silici0

silici0

    ?

  • Usuários
  • 902 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP
  • Interesses:PHP, MySQL, XHTML, CSS, AJAX, JavaScript, Objective-C, Python, Games ... #geek

Posted 25/01/2007, 16:29

Na verdade o que eu estou buscando é padronização do trabalho e maior tempo em relação a produção, para que seja agil...

Eu trabalho com PHP, como a empresa é nova, são 3 coders e 1 design, sendo 1 deles gestor, monta o projeto e tudo mais, não tenho necessidade de controle bug´s, tickets nem nada...

To pensando em começar remontar os modulos prontos para OO e utilizar Design Pattern para padronizar e agilizar a coisa.
Pela facilidade de divisão de trabalho, identificação de problemas e os retrabalhos.

É claro que o amadurecimento para isso, será devagar, estou na verdade pesquisando para usar eu mesmo para testar e decidir como os demais deverão trabalhar.

Abraços
Procurando freelancer
***********************************************
Bachelor of Technology in Technology of Information, with great knowledge in Windows operating systems and Unix-Like (BSD, Ubuntu and Slackware), languages (PHP, JavaScript and MySQL), semantic (DHTML, Tableless, Ajax, MVC, OO) and analysis (manages projects based on PMI).
Developer in PHP, JAVA, Python, Objective-c MySQL, DHTML, CSS, JAVASCRIPT, JQUERY, JSON, SMARTY, MDB2, DOCTRINE, CAKEPHP. Linux desktop for work and MacOS. E-commerces, CRM and bussiness strategys
Love-me and be FREE use UniCes-Like .

#10 Petry

Petry

    Veterano

  • Usuários
  • 1132 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Caxias do Sul - RS
  • Interesses:- desenvolvimento WEB<br />- websemântica<br />- microformatos

Posted 25/01/2007, 17:42

bom se é em php eu recomendo 2, os dois eu utilizo e me ajudou bastante!

CakePHP e Symfony

Posted Image

- Desenvolvedor Python/ZOPE/Plone + ArchGenXML/Poseidon - Python + Django na Universidade de Caxias do Sul
- Desenvolvedor Python + Django na World News

Blog

#11 shiprila

shiprila

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 08/03/2007, 23:32

Acho interessnte dar uma olhada nestes sites...
www.cimis.com.br/computador.html
www.cimis.com.br/software.html

#12 silici0

silici0

    ?

  • Usuários
  • 902 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP
  • Interesses:PHP, MySQL, XHTML, CSS, AJAX, JavaScript, Objective-C, Python, Games ... #geek

Posted 14/03/2007, 09:02

Eu dei uma olhada nos tutoriais de vídeo do CakePHP.com.br e fiquei impressionado em relação ao aumento de produtividade e capacidade do framework, mas tenho filosofado sobre o mesmo e fiquei a deriva de ver que se eu produzir produtos na empresa dependente do framework, qual será no futuro o impacto que isso possa levar?

E se o framework 'acabar' um dia ? Meus produtos antigos ficarão desatualizados ? E se todos meus programadores ficarem dependentes deste framework em questão?

Gostaria de opiniões sobre... Eu tentei programar em php4 OO com MVC, porém tive problemas com alguns BUGS ou erros inexplicaveis. hehehe

Abraços
Procurando freelancer
***********************************************
Bachelor of Technology in Technology of Information, with great knowledge in Windows operating systems and Unix-Like (BSD, Ubuntu and Slackware), languages (PHP, JavaScript and MySQL), semantic (DHTML, Tableless, Ajax, MVC, OO) and analysis (manages projects based on PMI).
Developer in PHP, JAVA, Python, Objective-c MySQL, DHTML, CSS, JAVASCRIPT, JQUERY, JSON, SMARTY, MDB2, DOCTRINE, CAKEPHP. Linux desktop for work and MacOS. E-commerces, CRM and bussiness strategys
Love-me and be FREE use UniCes-Like .




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq