Jump to content


Photo

Finalizar Trabalho Do Illustrator No Indesign


  • Faça o login para participar
6 replies to this topic

#1 andregp

andregp

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 10 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 30/07/2006, 18:13

Seguinte: Estou fazendo um "folder" todo no illustrator ("folder" entre aspas pq é na verdade um livreto promocional com mais de 40 páginas). E agora queria saber como finalizá-lo.

Geralmente quando faço livros ou materiais que contém muitas páginas faço tudo no InDesign. Mas neste trabalho, como tem muitas ilustrações e efeitos, acabei fazendo todas as páginas no illustrator. E agora? Qual a melhor maneira de "jogá-lo" no Indesign e paginar tudo certinho? Fecho cada página em Tif e importo no InDesign (o que provavelmente não é a melhor solução devido ao tamanho final do arquivo) ou gero um PDF de cada página e organizo tudo no Indesign? OU ainda: a melhor solução seria fechar direto no illustrator, utilizando algum plugin para paginar e deixar marcas de corte?

O que sugerem?
Ajudem aí q é urgente!. ;)

#2 efata

efata

    Expert

  • Usuários
  • 559 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maringá - PR
  • Interesses:Jesus Cristo - Artes Gráficas - Publicidade - Informática - InDesign - Photoshop - Vetores - e todo conhecimento útil e prático.

Posted 30/07/2006, 22:42

andregp,

40 páginas e vc não fez no indd? era só ír fazendo as ilustrações no illu e CTRL+C CTRL+V pra dentro do indd.
ainda acho que essa seja a melhor alternativa, embora meio trabalhosa. a vantagem é que se preserva as propriedades vetoriais dessas ilustrações.

plugin no illustrator tem o Multi-Page, mas pra 40 páginas só a versão paga.... :(

pra fechar em pdf e depois importar no indd creio que seja um caminho, mas precisa ver como está seu material pra ver se vale a pena: p. ex., se cada página é um arquivo isolado o tempo que vai levar pra gerar os 40 pdfs, acho mais rápido, fácil e melhor copiar e colar tudo dentro do indd.

vai nessa: ilustrações - copia e cola; textos: importa.

e fotos sim vc pode usar o tiff.

PS: na próxima vai direto no indd B)

#3 andregp

andregp

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 10 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 31/07/2006, 10:44

Então...testei aqui control+c e control+v, mas não resolveu meu problema. Algumas páginas sim, foram certinho, mas outras, que contém tabelas ou ilustrações mais complexas, o inDesign avisa que vai transformar tudo em EPS, e acaba "cagando" algumas coisas.

Já baixei o tal plugin que permite paginar no illustrator (HotDoor Multipage), achei que ia ser minha salvação, mas aparentemente, a exportação em PDF dele não é muito boa...não gera as imagens direito e apresenta vários erros...

To desesperado já.
Ninguém tem mais nenhuma sugestão? :wacko:

#4 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 31/07/2006, 12:19

Pra paginação/diagramação eu uso o Indesign...
Efata, não é melhor importar (dando um place) os desenhos do illustrator para o indesign (.jpg, 300, cmyk) se fosee o caso?
Daria mais segurança, pois com place ele não perde as características do mesmo, não gerando nenhum problema.

Particularmente não gosto de copiar e colar imagens de um programa pro outro, justamente por isso.

#5 efata

efata

    Expert

  • Usuários
  • 559 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maringá - PR
  • Interesses:Jesus Cristo - Artes Gráficas - Publicidade - Informática - InDesign - Photoshop - Vetores - e todo conhecimento útil e prático.

Posted 31/07/2006, 15:44

Efata, não é melhor importar (dando um place) os desenhos do illustrator para o indesign (.jpg, 300, cmyk) se fosee o caso?
Daria mais segurança, pois com place ele não perde as características do mesmo, não gerando nenhum problema.
Particularmente não gosto de copiar e colar imagens de um programa pro outro, justamente por isso.


concordo contigo, Pen, que na maioria das vezes o comando importar é mais seguro.

mas especificamente do illustrator pro indesign, no caso de imagens vetoriais, pode copiar e colar sem problema, taí, na prática, a tão falada integração entre os softwares Adobe da Creative Suite. Quando descobri isso fiquei de boca aberta tb, nem dá pra acreditar..... :o
Tanto é verdade que nosso amigo aí disse que rolou sem problema, exceto em tabelas, que aí é outra história....Mas dá pra importar tb sem problemas.

agora, como vc falou, se for .jpg não é mais vetor, aí é melhor dar um PLACE mesmo.


andregp,
qual o problema de importar tuas tabelas em .eps? esse formato preserva as propriedades vetoriais, ele não rasteriza a img, nunca testei mas em tese deve funcionar. se não der copiando e colando, salva em eps e depois importa no indd pra ver o que acontece.

#6 andregp

andregp

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 10 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 31/07/2006, 17:33

Resolvido. Descobri que, realmente, não dá problema nenhum copiar e colar direto. É que as tabelas ou algumas fontes pareciam ficar em negrito ou perder a resolução, mas era somente a visualização do indesgin. Fiz impressões como teste e ficou tudo xuxu beleza. :D

Agora to juntando disposição para copiar e colar no inDesign os elementos das todas as 40 páginas... :blink:


Um pena que o tal do multipage plugin deu pau na hora de gerar PDF. Alguem tb tem esse plugin? Aconteceu só comigo ou realmente o exportar em pdf dele não presta?


Valeu mesmo pelas dicas! (y)

Edição feita por: andregp, 31/07/2006, 17:46.


#7 efata

efata

    Expert

  • Usuários
  • 559 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maringá - PR
  • Interesses:Jesus Cristo - Artes Gráficas - Publicidade - Informática - InDesign - Photoshop - Vetores - e todo conhecimento útil e prático.

Posted 01/08/2006, 07:50

instalei a versão demo do tal plugin e fiquei frustrado, pq nela não dá pra exportar em pdf, que era o principal item que eu queria experimentar.

achei bem inútil, quem usa Ind junto com Illu acho que não faz falta nenhuma, e observe que ele promete criar páginas no illu e acaba criando LAYERS...

com seu testemunho agora é que não compro mesmo....

e que bom que deu certo, não tinha lógica não funcionar.




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq