Jump to content


Photo

Dúvida Sobre Cmyk, Rgb E Pantone?


  • Faça o login para participar
43 replies to this topic

#1 job

job

    Normal

  • Usuários
  • 116 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 29/04/2003, 09:13

Olá!!!

Alguém poderia me explicar sobre [ CMYK | RGB | PANTONE ] cada uma e se elas podem ser aplicadas em qualquer material (Web e Gráfica) ou para cada tipo de material é preciso usar um tipo?

#2 alx

alx
  • Visitantes

Posted 29/04/2003, 11:56

ok, vamos por partes...

cada um destes modos de cor tem uma função e aplicação...

RGB é usado em apresentações multimídia, slides, monitores, televisão e em algumas impressoras digitais e em quase todas as impressoras caseiras... pra ficar fácil de lembrar, tudo o q é projetado é RGB.

CMYK é uma escala de tintas que é usado em material impresso. tudo o que vai ser impresso, seja na gráfica, no ateliê de outdoor, em silk, em tampografia, em flexografia.. tudo!

Pantone são cores prontas, ou seja, cores exatas, tipo, um verde especial q faz parte da identidade visual de um cliente... geralmente estas cores estão fora da malha de impressão CMYK e por isso são usadas à parte. também servem para a impressão e trabalham junto (ou não, já q um serviço pode ser produzido apenas com cores pantones!) com as cores CMYK.

pra resumir:

é luz e é projetado: RGB
é tinta e impresso: CMYK
é tinta, é impresso e é cor especial: Pantone.

espero ter ajudado!

#3 yaru

yaru
  • Visitantes

Posted 29/04/2003, 18:35

com certeza me ajudou alx
heheh
gostei da explicação

#4 elaine-silveira

elaine-silveira
  • Visitantes

Posted 30/04/2003, 12:05

Pantone são cores prontas, ou seja, cores exatas, tipo, um verde especial q faz parte da identidade visual de um cliente... geralmente estas cores estão fora da malha de impressão CMYK e por isso são usadas à parte. também servem para a impressão e trabalham junto (ou não, já q um serviço pode ser produzido apenas com cores pantones!) com as cores CMYK.

Quer dizer que eu posso usar como padrão somente os tipos de cores PANTONE para tudo que eu criar na parte de impresso e gráfica?

#5 alx

alx
  • Visitantes

Posted 30/04/2003, 12:12

como padrão não, mas suponhamos q seu cliente tenha um pantone definido na sua logo.... se vc fizer um folder, por exemplo, e quiser aplicar o logo dele com correção de cores (exatidão) seria melhor vc partir pra uma impressão em cinco cores.

o ciano, o magenta, o amarelo, o preto e o pantone da logo do cliente.

algumas artes são criadas todas em pantone, como latas de refrigerante, caixas de sabão em pó... isso torna o serviço mais personalizado, em contrapartida encarece bastante o processo.

o vichenco com certeza pode falar um pouco mais sobre o assunto.

#6 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 30/04/2003, 14:12

vou tentar explicar:


1. CMYK: quando vemos a veja, playboy ou qualquer outra revista colorida, vemos colorida pelo fato da revista está impressa em CMYK.

2. Para imprimirmos uma imagem colorida em uma gráfica utilizamos o CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto) para que com estas cores básicas obtenhamos todas as outras.

FOTO IMPRESSA COLORIDA
Posted Image


3. se olharmos a imagem impressa com uma lupa veremos que a imagem é composta de vários pontinhos (retículas), nas cores CMYK e que cada cor tem uma angulação diferente.
Posted Image

DEMONSTRAÇÃO DAS RETÍCULAS:
Posted Image

Posted Image


4. CORES PANTONE: em muitos casos, apenas com a mistura das quatro cores básicas (CMYK) não conseguimos obter a tonalidade que desejamos. Pois, o CMYK tem uma limitação para representar todas as cores que o olho humano consegue encherga.
Posted Image

observe no quadro abaixo a área que o CMYK e o RGB conseguem atingir.
A área fora deste espécto é a totalidade das cores que o olho consegue encherga.
Posted Image



EM QUAIS CASOS UTILIZAMOS PANTONE.

1. quando você deseja trabalhar com uma imagem colorida (CMYK) e mais uma cor especial que o cmyk não consegue representar.
Posted Image

2. quando você quer fazer um impresso a uma, duas ou três cores apenas. Então você usa cores especiais para não precisar utilizar CMYK e com isso aumentar os custos do processo.

3. quando você vai imprimir um logotipo de uma empresa que só permite ser impresso na cor específica do logo.


Existem vários pantones entre eles os metalizados. Estes o CMYK não passa nem perto. (aquele dourado que vocês com certeza já viram em alguma capa de revista).


ESPERO TER AJUDADO.
=======
VICHENCO
=======

#7 Mammoth

Mammoth
  • Visitantes

Posted 30/04/2003, 14:24

Buenas,

Rapaiz por isso que participo desse forum só fera, como eu sempre digo vivendo e aprendendo.

Valew pelas explicações Alx e Vich.

[]´s

#8 alx

alx
  • Visitantes

Posted 30/04/2003, 16:10

cara, o vich mandou tão bem q vou até imprimir esta explicação dele...

show, cara!

sou seu fã! :ok:

#9 Malandrage

Malandrage

    12 Horas

  • Usuários
  • 142 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 30/04/2003, 17:05

O bom de usar pantone em impressos, é que as vezes voce pode usar 1 cor apenas e tornar o material bem interessante usando graduações de pantone, voce torna o material mais barato e se trabalhar legal, com certeza atinge um resultado interessante.... Já fiz isso....

Parabens vichenco, muito esclarecedora sua explicação....

#10 alx

alx
  • Visitantes

Posted 30/04/2003, 18:09

O bom de usar pantone em impressos, é que as vezes voce pode usar 1 cor apenas e tornar o material bem interessante usando graduações de pantone, voce torna o material mais barato e se trabalhar legal, com certeza atinge um resultado interessante.... Já fiz isso....

Parabens vichenco, muito esclarecedora sua explicação....

acontece q dificilmente as gráficas compram o pantone de fato.. o normal é q pra baratear o custo, eles pegam uma tabela de conversão pantone/cmyk e fazem a mistura (q nunca dá certo) e aplicam esta cor preparada...

pantone mesmo é muito caro!

#11 Old_Pardal

Old_Pardal

    Normal

  • Usuários
  • 96 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba - PR
  • Interesses:Design, Games e CG. - Ando de In-Line e toco Violino - um dia pretendo trabalhar na Pixar Studios fazendo filmes de animação, qualquer área pra mim tá valendo, tando lá dentro eu consigo entrar na área que quero. se tiver alguém aqui que trabalhe lá e quera dar uma ajudinha a este pobre mortal eu agradeço, hauahauahuahauhauhaua.

Posted 09/05/2003, 13:09

O bom de usar pantone em impressos, é que as vezes voce pode usar 1 cor apenas e tornar o material bem interessante usando graduações de pantone, voce torna o material mais barato e se trabalhar legal, com certeza atinge um resultado interessante.... Já fiz isso....

Parabens vichenco, muito esclarecedora sua explicação....

acontece q dificilmente as gráficas compram o pantone de fato.. o normal é q pra baratear o custo, eles pegam uma tabela de conversão pantone/cmyk e fazem a mistura (q nunca dá certo) e aplicam esta cor preparada...

pantone mesmo é muito caro!

era exatamente isso que iria falar, pantone existem muitas cores mais els sempre são muito caras, então o pessoal de gráfica transforma elas para cmyk, ou apenas mistura as cores na máquina off-set para tentar chegar a um tom aproximado do cor real que o cliente deseja!
bom o CMYK é aplicado na quadricromia (ou policromia) mais eu ouvi falar de um tal de hexacromia onde o pessoal incluia um tom de verde e um de laranja no CMYK para conseguir mais cores, alguém sabe algo relacionado com isso???

[]'s

Old_Pardal

EDIT: esqueci de falar, Muito Boa explicaçào, achu que vu imprmir tb :D
"Todo homem morre, mais nem todos vivem"
William Wallace

Como diria o Shyriu "Cólera do Dragão"
uheuehueheuheueheuheueuheeuheuh

#12 lincoln_designer

lincoln_designer

    ﺕ Photo·lov

  • Usuários
  • 533 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba - PR
  • Interesses:web design, design gráfico, carros, som automotivo, rachas, lutas, enfim tudo que envolva adrenalina! :D

Posted 09/05/2003, 13:32

:ok: ótima explicação vich .... parabéns!
Lincoln Schultz
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Perfil no Usefilm
Fotolog Pessoal
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

#13 Bandoleiro

Bandoleiro
  • Visitantes

Posted 11/05/2003, 04:26

Me digam, se as cores pigmento são obtidas através de tintas CMYK, de onde se tira uma tinta Pantone?

#14 MaXiMuS

MaXiMuS

    o cara que escreve engraçado

  • Usuários
  • 785 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Guarulhos - SP - Brasil

Posted 12/05/2003, 10:17

kraka...... nunca vi coisa igual.... pela primeira vez na minha vida entendi realmente oq é pantone... nossa sinhora... com essa explikação... finalmenti consigui intender... =]

nunka pensei ki u povo aki levasse tão a sério as coisas.... o vich explikou tão perfeito.... parabeins mesmu....

hunf.... pq eu axo ki to mi envolvendu com o lado erradu? um kra di programação vir aki na part di design... eh a mesma coisa ki um corinthiano virar palmeirense.....

#15 alx

alx
  • Visitantes

Posted 12/05/2003, 15:10

essa área é muito envolvente... natural q sua curiosidade seja despertada... ;)




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq