Jump to content


Photo

Começo Dificil


  • Faça o login para participar
9 replies to this topic

#1 Sir Nightfall

Sir Nightfall

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 22 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 27/06/2006, 18:09

tipo assim galera to fazendo comunicaçao para web na unip, e to curtindo pra caramba, o que me deixa encucado as vezes eh a $ pq so a facul ta 420 estagio nessa area a maioria eh de 600 reais, eu to fazendo o segundo estagio do meu curso que dura 2 anos ( fiz numa agencia de turismo e agora recebi uma proposta de estagio na propria faculdade e to fazendo) a grana fica meio apertada, nao sobra quase nada e qdo tava começando mesmo a me envolver com web fui fazer um freela e nao fiz contrato nem xxxxxx nenhuma e acabei tomando um pele que me deixou puto depois extremamente desanimado, mas o xxxxxx eh que agora estao começando a aparecer algumas oportunidades que os caras mais feras da area que conheci disseram que apareceria que eram os monta portfolios , cartoes de visita, tipo fiz um logo pra uma banda de uns amigos, to fazendo a montagem de um novo site para uma empresa de engenharia, e talvez faça da empresa de montagem de laboratorios de um amigo com o pai dele um site tambem, tudo sem cobrar nada, tipo qdo a situaçao aperta a grana fica extremamente curta, tem q pagar isso aquilo, vcs que sao mais experientes, começaram assim tb, pq os caras me disseram que seria assim mesmo no começo e pra eu fazer o trabalho como se tivesse ganhando uma bolada pq depois as indicaçoes iriam aparecendo, to dizendo isso pq eh muito dificil conseguir um freela remunerado qdo nao se tem muito o que apresentar de referencias aos seus clientes. o que voces acham?

Edição feita por: Sir Nightfall, 27/06/2006, 18:12.


#2 Hospedar-se .Com

Hospedar-se .Com

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1500 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 29/06/2006, 08:37

realmente é assim mesmo ...

O que vejo direto é uma empresa pedindo um monte de coisa de um estagiário, só falta pedir pra ele ser faxineiro, secretária ... tudo ao mesmo tempo ... mas quando o cara sabe tudo isso que eles pedem e vai nas entrevista, o salário acaba sendo uma XXXXX, de tão pouco para o tanto que o cara manja ...

Mas como freelancer COMEÇA cobrar qualquer R$ 50 ... pelo menos pra não ficar no preju ... pq digamos que por mês vc pega 20 trabalhos pra fazer (pequenos, coisa simples), vc vai tirar uns R$ 1000,00 só nesses trabalhos simples, e se ficar bem feito, realmente vão lhe indicar.

#3 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 29/06/2006, 09:19

Olha Sir Nightfall, é a lei universal mesmo, todo o começo é difícil, pra no final ficar mais fácil, não tem como escapar, tem q ser assim mesmo.

Um exemplo:
Tenho 20 anos de design, ilustração, enfim, comunicação visual. No começo foi em agência de propaganda como arte-finalista, só desenhava e fui aprendendo a fazer anúncios para jornal e revistas, não tinha computador na época, era na prancheta, régua, caneta nanqim, etc..., depois virei layoutman, diretor de arte, e fui conquistando minha independência com a experiência q fui adquirindo ao longo dos tempos.

Hoje sou designer gráfico (volta e meia sempre vejo um material impresso cuja capa eu que criei, isso é muito prazeroso e vai dando mais segurança pra continuar "tentando fazer sempre melhor" (olha a dica)), continuo ilustrando e sou webdesigner tbem.

Algumas dicas:
O melhor do começo é a aprendizagem, essa é a hora de sugar o máximo de informações, tanto teórico como prático, erros vêm, para aprendermos com eles, sem eles ficamos estagnados, aprendemos muito com outros que estão ao nosso redor no meio profissional, até com os erros dos outros, para q não façamos o mesmo erro.

Claro q existe gente q quer pisar na gente pra subir, agente aprende com eles também (pelo mau exemplo), e aprende naturalmente a se esquivar dessas pessoas, isso tem em todo o lugar, mas tem muita gente boa por aí tbem, querendo ensinar/ajudar e não ser esquecida tbem. Uma mão lava a outra.

Mesmo vc não tendo muita experiência, seja o ramo que for, não pode se vender barato tbem não, só pegue um trabalho q vc saiba que você o pode fazer!
Se vc se comprometer em fazer um trabalho e ficar devendo (não der conta) queima o seu filme, tente ir até onde vc sabe que chega.
Cobrar um trabalho muito barato não dá segurança nem pro cliente, a não ser que o mesmo não saiba nem o que quer ou o que sua empresa precisa.

No mais, nunca desanime, vai com a cara e a coragem, acredite em você mesmo, no seu potencial, seja humilde (não confundir com ser humilhado), respeite as pessoas, ajude-as, não tenha pré-conceitos, estude, leia livros, tenha paciência com tudo e todos, procure falar direito, (gíria só com a galera (?!))não se deixe abalar, pense q tudo que acontece como você não queria pode ser proveitoso pra você mesmo! Olhe pro céu além de olhar pro chão tbem.

Acho q tá bom, essas são algumas dicas pra quem está começando, ou mesmo pra quem já está bem no mercado e pode melhorar.

Boa sorte

#4 gaguinho

gaguinho

    Yankes, go Rome!

  • Usuários
  • 1496 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Longe demais

Posted 29/06/2006, 22:27

Olha eu nem sou formado. Aprendi um pouco só por ser curioso. E não é grande coisa :assobio:

Mas eu acho o seguinte, tá certo que o mercado é complicado, que é dificil fazer um nome, acumular experiencia mas...

Trabalhar de graça não!!! Ainda mais fazendo sites pra empresas. Ora, melhor fazer uns sites em host free e deixar como portfolio.

Também isso de pedir 50,00 por um site, sei não... Chama uma faxineira pra limpar seu apto e vê quanto ela pede.
Ora, uma pessoa que tem um conhecimento, que estudou (mesmo não sendo ensino formal), não pode se aviltar tanto.

Eh isso. Querem que eu trabalhe? Paguem!
Sem senha não vou a LOGAR algum (Gaguinho)

Estratégia e Dominação

#5 Sir Nightfall

Sir Nightfall

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 22 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 01/07/2006, 12:47

valeu galera pelas dicas (y)

#6 YusukeSSJ5

YusukeSSJ5

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 11 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ

Posted 03/07/2006, 00:58

Olha eu nem sou formado. Aprendi um pouco só por ser curioso. E não é grande coisa :assobio:

Mas eu acho o seguinte, tá certo que o mercado é complicado, que é dificil fazer um nome, acumular experiencia mas...

Trabalhar de graça não!!! Ainda mais fazendo sites pra empresas. Ora, melhor fazer uns sites em host free e deixar como portfolio.

Também isso de pedir 50,00 por um site, sei não... Chama uma faxineira pra limpar seu apto e vê quanto ela pede.
Ora, uma pessoa que tem um conhecimento, que estudou (mesmo não sendo ensino formal), não pode se aviltar tanto.

Eh isso. Querem que eu trabalhe? Paguem!

Mercado de trabalho é cruel assim mesmo filho. Se o cara não tem referência, ele não pode cobrar muito (ou até mesmo nada). E se reclamar, o cliente te dispensa e chama outro, porque o que não faltam são pessoas querendo fazer o seu trabalho.

E portfolio não se faz em host free, nem se falando: "Vai no site blablabla que foi eu quem fiz".
1) Host free deleta coisa toda hora e não é confiável
2) Sites de empresas costumam mudar de design quando o webdesigner muda, então a sua referência vai pro escambal.

O negócio é montar CD todo prontinho com tudo que se precisa para fazer a demonstração do seu trabalho. Nada de chegar lá com o CD e precisar da fonte X, ou de um servidor local, ou de qualquer outra coisa.
Tem que estar tudo nos trinques. ;)
United Mappers . Net é hospedado por
Peique Networks - Hospedagem de Alta Qualidade

#7 Agente Linhares

Agente Linhares

    fuis...abraços!

  • Ex-Admins
  • 3138 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Biritiba Mirim-SP

Posted 27/07/2006, 11:42

Como o pendragon citou, "toda experiência é válida!"
Eu, comecei fazendo um cursinho de webdesign, não me ensinou grandes coisas, mas o suficiente pra "gostar da coisa" e ver que era esse o caminho a seguir..
Após isso (em meus sites pessoais) fui aperfeiçoando e sempre estudando/pesquisando coisas novas. Apartir daí, comecei a fazer "trampinhos" free. O que, aos poucos foi me incentivando a aprender mais.
Depois de um bom tempo trabalhando c/ free e aperfeiçoando os conhecimentos, resolvi fazer um curso tec. pra então, tentar entrar numa firma. Pronto, estudei apenas 1 sem e ta la eu de estagiário...estagiei 1 ano, me formei, e ta eu la na mesma firma, agora registrado e pagando minha faculdade. Trampo na firma e ainda faço meus trampos free, que sempre complementam meu orçamento. E sempre aprendendo...
As coisas são assim msmo...meio sofridas, mas exatremamente gratificantes. A gente, simplesmente, "colhe o que planta." Cedo ou tarde.
Dicas, seja curioso! Goste do que faz....gostando, com certeza vc terá saco pra estudae, ler, aprender + e +
E estudar é o X da questão.
Pra praticar, ao invés de cobrar ninharia pelo seu trabalho, faça algum trabalho pra si proprio. algumprojeto pessoal que sirva de referência pra clientes....ou até, faça algum trabalho s/ cobrar, mas pra algum comercio de amigo, parente, etc. Mas não se venda barato não e nem lide c/ empresas por mixaria, pois elas não querem saber se vc cobrou barato na hora de te cobrar algo.
> Busca On-line - A Busca que faltava na Internet! - Cadastre-se!
---------------------------------------------------------------------------
> BRdesign.NET - Soluções em Websites e Sistemas E-Commerce.
---------------------------------------------------------------------------
> BR-ecommerce - Sua loja virtual na internet! - Apenas R$99,90 mensais (hospedagem inclusa)!

#8 Bruno Augusto

Bruno Augusto

    ∙•● Restarting... ●•∙

  • Usuários
  • 1968 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Itajubá

Posted 28/07/2006, 09:32

Eh isso. Querem que eu trabalhe? Paguem!

Essa é minha filosifia de trabalho. :P

[]'s

#9 JulioGreff

JulioGreff

    Feel Free!

  • Usuários
  • 390 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:localhost
  • Interesses:JavaScript, Ajax, POO, etc. etc. etc.

Posted 29/07/2006, 15:47

O começo é difícil mesmo. Também costumo trabalhar apenas com remuneração, a não ser pra mim mesmo (não diga?). Também concordo com a filosofia do Agente Linhares: estude, estude, estude. Não que eu seja muito experiente pra falar disso. Tudo que aprendi até hoje foi sem nenhum curso, certificado ou coisa parecida. Existem coisas que aprendi sem nem olhar manual nenhum (como PHP), só refazendo códigos, e hoje já tenho uma boa experiencia (não o bastante pra trabalhar com isso). Cheguei a aprender tecnologias que ainda não eram usadas (como XML, há algum tempo atrás), e E4X (nem sei se já é usada ou não).

Acima de tudo, goste do que faz, e você irá longe, cedo ou tarde, com glórias ou não. O mercado é uma coisa cruel, tem que estar atualizado ou você está fora, tente sempre chegar primeiro que todo mundo em uma coisa nova.

Bem, é isso.
Júlio Greff de Oliveira - Always a JavaScripter...
Contato: julio.greff [at] gmail [dot] com

Habilidades: JavaScript, Ajax, PHP, XHTML, CSS, MySQL, POO
Blog: http://www.juliogreff.blog.br

#10 Jorge Wallace

Jorge Wallace

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 12/09/2006, 17:02

Ola,

Tambem estou comecando, mas nao sei como abordar um cliente que nao tem um site, como devo fazer, qual a melhor forma? por favor voces que ja estao na area a mais tempo da uma dica ae,...

Jorge Wallace
Brascomp.net




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq